Muitas pessoas confundem parentes com amigos. Pode acontecer ou não. Parentes podem ser apenas colegas, pessoas que tem algum interesse em comum com você. Amigos são pessoas especiais e que são tão importantes que sua existência na vida de uma pessoa pode significar o fator mais importante na extensão da expectativa de vida. Parentes todos tem. Amigos verdadeiros poucas pessoas tem . . .
sábado, 31 de agosto de 2013
Médico motivado precisa de condições para trabalhar
É exatamente igual ao professor. É preciso dar condições para o médico atuar. Sem condições ele vira quase um curandeiro. E manter curandeiros ou feiticeiros sai muito mais barato . . .
1 entre cada 4 obesos é saudável
Li essa estatística hoje em uma matéria da super interessante. Diz a matéria que 1 em cada 4 obesos tem seus exames dentro da normalidade. Embora essa seja uma boa notícia, a má notícia é que os gordos em geral podem ter problemas com articulações, em particular com o joelho, onde são apresentados problemas de 4 a 5 vezes a mais. Tenho um amigo que não escapou da cirurgia do joelho. Ele é obeso e grande, muito grande . . .
Professor motivado precisa ter condições de ensinar
Vale para professores também: quer aulas bem dadas ? as dê você mesmo ou então pague bem por elas. Não se iluda: professor não é o super homem. Nem a lei exige que sejamos heróis. Não dê condições, ou seja, não forneça local adequado, facilidades pedagógicas, livros, instalações confortáveis e adequadas ao clima e pague bem o professor e você terá a qualidade baixíssima de ensino que temos aqui no Brasil. E com alunos que sabem pouco teremos todo tipo de dificuldade com mão de obra. Ficaremos reféns de todo tipo de erro, nas mãos de péssimos profissionais. Bons professores são insubstituíveis. Bons pais, educados e conscientes também.
Saúde = física, mental e social
Fisicamente é o mais obvio. Mentalmente já é mais sutil. E socialmente poucos se salvam, mesmo porque nossa sociedade não ajuda. Quase todos médicos se preocupam com o físico. Alguns tem grande capital simbólico como médicos psiquiatras. Esses são aqueles que se preocupam com a saúde mental dos indivíduos. E a saúde social pode ser medida pelo número de amigos que você tem, por aqueles que realmente se interessam por você, por aqueles que te ajudam e não por aqueles que simplesmente estão ao seu lado e não significam nada. Esses podem ser simples colegas ou outras pessoas com as quais temos relacionamentos comerciais superficiais.
A estratégia e a necessidade de switch nas relações amorosas
Para conquistar alguém é preciso o homem ser bem humorado e extrovertido, porque as mulheres nunca irão se oferecer a ele por princípio. Praticamente toda humanidade é vaidosa em particular as mulheres. E mulher adora quando o homem chega junto e mostra real interesse nela. Aliais existem mulheres que se satisfazem com isso e simplesmente não querem mais nada dos relacionamentos com o sexo oposto: gostam de sentir essa excitação de serem desejadas e isso lhes basta. Continuando a estratégia de abordagem do sexo oposto o homem que conseguiu atrair a atenção da mulher que lhe interessa caso deseje algo mais que uma relação casual devera em algum momento mudar seu comportamento e mostrar-se sério e responsável, desejoso de aproveitar os genes da escolhida para formar uma família. Da mesma forma, a mulher devera mudar seu comportamento, de simples alvo de galanteios e elogios para uma mulher séria, disposta a trabalhar duro para a manutenção de um casamento, sendo flexível e provendo os ajustes necessários, mostrando capacidade de contribuir efetivamente e não apenas receber. Bem, essa é a teoria de uma conquista e de um casamento bem sucedido e de longa duração, coisa que parece ser cada vez mais rara.
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Infelizmente não existem garantias absolutas
Essa é a verdade. Não existem garantias absolutas mas a racionalidade, a imparcialidade e a busca da verdade devem sempre nos orientar. Assim sendo é racional esperar que alguém nascido em uma boa família com valores cristãos tenha mais probabilidade de ser uma pessoa ética no seu comportamento em relação aos outros. Essa seria a ideia por trás de um casamento entre irmãos da Fraternidade, por exemplo. Existe racionalidade em imaginar que alguém que passou no vestibular mais concorrido do Brasil é mais inteligente que os demais e portanto, em teoria, está mais apto a ganhar dinheiro e evitar perdas. De novo essa é apenas uma hipótese mas cuja correlação é provavelmente positiva. No entanto ela não prova nada sobre o caráter desse aluno inteligente. Aqui talvez a escolha da profissão diga mais a esse respeito. Além disso existem pessoas idealistas no momento em que entram na Universidade mas que são corrompidas ao longo de suas carreiras pelo "lado negro da força". Essa é a diferença entre a teoria e a prática. Mesmo nas melhores famílias existem problemas, o que se dirá nas piores !!!
62% dos clientes recomendam a Caixa Econômica Federal
Não precisa dizer mais nada !!! Quando você recomenda é porque você confia e está satisfeito. O inverso também é verdade: quem não está satisfeito mete o pau e fala mal para centas pessoas. Vale para tudo, pessoas, produtos e serviços. Ficar trocando de fornecedores é um processo as vezes arriscado e dispendioso. Geralmente somente fazemos isso quando é necessário, ainda mais em um país como o Brasil.
A ciência e a moral
Pesquisas comprovam que as pessoas envolvidas com a ciência são moralmente superiores as demais. Como a engenharia é a profissão mais relacionada a ciência , fazendo parte das ciências exatas, podemos supor que os engenheiros são moralmente superiores aos demais profissionais. Por isso talvez não seja simples coincidência que a Fraternidade seja administrada e basicamente composta por engenheiros. Não temos advogados, promotores, juízes e nem médicos, dentistas ou administradores atuantes, salvo uma ou outra exceção. Veja como todo conhecimento converge. Minha tese de ser eleito presidente e chamar todos engenheiros da Poli que quisessem ocupar os cargos de confiança é totalmente lógica e inclusive foi adotada na China.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Mais um caso agora em São Gonçalo
Só matando. É assim que se resolvem alguns problemas de separações e divórcios. Incautos acham que a polícia ou a justiça irá resolver seus problemas, que haverá justiça, que deveria haver meritocracia. Doce ilusão !!! Nossa sociedade é burra e facilmente manipulável. Pessoas são falhas e processos idem. Esqueça !!! você mora no Brasil e o Brasil não é o lugar mais avançado do mundo e muito menos os brasileiros são os mais evoluídos dos povos. Você pode ser o mais avançado, justo e ético dos homens mas a merda dos outros irá lhe alcançar caso você more em um país atrasado. É previsível e inevitável. Aguarde . . .
Porque temos tantos líderes incompetentes
Dr. Tomas Chamorro-Premuzic, uma autoridade internacional em personalidade e Professor de Administração na University College London, escreve um interessante estudo na Harvard Business Review, “Por que Tantos Incompetentes Se Tornam Líderes?”.
E o resumo executivo deste artigo, que vale a pena ser lido na íntegra aqui, é que nós inadvertidamente os escolhemos como líderes.
Nossos jornalistas os escolhem para serem entrevistados, nossos políticos os escolhem para serem assessores quando candidatos e lhes dão cargos quando eleitos. Nós também assistimos suas palestras e seus vídeos no You Tube.
Explica porque não elegemos pessoas administrativamente competentes para nos governar, e pelo jeito fazemos pior, elegemos deliberadamente os incompetentes.
Como isto é possível?
Na opinião de Dr. Tomas Chamorro-Premuzic isto é devido a nossa inabilidade como sociedade, em distinguir competência e autoconfiança.
Pessoas em geral, jornalistas e políticos em particular, normalmente confundem confiança com competência.
As pessoas que falam bem, que se mostram “inteligentes”, que são incisivas, que jamais mostram dúvidas ou indecisões, que parecem saber de tudo, são consideradas líderes potenciais.
Isto é comprovado em pesquisas onde um líder morre subitamente, e o grupo acaba elegendo às pressas normalmente um líder que é centralizado em si mesmo, superconfiante e narcisista.
Isto explica, diz Dr. Tomas, a preponderância de homens líderes no mundo todo, porque os homens realmente acreditam que são mais inteligentes do que as mulheres.
Só que arrogância e superconfiança são inversamente proporcionais a boa liderança e a habilidade de criar e manter uma equipe coesa e eficiente.
Inclusive o líder deve ser capaz de convencer a equipe a deixar de lado suas agendas pessoais e trabalhar para o sucesso do grupo.
Os melhores líderes, e milhares de estudos comprovam isto, são aqueles mais humildes que permitem que os outros apareçam, que são conhecidos por ouvir mais do que falar, e que jamais dizem coisas exageradas para assustar ou para manipular os outros.
E são justamente estas pessoas que o Brasil, por falta de QA, Quociente Administrativo, ignora.
Nossos jornais e revistas preferem os Arnaldos Jabors ou Diogos Mainardis, de estilo de liderança histriônicos, que ganham pontos por serem inteligentes, exagerados nas suas acusações, arrogantes e que parecem saber de quase tudo.
Isto explica também porque as mulheres acabam não sendo escolhidas para postos de liderança, e acabam ganhando menos.
O maior erro que uma mulher pode fazer nestas horas é adotar o estilo masculino da arrogância, de não ouvir ninguém, ser dura e cruel para com sua equipe, como a Dilma está fazendo. É um erro brutal, vai contra tudo que sabemos de Administração Eficiente.
Elas adotam esta postura masculina por medo de parecerem fracas, quando estão na realidade dando um tiro no pé na organização que comandam.
Margaret Thatcher sobressaiu-se justamente pela sua arrogância e autoconfiança, mas foi justamente estas características que acataram o fim de sua carreira política.
Sociedades com QA baixo, escolhem seus líderes por critérios psicológicos e emocionais, e não por critérios de liderança administrativa.
Por isto, países “emocionais” como Itália e Argentina sempre serão geridos por incompetentes, deliberadamente escolhidos pela sociedade.
Pena que no Brasil gastamos praticamente nada em Pesquisas Administrativas, que resulta numa sociedade de QA praticamente zero.
Estamos lentamente caminhando na direção da Argentina e Itália.
Os livros do Dr. Tomas são estes:
E, sugiro que Faculdades de Economia, Engenharia, Advocacia, Filosofia, Ciências Políticas e Administração comecem a adotá-los.
Algo Para Se Pensar.
A educação média no Brasil é muito ruim
A nossa educação é na média muito ruim. Com isso, na média, tudo aqui no Brasil é precário e sujeito a todo tipo de falha e problema. É por isso que a próxima crise aqui no Brasil é previsível. E é por isso que temos apenas ilhas de excelência em todos os setores importantes e estratégicos. Temos ilhas na educação como cursos de elite na USP. Temos ilhas na saúde, como os Hospitais Sírio Libanês e outros. Temos ilhas de excelência como empresas privadas multinacionais ou não, que são excelentes lugares para se trabalhar. Temos excelentes profissionais liberais mas são exceções é claro. Temos empresários e empreendedores honestos também. Só não sei quantos . . . Para nos defender aqui no Brasil é preciso contratar os líderes de mercado em tudo ou então aqueles que querem se tornar os futuros líderes. Em setores em que existe necessidade de tecnologia avançada ou então em setores em que expertise é fundamental é preciso saber escolher e pagar o preço.
O investimento em banca de jornais
Houve uma época em que eu ainda estava doente. Nessa época fiz um curso no SEBRAE para ser empresário, dono de banca de jornais. Faz uns 10 anos. Hoje saiu a notícia que as bancas de jornais são um negócio em declínio, com milhares fechando aqui em São Paulo. Ser um empreendedor de sucesso não é realmente fácil e eu acho que apesar das estatísticas dizerem o contrário, a maioria só entra nessa por não ter opção melhor, por necessidade ou por não saber bem o que está fazendo e o que vai enfrentar, tipo, entrei de gaiato num navio . . .
Um homem que quer fazer algo vale por dez que fazem por obrigação
Essa é a grande verdade !!! Aquele que realmente quer fazer algo, que vai com sede ao pote, que está motivado, esse tem a força de um leão. Aqueles que fazem porque tem de fazer ou porque não tem outra opção melhor, esses vão empurrados e seus esforços são pífios. É preciso boa vontade, dedicação e comprometimento. Primeiro nos estudos e depois na vida pessoal e profissional. E é claro, contar com santo forte para enfrentar a inveja dos nossos conviventes chamados de humanos . . .
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Observe os amigos do seu namorado
Caso os amigos do seu namorado parecerem idiotas existe uma grande possibilidade dele também ser idiota. Este é um coronário do ditado "Dize-me com quem andas que eu te direi quem és !!!".
Quem paga mais é mais exigente
Essa regra vale tanto para o consumidor quanto para o empregador. Ninguém quer pagar caro e ser mal atendido e essa situação não é sustentável no longo prazo, exceto em intervenções judiciais. A mesma coisa acontece com o empregador, exceto quando o patrão é o governo. Sempre existe uma situação de equilíbrio para onde convergem os preços e os salários. É por isso que as empresas fazem benchmarking, que é uma forma defensiva de ajustar-se ao mercado. As exigências do governo são tantas que as empresas as vezes oferecem dois preços: em conformidade com todas as exigências e sem essa premissa.
Leitura em Minas Gerais
Minas Gerais é um estado que lê. E o que leem os mineiros ? Em primeiro lugar a Bíblia. Em segundo lugar livros didáticos e para didáticos. Em terceiro lugar romances e literatura. Percebemos que livros de ciências não são os mais procurados nem livros de neurociências ou psicologia. Podemos concluir que muito do que é feito no Brasil é fundamentado no como e não no porque. Para que pensar se eu não sou obrigado é o que a maior parte das pessoas faz.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
A ditadura da moda
Seja diferente e você será duramente criticado por aqueles que seguem a moda. A não ser que você seja famoso pois aí você estará na vanguarda, lançando a moda. Vale para tudo. As pessoas que seguem a moda se identificam entre si e dão valor a essa característica. Juntam-se em uma tribo e tem por esporte falar mal daqueles que não seguem a mesma moda, o que os une mais ainda. A moda pode ser criada e propagada pelos meios de comunicação e como nada se cria e tudo se copia a moda é cíclica, sempre volta. No campo das roupas a moda pode ser criada em Milão e copiada pela coreana da José Paulino no dia seguinte e três dias depois estará na vitrine dessa mesma rua. Eu sempre tive personalidade e nunca segui moda nenhuma. Muitas mulheres gostam de moda. A moda faz com que as pessoas tenham de gastar eternamente para "adequar-se". Como bom participe de um signo fixo eu gostaria que tudo fosse eterno e imutável e que as regras fossem escritas na pedra . . .
Grandes artistas, esportistas e milionários nem sempre são bons exemplos
É incrível mas é verdade. Grandes artistas, esportistas e milionários em geral nem sempre são exemplos morais a serem seguidos. Os jornais e revistas adoram quando esses personagens cometem seus deslizes morais de todo tipo porque vendem milhares de exemplares. As pessoas imaginam que porque alguém se destaca em algum aspecto também será um primor em todas as áreas. Nada mais enganoso que isso. Muitos desses personagens tem muito tempo ocioso e como não sabem como aproveitá-lo se envolvem no uso de drogas, por exemplo. Essa é em geral a razão para que eles morram jovens. Já li que os intelectuais nem sempre se salvam porque muitas vezes não são os ungidos que se imaginam. Como são maravilhosas as pessoas que não conhecemos de perto !!!
domingo, 25 de agosto de 2013
A certeza do empregado e a do empregador
A certeza do empregado é que ele receberá seu salário no final do mês. A certeza do empregador é que ele terá de pagar o salário do empregado no final do mês. No entanto, enquanto o salário do empregado é fixo independentemente do que ele fizer ou do quanto fizer (desde que respeite as horas de trabalho), o ganho do empregador é ilimitado, dependendo apenas da sua capacidade de vender seus produtos ou serviços com o máximo de lucro possível. Pequenas e médias empresas são a grande maioria dos empregadores. Mias da metade das empresas são compostas de firmas individuais, ou seja, não são empregadores. Tudo que é mais interessante acontece nas grandes empresas. São essas empresas que são mais sofisticadas, que contém maior diversidade de profissionais e pessoas singulares. E são essas grandes empresas que permitem que curiosos auditores tenham contato com a variedade da espécie humana. Seu grau máximo é obtido em multinacionais americanas, onde, em teoria, qualquer um pode ascender profissionalmente e alcançar o mundo.
O momento da decisão
Terminei de ler o livro !!! Como tomar decisões melhores é ensinado no livro. Quais partes do cérebro utilizar. Como o assunto foi estudado ao longo do tempo, desde os filósofos gregos. As armadilhas do cérebro e como elas são usadas por estrategistas de marketing e vendedores em geral. Como é fácil tomar decisões erradas !!! Canso de ver pessoas próximas tomando decisões erradas. As pessoas tomam essas decisões e depois percebem que elas não eram as mais adequadas. Então, em um processo de aprendizagem com a correção dos erros, vão tomando novas decisões (ou não !!!) mais adequadas. O instinto é importante, a emoção também e o córtex pré frontal. A certeza pode te cegar. A autoridade também. Muitas variáveis fazem a pessoa ficar indecisa e tomar decisões erradas muitas vezes. Existem decisões de pequeno impacto que deveriam ser tomadas com pequeno gasto do cérebro e existem decisões complexas, que exigem mais elaboração, como comprar um sofá, um apartamento ou um carro. Pensar dá trabalho e é por isso que muitos terceirizam esse trabalho !!!
Compra e venda e o seu sistema cerebral de recompensa
A relação mais simples que existe é a de compra e venda. É simples porque o sistema cerebral de recompensa é o mais simples e o que em geral se desenvolve na cabeça de quase todos os ditos seres humanos. Para se ter simpatia pelo outro e se colocar no lugar dele outras regiões do cérebro precisam ter se desenvolvido e nem todos chegam nesse nível de desenvolvimento. Portanto comprar e vender pode ser entendido por qualquer animal. Já ter empatia não é para todos . . .
sábado, 24 de agosto de 2013
Depressão e recidivas
A depressão pode acontecer uma vez e nunca mais. No entanto, se ocorrer duas vezes poderá acontecer quase com certeza uma terceira vez. Os médicos não sabem porque uma depressão se torna recorrente, essa é a verdade. A minha eu curei com a ativação do meu sistema de recompensa. Para as pequenas depressões do dia a dia eu combato comendo coisas que me dão prazer intenso. Também procuro meus melhores amigos como uma ação terapêutica. Houve época que me refugiei na bebida e houve época que usei o sexo também. O que resolveu o caso de depressão maior foi a compra de um carro caro novo. Hoje tenho consciência que preciso preservar meu cérebro das agressões que podem me deprimir. E como aqui no Brasil as crises são previsíveis é preciso estar sempre alerta . . .
Poucas pessoas tem a chance de por a mão em uma grana preta de uma vez
Pelo menos honestamente ! Em geral isso acontece no recebimento de algum seguro de vida ou então herança. No caso da venda de imóveis, que movimenta uma grana alta, em 95% das vezes compra-se outro imóvel. Grandes movimentações são mais comuns na compra e venda de empresas. Um empresário que vende seu negócio pode receber uma grande quantidade de dinheiro. As fortunas em geral são constituídas aos poucos, exceção aqueles que dão golpes de todo tipo, em geral no governo. Fora essas possibilidades temos processos judiciais, onde o tempo se encarrega de aumentar os valores muitas vezes de forma desonesta. É engraçado como as pessoas reagem a grandes quantias de dinheiro: a imensa maioria vê o olho aumentar e perdem o montante. Poucos tem maturidade e consciência para lidar com o dinheiro de maneira sabia e consistente.
A adivinhação e a medicina
O pediatra muitas vezes não pode contar com a ajuda do paciente para detectar e tratar a doença. Vale o mesmo para o médico veterinário. E para o médico intensivista. O paciente bem informado pode ajudar em muito a detecção precoce das doenças e com isso ajudar o médico, que fará o diagnóstico preciso, aumentando a chance de cura. Todas as doenças quando detectadas no seu princípio tem prognóstico muito melhor de cura. Daí a razão de se fazer exames preventivos de todo tipo. Essa característica da medicina é a base do seriado americano onde o médico saca da sua mente o diagnóstico que ninguém imaginou ou previu, que é um tremendo sucesso.
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
As pessoas se tornam amigas por compartilharem as simpatias e as antipatias
As pessoas se identificam com quem tem as mesmas preferências que elas. Um outro aspecto, muitas vezes renegado a segundo plano, é que as pessoas também se unem a quem odeia o mesmo que elas. É assim com as torcidas dos times de futebol: quem é Corinthiano sente alguma simpatia por outra pessoa que também se declare Corinthiano. Da mesma forma, um Corinthiano pode sentir antipatia por um Palmeirense, gratuitamente, somente porque o Palmeirense torce para outro time. É assim com partidos políticos, com grupos dentro da família, com a turma do fundão na escola, com as panelinhas nas empresas ou nos condomínios. Os bairros também proporcionam alguma identidade e as empresas quando competem com outras empresas. Observe que em todas essas situações as pessoas são separadas em nós e eles. Vale também para religião e para as minorias em geral. Até para escolher um restaurante podemos ter posições diferentes . . .
O tempo e as escolhas
O tempo muda as oportunidades: existem janelas que se abrem e janelas que se fecham. Isso é muito claro na aprendizagem, por exemplo. Também em termos profissionais as janelas existem. E em termos de escolhas sentimentais idem. Também existem janelas de oportunidade nos negócios, pois a economia é cíclica. A vida também é cíclica e tem 7 idades: recém nascido, infância, adolescência, juventude, adulto, maduro e velhice. Tudo dependente do tempo . . .
A curva normal da inteligência dos judeus "alemães"
Em matéria da folha de São Paulo o Hélio (sempre ele !!!) disse que a curva normal da inteligência dos judeus varia na média entre 108 e 115 em termos de QI. De onde concluímos que um judeu na média é mais inteligente que a média das demais pessoas. As justificativas e as especulações para esse resultado são muitas. O mais interessante é que se a média da gaussiana é entre 108 e 115 as caudas da mesma também são espraiadas, de forma que judeus com QI acima de 160 serão 42 vezes mais frequentes que nas demais pessoas. Lembre disso na próxima vez que negociar com um judeu !!!
Voto de pareto na geração de emprego: 1% das empresas geram 56% dos empregos
A informação é do IBGE. A grande maioria das empresas são individuais. Grandes empresas são as que geram os empregos para a maior parte das pessoas. A maior empresa é com certeza o governo e suas empresas estatais. Depois vem as grandes empresas nacionais que usam mão de obra intensiva e finalmente as multinacionais. Trabalhar em uma empresa é um fator de risco. Conforme a natureza da pessoa pode ser muito melhor ser profissional liberal ou funcionário público. Para atingir esse objetivo a escolha da profissão é uma questão chave . . .
Minimizando riscos no casamento
Em vários lugares do mundo essa regra já existe: casamentos somente entre parentes. A finalidade é preservar a herança e a fortuna acumulada pela família, além de ser em teoria mais seguro. Durante séculos e milênios somente haviam casamentos entre pessoas do mesmo clã, por limitações geográficas dos deslocamentos. Muitos tem medos dos estranhos aos grupos, porque durante milênios os estranhos foram ameaças ao grupo estabelecido. Na Rússia o comunismo acabou com a família. Na China as dificuldades de sobrevivência e as restrições as liberdades fazem com que os casamentos em família sejam a regra. Na Itália o preconceito é total com os estrangeiros. Nos Estados Unidos os casamentos são basicamente entre os mesmos grupos raciais. O Brasil foi uma exceção mas aparentemente estamos indo no mesmo caminho. Dizem que a mobilidade social no Brasil é grande e que os casamentos inter raciais também. Acredito que essa época pode estar sendo sepultada por aqui . . .
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Quando se é exigente
Para ser exigente você precisa ter dinheiro para pagar. Quer algo bem feito ? pague bem ou então faça você mesmo. Em termos de relacionamento existem "ondas e modismos". Ou seja, a sociedade evolui lentamente em direção a algo. E quando a sociedade evolui ela cria a necessidade de novos produtos e serviços. Alguns saem na frente e depois os outros vem atrás. As pessoas aceitam comportamentos ou não do outro. Alguns buscam ativamente uma parceria satisfatória de longo prazo, outros não. Vale o mesmo para negócios e para a evolução do país. Quem não concorda com o tempo atual e com os costumes precisa achar alguém que também seja diferente do seu tempo, que esteja a frente ou atrás do tempo. Em geral para trás deverá ir para locais mais remotos e também atrasados. É o que fazem suecos e japoneses que importam mulheres tradicionais. Para frente precisaria ir para os centros maiores e mais avançados. Na prática é preciso conciliar muitos e diversos interesses, durante muitas vicissitudes, para que os relacionamentos avancem durante décadas.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Mulheres, trabalho e gravidez
50% das mulheres deixam o trabalho após terem filhos. Na classe baixa a conta é feita na ponta do lápis e em geral descobre-se que sai mais barato cuidar do filho que contratar babá. Na classe média a mulher concilia filhos e trabalho. Na classe alta a mulher dá muito valor aos filhos e dispensa o trabalho para cuidar melhor dos seus filhos. Quem serão as mulheres de classe alta ? As que ganham muito por conta do trabalho próprio delas ou então as que tem maridos ricos ?
A quem dedicar-se
Muitas mulheres não querem mais ser mães e nem são preparadas para isso. Acreditam em cuidar de si mesmas ao invés de cuidar de marido e filhos. Tem muito mais depressão pós parto. Muitas são sumariamente demitidas de seus empregos após parirem. Os problemas com os filhos estão aumentando e todos estão vendo isso. Homens continuam casando mas são surpreendidos por divórcios e separações porque as mesmas são vantajosas para as mulheres, com o apoio da justiça que as protege. O amor parece estar apanhando de goleada do egoísmo. Para os homens do tipo garanhão nada muda com esse cenário. Para os homens do tipo paizão é um duro golpe. Esse tipo de homem é o mais vulnerável a essas novas práticas sócio culturais. Vamos ouvir coisas do tipo: Mas você ainda é desse tempo ? Do tempo em que homem e mulher colaboravam um com o outro para uma relação sinérgica ? Um amante a moda antiga, do tipo que ainda manda flores ? Que quer ter um milhão de amigos ? Esses ideais estão cada vez mais distantes. Cada um na sua casa, com seu carro e com um cachorro (se você quer lealdade tenha um cachorro, não espere isso de outro humano). Quando aparecer a oportunidade faça sexo free lance, com três camisinhas (brincadeira). Satisfaça-se com isso, porque querer mais que isso é querer demais . . .
A ética imparcial e a ética do cuidador
Existe diferenças sobre a ética dos homens e a ética das mulheres. Veja a matéria abaixo:
Numa época em que se fazem esforços para banir a discriminação entre os sexos à procura de igualdade e justiçasociais, as diferenças entre os sexos estão sendo redescobertas nas ciências sociais.
Essas são palavras da socióloga estadunidense Carol Gilligan, que, no início dos anos de 1980, publicou o impactante livro “Uma voz diferente”. Nessa obra, a autora divulgou os resultados das pesquisas que realizou visando identificar eventuais diferenças nos modos como homens e mulheres tendem a pensar questões éticas. A socióloga concluiu que, ao menos na sociedade norte-americana da época, as mulheres pensavam a ética de maneira distinta dos homens. Se, por um lado, eles tendem a lidar com questões éticas utilizando uma terminologia quase jurídica, princípios de imparcialidade e um mínimo de emotividade, por outro lado, elas tendem a afirmar uma ética de cuidado, visando atender uma rede interconectada de necessidades, interesses para com o próximo e prevenção de danos. Tal constatação levou Gilligan a propor uma teoria predominante - mas não exclusa - no pensamento feminino: a chamada “ética do cuidado”. Na prática, a ética do cuidado prima pelo comprometimento, franqueza, atenção e sensibilidade na relação entre as pessoas.
A despeito das diversas críticas que a ética do cuidado tem recebido desde sua formulação inicial, há de se reconhecer que ela desempenha um importante papel de contracultura. Em especial, trata-se de uma crítica à definição tradicional de ser humano nas sociedades capitalistas ocidentais: um sujeito autônomo e igualmente moral e legal. Para alguns autores, essa concepção refletiria um estereótipo fortemente masculino, com sua imparcialidade aplicando-se a todos os indivíduos, independentemente das diferenças de gênero, cor, idade, etnia e classe social, dentre outras. A busca por essa imparcialidade radical pode resultar numa indiferença cega para com as necessidades especiais de certas pessoas. E, embora a imparcialidade seja uma virtude moral em alguns casos, ela é um vício em outros.
Vista, por alguns autores, como um antídoto à adversidade e à insensibilidade do mundo, a ética do cuidado tornou-se popular entre os profissionais da saúde, especialmente os da enfermagem. Isso se segue da própria concepção, amplamente aceita, segundo a qual “cura” define medicina, ao passo que “cuidado” define enfermagem. Lembre-se, ainda, de que a enfermagem sempre foi uma profissão majoritariamente feminina, condição que, de acordo com alguns autores, se deve ao fato de que poucas atividades possibilitam tão bem a expressão e desenvolvimento de virtudes predominantemente femininas quanto a enfermagem
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
A necessidade é a mãe de todas as virtudes
Esse é um ditado antigo mas que tem muita razão de ser. Por necessidade as pessoas realmente se mexem. Acontece que sem as necessidades básicas sendo supridas, as pessoas ficam em um patamar de desenvolvimento baixo e limitado. O que motiva alguém a estudar com afinco pode ser o ato nobre de se elevar da ignorância geral do mundo ou a vaidade. O que motiva alguém a trabalhar pode ser a necessidade de sobreviver ou a fuga do tédio, que é uma depressão leve. Veja o caso da pensão dos filhos: aquele que paga uma miséria de pensão forçará seu filho a procurar emprego e isso levará a cessação da pensão. Aquele que paga uma pensão elevada poderá levar seu filho a se acomodar na zona de conforto e ele então tenderá a viver de pensão, nunca achando um emprego suficientemente atrativo para que ele comece a trabalhar. Em geral é assim que acontece: é preciso criar condições ruins para que a pessoa se mexa. Muitos poucos são idealistas que agem nos bons momentos, aproveitando as janelas de oportunidade da vida . . .
Não existe motivo para casar antes dos 30 para quem está na zona de conforto
As famílias mudaram nos últimos anos. É notório que todos querem sempre melhorar e mudar para pior não interessa a ninguém, pelo menos em sã consciência. Muitas facetas de nossa vida dependem da nossa vida econômica e financeira. Em particular casar e ter filhos tem relação direta com quanto dinheiro você tem. O dinheiro que você tem depende da sua profissão ou da condição de seus pais. Vejo pelos meus sobrinhos: ninguém tem pressa ou é pressionado a sair de casa para aliviar despesas dos seus pais. Essa era a realidade de muitos contemporâneos dos meus pais e com certeza dos meus avós. E até certo ponto foi a minha realidade. No entanto as pessoas não aprenderam a fazer escolhas mais sábias e nem estão se preparando mais, o que faz os índices de divórcios se manterem elevados. Hoje em dia pode-se ter muitos namoros ou namoros longos. A verdade é que as informações estão aí e a ignorância é uma escolha e não uma imposição como no passado. As pessoas de classe média e média alta se casarão com casa quitada de valor elevado, com dois carros zero também quitados na garagem. Terão bons empregos e muitos contatos. Resta saber como enfrentarão o desafio de terem (ou não) filhos e como os educarão. A economia também mudou. Percebo que existe mais riqueza nas mãos das pessoas. Houve uma migração das despesas. Filhas dos primos e primas já estão casando. Quem tem mais condições comprou seu imóvel próprio. Quem não teve mora em uma casa cedida pelos pais. Os homens estão adiando o máximo o casamento acredito eu por conta da pornografia disponível na internet. As mulheres estão adiando o máximo a maternidade, por conta da falta de apoio social para mães, em particular nas classes média e média alta. Pais aos 45 anos e mães aos 40 se tornarão cada vez mais comuns, em uma idade que a saúde e energia podem não ser mais tão disponíveis. É assim que caminha a humanidade . . .
domingo, 18 de agosto de 2013
Mulheres médicas
Hoje na Folha de São Paulo uma reportagem abordou o aumento de mulheres na medicina. As médicas estão preocupadas com a sua família e por conta disso sabem limitar suas atividades profissionais. A maioria delas se especializam em áreas próprias das mulheres, como pediatria, ginecologia, clínica geral. E em geral não trabalham em áreas com plantões porque querem uma regularidade em suas vidas e também se aposentam mais cedo. Provavelmente elas tem consciência da necessidade da presença de uma mãe bem preparada e presente no futuro de seus filhos e filhas. Ganham menos que seus colegas homens e reclamam muito do esforço e das restrições que a faculdade de medicina lhes impõe.
De nada adianta tentar corrigir uma criança muito depois do desvio
Hoje em dia as mulheres trabalham muitas vezes 12 horas por dia. As crianças ficam abandonadas nas mãos de pessoas como empregadas, avós ou escolinhas. Nenhuma dessas pessoas vai educar seus filhos. Os pais ao chegarem em casa em geral estão cansados e muitas vezes indispostos para ensinar qualquer coisa para os filhos. Além disso, disciplinar o filho constantemente, a noite, muito tempo depois dos problemas terem acontecido é contra producente. Quem fizer isso poderá ser temido pelo filho, que procurará se comportar na frente do pai ou da mãe mas tão logo esteja longe dessas figuras voltará ao seu "normal". Uma sobrinha sugeriu contratar uma babá formada em psicologia. Então precisamos da empregada e de uma babá. Na verdade nada poderá substituir uma mãe devotada, esforçada e preparada. Muitas mulheres estão terceirizando a maternidade. Nossa sociedade está sofrendo com isso . . .
O pragmatismo de certas mulheres
Grandes ideais eticos nao combinam muito com o pragmatismo atavico da maioria das mulheres. Como maes por exemplo o objetivo de muitas e se livrar o mais rapidamente possivel dos filhos e que os filhos deem o menos trabalho possivel. Portanto nao importa muito se o filho e etico ou tem grandes ideais. interessa . interessa que tenha sucesso mesmo sendo imaturo e oportunista.
sábado, 17 de agosto de 2013
Alzheimer e alterações comportamentais
A doença de Alzheimer pode levar ao paciente ficar agressivo. Não é incomum esses pacientes sejam levados aos psiquiatras que fazem o diagnóstico. Geriatras também podem fazer o diagnóstico e neurologistas. Além disso é necessário ficar atento ao esquecimento dos fatos recentes, como horários de tomar remédio, por exemplo. Com o agravamento pode se tornar incapaz de atividades motoras como tomar banho sozinho. Primeiro o cérebro sofre depois o físico. A evolução da doença pode levar de 8 a 9 anos até o óbito. 7% dos idosos tem o que dá de 1 milhão a 1,5 milhões aqui no Brasil.
Missão de escórpio
O signo de escorpião tem por missão esotérica destruir a casa que não foi construída segundo os princípios divinos. Significa destruir tudo aquilo que foi construído com base no mal. na mentira, na dissimulação, na falsidade. Significa destruir aquilo que não tem bases morais apropriadas. Ou seja, é uma missão de limpeza e purificação. Tudo aquilo que é imoral, ilegitimo ou impuro deve ser destruído para que possa ser reconstruído com base nos princípios divinos.
Criaturas imperfeitas
As imperfeições me incomodam. Principalmente as imperfeições e os defeitos de caráter. Imaturidades custam caro. As perdes são enormes, em termos financeiros e emocionais. É uma luta inglória e vã pensar que vamos mudar o caráter ou a personalidade de uma pessoa. Todos temos de suportar um determinado nível de infantilidade das pessoas que estão ao nosso redor. É necessário que ajam compensações e que essas compensações sejam relevantes. Bonita (porque seus genes são valiosos), rica (porque ninguém merece viver na miséria), inteligente (para saber manter o que possui e ganhar mais), jovem (porque a energia é necessária) e madura (porque ninguém merece viver ao lado de uma criança eternamente).
A medida da maturidade de alguém é a empatia
Ótima definição e meio de medir a maturidade de alguém. E essa qualidade de empatia precisa ser conquistada e isso acontece até os 7 anos de idade. Pelas atitudes de alguém, pela forma que trata seus empregados, pelo que diz e faz. É fácil perceber quem é imaturo emocionalmente. E quem é imaturo emocionalmente em geral não é companhia agradável para longas conversas e convivências. Por questões culturais e talvez até evolucionistas mulheres são em geral mais imaturas que homens (ou costumavam ser). A arma das mulheres é sua língua e seu esporte favorito é falar, meter o pau, falar e falar. Em um condomínio quase todos problemas acontecem com as mulheres. Nos casais também as mulheres costumam ser mais imaturas. E na velhice também, já que são em geral as mulheres que ficam viúvas e vivem muitos anos, para atormentarem seus próximos com suas inseguranças, medos e neuroses . . .Não sem razão durante milênios o homem foi considerado o cabeça do casal e muitas religiões lhes dão esse privilégio. Não basta ganhar um direito é necessário capacidade de exercê-lo com competência.
O belo
A beleza física é sinal de pureza dos genes e por isso atrai tanto. Em teoria, filhos de pessoas bonitas também deverão herdar parte dessa beleza. A beleza também abre algumas portas profissionais e facilita contatos e atrai simpatia. Não há dúvidas que é melhor ser belo que feio. Como muitas vezes a beleza física não vem acompanhada de outros predicados como beleza de caráter as vezes é conveniente apenas observá-la. Já a beleza do design e das obras de arte essa deve ser desfrutada sem medo e em larga escala. Devemos nos rodear daquilo que é belo, tanto quanto pudermos. A beleza de um texto, de uma explanação, de um romance. A beleza de uma refeição, de uma viagem, de uma conversa, de uma companhia, de uma paisagem. Tudo o que é artístico pode ser muito atraente. A vida fica bem mais agradável e leve com o convívio do belo . . .
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Cortar as cabeças dos ímpios e infiéis !!!
Houve uma época em que eu queria fazer isso, mesmo que de forma subjetiva. Reformar o mundo é o objetivo de todo idealista. Com o tempo percebemos que as forças contrárias as nossas pretensões podem ser muito poderosas. E lutar contra formas poderosas e invencíveis pode nos tornar paranoicos. Além disso a luta segue o padrão senoidal: em alguns momentos o bem consegue vitórias. No outro, o mal vence. É como se a guarda do mundo mudasse de mãos ciclicamente. Aquela alegoria de Guerra nas Estrelas sobre o lado negro da força nunca foi tão real . . .
Mulheres não querem cuidar nem dos seus próprios filhos quanto mais dos do marido
É mais ou menos por isso que quem se separa e tem filhos não consegue ter a guarda dos filhos. Para ter a guarda você precisa de uma mulher digna, competente e iluminada para cuidar bem dos seus filhos. Pode ser uma irmã com vocação de Madre Teresa de Calcutá, ou então uma jovem avô bem disposta e ansiosa por ajudar, uma tia que será santificada. A alternativa é você ser tão rico que não precise trabalhar e possa se dedicar a educar e guiar seus filhos, com a ajuda de babas, empregadas, governantas, etc. Viram porque só 5% das guardas pertencem aos país ? Garanto que 95% desses 5% são assim simplesmente porque a mãe não quis a guarda e não porque o homem era melhor . . .
Só um pródigo ou burro não protegeria a herança dos seus descendentes
Exatamente ! Só um burro ou pródigo . . . burros são muitos, pródigos nem tantos. Inclusive a lei determina que a pensão a parentes que determinaram a sua própria pobreza seja mínima. O que é prodigalidade para um é coisa básica para o outro. Perder dinheiro ninguém gosta. Por isso todos procuram a maior taxa de juros para aplicar e a menor para emprestar. Já o banco faz o oposto: procura pagar a menor taxa e cobrar a maior possível . . .
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
É muito fácil semear o ódio
Toda violência vem da maldade das pessoas. Toda agressão é fruto dessa maldade. E quem agride ? Quem é mais forte fisicamente que o outro quando somos crianças, quem é mais maldoso para nos colocar apelidos depreciativos, quem faz o que hoje se chama de bulying. Crianças indefesas que somos podemos internalizar essas agressões e ficar com ódio de quem nos fez mal. Quando crescemos as agressões continuam bem como as frustrações diversas, no trabalho, no amor, na família. Tentam nos roubar de todas maneiras possíveis, o que também é uma agressão, não respeitam nossos direitos e temos de espernear para sermos atendidos, precisamos de policiais, advogados, justiça dos homens e nada disso é suficiente. Somos difamados a todo instante por nossos detratores. Espertalhões surgem nas interdições, nos inventários, etc. Crianças são vítimas de alienação parental e nada se faz porque não é possível devido as circunstâncias. Todo tipo de chicana é utilizada nos tribunais e assim vamos perdendo cada vez mais os ideais do Cristianismo e vivemos em um inferno aqui mesmo na terra. Até lugares como a Fraternidade são palcos de todo tipo de atentado e disputa nos tribunais. Como seria bom se pudéssemos saber de olhar na cara de uma pessoa suas intenções secretas . . .
Conhecendo a natureza humana não é de se admirar que a entrevista do Gikovate de 1978 seja atual
Também não é de se surpreender que as entrevistas dos psicanalistas infantis franceses da década de 1970 ainda estejam atuais e também não surpreende que o livro Ajuda-te pela Psiquiatria também esteja valendo . As estruturas mentais , a criação dos filhos, os erros passados de geração em geração, as falsas crenças dos pais: nada disso mudou. Em termos emocionais os seres humanos parecem como os animais que são basicamente instinto. A cultura muda muito lentamente, isso quando muda. E as leis atrasadas são o reflexo disso. Os predadores sempre existiram. Os trapaceiros e os patifes também. Li que as pessoas fazem o que a sociedade espera delas para se sentirem valorizados e aceitos. Em uma sociedade em que culturalmente o jeitinho é valorizado, em que frase do tipo rouba mas faz são elogiadas não podemos esperar muito . . .
A decadência ética dos Estados Unidos
Lendo o livro Previsivelmente Irracional tomei ciência da decadência da ética nos Estados Unidos. As perdas são enormes. Os Estados Unidos eram considerados um país sério, com quem poderíamos fazer negócios com certa tranquilidade. Aparentemente a tendência é que isso seja cada vez mais algo do passado. As falcatruas estão aumentando por lá. Advogados mais velhos dos Estados Unidos estão desapontados com as tendências e dizem que se pudessem teriam escolhido outra profissão. Os países nórdicos continuam como os mais éticos do mundo. E o Brasil que nunca foi grande coisa não parece estar melhorando . . .
Pessoas egoístas sabem muito bem escolher os parceiros que lhes trazem vantagens
Tudo começa na infância. Nascemos um ID puro segundo Freud e toda criança é naturalmente egoísta, porque precisa dos pais e em particular da mãe para sobreviver. Com a educação consciente dos pais, que sabedores dessa condição natural e não concordantes com ela esmeram-se em transformar o comportamento natural dos filhos, podemos ter crianças generosas ou idealmente justas. Nem todos tem esse objetivo e muitos chegam a idade adulta com maiores ou menores graus de egoismo. Na hora de procurar parceiros amorosos o egoísta busca levar vantagem, conseguir bens materiais, status, dinheiro. Tudo menos amor verdadeiro pois está acostumado a receber e não a dar. Hoje em dia duvido que uma pessoa dessas possa mudar. Acho que já vem estragada desde a infância. Os egoístas somente tem sucesso porque existem pessoas generosas. Um egoísta com outro egoísta nunca se casariam porque ambos querem receber do outro. Temos então que generosos e pessoas bem sucedidas, que despertam a ganância e a inveja dos egoístas mal sucedidos, devem ser sábios o suficiente para escolherem outros generosos e bem sucedidos como eles. Deixemos os egoístas viverem a sua vida miserável sozinhos pois assim eles pelo menos não poderão fazer tanto mal a nós.
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
A engenharia civil e as construções
Lendo um artigo sobre construção civil fiquei sabendo que nessa área tradicionalmente aprendia-se a como fazer ao invés de porque fazer. Interessante porque onde se valoriza o como desvaloriza-se a parte teórica, ou seja, aprende-se por imitação e não por profundos estudos sobre os livros, fórmulas e equações. É claro que para grandes obras nunca antes feitas contratava-se engenheiros calculistas. Afinal o projeto precisava ser corretamente dimensionado. Lembro ouvir um tio já falecido falar em "obra de arte" como a única ponte que havia sido executada em uma estrada que havia sido recentemente aberta no município. A engenharia civil tinha várias especializações como transportes, aeroportos, fundações, etc. Nosso país faz muitas exigências para novas construções. Teoricamente nunca deveriam ser ruins em nosso pais.
O objetivo social da ciência e a evolução humana
O objetivo social da ciência é o progresso. A ciência avançou muito. Tudo é mais rápido, mais prático, melhor, pelo menos em termos materiais. Isso foi possível porque alguns gênios em conjunto fizeram essas descobertas. Já a evolução emocional/mental não evoluiu ou até regrediu. Os dados estão aí mostrando que a depressão caminha para ser a primeira causa de afastamento do trabalho. Pessoas vivem ansiosas e preocupadas. A competição é global e brutal. Os conflitos ideológicos são frequentes. Nem sempre a ciência vence, muito pelo contrário. É triste ver que a escravidão das pessoas, que não é mais física mas mental, é cada vez maior. O livro Ajuda-te pela Psiquiatria mesmo depois de 56 anos de publicação continua atual. Suas lições são uteis a quem quiser viver bem e feliz. Pela que poucos poem em práticas as lições . . .
Em 1957 pessoas obesas eram consideradas emocionalmente imaturas
E hoje em dia ? A verdade é que os empregadores não gostam de pessoas obesas. Depois dos fumantes e pessoas que trocam muito de emprego, os obesos são os que sofrem o maior índice de preconceito e rejeição ao procurar um emprego. Mesmo que encontrem provavelmente irão ganhar menos e terão maiores dificuldades para serem promovidos. Gordinhos inteligentes ! Passem em um concurso público e resolvam seus problemas de empregabilidade !!!
Somos potencialmente polígamos
A frase é de um famoso psiquiatra. Talvez nossa natureza, impressa nos nossos genes, seja a da poligamia. No entanto, por razões culturais a poligamia foi reduzida aos muito ricos, no caso dos países que assim o permite ou então a poligamia em série do ocidente, onde os poderosos fazem divórcios e casamentos sequenciais. Em toda história da humanidade sempre tivemos os mais ou os menos bem sucedidos na seleção sexual. Os mais bem sucedidos deixaram mais descendentes. Parece o capitalismo: os mais produtivos com qualidade crescem e se expandem . . .
terça-feira, 13 de agosto de 2013
O Brasil tem um milhão de engenheiros em atividade
Esse número dá 1 engenheiro para cada 200 pessoas, um índice muito maior que os médicos, que são 1 para cada 500 pessoas. Quem são esses engenheiros ? A maior parte deles trabalha em grandes empresas públicas e privadas (90%) sendo assalariados. Isso os coloca nos 50 milhões que tem vínculo formal de emprego, o que dá 1 engenheiro para cada 50 pessoas. Os 10% que não são assalariados são profissionais liberais e empresários. Não ouvimos falar dos engenheiros. Ninguém sabe quem foi a autor de determinada obra ou o responsável técnico. E com isso os engenheiros vão ficando invisíveis . . .
Renda fixa, Renda Variável, Imóveis e Negócio Próprio
Renda fixa já conheço. Renda variável: somente para quem tem um horizonte de 20 ou 30 anos e pode aplicar pequenos montantes mensais. Imóveis: interessa ter um para morar e no máximo um na praia (no caso de quem mora em São Paulo). Comprar para alugar é muito arriscado. Vale somente se for mudando de casa e deixando a antiga para alugar. Negócio Próprio: Risco puro, inclusive por conta da necessidade de sócios, pela burocracia, pelo investimento. O mais esperto amigo está tentando vender franquias. Ou seja, o melhor é ganhar muito dinheiro por hora, de preferência em um bom emprego público, com aposentadoria integral. Nada supera essa estratégia aqui no Brasil. NADA !!!
Para a maioria a vida resume-se a comer, dormir e trabalhar.
Esta é a realidade e por isso mesmo é que poucos deveriam ficar doentes emocional ou mentalmente. A grande maioria das pessoas mora em cidades não tão grandes, onde a vida é previsível. Mesmo nas grandes cidades existem milhões de pessoas que vivem assim. Basta olhar para as famílias que conhecemos mais de perto. Aqueles que trabalham em grandes empresas as vezes progridem na carreira, acontecendo o mesmo com funcionários público graduados, empresários bem sucedidos e profissionais liberais idem. Minha experiência pessoal mostrou que a maioria dos internos havia abusado de drogas, inclusive o álcool ou então tinham histórico de problemas endógenos. Já ouvi uma pessoa dizendo que comia, dormia e trabalhava e que já estava de bom tamanho. Quantos tem aspirações artísticas ? Quantos tem o saber pelo saber como objetivo de vida ? Quantos podem se dar ao luxo de fazerem o que querem no momento que querem ?
Quem mais usa o cérebro precisa de relaxamento recreacional
Existe basicamente dois tipos de trabalho: aquele que utiliza o físico e o que utiliza a mente. Aquele que utiliza o físico naturalmente descansa não fazendo nada ou dormindo. A recuperação do desgaste físico é líquida e certa e tem tempo definido. Já quem utiliza a mente pode ficar tenso e preocupado em demasia e seu relaxamento não é tão simples assim. Experimente sofrer dos nervos para ver se você se recupera rapidamente e em um tempo determinado. Começa que quem sofre de ansiedade não dorme ou dorme mal, o que agrava o desgaste do corpo como um todo. Nos animais só existe o desgaste físico. Animal somente se estressa quando tem de fugir do predador. Sua decisão é somente lutar ou fugir.
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Até quando esperar. Como descobrir algo antes de acontecer.
Estou lendo um livro antigo que se mantém atual. Nele um psiquiatra famoso do passado é perguntado como descobrir que alguém vai se suicidar antes disso acontecer ou como descobrir que alguém não será um bom marido/esposa antes de se casar. A sugestão do experiente psiquiatra é fazer o candidato falar e tentar verificar se no meio da fala ele se trai. Observe que é uma técnica de interrogatório que não funcionará com psicopatas dissimulados que simplesmente se calam quando questionados. Observei esse comportamento perturbador em uma menina filha de um amigo. Avisei-o e fiquei preocupado . . .
A mulher que atrai a atenção pela sua beleza e o homem pela sua simpatia e poder
Mulheres bonitas e homens poderosos. Essa é a combinação usual esperada. Ninguém espera uma mulher linda vivendo com um Zé Mané nem um homem poderoso ao lado de uma baranga. Mesmo porque as pressões para mudar essa situação serão muitas. Mulheres são muito pragmáticas: ao perceberem uma melhor oportunidade em termos de relacionamento não serão poucas as que trocarão o Zé Mané pelo Ricardão. Nas classes pobres mulheres traem por pouco, muito pouco. Precisamos lembrar que todos nós somos polígamos em potencial. O homem poderoso atrairá os olhares e as simpatias de muitas mulheres naturalmente. E sabemos que a amante dá de 10 a zero na mulher, afinal em geral não tem as atribuições com filhos, casa, empregados,etc que a titular tem. Sabe-se também que as melhores joias são sempre compradas para as amantes e não para as esposas. Artistas em particular tem muitas vezes vários casamentos. Não se deve admirar-se disso porque suas vidas são propícias a tais acontecimentos. Já homens poderosos as vezes levam vidas duplas e mantém as aparências. Não estão interessados em viver um amor verdadeiro mas apenas em jogos de sedução e poder. Muitos tem até casamentos brancos.
As histórias de São Paulo
As histórias de São Paulo são muitas e não poderia ser diferente: moram na região metropolitana 20 milhões de pessoas. Temos os ricos, os artistas, os cientistas, os governantes, as pessoas importantes de alguma forma como os ricos de todo tipo. Essas pessoas vivem e viveram aqui e deixaram rastros da sua passagem e dos lugares que frequentaram. Alguns fizeram epopeias. É claro que existem as histórias comuns, de joão ninguéns. Existem as histórias de ascendência e decadência de bairros inteiros, de estabelecimentos comerciais, de escolas, de hospitais. Da força da grana que constrói e destrói coisas belas como cantou Caetano Veloso.
Criticar após os acontecimentos é muito fácil - onisciência.
Difícil é tomar decisões em cenários em que nem tudo está claro. Para acertar mais que errar nessas situações é fundamental ter informações confiáveis. Depois que as decisões estão tomadas e suas consequências estão claras é muito fácil criticar. E o famoso engenheiro de obras feitas ou o capitão que sabe o que deveria ter sido feito depois que o navio afundou. Prever o futuro é realmente poderoso. Agir no presente consciente do que irá acontecer no futuro é para pessoas iluminadas. A onisciência, que é o conhecimento de tudo que aconteceu depois da decisão, permite uma apreciação que quem teve de tomar a decisão no passado não teve. Aí fica fácil criticar.
O propósito social da ciência é o progresso
O propósito social da ciência é formar pessoas cada vez melhores, melhorar tudo que for possível para melhorar a vida das pessoas. A ciência é minha visão básica do mundo e está de acordo com esse ideal. Procuro sempre otimizar tudo e também busco o que otimiza a minha vida. Sei que existem muitas pessoas que tem o pensamento oposto: são os oportunistas, que se aproveitam de situações de desgraça para justamente auferirem seus lucros. É por isso que quando vejo oportunidades de ajudar eu sempre me manifesto, com doçura e parcimônia, porque sei que muitos não receberão minhas sugestões com satisfação e prazer.
Homens são verticais e mulheres horizontais
Será ? Homens gostam de relacionamentos verticais, com forte hierarquia e mulheres gostam de relacionamentos horizontais, onde não existe subordinação ? Talvez o fato de que as instituições criadas pelos homens terem esse formato mostre essa tendência. Estudos mostram que pessoas que não aceitam autoridade são problemáticas. Só que existem pessoas inteligentes que precisam reconhecer a autoridade como legítima. Para mim autoridade legítima é aquela que tem mais conhecimento e sabedoria do que eu, ou seja, aquela que pode resolver problemas que eu mesmo não posso. Para o povo autoridade é quem tem um título qualquer. Para eles o título basta para formalizar a autoridade.
domingo, 11 de agosto de 2013
As vagas de residência
As vagas de residência obedecem os interesses do governo. É o governo que decide que tipo de especialista o Brasil precisa. Acontece que o mundo muda: não existem tantos filhos nem tantos formandos interessados em serem pediatras mas as vagas de residência podem estar lá. Os médicos muitas vezes tem interesse naquelas especialidades que dão maior retorno financeiro e essas modalidades são obviamente as que tem maior demanda de pessoas pagantes. É o caso de cirurgia plástica, por exemplo. Quando estudei engenharia na escola politécnica, haviam muitas vagas para engenharia civil, em função do passado em que engenheiros formados na Poli eram contratados pelas grandes empreiteiras para realizar obras públicas. Não haviam muitas vagas em engenharia eletrônica, pois sempre fora uma área com pouca demanda. Com a revolução da micro eletrônica houve um aumento de interesse por parte dos estudantes e com o tempo as vagas foram aumentadas em uma especialidade e diminuída na outra. É exatamente o que irá acontecer de uma forma ou de outra com a medicina, com a ressalva de que existem especialidades que nunca serão muito procuradas, por preconceito, falta de massa crítica, etc.
Dinâmica das amizades
Segundo os Gregos (Platão ? Aristóteles ?) podemos ter no máximo 5 grandes amigos, os chamados amigos "do peito". Esses amigos em teoria nos acompanhariam pela vida inteira, merecendo serem chamados de amigos, já que amizades que terminam não seriam amizades verdadeiras. Mesmo essas amizades estão sujeitas a variações ao longo do tempo (dinâmica). Amigos se mudam de cidade, amigos arrumam empregos onde ficam longos períodos viajando, amigos antigos mudam com o tempo e deixam de serem amigos porque tornam-se irredutíveis e refratários. A distância não nos impede mais de conversarmos com os amigos já que todos estão ligados a internet e possuem telefone celular mas a distância pode impedir o encontro pessoal e a convivência. Amigos próximos podem ser muito ocupados e terem pouco tempo para as longas conversas da juventude, afinal tem responsabilidades com esposa e filhos. Dizem que envelhecer é perder amigos (por conta da morte). Hoje em dia viver é perder amigos pois a maioria está tão assoberbada que não tem tempo nem para tomar um café despreocupado ou então beber uma caipirinha na beira do mar. Quem não gosta da solidão precisa nos dias de hoje buscar com mais enfase e afinco uma pareceria, alguém com quem conversar e conviver, de forma a ficar nos 5% de casais felizes, por uma questão até de sobrevivência física. Quem não tiver essa sorte terá de se apegar ao trabalho ou a família, sendo que o trabalho um dia acaba e a família pode não estar muito interessada em você, especialmente se você for pobre, já que filhos não são garantia muito menos irmãos ou sobrinhos.
A decisão - instinto, experiência e razão
O instinto e a experiência agem no presente e a razão no futuro. Quem vencerá a disputa ? Comprei um livro sobre esse assunto. Talvez ele explique porque conheço tantas pessoas que tomaram decisões erradas em momentos críticos que mudaram suas vidas (muitas vezes para pior). Estamos falando de investimentos, empregos e relacionamentos. Decisões erradas nos fazem rotular as pessoas de burras: como não enxergaram com clareza para decidir em segurança e precisão ? Eu mesmo já tomei decisões por instinto, quando não tinha experiência. Era só o que eu tinha. Não tinha experiência nem muita racionalidade. Experiência é o nome que as pessoas dão aos seus erros passados. A razão precisa de informações que nem sempre estão disponíveis, embora hoje em dia com a internet essa variável possa ser muito neutralizada para quem souber usar a ferramenta. Tenho um amigo empreendedor que está envolvido em um novo negócio. Suas decisões são fundamentadas na sua grande experiência e racionalidade. Já sua sócia aposta no instinto (intuição). Imagine a escolha da profissão por um jovem aqui no Brasil. Jovens não tem em geral muita experiência, não aprenderam a conhecer seus instintos e confiam muitas vezes pouco na razão. Imagine a decisão de casar ou não com alguém na juventude. A decisão de ter ou não filhos. A decisão de divorciar-se ou não. A decisão de trocar de carreira, de trocar de emprego, etc. Quem vencerá ???
O Voto no Zé Ninguém
Pessoas bem qualificadas mas que não são populares não tem muita chance de serem eleitos aqui no Brasil. O Zé Povinho vota em "famílias tradicionais do poder", artistas, jogadores de futebol e personagens famosos por seu envolvimento em alguma tragédia. Nenhuma dessas referências garantem competência. Ninguém consegue ser conhecido sem participar dos meios de comunicação de massa. Para ter espaço nos Jornais ou Revistas você precisa ter algum valor, ou seja, ser alguém conhecido ou importante. Mesmo artistas, escritores e outra pessoas valorizadas somente ocupam cargos no governo em comissão. Uma vez vi uma jovem ser eleita. Não demorou descobrir que ela era filha de um político veterano. Com esse sistema representativo não surpreende que tenhamos tantos problemas . . .
Intrapreneur
Descobri que eu sou e fui um "intrapreneur". Ou seja, eu sou e era um empreendedor interno. Observe que uma grande empresa tem muitos departamentos, muitos deles complexos. Quando o mundo mudava muito lentamente, não era necessário ficar atento as oportunidades, porque elas eram poucas. As regras eram em geral claras, não havia lugar para grandes revoluções e/ou aperfeiçoamentos. Hoje em dia as inovações podem revolucionar a produtividade de uma empresa e com isso deixar concorrentes para trás ou simplesmente sobreviver. Aquele que circula por vários departamentos, que tem contato com diferentes realidades, como por exemplo observando como os outros solucionaram seus problemas, pode colaborar para melhorar processos, simplesmente orientando. Essa pessoa acumula muitos dados, informações e conhecimento e, como em teoria, quanto mais conhecimento temos maior é a nossa chance de sobreviver, ele pode ser um colaborador chave.
sábado, 10 de agosto de 2013
O bom terapeuta é um artista
Quem afirmou foi uma terapeuta psicanalista. E como todo artista ele ou ela precisa de seus admiradores. Consertar a mente de uma pessoa é um trabalho singular. O uso da palavra é apenas uma das técnicas que existem. O detalhe é que quem precisa de terapia muitas vezes não procura ajuda. A grande maioria da pessoas é prática, não pode perder tempo e somente procura a terapia quando já tentou de tudo e está tendo algum tipo de prejuízo palpável: perde clientes, perde amores, perde amizades, perde emprego, perde dinheiro, ou seja, perde alguma coisa ou então ganha inimigos, desafetos, processos. O terapeuta é uma espécie de professor ou mestre (as vezes guru), alguém que pode lhe oferecer "guidance". Alguém que pode lhe oferecer orientação para enfrentar dilemas e se sentir bem com as decisões tomadas. Alguém com quem podemos manter um relacionamento emocional além de intelectual.
Guidance
Esse é o maior papel que um pai pode ter na vida de seus filhos. guidance
guid.ance
n 1 orientação. 2 orientação educacional ou vocacional oferecida a estudantes.for your guidance para o seu governo.
Tudo o resto é apenas acessório. Comida, roupa, pagar a escola, cuidados pessoais, saúde: tudo isso é apenas default. Desenvolver as habilidades de um filho, fazê-lo crescer em todos os aspectos, descobrir algum talento especial que pode ser potencializado. Tudo isso irá colaborar para a felicidade do filho e para pais generosos para a sua própria felicidade, porque para o pai esclarecido, assim como para o mestre, o maior prazer é ver o discípulo superá-lo. Ser mais feliz, mais rico, mais inteligente, mais bonito, mais jovem. É claro que esses ideias são para poucos, muito poucos e sempre serão . . .
The more we know, the better chance we could survive..
Essa é a verdade por trás do fato de que a inteligência é o fator mais predisponente para prever um futuro promissor de alguém. Pessoas que preferem um filho bonitinho mas burrinho a um filho feio mas inteligente parecem não saber disso. A inteligência é muito útil porque não são poucas as decisões que precisamos tomar e que influenciarão muito o nosso futuro. E pior, quando somos crianças, essas decisões estarão nas mãos de nossos pais e consequentemente nosso futuro. Quando crianças somos um potencial em desenvolvimento apenas.
Potencial e o vir a ser
Estudos mostram que muitos potenciais gênios ficam pelo caminho. Os motivos são variados e vão desde a inveja e trapaça dos outros até fatores imponderáveis. Conheço pessoas com enorme potencial que foram desviadas do seu futuro brilhante por intervenções erradas na sua infância ou por decisões equivocadas em momentos difíceis. Devemos sempre procurar ser o melhor que podemos em tudo. Sendo o melhor estaremos melhorando o mundo e sendo exemplos para os outros menos esclarecidos. Tenho gosto de ver uma criança avançar em passos seguros para tornar-se um ser humano maduro e equilibrado. Infelizmente isso tem acontecido cada vez menos . . .
Dos seus bens materiais 90% são emoção e 10% razão
Isso pode ser verdade na casa de 90% das pessoas mas não na casa de verdadeiros engenheiros !!! Isso acontece porque engenheiros verdadeiros buscam o custo benefício ótimo e isso inclui comprar coisas racionalmente e não emocionalmente, exceto em um ou outro caso. Na verdade a pessoa pode comprar preço em muitas áreas mas comprar qualidade em algumas poucas. É o caso da mãe que economiza em tudo menos no danoninho do filho. É o famoso "faço questão" ! São as exigências, neuróticas ou não, pouco importa para quem está vendendo. Imagine alguém que more em um prédio simples mas tenha um esportivo na garagem. Aqui no Brasil essa pessoa estaria se colocando em risco e obviamente não seria "racional". Se todos fomos exclusivamente racionais todas somente compraríamos carros 1.0 e isso não é verdade . . .
A mais atrevida e sexy
A mulher mais atrevida e mais exibida muito provavelmente não será a mais amiga e adequada companheira. Palavras do Gikovate. Provavelmente esse tipo de mulher é mais egoísta e exigente. Sua disposição para ser o centro das atenções não mudará com o casamento e suas exigências. Mulheres sexy gostam do poder que possuem de enfeitiçar os homens por onde passam. Mulheres bonitas e discretas, futuras mães dedicadas, são difíceis de encontrar porque o "lado negro da força" é muito sedutor para elas. Por que estudar e me dedicar se tenho tudo de mão beijada ? Por que ser fiel a apenas um homem se posso ter quantos eu quiser ? Por que me esforçar para me aprimorar como mãe e esposa se tenho "centos" criados ? Essa mulher é chamada de periguete quando pertence as classes sociais inferiores e de perua quando pertence as classes superiores. Aquele que é muito macho sente atração por mulheres que sejam muito fêmeas. É natural e pode ser fatal. Mulheres sexies provavelmente são muito férteis e isso atrai até inconscientemente. Difícil é achar uma mulher legal e generosa que saiba mudar o lado do disco conforme a situação . . .
Seu trabalho pode te enlouquecer
Principalmente aqui no Brasil e se você for empregado e ganhar bem. Isso acontece porque a pressão sobre quem ganha bem costuma ser muito grande aqui no Brasil, por conta da diferença entre os menores e os maiores salários. Além disso, quem ganha muito costuma ter muita responsabilidade e empregados sob sua administração. A qualidade desses empregados pode afetar muito a qualidade da saúde mental do chefe. Observe que para enlouquecer alguém em geral precisamos dos outros como agentes. Quase ninguém enlouquece sozinho, exceto nos casos endógenos. Sua família (em particular sua mulher) também pode te enlouquecer facilmente. Observe que todas essas relações podem ser tóxicas. No emprego muitas vezes você não vê uma saída, porque todas as posições são parecidas nas diferentes empresas. Já foi escrito que escolher certo a profissão é fundamental para o seu sucesso e equilíbrio mental. Além disso, com um bom emprego você pode lidar muito melhor e com mais flexibilidade suas relações pessoais familiares. Todo emprego na iniciativa privada depende dos resultados que você obtém. Sem resultados você será demitido. Nem todo relacionamento conjugal depende de resultados. Essa é a diferença . . .
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
A acumulação de relacionamentos é impossível
Você nunca terá um milhão de amigos. Na verdade, fique feliz se você tiver 5 grandes amigos. daqueles que você pode ligar a qualquer momento e sem um pretexto. A vida das pessoas é muito ocupada para sobrar tempo para dedicar-se a muitos amigos. Os assuntos também não são tantos e na vida de muitos poucas novidades acontecem. Tem todos tem personalidades interessantes e são dotados de grande abertura psicológica. Imagino que o psiquiatra e o terapeuta possam se tornar amigos de seus pacientes no aspecto emocional. Até mesmo o conceito de transferência na psicanálise aponta nessa direção. O Gikovate nesse aspecto se tornou um experto em "gente" e em relacionamentos emocionais. Ele provavelmente deve se lembrar de praticamente todos os seus pacientes e de suas histórias. Eu me lembro de muitas pessoas com as quais convivi porque sempre me interessei e nunca prejulguei ninguém. Tal qual o psiquiatra e o terapeuta, com a exceção de que o psiquiatra e o terapeuta ganham um bom dinheiro para fazer esse trabalho . . .
A acumulação de riqueza pode ser ilimitada também mas o seu desfrute não
A riqueza a partir de determinado montante passa a ser apenas um número: tudo o que o dinheiro pode comprar tem um limite. Iates, helicópteros, jatinhos, obras de arte, carros de luxo, joias. Esse é o mundo dos milionários ou bilionários.
A educação e o conhecimento é a unica coisa que você pode acumular eternamente
E levar com você !!! Observe que quanto maior a sua bagagem de coisas materiais maior o peso e o trabalho de carregá-las. Vale inclusive para o peso corporal. O físico tem essas limitações: você pode ter 5 carros mas somente pode dirigir um de cada vez. O emocional também é limitado: não podemos ter mais do que 5 amigos do peito, por exemplo. Já o conhecimento é ilimitado !!! Basta imaginar os milhões de livros que já foram publicados !!! Os índices de assunto que existem em uma grande biblioteca. O que foi realizado no passado e que está a disposição na internet. A cultura está ao alcance de todos hoje em dia mas poucos continuam a apreciá-la e desfrutá-lá. Podemos nos aprofundar em todos os assuntos com muita facilidade. Os mais complexos assuntos estão a disposição e ao alcance. Política e religião são coisas que os americanos discutem. Brasileiros discutem futebol e mulher . . .
6 minutos por dia em média
Esse é o tempo que as pessoas dedicam em média a leitura aqui no Brasil. Por ai podemos imaginar como não existem autodidatas ou pessoas que se auto aperfeiçoam por aqui. É por isso também que quase todo gestor ou dono de empresa duvida da capacidade dos seus empregados de aprender alguma coisa por conta própria. Ninguém gosta de arriscar em um país com tão baixo nível de instrução. Toda nossa sociedade é composta de exemplos onde a regra e sempre culpar o "inexperiente" e também de crenças nos salvadores da pátria. Esse dado reflete até nas aplicações financeiras (no caso na poupança) ou nas estruturas dos governos estaduais, municipais e federal. Pessoas instruídas, que vivem com desenvoltura, que evoluem com seus esforços próprios são a exceção. Aqui vigora a consulta e o pagamento a "especialistas" que no ideário do contratante são mais sábios e capacitados. É assim que intermediários ganham dinheiro dos menos instruídos e trouxas, que pagam por serviços que eles mesmos poderiam fazer, caso fossem mais capacitados. Para assuntos financeiros confiam no Gerente do Banco, para assuntos legais confiam no seu advogado, para assuntos médicos acreditam piamente em tudo o que o médico lhes diz, para assuntos com relacionamentos acreditam em crenças e ideias que lhes foram inculcadas sabe-se lá por quem. Não fazem análises profundas para validar as pessoas com as quais estão se aconselhando. E acima de tudo acham que sabem tudo, mesmo sem nunca ter lido ou vivenciado sobre a questão em pauta.
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
O carro velho
Quando olho em volta percebo que alguns amigos não tem nem carro, outros tem carro velho e alguns tem carro novo mesmo sem usar. Alguns tem 2 ou mais carros, outros tem apenas um. Na casa do meu pai tinha 4 carros. O carro sempre fez parte da nossa vida, desde muito cedo, acredito que em 1962. Costumo dizer que tenho gasolina nas veias. Sempre gostei de carros, desde pequenininho. Comprei e vendi carros, novos e usados, de todas as marcas. Por um acaso ainda tive dois tios que foram donos de revendedoras de veículos, o que acentuou minha intimidade com carros. Hoje com a internet podemos acompanhar o que acontece com os carros não só no Brasil como no mundo. Realmente acho que apenas um amigo gosta tanto de carro como eu. Só que esse amigo é bem mais rico e se permite muitas mais estripulias. Meu orçamento para gastar com carro é de R$ 1.000,00 por mês e não existem previsões de grandes evoluções, para minha decepção.
Não adianta ter um carro potente no Brasil
Mais uma das muitas frustrações aqui no Brasil é com relação ao carro que você pode comprar. Não adianta comprar um carro com motor turbo e 160 CV se nossas estradas são uma porcaria e existem "centos" radares. Essas limitações impostas pelo nosso ambiente diminuem o tesão de ter um carrão. Fica claro que ter um carrão nas nossas condições é apenas para exibir-se e sentir-se envaidecido, a um custo absurdo. É por isso que mesmo que eu pudesse, a não ser que tivesse ganho o dinheiro de mão beijada e de forma muito fácil, nunca compraria um carro caro aqui no Brasil. Nessa hipótese remota mudaria de país, iria viver nos Estados Unidos. E dessa forma ficaria fisicamente longe dos meus amigos e familiares e das coisas que fazem parte da minha história. Ao longo da história algumas limitações foram sendo vencidas aqui no Brasil e outras não. Em termos de tecnologia nossos carros e nossa infra estrutura avançam lentamente. Já a comunicação, o acesso a internet, os eletro eletrônicos avançaram rapidamente. A nova geração parece muito mais interessada em tecnologia da informação que em carros. Os objetos do desejo parecem estar mudando no mundo . . .
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Quem tem a consciência de se preparar para enfrentar situações novas para não errar ?
Praticamente ninguém. As pessoas gostam de aprender por imitação, igual aos macacos. É o jeito mais fácil e o mais usado. Quem estuda um assunto novo por conta própria e procura se informar o máximo possível são exceções. É assim que as estatísticas em geral mostram sempre o óbvio. Por exemplo: quem faz testamento é em geral advogado ou então alguém que tem fácil acesso a um advogado. Quem abre uma industria é em geral quem tem facilidade com o processo técnico da produção. Quem tenta se eleger em um cargo público pode ser formado em direito, pelo menos em termos proporcionais. Quem funda um hospital é em geral médico. Quem fundou uma franquia de consultório dentário era uma dentista. Esses exemplos são óbvios no Brasil porque aqui somente tem algum valor aquele que cursou determinada graduação. Autodidatas não valem nada, ao contrário dos Estados Unidos. Aqui a pessoa que estudou vira "doutor".
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Fatos deprimentes me contagiam
Infelizmente (ou felizmente ?) sou uma pessoa sensível. Fatos e situações que acontecem a minha volta me influenciam. Gostaria de que todos fossem bonitos, ricos, inteligentes e jovens mas essa não é a realidade na terra. Todos temos problemas, que variam em gênero, número e grau. Enquanto a maior parte das pessoas apenas vive eu, ao contrário, tenho consciência de para onde estamos caminhando e fico indignado. Vejo coisas boas serem conspurcadas e vejo o futuro ser comprometido pela mundo em que estamos criando nossos filhos. A desagregação da família está enterrando nosso futuro. Aqui no Brasil estamos em uma espiral descendente, como mostram os indicadores de homicídios, uso de drogas, divórcios e separações. O potencial de maldade, entendido como a violência contra os outros só cresce. Casais não se entendem, filhos não são adequadamente educados, nosso meio ambiente é extremante hostil, inocentes são condenados e punidos, a incompreensão é gigantesca. Velhos, crianças e mulheres são atacados porque são os mais indefesos. É o mundo cão !!!
Filhos e filhas estragados(as) = 54% de agressões e 5% de casais felizes
Com esses índices não é a toa que o Gikovate tem recomendado que as pessoas apenas namorem e não se casem. Casar para ter filhos e estragá-los ? Um amigo meu que está no segundo casamento e tem filhos pequenos desabafou: disse que está cansado e desanimado. Estou me lembrando de uma frase de um livro muito antigo chamado "Ajuda-te pela Psiquiatria" que dizia que somente deveria ter filhos quem fosse feliz. Cada dia que passa acho que essa frase é mais verdadeira . . .
Como estragar um filho
O meio mais fácil de estragar um filho é não conseguir educá-lo para ser uma pessoa de bom caráter. E o que compromete o caráter de uma pessoa é a mentira. Patifes mentem e são poucos os patifes pobres. Infelizmente esse resultado em geral acontece quando os pais não chegam a um acordo sobre os valores a passar para seus filhos. Nessa situação a criança faz o que ela quer e em geral, por ser naturalmente egoísta, a escolha default dela é a mentira, a manipulação e a dissimulação.
Como estragar uma filha
Já dizia Freud que uma menina bonita ser legal seria difícil. A própria criação dessa menina tornaria a hipótese dela ser legal uma hipótese remota. Tenho um amigo que tem um filho homem e que brinca com duas meninas bonitas. Uma delas de olhos azuis que os pais rejeitam porque conta do seu passado familiar (família complicada, com muitos problemas). Outra loira que os pais preferem, porque gostam dos pais dela e portanto da família de origem. Essa loirinha é filha única e eu tive uma prova de que mesmo com pais "legais" ela é tão afetada quanto a de olhos azuis. Freud explica . . .
Aproveitar as oportunidades do mercado
Está aí uma coisa que sei fazer bem (será a minha Vênus em Libra na casa II ?). Menos na hora de vender e muito mais na hora de comprar. Para ser perfeito você precisa das duas pontas: vender na alta e comprar na baixa. Segundo o Kanitz quem faz isso com sucesso são fundos de Privaty Equity e eles são o futuro para quem quiser ganhar dinheiro com investimentos. Oportunidades não aparecem todos os dias. Além disso a oportunidade tem de ser interessante. Não adianta comprar em uma liquidação uma roupa que você não irá usar. Oportunidades surgem nas assimetrias do mercado: muitas pessoas querendo vender e poucas querendo comprar ou então poucas querendo vender e muitas querendo vender. Observe que essa assimetrias nunca são eternas mas podem ser conjunturais (e vão ser corrigidas rapidamente) ou são estruturais (e irão demorar décadas para serem corrigidas). Deficiências estruturais na educação ou na saúde podem simplesmente não serem passíveis de serem corrigidas, infligindo praticamente a escravidão as pessoas afetadas por essas deficiências.
A hierarquia das marcas e dos produtos pelo mundo
Os mercados mais exigentes tem os melhores produtos mas nem sempre os melhores serviços. Temos marcas com reputações constituídas há décadas. O comércio exterior brasileiro mostra claramente isso: no caso de manufaturados as transações são entre companhias multinacionais. As multinacionais controlam o que será produzido em cada mercado ou país e o que será importado. Mesmo o que é produzido localmente pode conter muitos componentes importados, ou seja, ser apenas montado no país. O Brasil é escolhido para ter plantas exportadoras para a América Latina, por exemplo. Mesmo os Estados Unidos tem fábricas na China para manufaturar produtos para o seu mercado local. Para o consumidor pouco interessa se o produto é importado ou não. Interessa que funcione por um preço que ele pode pagar. Já para a criação de empregos de alto nível é fundamental negócios sofisticados, onde a inteligência seja usada ao máximo. Caso você consiga ganhar muito dinheiro não importa onde você viva: você terá a sua disposição o que de melhor o mundo pode oferecer em termos de produtos. Já serviços médicos por exemplo ou educacionais podem simplesmente não estar disponíveis.
A corda estoura sempre do lado mais fraco e o corpo adoece idem
Quando você fica estressado submete seu corpo a esforços repetitivos, com intensidade, frequência e duração variados que vão solapando os órgãos. E o órgão que vai abrir o bico em primeiro lugar é justamente aquele que for o mais fragilizado. Pode ser o coração através de um infarto, pode ser o cérebro, através de um surto, pode ser o estomago, através de uma úlcera, pode ser a pele através de alergias e assim por diante. Podemos observar efeitos deletérios nas crianças que são um tanto transparentes. As violências que as pessoas fazem contra os humanos pode ser chamada de maldade. Nesse sentido o Pai Nosso nos diz: mas livrar-nos do mal.
sábado, 3 de agosto de 2013
Comprar bem, vender bem e receber bem.
Comprando bem minimiza o impacto no caixa, vendendo bem aumenta a entrada de caixa e recebendo bem não se perde o que os passos anteriores conquistaram. Essa é a situação ideal para uma empresa, de preferência com um responsável "cobra" em cada uma dessas áreas: um excelente gerente de manufatura (compras), um excelente gerente de vendas (comercial) e um excelente gerente de crédito/cobrança (financeiro).
Pior do que não fazer nada é fazer errado
Faz tempo que não ouvia alguém falar uma verdade tão contundente: pior do que não fazer nada é fazer errado !!! Porque quem faz errado acelera o carro contra o muro !!! Já fui muito criticado por ser assim como a frase sugere. Deixa que eu faço errado. Em investimentos aqui no Brasil a frase é verdadeira. Existem motivos e interesses para isso: muitas pessoas ganham dinheiro com a oscilação dos mercados, antecipando-se as compras e as vendas, em geral com informações privilegiadas, de forma que não correm risco nenhum. Trata-se de um meio sutil de apropriar-se do resultado financeiro do trabalho dos outros. Em termos de compras de ativos ou de bens é só avaliar o mercado e ver a posição dos vendedores, seus custos, sua idoneidade e confiabilidade e fazer movimentos anti-cíclicos se possível. E finalmente: caso você queira algo bem feito ou você paga bem ou você mesmo faz.
Assinar:
Postagens (Atom)