quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As mudanças de endereço

Não conheço ninguem que tenha mudado mais de endereço do que eu. Reflexo da vida conturbada que tive, eu mudei de endereço 5 vezes em 8 anos(1989-1997). As mudanças foram decorrentes de casamento, divórcio e troca de emprego. Como eu não estava preso a um financiamento imobiliario as mudanças eram facilitadas. Morei na João de Santa Maria, na Irmão Pio, na Av. Santo Amaro, na Crisoberilo e na Itatiaia. Muitas mudanças foram traumáticas e todas elas foram feitas com a ajuda de amigos. Em alguns endereços fiquei "acampado". Alguns imovéis eram do meu pai e outros eram próprios. A verdade é que cansei de tantas mudanças. Hoje existe apenas uma possibilidade de mudança, novamente para a Crisoberilo, que dependerá de muitos fatores imponderáveis no momento. Meus pais tambem mudaram muito (7 vezes): viveram na Antonio Marcondes, Ten Paulo Alves, Pierre Curie, João de Santa Maria, Crisoberilo, Dom Bernardo Nogueira e Visconde de Inahuma. Só que fizeram isso em 36 anos (1962-1998).A media em São Paulo é de uma mudança a cada 11 anos. Conheço parentes que nunca mudaram de endereço: estão no mesmo lugar a 40, 50 anos. A desculpa que dão é que a casa é propria . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

A situação mudou e agora cogito que terei de mudar para fora da cidade de São Paulo em algum momento no futuro. Existem três possibilidades: Jales, Botucatu e Governador Celso Ramos. Nas casas e aptos em que morei transitei da parte Africana da cidade para a Indiana e Asiática. Nunca cheguei a parte Europeia. Talvez a próxima geração chegue, a conferir.

Van der Camps disse...

Tenho uma tia que mora desde que nasceu há 78 anos no mesmo bairro indiano aqui em São Paulo. Quando essa tia nasceu o bairro era Zona Rural. Ela viu o bairro se transformar e como é bem ligada e informada acompanhou todo tipo de mudança que os anos trouxeram para São Paulo. Conversar com essa tia é fazer uma viagem ao passado e suas realizações. Eu sou mais eclético: via as mudanças em várias cidades do Brasil e em vários bairros de São Paulo. Tenho maior alcance que minha tia mas a mesma essência.