terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Princípios ou consequências definem a nossa conduta

Ótima aula do Professor Cortella !!! Eu sempre me guiei por princípios mas as pessoas ao meu redor sempre se guiaram por consequências. Quem se guia por consequências segue a máxima de Maquiavel: os fins justificam os meios. São as pessoas que sempre dirão sobre uma questão delicada: depende. São aqueles que dançam conforme a música e que não se importam muito com os demais ou o prejuízo que irão causar. São os ladrões do que pertence a todos. Os defensores de farinha pouca meu pirão primeiro. Aqueles que não são previdentes, nem planejam por incapacidade mas quando acontece algo não se furtam a passar a perna dos demais que tem princípios. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Empresário brasileiro pequeno ou médio em 99% dos casos é consequencialista. Vale o mesmo para profissionais liberais e comerciantes. São aqueles que sempre dão uma de João sem Braço já que repassam todo e qualquer aumento ou inflação para os preços e para os clientes. Executivo pode ser um psicopata que no poder faça tudo por ele em prejuízo da companhia e dos demais empregados. O defensor dos princípios e da ética nas empresas deve ser o auditor. Função em extinção aqui no Brasil.

Van der Camps disse...

Quem segue princípios ??? Quem tem a pureza ou santidade no seu backgroud moral aqui no Brasil ??? Quem é leal ??? Quem pode ser realmente livre ??? Aqui temos o oposto: autoridade burra sendo cegamente obedecida, justiça injusta e parcial e proteção indevida e abusada pelos "coitadinhos".