A melhor definição de despesas fixas pode ser dada por aquelas que todo mês aparecem na sua porta na forma de um boleto de pagamento ou débito automático no banco. Despesas variáveis ou extemporâneas ou extras são aquelas que aparecem no cartão de crédito ou que saem direto do bolso por algum motivo. A única exceção no meu caso é a gasolina que pago com dinheiro por questões de segurança. No cartão de crédito ficam registradas as compras de ativos e demais despesas elevadas que são parceladas. A maior parte dos itens fixos nos trazem conforto e bem estar. A maior parte dos itens extras são despesas de lazer e manutenção do carro ou bens para embelezar nossa vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Monitoro e controlo todas as despesas fixas. As variáveis e extras podem ser controladas por médias e por orçamentos previamente decididos para esse tipo de despesa. Quando detecto aumentos acima da inflação nas despesas fixas em geral tenho estratégias previamente estudadas que ficam esperando o momento certo de serem colocadas em prática.
Existem pessoas que consideram a parcela de financiamento do imóvel e do carro como despesas fixas. Isso pode ser uma boa ideia nos Estados Unidos onde os juros são baixos. No Brasil pode ser temerário . . .
Postar um comentário