sábado, 31 de janeiro de 2015

Namoro X Casamento

Namoro e casamento podem ou não serem sequencias de um mesmo processo. No namoro tudo é só alegria, sem maiores pretensões além do divertimento imediato. Já o casamento pressupõe, pelo menos na cabeça do homem e da mulher média objetivos procriativos e patrimoniais. Na cabeça do homem e mulher médios não existe a possibilidade de casamento com separação de bens ou sem filhos. A mulher média se sente enganada e com baixa auto estima se não tiver filhos. Também se sente enganada se não for sócia naquilo que o marido ganha, afinal ela quer segurança e o Brasil e suas leis lhe garantem isso. O mais engraçado são aqueles que se casam com essas premissas, depois se separam e casam novamente nas mesmas condições: procriar e formar patrimônio, isso em idade mais avançada, com todas as dificuldades. Diz o Gikovate que é como fazer o colegial e depois resolver voltar para o primeiro ano do mesmo curso. Ou seja. o sujeito não aprendeu nada. 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A decepção com o mundo

É comum naqueles que são idealistas de alguma forma. Aqueles que nada esperam dos outros  e que tudo fazem em favor de si mesmos, controlando as condições de contorno nunca se decepcionam. É assim com as profissões que dependem unicamente do esforço pessoal, por uma questão de mercado ou de concurso publico. Poucos são aqueles que sabem viver com sabedoria. A grande maioria é um animal que vive na primeira era que quando muito não faz nada pelos outros e acha que é muito feliz por não roubar ou arrancar os olhos do próximo. É a mesma coisa com relação ao trabalho: aqueles que fazem alguma pequeno trabalho se acham muito importantes e indispensáveis. E aquele que os colocam na sua devida dimensão são fustigados e odiados.  

Mulheres em teoria são criadas para relacionamentos

Daquelas três áreas fundamentais citadas na "síntese" a sociedade sempre pendeu para mulheres serem as rainhas dos relacionamentos e os homens os deuses do trabalho/dinheiro/negócios. A saúde ficaria a cargo das mulheres também. Diz o Cushiner que essa ordem social continua a mesma. E é obvio de que quando os papeis sociais não não preenchidos adequadamente teremos rejeições. É assim com a solteirona e com o desempregado. Já a saúde é algo neutro e aqui temos inclusive a questão da saúde mental, do egoísmo, da maldade, da perversão e da psicopatia. As doenças são muito comuns no mundo por isso não podemos ignorá-las. 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Apenas 1,75% dos médicos são psiquiatras no Brasil

São cerca de 7.000 profissionais para um universo de 400.000 médicos. São formados uns 7.000 médicos por ano no Brasil. Mais da metade são mulheres. Com engenheiros temos muitos que entram na faculdade e poucos que se formam. No entanto, o estoque de engenheiros chega a um milhão, já que é muito mais barato formar engenheiros. Eu teria sido um excelente psiquiatra. Muito me gusta.

O mundo da mulher média brasileira

O mundo da mulher média brasileira é levar filho na escola pública, no posto de saúde, cozinhar e arrumar a casa e andar de ônibus. A mulher média brasileira é acima de tudo mãe, em geral de dois filhos e não dirige ou tem carro em seu nome. Dá palpite em tudo que a família compra. Grandes desempenhos no emprego, ser profissional liberal ou empregadora não é seu forte. Como não existe mulher maravilha a mulher que for diferente da média deve ter tido pais muito diferentes da média também. Deve ter estudado em colégio particular com viés diferenciado para mulheres. E acima de tudo deve ter nascido com uma missão diferente da média das mulheres brasileiras. Já sabemos que achar uma mulher assim é muito difícil pela própria natureza das mulheres, o que é evidenciado pelo formato de suas gaussianas. Geralmente a médica será filha de médicos. Terá tido incentivos desde criança para seguir essa profissão. E terá um consultório pronto para herdar. Nascerá em uma grande cidade, será da classe média alta ou alta, terá recebido educação esmerada e terá participado de muitos eventos culturais, no Brasil e no exterior. Tudo muito diferente da mulher média brasileira.  

A repetição é a regra por que é simplesmente o único modo

Das pessoas limitadas que vivem neste mundo errarem menos, além de aumentar a produtividade. É assim que tudo é repetitivo, até mesmo algumas criações artísticas. Mesmo entre os artistas, aquele que cria uma nova escola é a exceção. Copiar sempre foi a regra na humanidade. Esperar muito mais do que isso da maior parte das pessoas é querer demais . . . 

São Paulo tem 4 milhões de imóveis, 30% com matricula suja.

Ou seja, são 1.200.000 imóveis invendáveis, que teoricamente um dia serão vendidos para saldar dívidas com credores diversos. Ou seja, é algo relativamente comum alguém aqui no Brasil perder a possibilidade de vender seu imóvel de forma limpa. 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sem noção II

Os casos de sem noções estão em toda parte inclusive na minha família, nos meus amigos, no trabalho. Quando alguém é sem noção as vezes não prejudica apenas a si mesmo como muito comumente prejudica também a terceiros. É assim quando não são regularizadas as propriedades e os relacionamentos em caso de herança, quando erros são cometidos na criação de filhos ou quando o chefe é burro e toma decisões erradas que prejudicam os empregados. Sem noções perdem sempre, no curto ou no longo prazo. E quanto mais dinheiro estiver envolvido em geral maior a perda. Um bom jeito de perder dinheiro aqui no Brasil é não ter noção de como funciona a moral, com sua enfase na autoridade, justiça e proteção. Outro jeito é não fazer prevenção em termos de saúde. Tudo que é consertado no início custa menos e é mais fácil. Só que quem não tem noção não percebe isso e sempre se complica, tornando algumas situações até impossíveis de serem resolvidas.  

Ninguém sabe o seu perfil de investidor e outras coisinhas

Essa é a realidade prática. A pessoa se diz arrojada e nunca mudou de emprego ou de casa. kkk !!! Voltamos a velha questão: a pessoa não tem a mínima noção do que acontece do outro lado do balcão do banco. O que mais tem é sem noção: eles aparecem nos pronto socorros, nas batidas de carro, nas agências bancárias, nos estandes de venda de imóveis, nas concessionária de veículos, nos relacionamentos familiares e conjugais. É ai que os sem noção morrem de doenças evitáveis, estragam e matam inocentes com sua imprudência, negligência e imperícia, fazem péssimos investimentos e deixam seus lucros para o banco, compram imóveis que não conseguem financiar depois de prontos, compram carros que não conseguem pagar e que são retomados e vendidos em leilão, entram em relacionamentos claramente furados, envolvendo-se com pessoas do mal. Vivemos em uma sociedade de "sem noções". Constroem casas, não pagam o INSS dos empregados e não fazem a averbação do imóvel, constroem "puxadinhos" irregulares e não regularizam o IPTU, andam de carro sem licenciar, tentam dar o golpe no INSS de tempos em tempos de todas as maneiras possíveis, entram com processos sem a menor chance de ganho. E assim vamos . . . 

Sendo "esperto" na contratação do plano de saúde

Conversando com um amigo advogado ele me disse que comprou um plano de saúde particular para ficar protegido pelo direito do consumidor e é claro, pela "proteção" que o Brasil dá aos coitadinhos mais fracos. As vantagens para o cliente particular são claras, afinal, os reajustes são regulados pelo governo e são sempre abaixo da inflação do setor médico. Acontece que esses planos criam um desequilíbrio entre as partes e esse desequilíbrio nunca será eterno, Em algum momento o plano pode quebrar ou então vender a carteira ou fazer qualquer outro ajuste, como piorar as condições de atendimento médico e hospitalar, usando redes próprias onde o prestador de serviços - o convênio - pode controlar custos. Para quem quer o melhor e no longo prazo só resta a minha opção: adesão e arcar com os aumentos acima da inflação até quando der e depois seja o que Deus quiser. Saúde é também prevenção e uso da inteligência. Essa é a nossa arma. 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tudo que é difícil

Em geral nem é iniciado e quando é iniciado é a primeira coisa a ser abandonada. É preciso coragem para enfrentar aquilo que é difícil. Também é preciso avaliar e discernir se vale a pena enfrentar as dificuldades (sacrifício) ou se trata apenas de sofrimento sem sentido. É assim com tudo: saúde, dinheiro e investimentos, relacionamentos. O mundo vive de criar facilidades para aquilo que é difícil. Desde que seja mantida a qualidade é uma ótima solução que irá inclusive gerar riqueza. Quando alguém se sacrifica voluntariamente pode ser sinal de bondade, de interesse genuíno e cristão. 

Quem sempre bateu no meu carro foi um animal

Sempre um animal do sexo masculino. Da mesma forma que nunca fechei um negócio significativo com uma mulher nunca foi alvejado no trânsito por uma delas. Devemos lembrar que o maior numero de mortes culposas acontecem no transito, portanto devem ser fruto de motoristas homens. As mortes dolosas podem ser em geral evitadas, que são fruto de ciúme, dívidas com traficantes e outras broncas. Restam as mortes naturais, as que acontecem por doença ou outro motivo. Animais no transito são os responsáveis reincidentes por 90% das infrações. Somente irão parar quando o poder público os colocar para fora do transito e da convivência civilizada. Lugar de animal é no mato ou atrás das grades. 

Mulheres com iniciativa no mundo do trabalho

Iniciativa não é o forte das mulheres, exceto para se vestirem de forma exuberante e as vezes provocativa, com o objetivo de conquistar o príncipe encantado. Iniciativa e abertura não são o forte dos brasileiros e muito menos das brasileiras. Mulheres costumam ir no "val da valsa", não se preocupando muito com o que vai acontecer. Afinal, sempre existe uma figura masculina a protegê-las: o pai, o irmão , o avô, o marido , o filho , o patrão. Mulheres de áries, muito atiradas, por outro lado não agradam pela sua falta de feminilidade a eventuais candidatos a marido. O dilema é portanto ser a mulher maravilha ou o médico e o monstro: ser excelente profissional, arrojada e feminina com o marido e os filhos. Quem seria essa mulher ? Uma médica com agenda reduzida por exemplo. Outras profissões são sempre muito competitivas e exigentes e a mulher em geral abre mão delas, exceto se for funcionária pública. Então é nos estratos superiores das profissões: profissionais liberais e funcionários públicos concursados que estão as melhores candidatas. 

A história é sempre a mesma . . . mimimi

Quando se escolhe a mulher errada problemas são previsíveis. As vezes vemos uma mulher em determinado momento no tempo como decidida, corajosa e confiante. E é aí que nos enganamos: achamos que essas são características do caráter dela, ou seja, características permanentes e constantes. Na prática estamos vendo apenas um espasmo de esforço, que será rescindido no primeiro momento que essa mulher conseguir um marido para na sua cabeça sustentá-la e pagar por todos os seus delírios. Um homem pode estar sob pressão no emprego por exemplo. Esse homem imagina que poderia ser muito melhor se tivesse o apoio de uma esposa dedicada e trabalhadora. Ele se ilude com a mulher descrita acima, afinal, as aparências apontam para a mulher ideal. Ele se casa e descobre que ela é um empiastro. Ele se ilude novamente e acha que é uma questão de adaptação, que ela irá melhorar e ai ela lhe dá o golpe final, o golpe da barriga. Ela então pede o divórcio e volta para a casa da mãe, onde será acolhida e terá as passadas de mão na cabeça que tanto gosta. Hoje passou essa história de novo na televisão, só que no caso o marido (infeliz) mora e trabalha nos Estados Unidos, em uma cidade de inverno rigoroso por 6 meses por ano. Essas mulheres são muitas aqui no Brasil. Faz parte da política moral de "proteção" oficial, da nossa justiça e das nossas "autoridades". Encontrar exceções não é nem nunca será fácil aqui no Brasil por que faz parte da cultura do povo. 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A relação advogado X cliente

Já escrevi muito sobre advogados aqui no Brasil mesmo porque não podemos viver sem eles por aqui. Isso acontece por conta da estrutura moral que já comentei em outros posts que existe aqui. Como é um assunto importante, acompanho um blog de especialistas em direito que comentam matérias legais que saem na Folha de São Paulo. E em uma dessas matérias saiu o resumo abaixo: 

Mas a realidade é muito diferente. Algumas causas envolvem valores enormes e outras valores absolutos muito menores. Algumas causas tomam um tempo enorme, e outras, quase tempo algum. Algumas causas são difíceis, outras são fáceis. E nada disso está relacionado com a relevância da causa para o cliente ou seu mérito moral. Causas praticamente impossíveis e que não geram quase nada ao advogado podem ter uma importância para o cliente muito maior do que causas fáceis e que geram muito para o advogado público. 

É essa desconexão ou disruptura sobre o serviço em si e o valor que o cliente dá para ele que permite as maiores aberrações nesse relacionamento entre cliente e advogado. Eu procuro fugir dos advogados mas a própria natureza intrínseca das relações no Brasil me obrigam a contratá-los. Temos advogados constituídos em São Paulo, Botucatu e Porto Feliz. Então, já que temos de lidar com eles, o faremos da melhor forma possível. 

Agora, imagine um advogado que supervaloriza seus serviços e um cliente desavisado, que não conhece outros profissionais ou não sabe como avaliá-los adequadamente. Está criada uma situação propícia a todo tipo de problema pela assimetria de conhecimento envolvida. É o que mais ocorre nas grandes cidades . . . 

As duas matemáticas

Existem duas matemáticas: uma mais prática e intuitiva, que foi estudada pelos antigos. E existe uma matemática abstrata, que somente existe na mente das pessoas e nos resultados. Um exemplo dessa matemática abstrata são as telecomunicações, o controle remoto e a engenharia eletrônica. Outro exemplo é a estatística. Por isso não espere que pessoas comuns conheçam a matemática abstrata. Até mesmo a matemática prática e intuitiva está fora do alcance da maior parte da população brasileira. Mais um exemplo para que eu seja diferenciado, afinal, meus conhecimentos de matemática são muito superiores a média, mesmo que eu não adore matemática. Tudo que é abstrato será percebido por poucos por conta de suas limitações intelectuais. Corpo todos que estão vivos tem. Inteligência já é algo bem mais raro.

Onde convergem as diretrizes morais do Brasil e dos Estados Unidos

No Brasil temos autoridade, justiça e proteção. Então o ápice é na justiça da família e na justiça do trabalho. Na justiça da família os coitadinhos são as mulheres, os filhos e os idosos. Na justiça do trabalho o pobrezinho do trabalhador vulnerável e ignorante de seus direitos. Nos Estados Unidos: liberdade, lealdade e pureza: Alguém que munido de arma de fogo abate um criminoso que ameaçava qualquer cidadão honesto e de bem ou a coletividade.  Vale o mesmo para a pessoa que defendeu a si mesma de agressão injusta e covarde. Igualzinho, né ??? 

Apenas 7,7 % dos psicólogos trabalham com a clínica particular

E quantos desses são bons terapeutas ??? Sabendo-se que 93% dos psicólogos são mulheres. Será que eles tem as respostas profundas que eu procuro ??? Foi bom ter explorado esse universo mas quem achou as grandes respostas foi eu mesmo. Professor, médico, terapeuta e escritor: idealmente preocupados com o outro e seu sucesso, saúde física, saúde mental e generalidades. 

domingo, 25 de janeiro de 2015

Nenhum dos meus amigos

Tinha o patrimônio que eu tinha aos 29 anos. Também não tinham a minha experiência e exposição. E isso aconteceu apesar de um ser um simples assalariado de empresa privada. Somente um teve apto na praia mas quem comprou foi a empresa familiar. Pelo menos um amigo teve a sorte de usufruir de opções fornecidas por parentes, o que na prática é até melhor do que ter a propriedade e ter que arcar com os custos. Outro resolve seu problema viajando todas as vezes que pode, inclusive para o exterior. O único que não tem atividade remunerada sou eu e por ter muito tempo me entretenho com cultura e com a busca das grandes respostas que procuro. Ninguém comprou imóvel em Miami nem me convidou para passar férias lá . . .

sábado, 24 de janeiro de 2015

Minha mulher é de ouro, meus filhos são de ouro, eu sou de ouro

Esse é o discurso de muitos hoje em dia. Escravos que são dos outros. Um pouco mais difícil é meu chefe ser de ouro mas puxa sacos são muito comuns aqui no Brasil por motivos óbvios de sobrevivência. Muitos se acham de ouro mesmo sem uma justificativa: gastam toda a sua energia condigo mesmos e com seus interesses egoístas. Outros são o que o Gikovate chama de "generosos", ou seja gastam seus recursos com mulher e filhos. Não espere que esse tipo de pessoa seja altruísta. Isso está muito além da capacidade dela. É . . . doar-se é para poucos, muito poucos. 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Quem escreve o faz pelo bem dos outros

Quem disse foi Mário de Andrade. Essa é a verdade: eu escrevo e não é para mim. Minha intenção é participar com quem quiser ler ideias e conclusões. Quem é focado nos seus interesses egoístas nunca irá escrever nada para os outros. Quem é egoísta não tem tempo nem interesse em dedicar-se a outra pessoa. Agora estou me lembrando do livro O Gene Egoísta e está vindo na minha mente a imagem de um amigo e seus filhos: igualzinho o descrito no livro !!!

A facilidade de ganhar dinheiro e a dinâmica do casamento

Conheço casamentos insatisfatórios onde a facilidade do marido ganhar dinheiro é a razão para que os mesmos não terminem. Já faz algum tempo que eu sei que quando uma mulher não está satisfeita com seu marido ela passa a gastar o dinheiro dele. O dinheiro é portanto o "termômetro" do casamento. É claro que o homem esclarecido dá conforto a sua mulher. No entanto existem homens que não querem o divórcio, muitas vezes por conta de achar que os filhos precisam da mãe e mesmo porque o que sabem fazer é ganhar dinheiro com seu trabalho. Não faço ideia de quantos estão nessa situação mas sei que são muitos. Triste. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Experiência nos Estados Unidos - Sexo

50 homens abordaram uma mulher desconhecida qualquer na rua e propuseram iniciar um relacionamento ou ter sexo incontinenti. Aconteceu nos Estados Unidos e nenhuma mulher topou a parada. Novidade ??? 

O malvado é em geral egoísta

E de egoísta é um passo para ser mal caráter. Com egoístas a relação é toma lá dá cá, tudo medido e quantificado. Por definição ficam excluídas da capacidade intelectual dessas figuras o inefável, o intangível e coisas assemelhadas. Resumem-se a matéria e a mente inferior. Não espere que amem de verdade também. Portanto não esperem apreciação pela arte pela arte. Nem sentimentos nobres de altruísmo. Não chegarão nunca a essas harmônicas . . .

Ser bonzinho

Ser bonzinho significa ser benevolente, ou seja, ser menos justo e mais condescendente. É não responder o que se pensa, muitas vezes. É dar uma colher de chá, relevar pequenas falhas ou defeitos. É o que muitos pais praticam com seus filhos e filhos praticam com seus pais, em particular com suas mães. Não gosto de pessoas "bonzinhas" porque em geral são recalcadas. Não suporto injustiças e sempre levantei minha voz contra elas, mesmo não sendo ouvido a maior parte das vezes. Por outro lado não gosto de agrados exagerados porque em geral são usados como moeda de troca por quem os pratica, funcionando como uma barganha, algo que considero vil e desprezível. 

As competências no trabalho

As competências no trabalho dependem do trabalho ser sério ou não. No trabalho não sério as competências para contratar uma mulher podem ser diferentes de um trabalho sério.Teoricamente a inteligência e a capacidade de resolver problemas decidem quem será contratado inicialmente. Boa aparência é fundamental: ninguém contrataria um desdentado por exemplo. Para cargos sensíveis uma análise sociológica também é praticada. A inteligência pode ser medida pelo seu estudo e pelo resultado que você obteve na prática. No entanto é necessário ter tido a oportunidade de exercer suas competências. Além do trabalho temos a competência para a vida. Aqui de novo temos a variável caráter. Pode-se conseguir muito sucesso material sendo bandido. Materialmente é muito fácil avaliar a evolução de uma pessoa ao longo dos anos. Difícil é avaliar se os tempos facilitaram ou não essa acumulação. Eu analisei todas as acumulações de riqueza que conheço e todos foram um mix de competência com oportunidade. Muitas foram ao acaso, fruto de condições macro-econômicas que os indivíduos não controlavam mas aproveitaram. 

A passagem dos 30 anos

Dizem que aos 30 anos a pessoa pode vislumbrar pelo que já realizou até onde poderá chegar. Poderá julgar-se um loser ou um winner. Eu aos 30 anos era um vencedor nitidamente: possuía dois imóveis quitados em São Paulo e no Guarujá, era casado e tinha uma filha, tinha dois carros sendo um do ano, trabalhava na maior empresa do mundo, era um profissional competente e invejado, além de ganhar bem. Agora olho para amigos que estão nos 50 e não possuem nada de materialmente significativo, não possuem nem esposa, um nem filhos. Vejo jovens que estão chegando aos 30 anos sem nem ter tido o gosto de comprar um carro zero. Mesmo um amigo formado na mesma universidade e na mesma carreira sofreu ou foi menos competente do que eu. Resumindo: nenhum deles conseguiu o que eu consegui com o mesmo investimento de tempo. No entanto todos eles continuaram trabalhando no seu feijão com arroz e nuca ficaram doentes, nem se casaram muito menos se divorciaram. Conseguiram menos, também se arriscaram menos e com certeza viveram menos. 

Pais e a criação de seus filhos

Cada um dá aquilo que tem e que considera importante. Eu acompanho a criação de alguns filhos de amigos próximos.De alguns fico apenas sabendo "ecos" do que acontece, como por exemplo passaram no vestibular de tal profissão ou casaram, ou seja, informações sociais superficiais. Outros são mais próximos, já que a criação dos mesmos é pauta de conversas entre seus pais e eu. Também a observação direta é facilitada pela observação próxima. O que vejo é em uma caso excesso de materialidade: crianças sufocadas com centenas de brinquedos que atulham o apartamento dos pais. No outro caso vejo um grande investimento na parte espiritual (oposto da matéria) e na intelectual, com pagamento de escola tradicional. rígida e cara. E o emocional como fica ? No primeiro caso egoísmo extremo e malcriações de todo tipo, bem como exigências. No segundo caso educação esmerada e bom comportamento. De fora fica fácil ver quem está se saindo melhor pela minha ideologia. Do ponto de vista estritamente espiritual possivelmente o grau de desenvolvimento exigido de cada uma dessas criaturas é diferente, bem como seus desafios. 

O ciúme e a teimosia

São prejudiciais embora a pessoa que as pratique ache que são vantajosos. Na minha opinião a pessoa ciumenta desperdiça energia interna preciosa. Já a teimosa perde mais que energia: comete erros que podem trazer prejuízos de todo tipo: emocionais, financeiros e de saúde. Difícil é mudar o comportamento de quem é assim, muito difícil.  

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Um trânsito de Urano sobre o Saturno na casa I

Urano esse revolucionário pode mudar tudo em um trânsito pela casa I, em particular quando a pessoa tem seu Saturno nessa casa. No caso da pessoa em questão ela simplesmente mudou de cidade, de estado civil e de trabalho. Ou seja, mudou praticamente tudo na sua vida. 

A terrível conjunção de Saturno com o Sol Natal

Dizem que não existe nada que não seja ruim que não possa ficar pior. E aqui no Brasil ignorante pelo menos, estou presenciando um trânsito de Saturno no Céu com o Sol de uma pessoa próxima. Essa pessoa sempre foi retrógrada e até ignorante em seu comportamento usual mas com esse trânsito piorou muito. Ficou insuportável. Nunca gostei de Saturno que para mim é o sinal dos fracassados, que precisam da disciplina e das punições rigorosas para cumprir minimamente com seus deveres. Por existirem tantos seres imperfeitos é que existe Saturno, encarnado na figura da autoridade (muitas vezes burra e ignorante), na "experiencia" muitas vezes limitada e por ai vai. São poucos que podem viver no mundo de Urano, no futuro e na modernidade. A grande maioria tem de padecer sob Saturno, que não sem propósito é o Senhor do Carma. O triste é que não nos basta resolvermos os nossos problemas com o nosso Saturno Natal : ainda existem os Saturnos dos outros e os trânsitos de Saturno para nos infernizar. Triste. 

domingo, 18 de janeiro de 2015

Eu vou atrás

Meu grande amigo Olavão matou a charada: eu vou atrás !!! Ou seja, ou vou atrás da informação sobre tudo e todos. Com isso aprendo sobre processos, compra e venda, relacionamentos, saúde e negócios em geral. Os outros ficam em geral dormindo. Com isso vivem do "ouvi falar", vi acontecer com meu vizinho e coisas desse tipo. E eu faço perguntas aos especialistas. Além disso eu pondero para separar o joio do trigo e reflito para tomar decisões acertadas. Quem contrata terceiros especialistas é em geral a pessoa que justamente não quer saber nem ir atrás e isso no Brasil é extremamente arriscado senão temerário. Quem não vai atrás inventa e aqui temos a ignorância grassando a passos largos na família, nos amigos, no trabalho e no casamento. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O algoritmo da Netflix

O comércio e a inteligência dos homens sempre buscam alternativas para vender mais e mais. Aqui entram as redes neurais por exemplo. O que a experiência nos mostra é que conforme o produto o resultado e mais ou menos bom. Com livros e filmes por exemplo o resultado é muito bom, talvez porque as pessoas normais prefiram ler e ver aquilo que reforça suas crenças. Eu acho que é essa a razão por trás dos elevados retornos que as sugestões obtém. Poucos são os espíritos abertos a ouvirem críticas honestas ou palavras discordantes das suas crenças. Triste porque é justamente do embate de ideias que a melhor solução costuma surgir. Fazer o que . . . é a natureza humana.

A função do terapeuta

É te ajudar a encontrar as grandes repostas que você procura. Portanto uma pessoa com grandes perguntas precisa de grandes respostas e somente um bom terapeuta pode ajudá-la a encontrar essas respostas. Acho que é por isso que eu continuei a fazer terapia: para buscar grandes respostas. No final eu mesmo achei as grandes respostas que eu procurava pois sou autodidata. Para buscar o terapeuta é preciso ter perguntas e não são todas pessoas que tem perguntas. A grande maioria não é questionadora, é bovina. De qualquer forma aprendi mais essa, afinal minha diversão é ser terapeuta por hobbie e agora eu sei que minha missão é dar grandes respostas aqueles que me procurarem. Bingo !!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Profecia

O dom de fazer profecias está relacionado a capacidade de ver na semente a árvore que ela será no futuro. Sou bom de fazer profecias. Não por ter mediunidade ou o poder de ser vidente mas pela minha inteligência e sabedoria. Existem coisas que são "fatais", líquidas e certas. É tiro e queda como se diz. Num mundo de cartas marcadas fica cada vez mais fácil fazer profecias. Isso é possível porque certas evoluções são suficientemente lentas para serem neutralizadas. 

Disruptura

No mundo de vez em quando acontecem algumas disrupturas, quando a inovação não é evolucionária nem revolucionária ( Aquele que introduz novos processos numa arte, literatura, ciência ou indústria; inovador) mas simplesmente um ponte de descontinuidade que permite observar claramente um antes e um depois. Disrupturas acontecem em geral no limiar do conhecimento científico, onde existe pesquisa e desenvolvimento. E essas disrupturas em geral aumentam a produtividade da humanidade. Eu vivi uma delas que foi a invenção da fotografia eletrônica em substituição da fotografia química. Em séculos passados outros viveram a invenção da máquina a vapor e da eletricidade. Também acontecem revoluções nos remédios principalmente. Estamos no limiar de um acontecimento desses com a nova droga que engana o cérebro dos gordos. Essa descoberta vai mudar o mundo: será o antes e o depois para bilhões de pessoas !!!
Disrupturas tem a ver com Urano e provavelmente acontecem em trânsitos de gerações desse planeta por signos propícios. Eu espero poder usufruir dessa descoberta que com certeza ganhará o prêmio Nobel !!!

Margem de segurança

Tudo, em particular aqui no Brasil, precisa de uma "margem de segurança". Andar no "fio da navalha" aqui não dá certo. A margem se aplica aos negócios, aos relacionamentos e a saúde. É preciso folga no orçamento e reservas de emergência porque o sinistro sempre vai atingir o sujeito aqui no Brasil, salvo exceções de apaniguados. Nos relacionamentos as mulheres saíram na frente e sempre tem um candidato a substituto do marido, mantido em "banho maria" para ser usado eventualmente em caso de necessidade. No meu caso tenho vários amigos sendo monitorados. Quando a amizade com um termina por qualquer motivo eu "promovo" algum outro e faço investimento periódicos na garimpagem de novos "talentos". Infelizmente nem sempre consigo mas eu tento. Finalmente no quesito saúde é claríssimo a necessidade de se preservar. Deste a proteção contra o malvado sol, passando pela saúde mental de evitar pessoas disruptivas, ir ao médico regularmente, fazer exames preventivos, tomar suplementos de todo tipo, monitorar potenciais problemas. Tudo em saúde é prevenção porque depois que estraga dá muito trabalho para consertar, isso quando dá. Portanto toda pessoa inteligente aqui no Brasil terá margens de segurança, planos B, etc . A necessidade deles é clara e nítida. 

Por que os erros acontecem

Segundo o Max são 4 os motivos: primeiro a pessoa achar que sabe tudo sobre tudo. Segundo a pessoa por ter um histórico positivo na solução de problemas achar que todo problema é simples. Terceiro: esperar que o problema se resolva sozinho. Acontece com quem é otimista porque quem é pessimista acha que sempre algo de errado irá acontecer. Finalmente acontece com quem não vê os detalhes e todas as implicações do problema, deixando escapar justamente esses detalhes que farão a diferença final. Então, agora que conhecemos o porque as pessoas erram ficou fácil não errar mais, certo ???

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Quando o chefe ou dono da empresa é quem mais sabe

Essa é a realidade na maior parte das empresas brasileiras, já que elas são pequenas e médias. Esse tipo de empresa não tem condições de contratar os melhores profissionais do mercado nem tem necessidade disso. Nessas empresas pode eventualmente brotar um empresário valente e destemido, que observando processos e empresas maiores implante um ou outro melhoramento tornando sua empresa diferenciada da média. É esse dono que irá conversar com os experts das demais empresas grandes. Já grandes empresas podem ser complexas, muito complexas, demandando muito mais conhecimento especializado, que ficará pulverizado por vários departamentos, com seus gerentes responsáveis por orçamentos próprios e com autonomia para gastar o dinheiro. Como pequeno ou médio empresário não é possível exigir mais percebo. É o que tem . . . 

O melhor mapa astral que já vi

Já vi muitos mapas astrais. Só de bater o olho já posso fazer algumas "profecias" (aprendi uma frase interessante sobre profecias: fazer uma delas significa ver a árvore que existe na semente). Pois bem, o mapa é a "semente" que todos nós escolhemos ao nascer aqui neste mundo, Trata-se de uma proposta que pode ou não se realizar, afinal temos o "livre arbítrio" (SIC). Até hoje o mapa mais forte que eu havia visto era o do meu pai. Forte, no entanto não muto bom para a saúde dele, nem para quem esteve por perto. Hoje fiz o mapa de um amigo muito querido, que não me deu permissão para tal mas não resisti. Esse amigo teve uma vida relativamente tranquila e chegou a me dizer que o primeiro momento de maior provação que sofreu foi a morte de sua mãe. Vejam que maravilha !!! Passar toda a infância, adolescência, juventude, idade adulta e até parte da idade madura sem nenhuma história triste ou algum grande trauma ! Meu amigo foi abençoado por Deus e por ele mesmo, conforme pude comprovar ao esboçar seu mapa astral. Mesmo nascendo no Brasil, mesmo tendo vários desafios, ele soube se sair relativamente bem pois nunca ficou desempregado nem nunca se divorciou e, obviamente, nunca teve alguma doença séria. Pois é . . . tenho vários amigos losers mas também tenho alguns top. 

Existem escolas em São Paulo que até pela sua localização segregam quem pode cursá-las

Essas escolas estão em bairros distantes dos meios de transporte publico e com isso limitam o acesso a quem mora nesses bairros, que são os mais ricos da cidade, localizados na região "europeia". Essas escolas assumem essa posição e aceitam apenas matriculas de filhos de ex-alunos inclusive. Ou seja, o pai já morava no bairro "europeu", tinha condição sócio econômica cultural privilegiada e por conta da nossa falta de mobilidade social casou-se, fixou-se no mesmo bairro e colocará seus filhos no mesmo colégio de elite. É muito mais fácil conseguir resultados trabalhando-se com o que de melhor existe. São guetos assumidos que até foram objeto da redação da FUVEST neste ano de 2014: camarotização. A fórmula é mais cruel ainda se levarmos em conta que os terrenos e as casas em volta dessas escolas um dia foram relativamente "baratos" e hoje em dia por conta da especulação imobiliária são praticamente inviáveis para quem não tiver alguma ajuda dos ascendentes. Ainda bem que São Paulo é suficientemente grande para que algumas outras opções existam, essas sim mais democráticas pelo menos em termos de acesso físico e institucional. 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Análise - Médicos que os Médicos recomendam

Essa publicação é inédita no Brasil e é fruto de jornalistas muito experientes e com amplo cabedal. Observe que jornalistas criativos abrem seu caminho. Entre os médicos recomendados o maior percentual cursou a USP, tem uns 30 anos de experiência, estudaram muito academicamente fazendo mestrados e doutorados e tem atividade docente. Ou seja, exatamente o que eu procuro em profissionais da saúde !!! Não sei se esses mesmos critérios se aplicariam automaticamente a profissionais de outras áreas. Temo que não, porque existem áreas muito especificas nas engenharias que gerariam nichos, o mesmo valendo para o direito. É claro que a engenharia é muito mais globalizada que o direito, por exemplo. Todo engenheiro primeiro procurará a solução do seu problema em qualquer lugar do mundo onde ela estiver. Somente após não conseguir acionará grupos de pesquisa na Universidade aqui no Brasil ou no exterior. No direito a coisa depende de cada sociedade, dos costumes de cada povo e a globalização é mais uma figura retórica praticando-se uma adequação e regularização entre as nações. Graças aos recursos que temos e a minha capacidade analítica sempre achamos bons profissionais na área médica até hoje, utilizando exatamente os recursos que nortearam a revista, Prova de que sempre estivemos no caminho certo.

domingo, 11 de janeiro de 2015

O tamanho do saco de cada um

Um nome bonito para o título seria resiliência, ou seja, a capacidade de voltar ao estado normal após algum estresse. A verdade é que o tamanho do saco de cada um varia e varia muito. Existem pessoas que são como sífiso: todo dia levam uma pedra para cima da montanha e a deixam deslizar para começar de novo no dia seguinte. Já outras pessoas querem resolver alguma situação, usando para isso a sua inteligência analítica e sabedoria. O tamanho do saco de cada um pode ser medido por quanto alguém aguenta no emprego maus tratos, conflitos e divergências e em casa, com mulher e filhos. Isso acontece porque a pessoa em condições normais está ou no ambiente de trabalho ou em casa, na família em que se nasceu ou na que foi constituída. Assim exitem profissionais que estão muito confortáveis naquilo que fazem, ganham muito dinheiro com facilidade. É de esperar-se que tal profissional possa suportar uma mulher fálica e insatisfeita e mesmo filhos insuportáveis. Já um profissional que tenha de matar um leão por dia, que trabalhe em uma empresa que demite empregados, que pressiona e que está em permanente conflito não terá disponibilidade "sacal" suficiente para suportar uma mulher demandadora por muito tempo e em geral haverá um divorcio em algum momento, porque com emprego o sujeito tem condições de encontrar uma outra mulher mais satisfatória levando-o a optar por substituir a mulher. Em casos extremos e em homens sensíveis e muito diferentes da média aqui no Brasil o divórcio pode ser devastador. Conhecer o trabalho em profundidade e as relações afetivas podem fazer toda diferença na vida de alguém e esse conhecimento pode ser muito influenciado pelo tamanho do saco de cada um . . .  

2012 2014

Quando escrevi o artigo 2012 estava no limiar daquele ano. Faz portanto exatamente 2 anos. Naquele momento fiz uma fria análise retrospectiva e cheguei a conclusão de que no período de 25 passados (dos meus 25 anos aos 50 anos) as alegrias tinham sido poucas, com poucos anos realmente felizes. O que eu não sabia era porque minha vida tinha sido infeliz e agora eu sei: meus valores morais não estavam sintonizados com os do Brasil. Assim sendo, minhas prerrogativas e ideias não correspondiam aos fatos e costumes brasileiros. Tratou-se de um problema de sintonia: enquanto eu procuro ser leal os brasileiros procuram uma oportunidade de se darem bem (inclusive as mulheres que dão golpes da barriga). Enquanto eu procuro ser puro e santo (acreditando nas palavras e contratos, por exemplo) os brasileiros são oportunistas e veem uma pessoa assim como presa fácil, Enquanto eu procuro ser livre os brasileiros procuram uma sinecura ou maracutaia, onde possam ser lacaios de alguém e assim parasitando esse ser viver sua vida mesquinha e mediócre.  É claro que sendo as premissas falsas por parte de mim cai em todas as esparrelas possíveis nos contatos com os "brasileiros". Daqui para a frente não tenho muito mais que aprender sobre os "brasileiros" e o "brasil". Já estou adaptado e anestesiado. Pena que demorou muito . . . 

Nossos habitantes estão despreparados para serem espíritos santos

A pureza e a santidade estão fora de moda. Em seu lugar o egoísmo, o materialismo, o narcisismo crescem sem parar. Nossa sociedade não incentiva o desenvolvimento emocional e intelectual de nossas crianças. Cabe a cada pai realmente interessado fazer isso pelo bem de sua prole. Quem não fizer colherá a média: filhos mediócres. mesquinhos, exagerados e infelizes. E serão esses filhos que não saberão se relacionar com outros e que ficarão doentes mentalmente. Todas as pesquisas mostram que o destino final dos neuróticos é a demência. 

Nossos habitantes estão despreparados para bons relacionamentos amorosos

Nunca estiveram mas estão cada vez menos, de forma que quem for esperto e bem assessorado recorrerá cada vez mais a internet e aos miais. Pode ser a solução que evitará a conspurcação das criaturas evoluídas que nascerem aqui nesta terra. Na minha geração os divórcios foram mitos e aparentemente a tendência é a mesma senão crescente. Sabemos de todos os prejuízos que o divórcio causa e é nossa obrigação de seres mais evoluídos de lutar contra ele e seus malefícios. 

Nossa Medicina está despreparada para as doenças que estão chegando

A frase não é minha mas de quem entende o Drauzio Varella. E essas doenças são as mentais emocionais. As precisões dizem que em 2020 a primeira causa de afastamento do emprego será a depressão. Então fazer psiquiatria pode ser uma boa ideia. Podemos olhar para o passado e ver como a medicina caminhou: sempre atacando as doenças que mais matavam e incapacitavam, levando a expectativa de vida a aumentar continuamente ao longo das décadas. Novas drogas, novas terapias, tudo evoluiu. Infelizmente com relação as doenças mentais teremos de nos reinventar senão a paisagem irá mudar, com muito deprimidos, baixa ainda maior da produtividade, aumento do númeor de suicídios e por ai vai. Só que como sabemos, não existe nada no Brasil que não seja ruim que não possa piorar e infelizmente essa pode ser a realidade da medicina aqui nos próximos anos. 

A falta de pureza (santidade) do Brasil

Faz com que tudo por aqui seja vez ou outra conspurcado: nada é 100% confiável e os escândalos se sucedem. Todos são honestos até que deixem de sê-lo. As traições de todo tipo se sucedem. O sagrado é inúmera vezes profanado.

A falta de liberdade no Brasil

A falta de liberdade aqui no Brasil e a sujeição abjeta a autoridade faz do brasileiro um escravo e um tolo. Sempre capacho dos outros e fonte de um certo "complexo de vira lata" que o brilhante cronista carioca inventou. A consequência é que para a maioria que é inferior e burro, ser conduzido é bom mas para a minoria pensante não. Trágico para os livres pensadores. 

A falta de lealdade como pilar do povo brasileiro

Causa todo tipo de estresse e desgaste nas relações com o outro, sejam quais forem essas relações. É o caso de comprar um carro usado (embora no novo possam existir também vícios ocultos). namorar, contratar serviços de qualquer tipo, comprar imóveis, móveis etc. É preciso ser engenheiro, economista, médico, farmaceutico , terapeuta e mais uma dezena de profissões diferentes se fosse não quiser ser enganado e feito de trouxa aqui no Brasil. Essa condição é tão impregnada aqui que até dentro das famílias ela está presente. A consequência é que as torcas de todo tipo são muito prejudicadas, a produtividade cai, junto com ela os salários e vive-se muito aquém do que se poderia, com muito pior qualidade e muito maior sofrimento. Trata-se do pequeno inferno brasileiro. 

sábado, 10 de janeiro de 2015

Unidos pelo sangue e desunidos pelo dinheiro

É muito comum que isso acontece por conta das condições intrínsecas da nossa sociedade que são : gente que tem vários filhos com diferentes mulheres, não regularizando essas uniões e separações de acordo com a lei, falta de planejamento sucessório por ignorância, desconhecimento e falta de interesse pelos outros que ficarão após a morte. E quando a pessoa é muito criativa aqui no Brasil e ganha muito dinheiro essas condições normalmente aparecem. E aí temos inventários que duram eternamente e fortunas que são usurpadas por um e por outro. Tudo isso é acentuado pelas uniões que são muitas vezes fundamentadas apenas no dinheiro, como costuma acontecer aqui na América do Sul. Ou seja, o cônjuge desde o princípio tinha pouca importância, o objetivo sempre foi a renda durante a "união" e a herança, depois da morte. Aqui percebemos como a ética cristã é apenas teoria nas famílias brasileiras. Como a maior parte das pessoas é mesquinha elas lutarão com unhas e dentes por mais do que tem direito, restando aos demais se defenderem apenas para garantirem o que lhes é devido. E valem as leis da nossa maravilhosa justiça que são as "provas admitidas em juízo". Devem ser processos interessantes de se ver, pena que a maior parte corre em "segredo de justiça".  

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Quem tem experiência é mais eficiente

E quem é mais eficiente é mais produtivo. E quem é mais produtivo em teoria é mais lucrativo para o patrão. Essa é a lógica do mercado privado e de 90% dos trabalhadores que são "operacionais", ou seja, são pagos para fazer e não para pensar. Você pode ser muito eficiente mas pouco eficaz. Pessoas pagas para pensar são eficazes:tomam decisões que impactam o caixa e o futuro das famílias e organizações. Ser eficaz é saber gastar com sabedoria. Ser eficiente é gastar, com critérios muitas vezes pífios. Quem é eficiente em geral conhece muito bem algum pedaço pequeno do processo e da vida. Quem é eficaz faz planejamento e não tem de "dançar conforme a música", submetendo-se as situações impostas, que lhe tiram a liberdade de uma forma geral. A liberdade é Urano e a prisão é Saturno. Existem muitos adeptos de Saturnos aqui no Brasil. 

A inteligência e sabedoria aplicada ao orçamento

Um orçamento inteligente extrai o máximo possível de retorno de cada real gasto. E o máximo retorno é obtido pelo custo benefício ótimo. Ou seja, ter acesso a tudo de bom e de melhor que existe a um preço adequado e justo. São excluídos assim item caríssimos, onde paga-se pelo luxo e não pelo conteúdo e incluídos itens de conforto, para amenizar a vida e o sofrimento aqui na terra. Para o rico esbanjador a reposta é que a ciência e a temperança indicam não gastar tanto dinheiro como ele e para o miserável mesquinho lhe mostrar alguns gastos são justificáveis, mesmo que ele na sua ignorância não os considere porque os idiotas acham que não existe ou é falso aquilo que não conhecem. Observe que trata-se uma questão de sentidos e inteligência e portanto não pode ser comprada, já que inteligência não se compra. Todo gasto precisa ser justificado mesmo o supérfluo. Toda ação deve ter um objetivo justo e razoável. Meu lema é nunca gastar vela boa com defunto ruim. 

A inteligência utilizada nos negócios, nos relacionamentos, na saúde

A inteligência nos negócios envolve a capacidade de perceber o valor do que está se comprando ou vendendo. Conhecer os mercados, seus detalhes, sua segurança e seus status atual. Tudo isso é fundamental para se dar bem. Nos relacionamentos a coisa é mais complicada: existe todo um estudo para vender coisas para as pessoas e obter o máximo de um empregado, por exemplo. Já para se tornar uma pessoa de valor existem técnicas que pressupõe exigir, conduzir e despertar habilidades, que podem ser diferentes de passar a mão na cabeça das pessoas. Já na saúde existem controvérsias porque a vida de cada um tem exigência diferentes e missões diferentes. Sob o lado animal da saúde os médicos sabem muito e estudam para isso. Sob o lado psíquico ainda existem grandes mistérios. Não somos apenas um corpo mas também uma alma e um espírito. Só que alma e espírito não é acessível a todos justamente por falta de inteligência, ou seja, muitos estão presos ao instinto. É assim nos relacionamentos, no sexo, nas compras compulsivas e em tantas outras prisões em que as pessoas vivem. 

A inteligência é a única defesa contra os instintos - Freud

É por isso que vivemos entre tantos animais !!! Freud explica !!! Falta de inteligência !!! Assim os crimes passionais são falta de inteligência, o ciúme que leva a eles também, as agressões físicas dos trogloditas idem. Quando alguém age como um animal está mostrando seus instintos e sua baixa inteligência. É isso !!!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Intelectualmente o Brasil não é terceiro mas quarto mundo

A frase é do Gikovate. Estou me lembrando dos 5% de brasileiros que tem algum conhecimento de ciências, dos 2% que falam um idioma estrangeiro, daqueles que leem livros com aplicações práticas, daqueles que não são analfabetos funcionais, dos que sabem ler e entender um contrato qualquer, dos que tem habilidades em matemática. Uma vez um amigo defendeu a inquisição da Igreja Católica dizendo que ela era aplicada contra brucutus da época. Aqui no Brasil o povo compra carro pela "tradição" ou porque é "bonitinho", compra televisão pelo tamanho, smart phone pelo preço. Investe na poupança porque é "segura", vai ao médico quando fica doente (no caso dos homens), faz negócios com base no preço apenas. É difícil encontrar alguém para uma conversa intelectualmente estimulante por aqui e pelo visto vai demorar muito para mudar isso . . .  

Meu amigo e as restrições brasileiras

Meu amigo sofre as mesmas restrições que o Brasil representa coletivamente. A diferença é que ele é adaptado a elas e não deixa de faturar R$ 15.000,00 por mês. Ou seja, ele é muito bem adaptado. Imagino que seja assim com todos os meus amigos bem adaptados já que se trata de uma Lei de Darwin. Não existe revolta no íntimo do meu amigo. Ele simplesmente constata os problemas e segue adiante, cuidando da sua vida em primeiro lugar. É adepto do "é o que tem". Talvez menos instruído do que eu mas mais sábio quando o assunto é sobreviver e superar-se no Brasil. 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Por que gosto de pintura - Cor

A cor é o fundamento da pintura. Nos quadrinhos também temos a cor mas também existe o texto. Caricaturas e quadrinhos são em geral engraçados ou satíricos, o que me agrada por identificação. A cor é esplendorosa !!! Representa a vida magnificamente. Basta ver um desfile de carnaval aqui no Brasil. A fotografia também é considerada uma arte, fundamentada na imagem. Hoje em dia com as câmeras de celulares nunca se produziu tantas fotografias nem se compartilhou tanto. No entanto não se buscou imprimir essas fotos com antigamente. E essa revolução acabou com as grandes industrias da tecnologia e do comportamento passado. Observe que no limite temos a visão, o sentido responsável por 60% da informação que chega ao cérebro da maior parte das pessoas. 

Pureza (santidade)

Vivemos em um país de tentações. A própria estrutura moral do país estimula todo tipo de transgressão e perversão. Não é a toa que mesmo tendo em teoria o maior número de católicos do mundo nossa representação na Igreja Católica é  irrisória. Nem Santos ou Santas tínhamos por aqui. O que temos é milhões de religiosos burocráticos, que não seguem efetivamente os ensinamentos de Cristo. Ser puro aqui é ser trouxa. Ser honesto, digno, decente não irá lhe trazer muitos frutos. Na Fraternidade (veja o artigo sobre lealdade e amizade) nos é ensinado que todos devemos ser Espíritos Santos. Já somos espíritos desde que nascemos. Basta procurarmos ser santos nesta vida. Quem quiser ser Santo que esteja preparado para a batalha porque inimigos das trevas não lhe faltarão pelo caminho.   

Liberdade

Aqui no Brasil você nunca será livre porque esse não é um dos pilares morais em que o país foi estruturado. Aqui você sempre será tutelado por alguma autoridade subsidiada na "justiça" e suas "leis". E esse sistema é reforçado pela educação , pelo poder de polícia e pelo próprio povo, que tacitamente concorda com isso. Quer liberdade ? Emigre para o país certo. 

Lealdade - Amigos

Sei que considero meus amigos mais importantes para mim do que eu para eles. De um deles ouvi quando reclamei que os bons tempos da juventude não estavam mais presente que aquiles amizades intensas eram "fase". Hoje em dia, sabendo como é estruturada a sociedade brasileira, fica fácil entender o porque meus amigos são assim: lealdade não é um dos valores morais básicos do Brasil. O valor básico é a família patriarcal, com enfase na hierarquia do marido e na proteção dos fracos (mulher e filhos). Vivemos em uma sociedade em que o desenvolvimento da autonomia intelectual e emocional não é valorizado ou incentivado.  

Poder

Segundo Machiavel todos querem o Poder e farão de tudo para consegui-lo. Da mesma forma, quem tem o poder fará de tudo para mantê-lo. E porque é assim ??? Simples: poder significa acesso a sexo em maior quantidade e melhor qualidade. Veja bem, acesso a sexo e não ao amor. Isso acontece porque o poder é a sombra do amor mas parece ser o combustível do sexo. Aqui observamos o mesmo dilema que acontece na educação: é preciso mudar de estação conforme a coisa evolui. No caso usamos o poder para conquistar e depois com o andar do relacionamento é desejável (para alguns, pelo menos) que o sexo evolua para o amor, mais calmo, menos ciumento e exigente. Da mesma forma com uma criança: no início ela precisa de acolhimento total. Com o passar dos anos precisa ser disciplinada e finalmente educada a andar e tomar suas decisões por si mesma. Portanto poder é fundamental meu irmão mas na mão da pessoa certa. 

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Nada estressa mais as pessoas do que serem desiludidas com relação a sua vaidade

Voltando a vaidade que leva a pessoa a exagerar nos seus predicados e a esconder os seus defeitos nada é mais anti diplomático do que mostrar a alguém o seu devido lugar, quando essa pessoa imagina que seu lugar é muito superior. É assim que auditores são odiados: eles sabem fazer uma avaliação realista de tudo e de todos. Vale o mesmo para bons engenheiros. Mexer com a vaidade das pessoas é algo muito delicado. Essa vaidade pode ser a beleza para as mulheres, pode ser o sucesso profissional para os homens, pode ser a aprovação no vestibular para um adolescente, pode ser a roupa de marca para quem gosta de gastar seu dinheiro com isso. E os rankings estão ai para quem quiser consultar, o espelho e os convites para sair idem, os amigos e os contatos também. Vaidade das vaidades tudo é vaidade !!!

Os mais bem adaptados ao Brasil

Os mais bem adaptados ao Brasil com certeza serão aqueles que mais juntarão dinheiro. Serão aqueles que cedo entenderam e aceitaram as regras morais da sociedade brasileira, adaptando-se a elas e não combatendo-as. Isso pode significar ser hipócrita, dissimulado e traiçoeiro. E pode não ter nada a ver com inteligência mas com "esperteza". Os mais bem adaptados terão mais filhos e esses filhos serão também mais bem adaptados e terão mais filhos, até que a população se equilibre na maioria "adaptada" e na minoria "diferente", que está lá concorrendo "por fora", preparada para alguma mudança eventual no "ambiente social". Essa é a lei de Darwin, que foi imaginada para a biologia mas que na minha opinião vale também para a sociedade em que se vive. Quem não for adaptado tem grande chance de ter problemas de todo tipo em particular problemas psiquiátricos. Os não adaptados terão menos sucesso em todas as áreas importantes do desenvolvimento, incluindo profissão , renda, relacionamento amoroso, amizades, reprodução, casamento, etc etc etc E não será surpresa se desajustados se juntarem porque como diz Hermes Trimegistro: semelhante atrai semelhante. 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Houve uma época em que eu tive vínculo

Com parentes !!! Foi no início da minha juventude e os parentes eram um tio e primos do interior. Passei uma semana ou duas de férias na casa desse tio. Participei de alguns churrascos. Frequentei a piscina. Isso foi até 1992 mais ou menos. Ou seja, faz pelo menos 23 anos que esse vínculo morreu. Engraçado como o tempo passa. Faz 5 anos que esse tio dilapida o patrimônio do irmão que está interditado. Não tenho mais vínculos com parentes. Ouso dizer que até com familiares os vínculos estão estremecidos. Tenho vínculo com alguns amigos e me esforço para mantê-los. E sei de pessoas que não tem vínculo nenhum que não seja com sua família mononuclear. Triste. 

Foco ainda é decisivo para ganhar dinheiro igualmente como disciplina

E pela maioria ter somente essa capacidade o mundo se estruturou dessa forma. Existem ditados populares que transmitem isso. Tais como macaco que pula de ganho em ganho quer levar chumbo, cachorro com muitos donos morre de fome, complexo do pato: nada, corre e voa mal. Ou seja, faz muitas coisas e todas sofríveis. Então a pessoa, em geral do sexo masculino, assume seu "papel" principal de ganhar dinheiro e deixa o papel de educar o filho, de cuidar da saúde, de escolher bem seus relacionamentos amorosos e de fazer compras e negócios de todo tipo em segundo plano, sendo seu desempenho em todas essas áreas como o pato: sofrível. Essa é a regra geral. E esse homem pagará caro por tudo aquilo que não domina, sonhando que estará fazendo o melhor possível. Comparando meu amigão comigo observo que ele ganha três vezes mais do que eu mas que seu nível de vida é semelhante ao meu. A diferença está justamente nos detalhes fora do papel tradicional que a sociedade dedicou aos homens. 

domingo, 4 de janeiro de 2015

Em cada país, como a maioria é medíocre, podemos esperar pensamentos morais conforme a escolha social

A sociedade faz questão de reforçar seus valores através de todos os meios possíveis, inclusive a punição de quem não seguir suas regras. Para isso todos os poderes são utilizados e para fugir disso é preciso ser um livre pensador, coisa raríssima por conta dessas mesmas condições prementes. E são esses valores morais que irão gerar "volume", bem como aqueles que irão se tornar minoria explorando esse "volume" e esses valores morais. E aqui entra uma outra reflexão sobre lutar contra algo maior e mais poderoso que você e a doença mental, em particular a paranoia. Entre aquilo que gera volume temos a fama. Alguém famoso nacionalmente é algo diferente de alguém internacionalmente e mesmo esse internacionalmente é limitado entre o ocidente e o oriente. Então fama e sucesso podem ser diferentes de se conseguir em um país ou outro. O dinheiro em grande quantidade somente vem de jogos de cartas marcadas em geral. Eu me lembro do meu amigo mais esclarecido me alertando para a impossibilidade de enriquecer sendo executivo formado em engenharia, isso aos 18 anos. Exceções seriam profissionais liberais que tem rendimentos entre R$ 50.000 e R$ 100.000 por mês, no caso advogados e médicos, pessoas que nunca pagam imposto de renda. Entre as exceções temos também empreendedores, empresários e industriais de sucesso. Veja bem, estamos falando dos donos das grandes empresas e não dos seus Diretores, Gerentes e demais detentores de cargos de confiança. E aqui temos os exagerados e os mesquinhos. Não existem lordes ingleses no Brasil nem filósofos alemães. Para a sociedade é crime tudo aquilo que poe em risco a sua própria sobrevivência. Aqui no Brasil aqueles que pregam a liberdade são criminalizados. Aqueles que são leais são candidatos obviamente a serem traídos e a sociedade e o povo acham isso normal e "bem feito". E finalmente os santos (pureza) são ridicularizados e taxados de loucos por não colocarem seus interesses pessoais egoísticos em primeiro lugar. Para se dar bem aqui no Brasil é preciso seguir o mainstream do pais, que escolheu a autoridade, a justiça e a proteção como valores morais prioritários. Quem for diferente será taxado de excêntrico e destinado a todo tipo de hostilidade e agressão.  

Vínculos

Temos vínculos com quem somos íntimos, em geral pessoas que temos liberdade de frequentar a casa, comer juntos, participar de comemorações, etc. As vezes eu tento criar vínculos com pessoas que considero interessantes e não consigo. Em uma reunião de jovens por exemplo sou delicadamente excluído e colocado junto a roda dos de meia idade e se bobear até dos idosos. Outra situação foi com relação a um primo médico, igualmente frustrante. Sempre tive os meus médicos em alta estima e os considero parceiros. Em alguns casos até pensei em convidá-los para um evento qualquer.Afinal, meus relacionamentos com médicos são de longo prazo, a menos que eles saiam do convênio por qualquer motivo. Em meus sonhos imaginei ter alguma influencia sobre parentes próximos como sobrinhos. Acontece que como o Gikovate bem disse o espaço reservado para alguém influenciar o filho de outro alguém é fixado pelos pais. E quanto mais tacanhas, mesquinhos, medíocres e exagerados esses pais menor o espaço. Restou-me a última esperança que seria ter alguma influencia sobre os filhos dos amigos. Até tentei dar algumas dicas para esses amigos mas de novo esbarrei em neuroses poderosas. Não convencendo os pais é claro que não posso agir diretamente nos filhos sob o risco de perder a amizade dos pais. Não se pode falar nada como observei porque os filhos são conduzidos (educados ?) pelos pais que os incentivam e os autorizam a fazerem exatamente o que fazem. No entanto, uma grata surpresa me ocorreu neste final de ano: criei um vínculo com uma sobrinha da minha mulher !!! Uma criatura cativante !!! Fiz o mapa astral dela, coisa que nos aproximou. A ouvi atentamente. Conversamos. Falei até em miai . . .

Os idiotas atacam de repente

Essa é a verdade: eles batem no seu carro de repente, riscam o mesmo, dão desfalque no condomínio, roubam interditados, pagam advogados que não fizeram nada e por aí vai. Abrem processos quando perceberam que tem chance de ganhar, mesmo com traições de todo tipo. E os idiotas sempre existiram na história da humanidade e parece que irão continuar a existir eternamente . . . 

Quando o mercado é consumidor

Meu grande amigo Olavão é um expert em observar o mercado como bom empresário. Ele fareja oportunidades e quando os sinais são auspiciosos ele investe, exatamente como faz um predador. Ele fica a espreita: as vezes aparece um modismo qualquer, que cresce exponencialmente e então ele fatura "na onda". Acontece que da mesma forma que vem de repente também desaparece de repente. E nesse momento é comum pegar o comerciante e o industrial super estocado. Os sinais são detectados com base na análise das vendas: vão surgindo movimentos, de início tímidos, que com o tempo se consolidam. E no momento que se consolidam o industrial começa a fabricar para suprir o mercado. Observe que nesta caso o fabricante acompanha o mercado e não faz o mercado, como acontece no monopólio. Outra situação é com relação as exigências para comprar: quando o mercado está febril ele compra qualquer coisa, mesmo com pequenos defeitos. Quando o mercado está morto as exigências aumentam: o consumidor bota reparo, acha que seu dinheiro vale muito, no fundo não quer comprar e quer ser muito agradado. Vale para todos os mercados, inclusive o matrimonial e profissional. Vale até para os de antigamente que tinham um montão de filhos . . .

sábado, 3 de janeiro de 2015

Diálogo e Afeto

Alguns precisam de diálogo e afeto. Outros como os capricornianos não precisam. Procure ter um vínculo com um capricorniano: somente se for óbvio para ele naquele momento alguma vantagem para ele você irá conseguir. Não se trata de alguém sociável. Aliais, são muitos os signos do zodíaco que não são nada sociáveis,revelando seu lado "zodíaco", ou seja, animal. É aquele tipo de pessoa que mesmo não tendo nenhum tipo de problema não está nem um pouco interessada no seu problema em particular. É o mercenário por excelência, o "toma lá dá cá", o São Tomé. É o tipo de pessoa que deve escolher um caminho profissional que dependa apenas dos seus esforços próprios e que não necessite da simpatia dos outros seres humanos. É o típico funcionário público concursado e estável. Não me apetece . . .

Na velhice o que se busca é a "funcionalidade"

Não só na velhice mas também na infância e adolescência. Velhice é perder funcionalidades: começam dificuldades de visão, audição, locomoção, cognição. A lista é extensa e pode não ter fim. Muitos vendem a ideia de que os velhos serão produtivos até os 100 anos. Balela !!! Na infância e adolescência existe uma previsão de desenvolvimento e etapas a serem atingidas. Quando chegamos na velhice cada um chega de uma forma, conforme foram os problemas que a pessoa enfrentou na vida e como saiu deles. E é preciso saber que na vida existem sempre pessoas que vieram a este mundo para um "passeio" nesta vida . . .

Parceiros - Médico, Advogado, Gerente do Banco e Professor

Hoje uma médica mostrou a importância de você ser parceiro do seu médico, de ter um médico de referência, de ser preventivo. Dessa forma as idas ao pronto socorro serão espaçadas. O médico do pronto socorro nunca te viu e em geral precisa tomar decisões rapidamente. É claro que não é a situação ideal para o relacionamento médico paciente. Da mesma forma acontece com o advogado: nos Estados Unidos ele é antes de tudo um conselheiro. Vale o mesmo para o Gerente do Banco: é ele que sabe quais são os produtos que o banco oferece e quais as suas condições. E antes de todos esses personagens tivemos nossos professores: eles nos indicaram o primeiro caminho, já que muitos pais não são capazes de serem parceiros de seus filhos (eu diria a maioria). O pai parceiro é aquele que direciona o caminho dos filhos, fazendo planejamento estratégico para ele. Alguns poucos podem ainda fazer uma parceria com arquitetos e engenheiros, na hora de construir algo. E alguns ainda conseguem ser parceiros de suas mulheres. A lógica do ganha ganha e das parcerias são para as pessoas mais evoluídas e inteligentes, que são exceção no mundo, como bem sabemos.