terça-feira, 18 de agosto de 2015

Um paciente precisa ter no mínimo o segundo grau

Para entender a razão do médico pedir determinado exame. Imagine então quanto de estudo é necessário para o paciente pedir ao médico determinado exame ??? Agora imagine a situação de alguém que está sendo acusado pela justiça criminal. Sabemos que essas pessoas em geral tem pouca instrução. E qual o grau de conhecimento jurídico que alguém precisa ter para escolher o advogado especialista para o seu caso em particular ? E o grau de conhecimento científico que alguém precisa ter para discutir com um engenheiro ??? 

3 comentários:

Van der Camps disse...

O cliente é que em geral precisa juntar as provas para processar alguém. Para isso ele precisa saber como fazer. Já no médico qualquer um vai e principalmente no SUS o nível é dos mais baixos, classe C e D. Questionar um engenheiro então é para poucos, muito poucos.

Van der Camps disse...

As pesquisas dizem que se o paciente entender o que o médico fala ele adere mais ao tratamento e o resultado final é melhor.

Van der Camps disse...

Para escolher um especialista o paciente também tem de ter conhecimento. Muitas vezes o especialista somente pode ser consultado por indicação de um clínico geral como é feito nos Estados Unidos por exemplo. É assim no SUS. Existe toda uma "filtragem" para evitar desperdício de recursos escassos.