Essa especialidade é a psiquiatria. E para ser psiquiatra é preciso quase fazer um novo curso, já que a residência mínima é de 3 anos. Todas as outras especialidades tem por base o corpo e seus sistemas. Já a psiquiatria tem por base o cérebro e por tabela a mente, que influencia as reações químicas do cérebro. É aqui que entram a medicação mas também a terapia, já que os resultados apenas com os remédios não são ótimos. Houve uma época que a psiquiatria tinha poucos remédios a sua disposição e sempre existiram aqueles que duvidam da sua aplicação prática. Levando em consideração o nível de desenvolvimento da humanidade podemos imaginar que os São Tomés são muitos e que todos gostam de acreditar em remédios mágicos. Como diz o Gikovate: para estragar o equilíbrio de uma pessoa é fácil. Para consertar dá um trabalho danado e nem sempre é possível. São 53 especialidades e somente uma cuida daquilo que é mais sutil e etéreo, menos corpóreo e mais ligado a alma e ao espírito. Por isso temos tão poucos psiquiatras no Brasil.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
A capacidade de fazer bons juízos
Kant se preocupou com os juízos. Para o leigo o juiz de direito é quem faz "juízos". Na prática quase todos vivem fazendo juízos por ai e como não leram nem entenderam Kant erram. Cansei de ser julgado de forma injusta por quase todos com quem convivi. Quem é diferente será sempre execrado pela plebe rude. Os ignorantes não dão chance de sua vítima ser ouvida. É assim com a média do povo: julgam pelas aparências e não sabem nem articular as perguntas certas para fazer uma análise mais profunda. São quase todos superficiais e parciais. Na minha profissão eu era pago para investigar, fazer juízos e promulgar libelos. Por isso aprendi muito ao exercer a profissão de Auditor. Não posso querer que os outros, na sua ignorância, vejam o mundo como eu vejo. É querer demais.
O ato de subsumir
Descobri o nome bonito para a burrice de muitas pessoas !!! Subsunção !!! Foi Kant que inventou: é a característica de juntar em classes tudo aquilo que existe. Veja a definição do dicionário: subsumir
sub.su.mir
(sub+lat sumere) vtd Filos Segundo a doutrina de Kant, considerar um indivíduo como compreendido numa espécie, um fato como sendo a aplicação de uma lei, uma ideia como dependente de uma ideia geral etc.
sub.su.mir
(sub+lat sumere) vtd Filos Segundo a doutrina de Kant, considerar um indivíduo como compreendido numa espécie, um fato como sendo a aplicação de uma lei, uma ideia como dependente de uma ideia geral etc.
Ou seja. você não consegue por incapacidade mental ver cada um como indivíduo e único e precisa classificar o sujeito por questões práticas. Todas pessoas fazem isso para tomar decisões já que seus cérebros tem uma capacidade finita de análise e síntese. É a velha questão de lidar com muitas variáveis: o pessoa não consegue e acaba escolhendo uma delas para priorizar, sendo essa escolhas muitas vezes errada, já que em geral visa aquilo que é mais comum. Assim sendo, aqueles que forem exceções serão sempre discriminados. Os muito inteligentes, aqueles que são libertários, os que não se submetem aos modismos,os que estão a frente do seu tempo. Pessoas exigentes, que querem soluções específicas para seus problemas e não serem enfiadas no saco comum é que irão sofrer. Sempre.
domingo, 28 de setembro de 2014
O desespero de viver com alguém ignorante
Pessoas são muitas vezes verdadeiros animais. Animais que somente tem consciência dos seus sentimentos, das suas dores, das suas necessidades. Pessoas totalmente despreparadas para entender e ajudar o outro. Pessoas que vivem em um universo pequeno. Assim são quase todas as pessoas do mundo. O QI médio da humanidade é bem baixo, pelo menos aqui no Brasil. Esperar encontrar seres humanos evoluídos com facilidade é uma utopia. É exatamente o que acontece com as bibliotecas e os livros, assim como com a internet: estão disponíveis mas poucos se dignificam a buscar a informação e usá-la. Não usam nem em benefício próprio, quanto mais em benefício dos seus semelhantes. Uma vez vi uma pesquisa onde a família era prioridade para 1% das pessoas. É querer demais que seja diferente . . .
Libra e eu
Recentemente descobri que minha atração pelas coisas belas tinha correspondência com o meu mapa astral. O problema é que em geral as coisas mais belas são as mais caras. Eu me lembro da minha infância, onde eu gostava de coisas belas, como uma planta baixa de apartamento em bairro rico, como por exemplo Higienópolis e na minha inocência chamava a atenção do meu pai. Ele nem se dava ao trabalho de me responder algo. Meu pai definitivamente não tinha a mesma relação com o belo que eu tinha. Não me lembro do meu pai comprando um carro de luxo ou mais confortável por iniciativa própria. Os imóveis que ele comprava eram sempre usados, alguns até bonitos mas outros horríveis, os quais ele imaginava servirem para renda (aluguel). Uma tia disse-me uma vez que eu me vestia com ternos muito mais bonitos que meu pai. É . . . eu tenho bom gosto a um preço razoável.
A Festa
Quando entrei na Universidade de São Paulo, mais precisamente na Escola Politécnica, na minha inocência eu tinha como referência de curso superior o que eu havia visto nos filmes de hollywood. Nesses filmes a vida de estudante universitário era só alegria e festas, mulheres, etc etc etc A realidade que encontrei foi um curso exigente, difícil , com pouca alegria e principalmente somente 5% de mulheres. Haviam pessoas que se conheciam de antes de entrar na Poli e formaram-se "panelinhas" por diversos critérios (estudo, afinidade, classe social econômica, local de moradia). Nada daquele espirito universitário que eu tinha visto nos filmes até que surgiu a Maria Rita, uma menina da minha classe, que resolveu dar uma festa democrática, onde todos os 50 alunos da classe foram convidados e onde foi feito um amigo secreto. Ela teve a ideia e cedeu a sua casa em um condomínio de classe média alta na Granja Viana. Foi um acontecimento único naquele ano de 1982, em particular para aqueles que eram outsiders como eu, que comia no CRUSP e que não era exatamente muito popular embora eu me esforçasse para ser. Talvez não sem razão a Maria Rita prestou novo vestibular e deixou a Engenharia Civil para fazer Arquitetura na FAU.
sábado, 27 de setembro de 2014
Signos do Ar
São poucos aqueles que são bem desenvolvidos no Ar. Desenvolver-se no ar pressupõe ter superado o fogo inicial (Áries) e a nutrição inicial (Touro). Todos que respiram passaram por Áries com sucesso e todos que não morreram de fome superaram Touro. Além disso a comunicação pressupõe mundos e culturas diferentes que precisam se entender e cooperar. Quem mora nos confins do mundo e do Brasil não precisa de grande desenvolvimento nessa área e muitas pessoas moram nesses lugares. O universo de uma pessoa é aquilo que ela conhece. E o que ela conhece é o que seus pais lhes passou e aquilo que puderam aprender do seu meio ambiente, onde o tamanho da cidade é fundamental. Devemos lembrar que Gêmeos não é muito consciente das suas "comunicações", muito menos profundo. O próximo signo do ar é Libra onde está a "alma gêmea" e depois Aquário, o altruísta do zodíaco, o fraterno universal. Observe que são ideias "nobres", teoricamente superiores aos demais signos, que são representados por animais. Tenho um mapa bem balanceado mas que com o tempo os signos, planetas e casas do ar predominaram porque são os mais gratificantes e agradáveis, fazendo que o hedonismo prevalecesse (assim como o sol na casa III de Gêmeos com a cúspide da casa em Libra e Urano na casa I). Como tem contado com todos os demais elementos nada escapa ao ar: enquanto signos da terra se matam para acumular, signos da ar se esfalfam nas sua emoções que para eles são tão importantes e únicas e signos de fogo acham que são mais espertos do que os outros, os signos do ar tudo observam e compreendem e nada os abala. Por isso a mim parecem superiores.
Rivalidade, fidelidade e solidariedade
Existe um livro que estou "namorando" que se chama The Sibling Constellation. O objetivo de tanto interesse é conhecer mais sobre os relacionamentos entre irmãos e irmãs, que durante a maior parte do tempo foram negligenciados pela cultura falocrática e parental. Irmãos quando pequenos são normalmente invadidos pelo sentimento de inveja (do caçula para com o mais velho) porque o mais velho tem mais regalias e pode mais em quase tudo (fisicamente, intelectualmente, etc) e pelo sentimento de ciúme (do primogênito para o caçula) já que este roubou a atenção dos pais que lhe era exclusiva, etc etc etc . Observe que esses são estados primitivos que são despertados em crianças. Trata-se de um desafio que se vencido pode levar os irmãos na idade adulta a serem fieis um ao outro e solidários. Aqueles que ficarem presos a sombra e a sentimentos infantis nunca superarão o arquétipo do irmão, que é representado por Gêmeos na astrologia, mitologicamente representados pelos Gêmeos Castor e Pollux. A história mitológica é muito bonita e representa a dualidade, já que um (Castor) era filho de um Rei e portanto mortal e Pollux era filho de Zeus, um deus, portanto imortal. Só que a lenda conta que Castor morre e Pollux fica inconsolável e pede a seu pai para acompanhar o irmão na morte. E isso lhe é concedido com a condição de que alternem cada um deles um tempo no Céu e no Inferno, sendo que nunca poderiam estar os dois ao mesmo tempo em algum desses lugares. Lindo !!!
Quem não planeja dança conforme a música
Quem planeja sabe para onde está indo, faz cenários, traça estratégias, tem objetivos. Quem dança conforme a música está a mercê das oscilações do mercado. Um exemplo é o consumismo, que inclusive acontece nos namores hoje em dia: ficam com a pessoa enquanto é vantagem, tanto homens quanto mulheres. É o fast food sentimental. São pessoas que vão pulando de relacionamento em relacionamento. Vale também para empregos na iniciativa privada. Cada vez mais relacionamentos para a vida inteira ficam fora de moda, assim como empregos para a vida toda, valores Cristãos, Paz e Amor, Altruísmo, Generosidade ou Justiça. O pragmatismo está mandando, o egoísmo, o interesse, a dissimulação.
O universo de uma pessoa é aquilo que ela conhece
Por isso o tamanho da cidade onde você nasceu tem influencia. Vale o mesmo para seus pais: quanto maior for o universo deles maior o universo do filho. E também o fator amigos: através deles podemos ter acesso a universos que nunca teríamos. Temos as bibliotecas de todos os tipos com seus milhões de livros. Temos a internet com zilhões de links e informação disponível. Temos os livros usados a disposição aos milhões, aqui no Brasil e nos Estados Unidos. Temos a exposição que cada pessoa teve na vida, com seus aquisições e vendas de ativos, seus romances, seus imbróglios jurídicos, suas fortes emoções vividas. É claro que a atitude da pessoa com relação a busca de conhecimento e sabedoria conta muito. É assim que o universo de cada um é limitado e é apenas o que existe para essa pessoa. O que ela desconhece simplesmente não existe.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Nosso Judiciário e Executivo são como Pôncio Pilatos
Ambos lavam suas mãos com relação a aplicação das leis, não importando o quanto absurda seja a lei. O juiz é escravo da lei. Só que a lei lhe faculta muitas vezes o poder de decidir conforme sua vontade. Além disso decisões do Supremo Tribunal Federal tem o status de lei. Já o executivo basicamente faz aquilo que o legislativo manda, isso quando tem receitas e condições. Caso contrário simplesmente não faz nada. Portanto o poder do executivo também existe, na medida que pode priorizar determinada despesa, em detrimento de outra. O Brasil é um país de muitos direitos, conseguidos muitas vezes de forma escusa e criminosa. Todos os poderes se defendem e usam o nosso dinheiro a seu favor e a revelia de qualquer controle republicano, mais ou menos como era no tempo do Império e das Monarquias da Idade Moderna. É exatamente o que acontece com uma empresa de capital aberta e sócios pulverizados: o Presidente, Diretores e Gerentes é que são os verdadeiros donos da empresa e fazem os seus salários e benefícios a seu critério e bel prazer. Above as bellow. Always.
Meu amigo ariano
Meus amigos são em geral de signos fixos como eu: leão, aquário, touro e escorpião. No entanto exite um ou outro ariano também. Hoje todos estão com cinquenta anos mais ou menos, de forma que podemos observar como a vida de cada um aconteceu e como as decisões tomadas influenciaram o resultado. Arianos costumam ser impulsivos mais isso também pode ser modificado pela influência familiar, por exemplo. Um certo amigo ariano foi particularmente impulsivo: nas decisões profissionais, no casamento, nas escolhas religiosas. Com o tempo percebeu que muitas decisões foram equivocadas mas aí já era tarde e o estrago estava feito. Estou com vaga para um novo velho amigo de escorpião. Por algum motivo amigos de aquário já debandaram e de escorpião também. Provavelmente por conta de algum transito planetário específico. Leão, touro e um aquariano são mantidos há mais de 40 anos em alguns casos. Estou me lembrando do arquétipo do Sábio de Jung . . .
O cão e o gato
Li que o cão é age na nossa segurança física e o gato na nossa segurança espiritual. Nunca havia pensado nisso !!! Eu me lembro de um sujeito que andava de noite e madrugada no bairro de Perdizes e Pacaembu e somente o fazia na companhia de um cão bravo. Nunca ninguém o atacou. Agora o gato é mais sutil. Gatos sempre foram associados a bruxas. Um gato transmuta a energia sutil do ambiente: isso eu já havia ouvido falar. Ou seja, quem possui gatos está em outro nível vibracional que aqueles que possuem cachorros.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Para desenvolver-se emocionalmente é preciso
Relacionar-se e aprender a ser empático. Não são todos que conseguirão tal proeza. Somente uns 30% das pessoas. E desenvolver-se emocionalmente pode ser algo que o espírito já traz de outras vidas. É possível portanto ser pobre e ser legal mas como exceção. Também é possível ser como Gandhi, que se vestia com um lençol. Ele era chamado de Mahatma que quer dizer grande alma. Na prática é preciso desconfiar primeiro das pessoas, afinal 70% são egoístas e provavelmente tem traços psicopáticos. Com a convivência podemos observar comportamentos e fazer questionamentos que desvelarão o que realmente move essa pessoa, quais são suas intenções. Assim é bom convier socialmente com a maior parte das pessoas, conversando com elas e mostrando interesse pela vida delas. Para negócios quase qualquer um serve. Para conviver somente os eleitos.
Quando você é injusto com alguém você perde a possibilidade de cooperação futura
Portanto a fidelidade tem por antecedente a justiça. Quando alguém nunca mais vai ver o cliente, como na venda de um automóvel, moto ou imóvel é muito comum ser injusto, afinal, estar-se-á sendo "esperto". Com empregados nos quais é preciso confiar é fundamental ser justo. Com filhos também. Os relacionamentos entre as pessoas são de um de dois tipos: competição ou cooperação. A competição favorece os mais fortes em alguns momentos. Já a cooperação pode favorecer a todos para sempre. A cooperação pressupõe estima recíproca e amor. A competição pressupõe poder e o poder é a sombra do amor.
Meu amigo e suas filhas
Tenho um amigo Taurino. O jeito Taurino de ser é o oposto de Escorpião, que é o meu caso. Não é tão estranho que o jeito dele criar as filhas seja tão diferente do meu. Meu amigo, regido pela lua e por Vênus basicamente nutre o desenvolvimento das filhas. Ele não faz nenhum movimento para direcionar objetivamente esse desenvolvimento. Ele repete com elas aquilo que aprendeu com seus pais de classe média alta, sendo bastante exigente com saúde, educação e instrução espiritual. Na cabeça dele o Carma é soberano e irá se realizar na vida das filhas. Ele reage de forma filosófica as vicissitudes mas em compensação essas vicissitudes foram relativamente poucas. Ou seja, meu amigo foi pouco tentado por sexo, dinheiro, poder, traições, luxo. E também foi pouco transgressor, seguindo muito mais as regras do que eu. Talvez seja essa a causa da nossa forte amizade: a incorporação da sombra de um na vida do outro.
Transgressão
É muito bom transgredir de vez em quando. Pode ser andar acima do limite de velocidade em um lugar seguro para tal. Pode ser passar o sinal vermelho quando não vem ninguém. Pode ser ficar bêbado. Pode ser passar madrugadas conversando. Pode ser fazer sexo com quem não devia teoricamente. É como disse o Ronaldinho Gaúcho uma vez: você sabe que comer Mc Donalds faz mal e mesmo assim você come de vez em quando. Existem transgressões menores e inofensivas e outras com sérias consequências. Uso de drogas ilícitas por exemplo é algo que condeno. As transgressões estão onde está Netuno no mapa Astral pelo lado condenatório da sociedade e onde está Urano pelo lado da originalidade, ainda não proibida. A sociedade mede suas transgressões e elas são utilizadas por exemplo para dosar a sua pena em caso de ser pego em reincidência. Uso e porte de armas é considerado uma transgressão pelas nossas leis infames. Aliais, tudo que é ilegal é considerado uma transgressão. Também tudo que seus pais e sua família consideram certo e não é cumprido por você também é uma transgressão as normas e padrões familiares. Uma mulher solteira ter muitos parceiros sexuais é considerado uma transgressão por muitos. Um homem ficar solteiro na casa da mãe eternamente também. Não estudar com afinco em famílias ricas idem. Não trabalhar em famílias pobres. Isso sem falar nos tabus que ainda existem por ai . . .
Exigências , a lógica e o futuro
Tenho um amigo que diz que não pode apostar na exceção quando se trata de educação formal das filhas. Estávamos conversando sobre lição de casa. Eu lhe disse que eu nunca fiz lição de casa e mesmo assim tirava notas altas e ele me disse que isso era exceção. Ele tem razão. Caberia a cada pai avaliar a inteligencia dos seus filhos para decidir o quanto eles precisam fazer lição de casa. Crianças que só querem brincar, ficar vendo televisão, não estão aproveitando seu tempo melhor do que se estivessem fazendo lição. Já crianças com mais maturidade, que usam a internet de forma ativa, que são auto-didatas podem ganham muito com o incentivo e a autonomia crescente. Dei razão ao meu amigo. Na prática cada caso é um caso e a escola é a mesma para todos e nem poderia ser diferente. Da mesma forma podemos imaginar a escolha de um namorado (a). Existirão aqueles que valorizam sobremaneira a família de origem do candidato (a). É claro que a família representa 70% do vir a ser dos seus filhos e essa parece ser uma decisão "sábia". Acontece que boas árvores também dão frutos podres as vezes e árvores ruins podem dar um belo fruto também. Aqui trata-se de ser excludente logo de cara como inclusive aconteceu comigo uma vez ou então, se lhe agradar, fazer alguma experiência com os frutos diferentes, não o podre da árvore boa mas o bom da árvore não tão boa assim. A sociedade tradicional é estruturada dessa forma: a família decide o futuro dos seus filhos. Ainda é assim na Ásia e na Europa. Na minha juventude subestimei a importância da família porque queria me livrar da opressão que sentia na minha e imaginei que na família das mulheres isso também você igual. Mal eu sabia que mulheres são via de regra muito mais domesticadas e submissas a suas famílias de origem e que "um desejo enorme de se aventurar" era apenas um verso de uma música de Guilherme Arantes. As únicas mulheres aventureiras eram as prostitutas de todo tipo. Mulheres ousadas e decididas são muitas vezes fálicas e não fazem meu tipo. Mulheres tem suas regras e não são poucas. Tem suas exigências e muitas delas podem ser incompatíveis com a realidade e as necessidades dos homens modernos. Não custa lembrar as dificuldades de ganhar dinheiro, de aprender, de se aperfeiçoar e de evoluir, Da mesma forma mulher está em terceiro lugar nas preferências dos homens: em primeiro lugar disparado está o futebol e em segundo lugar a cerveja. Família, então, deve estar em 5 lugar.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
A profissão ideal
A profissão ideal variará conforme a individualidade da pessoa. Existem pessoas de todos os tipos mas não existem profissões bem remuneradas para todos. Em geral as pessoas tem de escolher algo equilibrado entre aquilo que lhes paga um bom salário, que lhes permitirá ter conforto e bem estar e aquilo que lhes dá prazer e satisfação pessoal. Assim sendo, não é incomum que as pessoas passem a gostar mais da sua profissão a medida que vão de aperfeiçoando nela e vendo resultados práticos. Para ajudar, em geral, quanto mais experiência temos na profissão melhor é o salário recebido. Para mim o ideal seria uma profissão altamente individualista e bem paga, como por exemplo um jornalista de sucesso ou escritor. Outra possibilidade teria sido um psiquiatra junguiano. Mesmo Gerente de Auditoria Interna em um grande banco também teria me satisfeito. Juiz de direito também estaria OK. O problema é que eu não conhecia nenhuma dessas profissões nem fazia a menor ideia do que elas eram e quais eram os seus vencimentos e acesso. Não havia ninguém na minha família nessas profissões e eu não conhecia ninguém que pudesse me ajudar nessa escolha. E teria sido necessário uma preparação precoce, incentivada e guiada desde a infância para ter atingido tal objetivo. A profissão ideal para um com certeza pode não ser para outro.
10% das pessoas são multiculturais e aprenderam na escola e na família
Veja que interessante essa pesquisa: o gosto por cultura é aprendido por imitação e incentivo na escola e na família. Essa é a situação mais lógica é claro. As exceções podem ser de dois tipos: alguém que não teve incentivo nenhum mas em algum momento ousou experimentar e gostou e aqueles que foram incentivados de todos os modos possíveis e inimagináveis, pela escola e pela família e que não desenvolveram o gosto por cultura. Acho que vale para tudo: gosto pelos estudos, leitura de livros diferenciados, pelos negócios, etc etc etc Aqui temos a individualidade da criatura, o que seu espírito traz de re-encarnações passadas, seus objetivos nesta vida. As explicações são muitas. A verdade é que a maior parte das pessoas não se prepara para novas situações e desafios. Não tem essa capacidade. É só ver a pesquisa que mostrou 5% de pessoas proficientes em ciências aqui no Brasil. Cansei de ouvir um amigo dizer em relação ao seu filho desviado: eu dou o exemplo. Outro deixa que a escola faça o papel de guiar a educação das filhas, eximindo-se de criar situações próprias, ficando sempre na função de apoiados e cuidador e não incentivador. A falta de conhecimento na educação dos filhos é flagrante. Pais "normais" se preocupam com o estudo e trabalho dos filhos apenas. Todo o resto é o resto para essa gente.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Além de encampar o masculino e o feminino é preciso fazer o mesmo com todas as idades
Para ser holístico precisamos ser tudo. E tudo engloba ambos os gêneros e todas as idades: recém nascido, infância, adolescência, juventude, adulto, maduro e idoso. São sete as idades e o modo de ver o mundo de cada uma delas é diferente porque as perspectivas também são diferentes. Pouquíssimos conseguem transitar por todas essas idades e se comunicar com pessoas situadas em todas elas. A grande maioria é de recalcados de todo tipo, que se acham injustiçados de alguma maneira, ou seja, infelizes de todo tipo. Pessoas ensimesmadas, que não percebem o movimento da vida e que tomaram decisões equivocadas no passado e que hoje sofrem as consequências. Quem consegue entender profundamente todas as idades e todos os gêneros com certeza é um sábio. É preciso ter consciência para viver bem todas essas idades. Tenho um amigo que está com 50 anos, portanto no meio da idade madura, que vê seus contemporâneos se preparando para aposentar e ele precisando se reinventar e começar do zero. Com certeza é extemporâneo.
A grande maioria dos pais sempre defendeu seus interesses frente aos filhos
Essa é a grande verdade !!! Por trás dessa história para boi dormir de que os pais querem tudo de bom para seus filhos vimos que na prática muitos eram "donos" dos seus filhos. Exatamente como era a lei daquela época. Quando o pai tinha um negócio o filho era menos que seu empregado. Quando tinha muitos filhos, escolhia em geral uma filha para cuidar deles na velhice, de empregada doméstica e enfermeira. Cansei de ver isso tanto na família da minha mãe como na família do meu pai. E ainda na geração dos meus tios e tias o padrão se repetiu. As mulheres não pensam duas vezes em colocar no asilo ou na casa de repouso os homens velhos para se livrarem deles. E as mulheres continuam arregimentando de preferência uma filha para cuidar delas na velhice e na falta de uma filha em geral fica a incumbência para o filho único. Velhos costumam ser ignorantes mesmo quando o decaimento das condições intelectuais tenha sido menos intensa. O ideal seria que os jovens tivessem muito sucesso, tanto sucesso que o peso morto dos velhos fosse suportado sem grande sofrimento mas sabemos que não é isso que acontece na maior parte das vezes. E velhos bem tratados vivem até 100 anos no mínimo . . .
Quando a crise econômica vem
Quando a crise econômica vem acontece duas coisas: para os profissionais operacionais simplesmente some o que fazer devido a diminuição do movimento. Nesse momento alguns serão despedidos, nem sempre por critérios justos. Os puxa sacos em geral são mantidos. Os chefes em geral também são mantidos, afinal, tem sempre aquele argumento: quando a economia voltar a aquecer-se o chefe é necessário para fazer as coisas funcionarem. Além disso, em corporações, os chefes são os donos do negócio e, obviamente, os donos são os últimos a sair. Chefe só leva vantagem. E chefe, quando vem a crise, costuma soltar o chicote sobre seus empregados escravos. Tive um chefe assim. Eliminar departamentos inteiros também pode acontecer nas grandes empresas, com a terceirização, por exemplo. Isso pode acontecer com as áreas administrativas e de Staff , que são consideradas "não produtivas" e onde estão bons empregos de nível superior. Produção e vendas nunca serão eliminados por completo, por mais que a empresa diminua. Já novos produtos, pesquisa e desenvolvimento, auditoria, recursos humanos, contabilidade, relações públicas, jurídico: tudo pode ser eliminado ou muito reduzido. E junto com esses departamentos vão embora os controles e a visão de longo prazo, bem como o suporte para crises de todo tipo. Quando uma empresa precisa sobreviver ela sabe que seus empregados irão pagar o pato. E quando todas empresas estão passando por uma crise todas demitirão. É por isso que ser funcionário público é o objetivo de todo aluno aplicado e inteligente aqui no Brasil.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Meta inteligência
Uma das características das pessoas inteligentes é estudar sobre a inteligência. Isso é chamado de meta inteligência. Quem é inteligente sabe como fazer alguém inteligente e sobre o que afeta a inteligência, conhece estatísticas e pesquisas cientificas a respeito do tema. São pessoas versadas em diversos assuntos, com conhecimentos profundos em vários deles. Suas decisões refletem isso.
Comunicar é intuitivo - Calcular uma Viga não
Na verdade os cursos de humanas são de uma forma ou de outra intuitivos: todos sabem (ou deveriam saber) falar, tem uma noção de justiça, gostam de dar uma de psicólogos na vida dos outros, etc etc etc. Com a saúde é parecido: as pessoas tem hábitos alimentares, ideias de como curar doenças passadas de mãe para filha, etc etc etc Agora, vê se alguém sabe como funciona o controle remoto da televisão ou a internet. Fazer conta para essas pessoas é a conta do padeiro no papel de pão. As pessoas são em geral toscas, ignorantes e obtusas. Caso estejamos na rua, rodeados de pessoas, podemos apostar que elas sabem muito menos que nós. Além disso, com o observar atento de tudo que nos rodeia, podemos aprender e muito, fazendo perguntas pertinentes e oportunas. A experiência dos outros é gratuita. Com conversas intelectualmente estimulantes podemos aprofundar nossos conhecimentos com alguém que sabe mais do que nós sobre determinado assunto em particular.
5% dos brasileiros são proficientes em ciências
Conforme a profissão o índice é zero: inativos, serviços domésticos e construção civil. Não por acaso essas atividades são as que pior remuneram. Essa gente não sabe ler uma bula, não sabe calcular o combustível necessário para uma viagem, não sabem ler os resultados de um exame de sangue imagine se vão saber cuidar de investimentos e aplicações financeiras !!! São toupeiras cegas. Com certeza não entendem estatísticas, não sabem fazer uma análise de riscos e estão sujeitas a todo erro de interpretação. O pior é 56% dos chefes também são toupeiras. Ou seja, o que tem de chefe burro por ai nem se fala !!! Imagine então ser auditor de uma empresa complexa e grande. Anos luz do brasileiro médio . . .
As profissões que te fazem mais feliz
Entre elas a de Clérigo em primeiro lugar. Depois outras profissões onde se destaca a ajuda as outras pessoas. Em seguida as profissões onde você tem autonomia como ser artista ou escritor. Dentre essas profissões está a de professor (com certeza a pesquisa não foi feita no Brasil). Já na outra ponta nas profissões que deixam as pessoas infelizes estão algumas das mais bem pagas. É como sempre digo: ganhar bem pode ser um sacrifício e não uma sofrimento: ou seja, pode ser algo com um objetivo claro e uma finalidade. Com o dinheiro você pode viver intensamente nos momentos em que não estiver trabalhando, poderá ter uma família e dar conforto a ela, poderá ter filhos com melhores condições de criar cidadãos top. Agora, o que não dá é ganhar pouco e ser infeliz no trabalho pois aí com certeza devem existir opções melhores.
domingo, 21 de setembro de 2014
Para cada erro um tribunal
Ontem fui partícipe de uma DR de amigos. Para quem não sabe, DR quer dizer "discutir a relação" o que na prática significa "brigar". No caso em questão a mulher era a promotora da ação e estava cuspindo fogo e desenterrando mágoas passadas. O homem se defendia sozinho, dizendo tudo o que fez materialmente para dar conforto material a família. Eu tentava trazer as pessoas para a realidade e para o consenso mas estava difícil. Lembrei-me do meu primeiro casamento. Mulheres insatisfeitas são um problema porque elas nunca esquecem e perdoam os erros de seus maridos. Ficam ali, esperando a desgraça dos mesmos para se sentirem vingadas de mágoas reais ou imaginárias. Um apartamento bonito, filhos saudáveis, carro possante, comida boa, empregada doméstica, seguro saúde de qualidade. Materialmente nada falta. Na prática falta amor. Um casamento de incompreensões onde um não tem consciência dos sentimentos e necessidades do outro. Ou seja, um mal casamento, que sucumbiu as vicissitudes que muitas vezes acometem as melhores famílias. Triste.
A ascensão e a assunção profissional
Existem profissões aqui no Brasil onde você pode ascender social, econômica e financeiramente. Ou seja, a sociedade tem tal demanda por essas profissões que permite que o indivíduo por seu próprio esforço consiga sucesso. No entanto, existem outras profissões, onde o mercado está saturado, em que os bons salários e renda estão reservados para os apadrinhados de alguma maneira. Nessas carreiras, quem se atrever a sonhar alto. com muito retorno financeiro, social, econômico vai se decepcionar, porque o panorama da carreira muda muito lentamente. Essas são as carreiras onde o sucesso está limitado aqueles que forem alvo de assunção. A conclusão é que não basta ser bom. Por mais que você ame sua profissão, a falta de dinheiro pode, ao longo dos anos te fazer infeliz, ao ponto de você repensar seus conceitos. Bom seria nascer em um família eternamente rica, para poder ser diletante e feliz. Coisa para muito poucos . . .
sábado, 20 de setembro de 2014
Como avaliar alguém rapidamente
Com uma simples conversa podemos avaliar alguém rapidamente se soubermos fazer as perguntas certas. Para uma análise profunda precisaríamos saber que livros essa pessoa leu, a quais pessoas ela deu ouvidos e quem são seus amigos. Com esse tipo de informação podemos fazer uma análise psicológica da pessoa, descobrindo o que vai em sua mente ou quais são seus gurus e mentores. É por isso que perguntar a formação de uma pessoa, caso soubermos o currículo do curso, nos dá uma boa dica dos livros que ela foi obrigada a ler e estudar. Vale o mesmo para a profissão exercida. Caso ela fale bem de alguém, como o Kanitz ou o Gikovate, podemos ter mais um pedaço do quebra cabeça. Vale o mesmo para Buda, Cristo ou outras figuras eminentes como Madame Blavastic. (Também vale o Edir Macedo KKK !!!). Por fim seus amigos. Dize-me com quem andas que eu te direi quem és. Você tem amigos ecléticos ? É da turma da maconha ??? Seus amigos são de esquerda ou de direita ??? São pobres ou ricos ??? Inteligentes ou obtusos ??? Sábios ou ignorantes ??? Votam no PT ??? Observe que tudo isto serve para identificar a ideologia da pessoa. Descobrindo como ela pensa é muito mais fácil de estimar o que ela irá fazer e quais decisões irá tomar em cada situação. E descobrindo as crenças podemos fazer humor com muito mais facilidade já que fazer humor é algo para pessoas inteligentes, muito inteligentes.
Backgroud Cultural
Pessoas que tem background cultural em comum tem muito em comum. É assim com quem estudou no mesmo colégio, caso esse colégio seja significativo. Vale o mesmo para quem cursou a mesma Universidade ou Faculdade. Trabalhar na mesma empresa já não tem o mesmo efeito em geral porque muitas vezes as experiências desse tempo não são todas boas. Da mesma forma, quem morou no mesmo bairro de uma cidade grande ou quem morou na mesma cidade grande tem um background em comum. Quem viu os mesmos filmes no cinema, quem frequentou os mesmos restaurantes, quem ouviu e curtiu as mesmas música: tudo isso podem ser pontos em comum que aproximam as pessoas. Vale o mesmo para quem tem a mesma profissão.Ou seja, pessoas que passaram pelas mesmas experiências. Hoje vivemos em um mundo globalizado e provavelmente um engenheiro brasileiro especializado em petróleo tem mais em comum com seu par nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo do que com seu vizinho de apartamento. Outra área com possível problema é nos relacionamentos amorosos: imagine um homem de meia idade com 52 anos que arrume uma namorada de 22. São 30 anos de diferença e exceto se ambos forem pessoas muito ecléticas (ela curtindo a cultura do passado e ele curtindo a cultura contemporânea) poderão acontecer atritos, em particular na hora de escolher diversão e momentos de lazer. E em um casal desses, onde o homem provavelmente fez vasectomia e tem filhos e não há a necessidade de juntar esforços para fazer a vida mas simplesmente o interesse em curtir a vida pode ser um problema.
O Sábio (The Sage)
Foi esse o arquétipo de Jung que um teste do Face me atribuiu. Realmente não foi nenhuma surpresa. A vida e o meu esforço pessoal me levaram para esse papel arquetípico. Somente uma vida que traga para a consciência muito daquilo que está no inconsciente pode levar ao Sábio. Muitas experiências, muitos insights, muita exposição e muita reflexão, ponderação e questionamento.
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
A Verdade vos libertará
Fiz um teste e o resultado foi que meu arquétipo é O Sábio. E a frase que melhor define o Sábio é : A Verdade vos libertará !!! Sabemos que a Verdade nos leva a Beleza e que a Beleza nos desperta o Amor. O Sábio é prudente e muito consciente. Teme ser ingênuo ou errar. Por isso as vezes pode demorar demais analisando uma situação antes de decidir-se e isso pode ser prejudicial. Pressupõem-se que o Sábio tenha lido muitos livros, quando não tenha escrito alguns. O Sábio sabe as inter conexões entre as diversas matérias bem como o seu resultado ao longo do tempo. Enxerga a dualidade das coisas e sabe que a unicidade somente é possível em um nível superior. E antes de tudo o Sábio previne problemas, enquanto o inteligente os resolve.
O selo Nacional
A primeira vez que eu vi o selo nacional foi no meu diploma de primeiro grau. O ano era 1978 e eu tinha completado 14 anos. Gostei do selo. Ela dava dignidade aquele pedaço de papel. Achei o selo bonito. Depois vieram outros diplomas mas não me lembro mais de ter visto o selo nacional. No Diploma da Escola Politécnica da USP existem outros símbolos e brasões.
Engenheiros experientes estão aptos a tomar decisões "técnicas"
O que seriam decisões "técnicas" ? Imagino que sejam decisões objetivas, pragmáticas, racionais, quantitativas. Afinal é isso que nos ensinam na faculdade de engenharia. No entanto, nem sempre a decisão técnica correta é a mais desejada. A decisão técnica sempre buscará o melhor custo benefício. Aqui podemos acertar se colocarmos no custo alguns fatores subjetivos que de alguma forma possamos quantificar. É claro que aquilo que é intangível será um pouco mais difícil de lidar já que se conhece o seu efeito ao longo do tempo e não de forma absoluta. Já o inefável será quase impossível, já que aquilo que não conseguimos verbalizar provavelmente foge a nossa compreensão humana. Nunca custa lembrar que o ótimo é inimigo do bom e que o prazer tem a ver com a satisfação dos desejos e não das necessidades.
Satisfação, Alegria e Felicidade
A satisfação acontece quando uma necessidade é satisfeita. Ou seja, um estado negativo é neutralizado. A alegria é quando temos um desejo satisfeito, ou seja, o acontecimento nos leva para um patamar superior mas por um período de tempo. É o caso de trocar de celular por exemplo ou de carro ou de casa. Você já tem algo e consegue algo melhor. Já a felicidade acontece quando você realiza um sonho, ou seja, você consegue algo que parecia muito distante e impossível de se conseguir. Neste caso seu novo patamar é permanente. Existe uma modificação qualitativa em geral. Na área profissional por exemplo podemos ter felicidade ao atingir determinado cargo e na área afetiva também ao conquistarmos amor sincero e de qualidade. Também na área educacional e no desenvolvimento pessoal a felicidade pode ser alcançada. Dizem que a fórmula da felicidade é dinheiro + saúde + amor e não estão de todo errados.
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Nas livrarias estão as novidades
Quem não sabe o que existe podia ir em uma biblioteca municipal consultar o arquivo por assunto. Lá teria acesso a todos os livros sobre determinado assunto e pelo título ou pela ementa poderia escolher razoavelmente. Na Estante Virtual podemos pesquisar por título ou por autor apenas, já que a classificação de estante não é confiável. Muito do que é publicado no Brasil são reedições, traduções, etc. Mas pegar no livro antes de comprá-lo somente é possível nas livrarias. Existem resenhas e bibliografia no final de livros, jornais e revistas e isso também ajuda. São poucas as pessoas que compram livros para ampliar seus conhecimentos sobre determinado assunto, A maior parte lê romances, muitas vezes traduzidos de línguas estrangeiras. Esses são os "best sellers", junto com livros de auto-ajuda. Não custa lembrar que o inconsciente coletivo da humanidade está nos livros.
Motoristas
Mulheres ainda são 30% dos motoristas em São Paulo, que é a cidade mais desenvolvida do pais e teoricamente a que oferece oportunidades mais igualitárias. Devemos supor que o conhecimento das mulheres sobre física e engenharia mecânica também sejam menores que a média dos homens. Por isso sua escolha de que carro comprar pode ser influenciada por tudo menos pela paixão por carros. Imagino que mulheres sejam mais racionais, reservando para o carro um lugar menor nas suas mentes. Elas seriam preocupadas com a segurança por conta dos filhos e escolheriam SUVs. Eu me lembro de um teste que oi feito com as mesmas garotas na balada: primeiro desfilaram em um carro importado e receberam várias cantadas. Depois passaram em um fusca velho: foram desprezadas.
Quando você evolui você se torna permeável ao masculino e ao feminino
Os seres mais evoluídos tem bem desenvolvidos tanto qualidades psicológicas ditas femininas quanto masculinas. Esse ser conheço os atributos próprios do seu sexo e também o do sexo oposto. Sabe discernir quanto utilizar-se de uma ou de outra natureza. Por isso entente-se bem com pessoas de ambos os sexos de forma natural. Como disse o filósofo: nada do que é humano me é estranho.
terça-feira, 16 de setembro de 2014
A sua qualidade de vida depende da sua renda mas não somente
Este é uma tema já estudado a exaustão: o dinheiro é muito importante mas não tão importante que para ganhá-lo você fique doente. E por mais dinheiro que você tenha não é possível ser completamente feliz por conta dos demais indivíduos que dividem a cidade ou o país em que você vive. Não se pode ser rico e feliz em meio a uma sociedade miserável porque você será atingido direta ou indiretamente, de forma objetiva ou subjetiva. Você pode ser assaltado, roubado, podem bater no seu carro, o governo pode dar calote na dívida pública, serviços de qualidade podem simplesmente desaparecer e tudo pode ser nivelado por baixo. O ar que você respira pode ser poluído, a água pode ser contaminada, serviços médicos podem te matar por problemas com serviçais, você pode ser vítima de empregados desonestos, pode ser processado por oportunistas, pode ficar preso em congestionamentos, sua perspectiva de criar filhos saudáveis em um ambiente desses também fica comprometida.
A teoria Altivez - Submissão
Interessante texto que eu li diz que doenças mentais podem ser previstas quando a natural alternância entre situações onde o indivíduo é altivo e submisso é alterada. Assim sendo, filhos seriam submissos aos pais, esposas ao marido e o marido ao patrão. Na outra ponta: pais seriam altivos em relação aos filhos, homens em relação as suas mulheres e chefes em relação aos seus empregados. Quem fosse altivo em todas as situações relacionais ou submisso estaria sujeito a ficar doente mentalmente. Interessante teoria que possivelmente foi válida no passado, na era de Peixes. Tenho minhas dúvidas que seja completamente válida na era de Aquário. No entanto temos problemas com filhos expostos a tecnologia, que muitas vezes sabem mais que o professor em determinados assuntos bem como os pais. Mulheres mandonas que querem tomar as decisões pelo casal. Chefes que não sabem como tomar decisões inteligentes que afundam o empresa. Acho que tudo depende do QI das criaturas e do seu bom senso. Percebo que altivez - submissão precisa da compreensão de ambos os lados e isso nem sempre acontece.
No nível mais básico, o ideal biológico é o homem forte e a mulher bonita
Assim foram selecionados os casais durante milênios e isso está no nosso DNA. Com a evolução homens fracos também passaram sobreviver e mulheres feias também. Então homens inteligentes passaram a ter sucesso com algumas mulheres, não todas, obviamente. Inteligência significa dinheiro e dinheiro passou a ser mais importante que força no futuro da prole. Depois, com o passar dos anos, o mais apto passou a ser aquele que tinha mais dinheiro, não importando muito se esse homem é muito ou pouco inteligente. Homens das classes médias também passaram a valorizar a inteligência das mulheres porque sabem que isso será importante para sua felicidade também. Quem não for o padrão homem forte mulher bonita com certeza terá algo para compensar.
Espera-se de um engenheiro "decisões técnicas"
Nada de decisões "políticas" ou "legais". Apenas decisões "técnicas". Ou seja, numéricas. Decisões que envolvam a beleza também não são necessárias. Nas empresas as decisões técnicas são sempre ouvidas pelos verdadeiros donos das decisões finais. Podemos dizer que os números estão do lado da verdade. É a parte racional da decisão. Trata-se de um dos critérios mas não o único.
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
O primeiro passo para saber exigir seus direitos e saber que eles existem
Eu tenho direitos !!! Em um mundo de animais essa frase é muitas vezes ouvida. Os direitos estão ai assim como as leis. Com a internet temos acesso a todas as leis e suas modificações posteriores. Exigir seus direitos pode passar por processos judiciais diversos, pela contratação de advogados e por aborrecimentos. Ficar brigando por direitos é desgastante. É muito melhor desviar daqueles que não cumprem os direitos dos outros quando isso é possível. Como a corda arrebenta sempre do lado mais fraco, é nos ignorantes que o desrespeito dos direitos vai ocorrer mais. É nas conversas de cabeleiros em bairros da periferia das grandes cidades. São as mulheres e crianças que serão as principais "vítimas". Velhos já são mais "espertos" pelo acúmulo de experiências próprias e alheias de ouvir falar". O que mais essa gente faz é reclamar. Ser previdente e instruído não. Planejar então, nem pensar.
domingo, 14 de setembro de 2014
Consumir como os Americanos e ter direitos como os Suecos
Esse é o Pondé !!! Diz ele que esse é o desejo atual na sociedade brasileira. Para consumir como os Americanos é preciso produzir riqueza como eles. Para ter direitos como os Suecos é preciso ser civilizado como eles. Direitos pressupõe deveres. Portanto, nossa sociedade vai continuar sonhando.
Não basta ouvir e entender intelectualmente para mudar um comportamento rotineiro
É por isso que as besteiras se repetem. Já falei aqui sobre abertura psicológica que poucos tem aqui no Brasil. Vejo exemplos diários de como falo para as pessoas, mostro, desenho e elas continuam a cometer os mesmos erros. Isso quando não repetem frases como papagaios sem a menor reflexão. E a dificuldade de ver nuances , de observar os detalhes que fazem a diferença ??? Mudar o padrão vibratório de alguém então acho ser quase impossível. É o que o Gikovate fala de dissociar e sua dificuldade. O comércio e tudo o que o homem criou vive disso: a pessoa sempre vai comprar no mesmo lugar. Sempre compra as mesmas marcas. Busca parceiros como seu pai buscou. Abraça a mesma profissão do pai. Mora no mesmo bairro. Compra a mesma marca de carro. Frequenta os mesmos lugares e passeios. É o poder da "tradição". Tentar algo novo, arriscar, é para poucos. E isso vai da alimentação, passando pelas compras de mercado, pelos médicos consultados, pelas finanças, pela casa na praia, pelos passeios de domingo, pelas refeições fora de casa, pela religião professada, pelo emprego buscado e pelas aspirações desejadas.
A pós graduação em humanas
Conversando com minha sobrinha estudante de direito fica sabendo sobre a fauna de humanas. Diversificada, incongruente e tendenciosa: esses são os adjetivos que ela me passa. E isso vale para todos: alunos, professores e funcionários. Diz ela que o nível na graduação é baixo e que melhora na pós graduação e que somente o tempo e a dedicação podem fazer alunos amadurecerem. Deve ser um lugar de egos exaltados a Faculdade de Direito da USP . . .
O faz de conta dos bancos e dos banqueiros
Um banco vive da sua imagem, talvez mais do que qualquer outra instituição ou empresa. É preciso como a mulher de Cesar não ser apenas fiel e honesta mas demonstrar isso. Por isso bancos estão entre as instituições mais conservadoras que existem, perdendo talvez para as Igrejas tradicionais. Um dono de banco, apesar de bilionário, tem de ser discreto, não podendo por exemplo andar de Ferrari por aí, já que isso seria interpretado por seus clientes como perigoso ou temerário para seus depósitos. Trata-se portanto de viver sempre uma farsa, uma hipocrisia social. Difícil para alguém com o meu mapa sobreviver e fazer carreira em um ambiente desses . . .
sábado, 13 de setembro de 2014
Negociação
A negociação pode ter assimetrias e isso gera problemas. Alguém pode querer vender e não encontrar comprador. E alguém pode querer comprar e não estar disposto a pagar o preço. Vale para tudo na vida. Os problemas são advindos da incapacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, da falta de consciência. Por trás temos a vontade: a vontade de vender e a vontade de comprar. Essa vontade muda com o tempo e com a ocasião.Tudo é dual e dinâmico. Por que a vida e o mundo é assim.
Ensino Superior de Massa
A massificação do ensino superior fez baixar o nível dos formandos necessariamente. Muitos daqueles que procuram o serviço superior o fazem como uma panaceia. Fazem um curso qualquer, escolhido não por vocação ou por capacidade mas por motivos mais pragmáticos. E obviamente não irão trabalhar na área do curso escolhido. Filhos de agricultores se tornam professores hoje em dia, por exemplo, pessoas em geral muito mal formadas. Além disso existem aqueles que trabalham e que apenas fazem o curso superior para encher currículo. Bem diferente do jovem bem formado, que se forma no prazo correto e em idade jovem. São realidades diferentes. Uma é fazer o que se quer outra de fazer o que se consegue fazer.
As Tias e as finanças.
Existem pessoas que não tem nem conta corrente aqui no Brasil. Tem uma conta poupança e uma conta no INSS. De forma que essas pessoas recebem a aposentadoria na conta do INSS, retiram o dinheiro que acham que irão precisar no mês e depositam o restante na poupança. Pagam contas da casa em dinheiro em lotéricas ou nos caixas dos bancos, pegando filas. Uma tia disse-me que essa é a sua realidade. Outra tia tinha duas aposentadorias: uma do estado e outra do INSS. Essa tia, com maior renda, tinha uma conta corrente. Ou seja, as tias são praticamente analfabetas em termos econômicos-financeiros. Não estão nos 5% que aplicam em fundos de investimentos e com certeza não aplicam em LCIs e LCAs. Em bolsa de valores é que as Tias também não aplicam. O que será que as Tias sabem sobre saúde ??? E sobre relacionamentos ??? E sobre Alquimia ??? E sobre religiões comparadas ??? E sobre o SAGRADO ???
Supermercado e seus clientes
Um supermercado pode tem mais de 20.000 itens nas suas prateleiras aqui em São Paulo. Concorrem em quase todos os seguimentos do varejo mas em um nível mais básico ou popular. É claro que a roupa que você compra no Wal Mart é diferente daquela que você compra em uma boutique de luxo e o preço idem. Em 20.000 itens as composições são praticamente infinitas, pelo menos para a magnitude da percepção humana. Já os agregados, ou seja, o que é comprado em uma unidade de tempo é mensurável e é essa medida que é utilizada para colocar pedidos no fornecedor e não deixar a prateleira ficar vazia. Saber o que um indivíduo compra no supermercado permite ter uma visão precisa do que ele valoriza, do dinheiro que dispões para se alimentar, do seu conhecimento sobre alimentação e nutrição. Ontem presenciei um provável comerciante da periferia fazendo compras para o seu negócio. Os produtos que ele comprava eram os mais baratos, com embalagens econômicas, com baixo nível nutricional. Fiquei impressionado com o que aquele sujeito comprou e como são mal alimentados os seus clientes. No meu carrinho não havia nenhum produto que também estivesse no carrinho dele. O carrinho dele era um carrinho de pobre para miserável e o meu de rico bem nascido mimado. Ambos se cruzando no mesmo mercado, no mesmo bairro. Realidades e mundo completamente diferentes. Da mesma forma imagino que existam pessoas muito mais ricas do que eu, que frequentam o St Marche. Agora me lembrei do fator "que Shopping".
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Professor Doutor
Em termos de relacionamento a namorada mais intruida que tive era formada na USP em Ciências Sociais. Tinha um mestrado em Administração Pública na FGV e um Doutorado com nota 7 da CAPES em Ciências Políticas na USP de São Paulo. No entanto, também tinha alguns problemas que em conjunto com os meus inviabilizaram nosso romance. Era um relacionamento com muita cultura: cinema, exposições, livros e papos cabeça. Serviu de experiência . . .
Mercados Prostituídos
Um dos mercados mais prostituídos é o de carros usados. Para comprar um carro usado com segurança é preciso conhecer seus antigos donos e os cuidados que eles dispensaram ao longo de todo tempo que o carro tem. Quando isso é impossível por qualquer motivo e se tem dinheiro ainda pode-se comprar um carro com um ou dois anos de uso, situação onde ainda pode-se achar algo que preste. O risco é sempre crescente quanto mais velho o carro fica. Com a melhora da condição econômica passa-se a apenas comprar carros novos com garantia e esse problema pode ser minimizado ou eliminado. O outro mercado prostituído de que nunca consegui me livrar é o de imóveis usados. O maior problema possível é comprar um problema por conta de riscos com a documentação, além de eventuais vícios ocultos na construção, no condomínio, nas instalações, nos imóveis vizinhos locais, etc, etc, etc. Eu somente comprei apartamentos (3). Não espero ter de comprar muitos mais imóveis. Caso precise confio na minha experiência e nos conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Carros novos são fruto de bilhões investidos e não tem a mão destruidora de indivíduos despreparados e muitas vezes mal intencionados e desonestos. Carros usados e imóveis podem ter.
Rei Lear
Chegou o dia de ouvir falar e ler sobre a peça de teatro de Shakespeare "Rei Lear". Uma peça singular, onde o Rei divide seu reino entre as filhas de forma insensata. Lear tinha três filhas e pediu para que elas demonstrassem o seu amor e apreço por ele. As duas mais velhas o adularam e ele envaidecido gostou. A caçula, que era a sua preferida, disse apenas que gostava dele como filha, nem mais nem menos que isso. Lear enfureceu-se com as declarações da filha caçula e a deserdou e exilou na França. A história continua, Lear é traído pelas filhas mais velhas e enlouquece. No final quem o recolhe é justamente a filha caçula que mora na França já que se casou com o rei de lá. No final a filha caçula é enforcada acusada de trair a Inglaterra e Lear tenta salvá-la matando o carrasco mas é tarde. Ai o rei morre. Tragédia !!!
Somente uma ínfima parte das pessoas realmente segue os preceitos religiosos
Essa é a realidade !!! Então fazer primeira comunhão e não aprender nada como aconteceu com uma pessoa próxima não é tão exceção assim. Da mesma forma, ir na igreja ou templo é ser um filho da puta também não é tão raro. Podemos dizer que é hipocrisia e é mesmo. No entanto, se as igrejas e as religiões fossem muito exigentes ninguém frequentaria seus ritos e cultos. É a mesma coisa em sociedade: somente as aparências importam. Não existem muitas pessoas conscientes. Acredito que falte até capacidade intelectual para entenderem a sua própria religião, quanto mais fazerem uma comparação entre religiões diferentes. Eu me lembro de uma amigo religioso, apelidado de psicólogo-padre pelo meu analista preferido. Um padre hoje em dia é formado em teologia e em filosofia. A psicologia surgiu da filosofia aqui no Brasil. Esta é mais um aspecto para desmascarar hipócritas que uma vez o sendo devem ser tratados com reservas. Em sociedade apenas as aparências importam, inclusive em certas situações "sagradas".
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Nojentos
Conheci algumas pessoas nojentas. Essa classificação somente é dada para aqueles que são nojentos em situações normais para pessoas comuns. Quando existe um descompasso entre as expectativas de uma parte e o que é oferecido pela outra parte pode manifestar-se o caráter nojento. Trata-se de falta de consciência. São os chamados sem noção. Pode acontecer do lado do cliente, que pode estar querendo demais pelo quanto está disposto a pagar ou pode ocorrer do lado do fornecedor, que por não ter noção da concorrência e do que existe no mercado, exige preços abusivos pelos seus produtos ou serviços, demonstrando sua ganância e fome de lucro excessivo. Existem nojentos exigindo garantia para pequenos problemas, nojentos no plano de saúde, que por exemplo vão a todos os médicos mesmo tendo o mesmo diagnóstico 5 vezes, nojentos que querem carros usados como novos, nojentos que querem pagar um aluguel de pinga por uma mansão, nojentos etc etc etc. Ou seja, em todos os momentos em que existe o encontro de duas partes em um negócio qualquer pode surgir o "nojento".
A necessidade de escolher paralelamente a profissão
Observamos que o processo de escolher a profissão é semelhante a escolher a comida em um buffet por quilo: existem tantas opções que as pessoas simplesmente "travam" e a fila não anda !!! Para escolher conscientemente o jovem precisa ser o "super homem" já que são muitas as opções. Ele precisaria conhecer as profissões em profundidade, as possibilidades que o país oferece, aquilo que ele gosta e aquilo que ele faz melhor que os outros e mais uma dúzia de variáveis significativas. Obtemos o auto conhecimento também pela exposição de nós mesmos as mais diversas situações. Tudo se aperfeiçoa com a experiência objetivamente buscada. O contrário acontece onde não existem opções: não existe comparação possível. Existem famílias que não darão a menor possibilidade de seus filhos escolherem profissões não imperiais. Existem pessoas nascidas em condições desfavoráveis que não terão nenhuma chance de alçar grandes voos sociais, exceto no esporte ou nas artes populares. É e sempre foi assim. Eu é que demorei a descobrir . . .
O Professor Indiano de Stanford e o casamento
Pesquisando o título de um artigo meu no Google cai em um artigo da Folha de São Paulo sobre casamento. Um professor indiano que leciona em Stanford descreveu as vantagens do seu casamento ainda na Índia e fez uma reflexão sobre o casamento ocidental norte americano. Ou seja, o professor pode avaliar com profundidade o problema. E a conclusão que ele chegou é que no ocidente o fato de fazer-nos (a maioria) escolhas sequências de esposas nos leva ao fracasso e ao divórcio. O que ele diz acontecer na Índia é em menor escala o que é possível fazer em um site moderno de relacionamentos: você estipula seus critérios. O site seleciona as candidatas aptas. Você manda 200 torpedos. Recebe 10 repostas e passa a conversar com as 10 ao mesmo tempo. E das 10 talvez você selecione uma para conversar pessoalmente. Na Índia a mãe do homem escolhe as mulheres que ele determinou em termos de exigências. Essas mulheres são reunidas em um encontro ao mesmo tempo. O pretendente pode escolher ou rejeitar qualquer uma das pretendentes. É mais ou menos o que acontece com o site com a diferença que o site pode alcançar muito mais pretendentes. Outra diferença é que no site é preciso que as melhores pessoas se interessem por ele. É preciso creditibilidade.
Casamento por amor ou pela matéria
Dinheiro quando não é a coisa mais importante no casamento é a segunda coisa mais importante. Para quem coloca o dinheiro em primeiro lugar o casamento na matéria é a escolha óbvia. Muito comum é praticado na Ásia principalmente e na Europa também. Na Ásia devido provavelmente a pobreza material que existe por lá e na Europa pelo seu passado absolutista, cheio de famílias reais, etc. Na América, em particular nos Estados Unidos, a sociedade de grande porte mais rica do mundo, o casamento por amor é mais comum. Afinal, eles já tem a matéria e fugiram das famílias reais da Inglaterra e receberam milhões de imigrantes. E essa ideologia foi propagada ao mundo pelos filmes de Hollywood. Aqui no Brasil as mulheres, como em toda parte do mundo, tendem a por o dinheiro em primeiro lugar. Alguns homens também fazem isso. E acham que são felizes porque desconhecem o verdadeiro amor. Tem de se contentar com migalhas. Não que quem casa por amor despreze o dinheiro. Essas pessoas simplesmente colocam o dinheiro em segundo lugar.
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Teoricamente toda e qualquer relação precisa ser suportada por um contrato aqui no Brasil
Esse é o Brasil !!! E isso acontece porque aqui tudo muda e, quando muda, as partes resolvem mudar as regras sem aviso prévio. Eu me lembro de uma concessionária que criava um documento provisório enquanto o carro que estava sendo vendido passava de um setor para outro dentro da própria concessionária. Ou seja, formaliza tudo e criava pontos de controle internos !!! Dá próxima vez que eu nascer rico e tiver muitos imóveis caros alugados farei um contrato com a imobiliária sobre direitos e deveres. Quero ver se a imobiliária me acerta como cliente com essas exigências.
A tia e eu
Tenho uma tia com características geminianas: a tia sabe de tudo que acontece no bairro, na igreja, na família, nos processos de herança das viúvas, na vida dos bandidos que vão presos, etc etc etc. A tia não inventa nem é fantasiosa: ela repassa informações que lhe foram confidenciadas pelas próprias pessoas. E como a tia deve fazer isso desde que nasceu, há 78 anos atrás, a tia tem muitas e muitas histórias para contar. Não tem assunto do cotidiano que a tia não conheça, ou seja, tudo aquilo que é comum acontecer na vida de uma pessoa ela conhece: doenças normais (não raras), nascimentos, namoros, casamentos, separações e divórcios, emprego, estudo, aposentadoria e pensão, herança, compra de bens de raiz, prisões. A Tia é uma mandala completa !!!
Uma nova teoria diz que os americanos se divorciam muito por que se casam por amor
No oriente não existe casamento por amor, como no Japão, por exemplo. No oriente não existe mãe solteira porque se uma mulher solteira engravidar ela faz aborto em 100% dos casos. O oriente sempre foi a parte mais pobre materialmente do mundo. Os Estados Unidos são o pais mais rico do mundo. Perdem no quesito renda per capita apenas para alguns pequenos países sem grande expressão em termos populacionais. Portanto a teoria diz que aqueles que superaram a miséria material podem se dar ao luxo de casarem-se por amor. Faz todo sentido na minha opinião. No livro em que estou lendo existe uma frase atribuída ao próprio Maslow que diz que o sexo vivido com emoção (amor) é superior ao sexo pelo sexo, que é praticado pelos animais, por exemplo.
1% poupam o suficiente para pagar um bom plano de saúde até a morte
A maior parte dos segurados por planos de saúde são empregados das empresas privadas ou funcionários públicos graduados. Alguns empresários e profissionais liberais também se preocupam com a saúde. No entanto, o povo depois de se aposentar (exceto funcionários públicos) não tem mais como colaborar para pagar um plano de saúde. Isso acontece porque o plano de saúde consome em média 10% da renda da pessoa. Como custa R$ 1.800,00 por mês para idosos acima de 59 anos é necessário que o idoso tenha renda de R$ 15.000,00 pelo menos. Assim são muito poucos aqueles que podem pagar, chegando a 1% da população. Velhos ricos cuidam bem da sua saúde . . .
Apenas 42% dos brasileiros poupam para a educação dos filhos
É um dos índices mais baixos no mundo. É como me disse um amigo que tem renda entre os 1% mais ricos do Brasil: se eu tiver um milhão para gastar na educação de um filho meu eu gastarei. Se tiver cem mil será o que irei gastar. Ou seja, não tem nenhum planejamento e vai levando no "toque de caixa". Esse amigo não preza nem dá muito valor para educação formal. Sempre me lembro da frase: se você acha a educação cara experimente ser burro !!!
O Brasil está formando um milhão de pessoas no ensino superior por ano
Um milhão de "doutores" por ano !!! E a qualidade desses "doutores" como será ??? O currículo é sempre o mesmo, com todas as suas limitações. Os alunos pouco sabem e frequentam universidades e faculdades particulares em geral, que também não os exigirão muito. As universidades federais também formam poucos em termos relativos. Não é surpreendente, quando analisamos os cursos e os locais onde estão muitas dessas universidades. Quem mais forma são universidades públicas estaduais e municipais. Talvez 20% desses diplomados sejam realmente bem formados. O resto tem o diploma apenas para justificar um aumento de salário ou por uma satisfação pessoal e da família. É engraçado como essas pessoas passam a ser referência nas suas famílias por serem o primeiro "doutor". No ensino superior acho que não vale aquela máxima: da quantidade se extrai a qualidade.
Pessoas que repetem frases que nem um papagaio
Infelizmente com o envelhecimento nossa capacidade cognitiva diminui. E com essa diminuição pessoas que já não eram brilhantes ficam ainda mais patéticas. Uma das condições possíveis é o decréscimo na capacidade de argumentar com inteligência e sabedoria e de manter uma conversa intelectualmente estimulante. Os diálogos podem ficar pobres com essas pessoas repetindo frases superficiais como um papagaio, apenas para justificar seus atos, sem uma reflexão profunda. Lamentável . . .
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Como escolher com sabedoria seu cônjuge
Aqui temos uma questão transcendental: a escolha do cônjuge !!! Começa que o universo de escolha é restrito por uma infinidade de motivos. Para cada pessoa em um grau de evolução diferente é necessário um determinado cônjuge, porque somente aquele indivíduo permitira através da convivência determinado tipo de experiência. E como os indivíduos são tão diferentes quanto seus mapas astrais fica muito complicado decidir. O curto ou longo prazo pode também fazer diferença. Quem melhor estudou o tema foi o Lee e seus 6 tipos amorosos. Seu estudo foi fundamentado sobre o que se escreveu sobre o amor, portanto sobre a manifestação escrita do que as pessoas sentiam. Verbalizar um sentimento permite entendê-lo e é por isso que a pesquisa do Lee é tão aceita e virou referência. É preciso ter consciência desses 6 tipos amorosos no outro e em si mesmo. Também é útil conhecer a mandala astrológica porque ela descreve 12 modos diferentes de ser dos indivíduos. Agora, se fosse, fácil, todos os casais seriam felizes e essa não é a realidade.
Para escolher com sabedoria sua profissão
Você precisaria ser livre, muito bem educado e instruído e ter consciência do que fazem todos os profissionais do mundo em suas profissões. Sabe quando você irá conseguir isso aos 16 ou 17 anos ??? NUNCA !!! É claro que um ou outro conseguirá mas será sempre uma exceção, pelo menos aqui no Brasil e é por isso que aqui é a terra das vocações perdidas. Hoje eu tenho essa consciência mas porque me dediquei a estudar profundamente essa questão. É o tipo de conhecimento útil para um terapeuta vocacional. Alguns amigos tinham essa consciência profissional no momento de escolher sua profissão, Não foi o meu caso, infelizmente.
O ensino superior
Quando eu era criança e as palavras ecoavam na minha mente e "ensino superior" era uma palavra mágica. Ensino era minha praia por ser bom aluno e a palavra superior fazia bem ao ego. Hoje em dia o ensino superior que era para poucos se popularizou. No entanto se muitos agora conseguem entrar nem todos se formam, por uma razão ou outra qualquer. Em famílias mais pobres, ter filhos na faculdade era um grande orgulho e no Brasil sempre houve verdadeiro fascínio pelo "canudo". O que chega ao ensino superior é reflexo daquilo que entra na pré-escola ou no primeiro grau. Como temos a associação como regra e a imitação como máxima, é muito mais fácil para pais intelectuais e ricos incentivarem seus filhos a estudarem e a buscarem o melhor ensino superior. Isso é facilmente verificado em famílias de advogados por exemplo, já que o direito tem as faculdades mais antigas do Brasil. Parecem dinastias. Além do exemplo famílias assim proporcionam dinheiro e tempo para que seus filhos sejam aprovados nas melhores escolas, desde que nasceram, inclusive porque moram nos melhores bairros, onde se instalam as melhores escolas. É claro que sempre existirão exceções mas essas exceções também serão explicáveis e nelas existirão fatores e janelas extemporâneas em geral, como descrito, por exemplo, no livro outliers. No entanto, como me disse um sábio amigo: não posso fazer da exceção a regra e aplicá-la na educação das minhas filhas, porque a probabilidade de obter um bom resultado será minimizada. O paradoxo é fazer tudo certo e não conseguir o resultado esperado, coisa que muitas vezes acontece porque sempre existe o imponderável, tanto para o bem quanto para o mal.
Não haverá solução para a educação dos filhos sem a conscientização dos pais
Há muitos anos atrás eu já havia notado como os pais podiam ser nefastos para a educação dos filhos. A escola não irá resolver o problema da casa da criança. Conheço pessoalmente um caso onde os erros de educação dos filhos do primeiro casamento se repetem no segundo. Diz o Gikovate que os pais fazem associações com os filhos. Uma vez feita essa associação a dissociação é muito mais difícil e na maior parte das vezes simplesmente impossível. O processo se repete na sociedade em geral. É assim porque sempre foi assim e assim me foi ensinado. É por isso que tudo que é diferente é rejeitado e execrado muitas vezes. As pessoas catalogam a tudo e a todos. E existe o Psique du Role também e o modus operandi. Custa muito caro ser eclético em termos evolutivos inclusive. Finalmente o Gikovate diz que a humanidade está evoluindo moralmente graças a informática, pois hoje tudo é filmado e registrado eternamente, o que permite juntar provas para punir a todos os transgressores. Desde o porteiro que risca seu carro no condomínio até fraudes de todo tipo. E nesse ambiente, quem não tiver sido preparado terá menos oportunidades de errar sem ser punido e taxado como ameaça a convivência social sendo devidamente excluído. O Gikovate diz que esse tipo precisa fazer um supletivo para aprender rapidamente como ter maturidade emocional.
Exploro tudo que existe
Todas as fronteiras e além. Tudo que existe e monitoro as notícias para ver se existe alguma novidade que agregue valor as minhas decisões presentes e futuras. Provavelmente existem mais pessoas como eu no mundo mas tenho consciência de que são poucas, porque se fossem muitas eu não conseguiria comprar os livros que compro, por exemplo. Novos assuntos são levados para o dia da fofoca por exemplo. São conversados em almoços com o Luis e raras vezes levados até a Fraternidade. E para cada mente existe uma abordagem diferente, como um camaleão. Isso é ser eclético e é para poucos. A internet e o Face turbinaram esse processo e como tudo é dual e multifacetado existe contestação para tudo.
As pessoas preferem uma má explicação a uma boa dúvida
Para a maior parte das pessoas para aquilo que não existe explicação não há possibilidade de existência. Quando os fatos contradizem a teoria essas pessoas jogam fora os fatos e ficam com a teoria. As pessoas não gostam de dor e ter dúvidas faz sofrer. Por duvida gera medo e medo gera ansiedade e ansiedade gera estresse. A dúvida é fundamental para ser criativo. Tenho um amigo que no discurso estava preparado para a duvida até que houve o fracasso. Então ele mudou de ideia e de comportamento. Fácil falar. Difícil ter competência para suportar o fracasso ou o erro.
Para aprender com o outro tem de ser hacker
É preciso entrar na mente do outro, descobrir como ela funciona e então ver se algo lá serve para nos aprimorar e melhorar. É exatamente isso que eu faço quando encontro uma pessoa nova. Eu procuro conversas intelectualmente estimulantes. O Gikovate faz isso e pode ser por isso que gosto tanto dele: é o meu espelho. Caso eu ache alguma coisa melhor do que eu penso eu rapidamente absorvo e ponho em prática. O Gikovate chama isso de cérebro poroso. E para ter cérebro poroso é preciso saber dissociar. São poucas essas pessoas.
Associar é fácil. Quero ver dissociar.
Segundo o Gikovate associar é fácil até para cachorros. É assim que se "ensina" um animal a não entrar em determinado ambiente. Experimente fazer o contrário: dissociar o medo que você pôs no animal de entrar em determinado ambiente para ver se você consegue. Vale o mesmo para crianças em desenvolvimento. Você pode guiá-las para onde quiser já que o cérebro das mesmas tem plasticidade.
Diz o Gikovate sobre a psicologia e a psiquiatria
Que no começo da sua carreira, por tratar dos aspectos não mórbidos da profissão, ou seja, dos aspectos positivos, somente atendia mulheres. Isso acontecia porque somente as mulheres estavam interessadas em amor, casamento, relacionamento, sexo. Os homens estavam apenas interessados em assuntos profissionais e em futebol. É claro que no caso do lado profissional onde existiam distúrbios e morbidez homens também tornavam-se clientes mas essa não era a área do Gikovate. Com certeza era por isso que o Gikovate escreveu em revistas femininas e apareceu em programas de televisão onde a audiência deveria ser predominantemente feminina.
Existem 5.000 imobiliárias em São Paulo Capital
Esse é o mercado de uma das maiores cidades do mundo. É claro que existe uma média de qualidade dessas imobiliárias e posso lhe dizer que é baixa. O que mais me chama a atenção é que ainda subsistam tão maus empreendedores. Comprei todos os meus imóveis intermediados por imobiliárias e vendi todos diretamente. Tenho muitas ressalvas quanto aos serviços prestados por essa gente.
Como se formam as crenças
Tenho para mim que crenças são coisa de Saturno: acontece algo em determinada momento com a pessoa e ela assume que aquilo irá sempre acontecer e é a "verdade universal". E assim a pessoa vai acreditando que é o mundo é como ela vivenciou. Perde a capacidade de afastar-se do acontecido e fazer uma avaliação isenta e relativizada. Uma criança por ser frágil e desprotegida pode ser agredida por adultos e traumatizada. E é como essa criança que a pessoa irá vivenciar novamente esse trauma eternamente muita vezes. Talvez Geminianos sejam aqueles que mais rapidamente passam por esses traumas e os deixam para trás. Afinal são do ar, duais e mutáveis. É como eu digo: Hermes (Mercúrio) era o mais esperto filho de Zeus (Júpiter) e o único que fazia a comunicação entre o Olimpo, a Terra e o Inferno. Querer a mesma capacidade dos demais é querer demais . . .
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Quando eu mudei da penultima vez
Quando eu mudei da penúltima vez eu ainda era casado com a primeira mulher. E nessa mudança pude constatar "in loco" que o que eu mais tinha eram livros e o que ela mais tinha eram sapatos !!! Outro dia percebi que isso era tão comum que na internet apareceu um anúncio de um homem dizendo: caso você encontre uma mulher que tenha mais livros que sapatos case com ela !!! Ótimo conselho porque significa que a vaidade dela é menor que sua inteligência, pelo menos na teoria !!!
Houve uma época que ser rico não te trazia tantas vantagens no Brasil
Essa época sou quando pobres e ricos frequentavam a mesma escola pública. Quando não haviam tantos objetos de consumo conspícuos. Quando ricos e pobres morriam das mesmas doenças. Ricos podiam ter um carro (e os pobres nenhum) e os ricos poderiam morar em uma casa maior. Além disso os muitos ricos poderiam viajar para o exterior. E é claro, os ricos podiam ter empregado domésticos e isso sempre continuou igual. Segundo o Gikovate, nessa época as pessoas se preocupavam em ser alguma coisa e os industriais em produzir algo. Hoje em dia importa ter e como muitos tem, é preciso ter o que poucos tem. É dessa forma que ser reconhecido como rico implica em ter gastos irracionais, muitas vezes apenas para exibir-se aos outros como forma de vaidade, soberba e poder. E assim caminhamos aqui no meu atrasado Brasil . . .
A contabilidade do Gikovate
A conta da felicidade do Gikovate diz que quando tudo dá certo a pessoa desenvolve o "medo da felicidade" e se auto sabota. Segundo ele é fácil ser realizado no trabalho e frustrado no amor porque a soma dá "zero". Ele quer ver ser realizado profissionalmente, afetivamente, espiritualmente, fisicamente e não ter medo. Diz inclusive que existem ditados como "sorte no jogo azar no amor", por exemplo. Seria a vingança dos deuses contra aquele que é mais bem sucedido nas várias áreas existentes.
A lei de Sagitário
Um dos defeitos dos Sagitarianos é criar a sua própria lei. Ou seja, fazem o que lhes convém e buscam uma justificativa para cada um dos seus atos na "jurisprudência". Sagitário tem outros defeitos, como ser hipócrita. Ainda ontem houve um confronto entre uma sagitariana e eu. O duelo foi no campo das palavras e das ideias e, modéstia a parte, quem for sincero precisa reconhecer que eu venci. Não é fácil lidar com ignorantes e é mais difícil lidar com ignorantes que pensam que sabem e que tem razão. O que mais aconteceu nesse debate foram julgamentos. E aqui vale a pena reproduzir uma das leis do espírito: "Seja juiz apenas das tuas ações; unicamente a Deus compete julgar."
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Carros broxantes
Carros broxantes são baratos, pelados, com rodas e pneus mais sem graça que existem e mais baratos. São vendidos aos montes pela Fiat e pela Volkswagen. Sua finalidade é servir apenas de condução. São tão brochantes que novo ou usado é a mesma coisa. Podem ser comprados nas lojas da Localiza que vive de revendê-los. Para deixar o carro na garagem e andar de metrô para trabalhar. Para quem prefere momentos efêmeros ao realizar viagens anuais de férias. Para quem não tem afinidade nenhuma com carros que dão tesão. Já foi provado que é muito melhor para a saúde mental de quem trabalha muito fazer viagens curtas de final de semana o ano inteiro: temos 52 finais de semana e porque não viajar 52 vezes para o litoral aqui de São Paulo ??? Muito mais inteligente. Porque não investir em um carro mais luxoso que você irá "vestir" todos os dias ??? No qual você irá acelerar e sentir o contato e o cheiro ??? Para quem curte até o preço abusivo dos pneus pode compensar. Existem pessoas que adoram gastar seu dinheiro com Iphones, Ipads, etc. Existem pessoas que gastam com roupas e sapatos. Outros com casas grandes. Eu sou um caso todo especial porque sou a exceção da exceção. Não me canso mais portanto não preciso viajar todo final de semana para a praia. Não preciso de celular caro porque a mulher tem um mas preciso de um carro que me faça sentir vivo. Não que faça grandes viagens mas porque uso todo dia e gosto e também porque meu atual caro é bom e distinto.
A disciplina proporciona exito aos fracos
Que verdade sublime !!! A frase veio de um site do exército e é atribuída a George Washington. Todo exército é composto de fracos: a media da população é sempre fraca. Fraca fisicamente, fraca intelectualmente, fraca moralmente muitas vezes. E é essa gente que entra no exército, já que estamos interessados em quantidade: são milhares de recrutas. E o exército disponibiliza funções em quantidades compatíveis com o contingente que recebe. Agora podemos olhar para a população em geral: a maior parte é fraca: estuda em escolas públicas com péssimos professores e condições de infraestrutura precária. Seus pais são a maior parte das vezes ignorantes. Não sabem uma segunda língua como inglês. Não irão cursar uma universidade de renome. Não conhecem ninguém para indicá-los a um emprego melhor. Não tem condições de passar em um concurso público concorrido, Ou seja, caso queiram vencer no mundo material será pela persistência e pelo avanço lento e é aqui que entra a disciplina: somente com ela é que conseguiram persistir ante as dificuldades e obter sucesso. Será que o pensamento inverso é verdadeiro ? A indisciplina seria para os fortes ? A vida errante, a novidade, a ousadia, a experimentação, a exploração de novos horizontes, a descoberta, a inovação, a revolução, tudo aquilo que Urano significa, seria para os fortes, Faz todo sentido. O fraco se encolhe e caga nas calças, nunca se arrisca e ante o primeiro revés se recolhe. O segundo casamento é para os fortes. Descer ao inferno (inconsciente) e voltar é para os fortes. Ser original é para os fortes. Ser autodidata é para os fortes. Ser sábio também. Idem ser livre de neuroses limitadoras. Pena que não existam muitos fortes, em qualquer sentido . . .
Comparador de ofertas de supermercados
Novidade na rede !!! Um site que publica e organiza todos os folhetos de ofertas dos supermercados da grande São Paulo !!! Imagine um maluco que pegue todos esses folhetos e que vá por exemplo no Carrefour que cobre a diferença na hora no caixa: como ele compra tudo de uma compra normal exigirá a correção de dezenas ou centenas de itens, barrando o fluxo de pessoas que desejam passar no caixa por talvez horas !!! O Olavo encontrou um animal desses uma vez no supermercado: é o limite do egoísmo: prejudicar a todos os outros clientes para ganhar quem sabe R$ 20,00 ou R$ 30,00 em uma compra de R$ 300,00 ou R$ 400,00. As margens dos supermercados são pequenas. Por isso nenhum deles dá um grande desconto em um item, salvo alguma grande promoção onde venderão com prejuízo. Economizar em supermercado é para um tipo de mão de vaca extremo: para quem o próprio tempo vale muito pouco. Triste que exista gente assim.
Clientes Private
Para ser um cliente "private" você precisa de um milhão até cinco milhões em investimentos financeiros, dependendo do critério do agente financeiro. De qualquer maneira, matéria do Valor Econômico dizia que temos cerca de 55 mil clientes private no Brasil. Também dizia que o crescimento do número de clientes dessa categoria era de cerca 871 no primeiro semestre deste ano e que esse número aumenta quando existem fusões e aquisições de empresas aqui no Brasil. A estratégia dos bancos é então garimpar novos clientes private entre seus correntistas mais abonados. Para o banco que aplica o voto de pareto em seus negócios é claro que os clientes private devem dar maior retorno que os pés rapados que são em geral os brasileiros "normais". Quem tem imóveis em grandes cidades como São Paulo e que decida desfazer-se dos mesmos pode tornar-se um cliente private do dia para a noite. Isso em geral não acontece porque a pessoa geralmente mora nesse imóvel de valor elevado e ele somente é vendido em inventários onde em geral temos mais de um herdeiro. Já com empresas a coisa pode acontecer ainda em vida do empreendedor ou empresário podendo ser realmente algo com maior demanda.
Venda de produtos roubados em sites
Por incrível que pareça existem pessoas que vendem objetos roubados, em geral produtos de tecnologia, em sites de livre comércio. Como existem pessoas vendendo existem pessoas comprando. Esse tipo de comércio lembra-me um fato da minha adolescência: pessoas que compravam tênis All Star usados !!! O tênis All Star era uma porcaria, de lona, vendido a preço de banana nos Estados Unidos. Só que aqui no Brasil era o must exibir um deles porque em teoria a pessoa tinha viajado ao exterior para comprá-lo, o que era para muito poucos devido ao preço. Acontece que já naquela época nos tínhamos tênis de couro muito bons aqui no Brasil, em tudo superiores ao tal do All Star mas mesmo assim haviam compradores para All Star usados. Tempos depois esse tipo de tênis passou a ser fabricado aqui no Brasil e assim como nos Estados Unidos passou a ser o mais barato do mercado. Hoje vejo o mesmo acontecendo com os produtos da Apple: pessoas preferem comprar um deles usado (ou roubado) ao invés de comprar algum concorrente novo. Percebo que o povo aqui no Brasil não aprendeu nada nesses últimos 35 anos . . .
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Chefes autoritários
Chefes autoritários podem até conseguir resultados mas serão odiados. Um chefe pode não ser um líder. Chefes autoritários em geral são pessoas necessárias quando os seus subordinados são primitivos. É a figura do capataz, do chefe do mato que perseguia escravos fujões. Quanto mais desenvolvidos os subordinados menor é a necessidade do chefe e maior autonomia esse subordinado tem. Sempre trabalhei com pessoas de nível superior, teoricamente mais civilizadas e esclarecidas. No mundo do salário assalariado o segundo grau ainda é dominante mas o número de pessoas com nível superior aumentou muito. Com isso a disputa pelos melhores empregos aumentou muito e teoricamente somente os melhor preparados e adaptados conseguirão esses empregos se mantendo nos mesmos.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Estresse
Estresse é uma reação de angustia que tem origem em um medo muito grande. Estamos estressados quando temos de tomar decisões por exemplo, porque toda decisão em geral é dual: tem um lado positivo e um negativo. Pessoas conscientes são geralmente mais ansiosas porque sabem o que pode acontecer e antecipam as consequências. Pessoas que ganham altos salários em ambientes competitivos como executivos de multinacionais. Pessoas que não tem padrinhos no serviço e que estão a merce do ataque de seus inimigos. Pessoas que não tem o currículo perfeito e que podem ser rejeitadas em um processo de seleção aberto. Existe uma escala graduada do estresse a que as pessoas são submetidas mas somente pessoas inteligentes e conscientes sabem disso. O limite do estresse e da ansiedade é a síndrome do pânico. O estresse é altamente prejudicial a produtividade e a própria saúde da pessoa. Há quem diga que todas as doenças tem origem no estresse.
Queimar o filme
A pessoa queima o filme quando comete uma gafe imperdoável pelo outro. É aquela ação que é um divisor de águas: antes e depois dela fica bem definido. Você pode queimar o filme com parentes, com familiares, com amigos, com colegas, com chefes, com fornecedores, com clientes, com empregados, com seus vizinhos. Ou seja, com qualquer um com quem você mantenha algum relacionamento. Sozinho você não queimará o filme com ninguém. Queimar o filme é revelar o que você pensa quando o que você pensa é alguma besteira, por exemplo. Outras vezes é humilhar o outro. Outras ainda é bater de frente com a vaidade de alguém. De qualquer forma o resultado é sempre o mesmo: término dos vínculos.
O efeito broxante
Já havia sentido antes mas não tive consciência plena dele. Agora aconteceu de forma intensa: o efeito broxante !!! Ele acontece quando as suas expectativas são muito discrepantes das expectativas do outro, mais ou menos como em uma tentativa de paquera, onde você acha que esta a altura das pretensões da sua candidata e ela no momento da abordagem te humilha e esnoba, dando um fora grosseiro. Outra situação é na procura de um emprego quando seu último emprego era o melhor do mundo: pagava bem, o local de trabalho era perto da sua casa e ótimo, você já dominava o serviço e então a sua nova empresa vai te pagar menos, fica longe, você vai ter de se adaptar, etc. Empregadores querem que seus empregados achem que eles são a sétima maravilha do mundo. Nesse momento o efeito broxante atua de novo. Recentemente aconteceu de novo na compra de uns móveis: achei que minha oferta era maravilhosa e justa e o outro lado deu me uma banana, achando que podia conseguir mais dinheiro no mercado. Depois de não conseguir o que achava que conseguiria, o efeito broxante me atingiu em cheio: sentimento do tipo: não quis antes porque achava que estava com a bola toda e agora vem atrás ? A reação é dar uma banana para esse vendedor. Podemos ver claramente duas situações distintas: você quer muito algo porque necessita por algum motivo. Nessa situação você pode até se humilhar e aceitar condições imorais impostas pelo outro. Outra situação é quando você vai simplesmente melhorar uma condição, sem ter necessidade mortal efetiva de comprar o que está sendo vendido. Isso acontece quando existem outras aplicações interessantes para o seu dinheiro. Nessa situação em geral não se aceita humilhações. A economia e o mercado, além dos trunfos que alguém tenha na mão podem definir quem está com a bola toda.
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Os riscos na compra de imóveis de empresas
Mais uma matéria mostrando a necessidade de pedir uma certidão vintenária do imóvel que você pretende comprar: caso seja de uma empresa o risco aumenta porque empresas podem ser processadas por até 20 anos. E segundo li, um juiz pode arrestar o imóvel mesmo que ele tenha sido vendido para duas ou três pessoas após ter pertencido a empresa. E qual empresa no Brasil não tem processos ??? Eu estou me lembrando da venda do prédio da Kodak para o Carrefour. A Kodak tinha montes de processos e com certeza muitos ainda estão em andamento. Será que houve risco nessa transação ???
A produção cultural de uma época eterniza aquele momento
É assim com as pinturas. Com os filmes do cinema. Com os livros e a literatura. Com as esculturas. Com a música. Com as construções arquitetônicas. Com as danças. E com o teatro. Essas são as artes tradicionais. Quadrinhos. Jogos de computador e arte digital são a produção cultural dos novos tempos. Lembrando o livro A Filosofia da Arte a origem da arte é a verdade e o seu resultado nunca está dissociado da beleza. Van Gogh é agora eterno. Klimt também. Adão nos quadrinhos também será assim como Machado de Assis. E tudo irá terminar em algum museu pelo mundo ou em coleções particulares. Podemos dizer que 2% das pessoas são artistas. E não podemos confundir arte popular com os demais tipos de arte. A vantagem é que com a internet podemos ter acesso instantâneo e em qualquer lugar a praticamente todo tipo de arte.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Como ficar rico no Brasil
Como assalariado é muito difícil, mesmo trabalhando em grandes empresas multinacionais e ganhando bem. Como profissional liberal é possível, desde que ganhe muito pela sua hora de trabalho e trabalhe muito. Para atingir esse nível terá de se destacar no meio dos demais profissionais liberais por algo insubstituível, como a equipe de um neurocirurgião renomado que opera no Sírio Libanês. Como comerciante é possível, como no caso dos donos de construtoras nesses últimos anos em que a oferta de crédito permitiu que o valor dos imóveis dobrassem de preço. Outras possibilidades são ser dono de redes de concessionárias de veículos ou dono de redes regionais de supermercados. Ou dono de cartórios. Alguns cargos públicos também permitem enriquecer lícita ou ilicitamente. Vencedores do show business e jogadores de futebol também. Como podemos observar, ser milionário no Brasil não é muito fácil ou diferente de outros lugares no mundo. A diferença é que em países como os Estados Unidos uma grande parte das pessoas tem uma vida de classe média rica ao contrário do Brasil, onde existem legiões de pobres e um governo que abocanha 40% do PIB.
Quando os papeis maritais eram rígidos e ditatoriais
Nesse estágio do desenvolvimento humano o que acontece é que a repressão dos impulsos os faz serem lançados no inconsciente. E no inconsciente eles irão causar problemas na vida dessa pessoa. de todo tipo, quer sejam neuroses, fobias, ansiedade, depressão, etc. Ou seja, vão escravizar essa pessoa eternamente. Quantos tem uma visão holística de seus filhos ou do seu relacionamento ??? Quantos são conscientes das consequências de suas ações presentes ??? Quantos não erram pensando estarem acertando ??? Quantos não tem crenças obsoletas guiando seus passos ???
Inteligência e estupidez
Quanto mais inteligente você é, mais você sente que estupidez machuca (Nunca machuca se você é estupido, porque você só consegue perceber isso se você for inteligente).
É querer demais que certas pessoas tenham consciência
Como diz a sábia frase: a consciência é a última e mais tardia parte desenvolvida pela vida orgânica. E por isso mesmo é a parte mais frágil e menos arrematada dela. Imagine a situação que chegou um tio no interior: com 10 imóveis e nenhum herdeiro universal que cuide dele até a morte e em troca fique com o que restar da herança. São feitos apenas 7.000 testamentos por ano aqui em São Paulo. Apenas por esse número percebemos o quão pouco esse instrumento é conhecido e usado. Além disso, vamos analisar a fragilidade e a incompetência das pessoas em identificar quem é confiável ou não. Talvez mulheres sejam mais espertas que os homens nesse sentido mas são os homens em geral que acumulam o maior patrimônio. Quantos tem consciência de que na vida você dá início a projetos, acumula resultados e depois tem de distribuir o que acumulou. Essa é a regra da natureza e o homem e seus bens não fogem a ela. Caso você precise de alguém competente e confiável para fazer um testamento deve ser muito sábio na escolha. E você deve em vida, com tempo e paciência, buscar essa pessoa tal qual alguém contrata um profissional importante. Como da quantidade podemos extrair a qualidade, quem tiver mais parentes e amigos poderá efetuar mais testes e mais perguntas. Quanto menor o traquejo social que essa pessoa tiver, ou seja, quanto menos contatos preparados tiver, maior a probabilidade de escolher errado. Isso normalmente acontecerá com quem for de classe social inferior porque suas amizades de infância e demais familiares poderão não ser qualificados. Talvez nem um sobrinho ou sobrinha tenham condições, tendo de recorrer a um sobrinho(a) neto(a). No âmbito das minhas amizades provavelmente o L seria eticamente a pessoa mais indicada e o O o mais prático. Eu me lembro das restrições que os psicólogos tem entre buscar soluções para problemas com os amigos. Nem todos tem amigos capacitados. Portanto é querer demais que pessoas como o tio tivessem feito diferente. É querer demais que para uma situação dessa fosse escolhida uma solução ótima. E como bem foi dito: é um tremendo sofrimento ter muito saber e pouco poder . . .
O povo quer sangue - a escolha do síndico punitivo
Comentário na CBN sobre condomínio: cenário eleição de síndico. Candidato 1: o conciliador, adepto da negociação, da conversa e das festas. Candidato 2: serei um general, errou não vai ter perdão, as regras deverão ser seguidas a risca, punição será a ordem. Resultado: candidato no 2 ganhou com 85% dos votos. Ou seja. o povo adora a punição - dos outros. Como disse o Márcio: as pessoas hoje em dia são mais egoístas e imediatistas. A consequência é que a convivência fica cada vez mais difícil e os conflitos serão mais frequentes.
A demência e a longevidade
Ontem ouvindo o Divã do Gikovate foi mencionado que os dementes devidamente cuidados vivem muitos e muitos anos. Isso aconteceria porque não teriam como cometer excessos que prejudicam a saúde, são acompanhados por enfermeiros e médicos, tem alimentação balanceada. Tenho observado essa realidade descrita pelo Gikovate. A morte vem em função da falência múltipla dos órgãos muitas vezes. Vários sobrevivem anos com sondas no estomago. Não correm o risco de terem ataques cardíacos provocados por emoções fortes. Resta o câncer, que está relacionado a idades avançadas. Mas o câncer mata proporcionalmente muito menos pessoas que os problemas cardíacos, que por sua vez estão ligados a hábitos de vida nefastos, que geram colesterol alto, diabetes, obesidade. Tenho acompanhado vários doentes com demência, todos magros e com bons exames de sangue: realmente estão durando muito.
Artes e sua classificação
- 1ª Arte - Música (som);
- 2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);
- 3ª Arte - Pintura (cor);
- 4ª Arte - Escultura/Arquitetura (volume);
- 5ª Arte - Teatro (representação);
- 6ª Arte - Literatura (palavra);
- 7ª Arte - Cinema(integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª).
Outras formas expressivas também consideradas artes foram posteriores adicionadas à numeração proposta pelo manifesto nota 1 3 4 5 :
- 8ª Arte - Fotografia (imagem) 6 ;
- 9ª Arte - Banda desenhada (cor, palavra, imagem) 2 ;
- 10ª Arte - Jogos eletrônicos (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somado a 11ª, porém no mínimo, ele integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte somadas a 11ª desde a Terceira Geração);
- 11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).
Assinar:
Postagens (Atom)