quinta-feira, 30 de abril de 2015

O gosto pela hierarquia

Leoninos e muitos outros signos adoram a hierarquia e se apegam a ela para sentirem-se seguros. Hier quer dizer sagrado e arquia quer dizer poder. Logo a hierarquia seria a atribuição do poder por razões sagradas. No entanto existem dois signos que são representantes das revoluções: escorpião e aquário. Escorpião pela revolta e insurgência e Aquário pelo novo revolucionário. Escorpião está autorizado a derrubar a autoridade justamente quando essa não é mais legitima, quando não cumpriu com suas obrigações divinas. E Aquário simplesmente torna obsoleta a ordem anterior do poder, ou seja, o poder anterior caducou. Essas são as situações aceitáveis de mudança na "hierarquia". 

O eixo Leão Aquário e Touro Escorpião

Não faço ideia de quantos tem oposições poderosas ou grandes cruzes no seu mapa astral. Quem as possui tem a rara condição de entender signos opostos nos eixos. No meu caso Leão e Aquário e Touro - Escorpião se destacam. Interessante ou não meus melhores amigos são dos signos fixos de Leão, Aquário, Touro e Escorpião, exatamente aqueles em que tenho muitos aspectos e planetas. O resultado final é alguém altamente criativo. A comunicação é reforçada por vários elementos do ar. O dinamismo está presente.  

Você pode render muito mais

Esse é o papo do dono de empresa explorador: você pode render muito mais e ganhar o mesmo. Pode ficar doente e ai eu passo o problema para o INSS. Não espere que seu chefe desenvolva seu "potencial". Aqui no Brasil onde a regra é demitir o empregado para evitar passivos trabalhistas e onde o emprego é quase sempre de baixo nível intelectual querer ter uma carreira ascendente e de sucesso é um desafio e tanto. Na minha vida profissional sempre encarei os desafios como oportunidades de aumentar meu conhecimento. Fui promovido por merecimento e tive de me esforçar muito. 

Arquétipo do Sagitário

Continuando a leitura do livro Leonardo o Astrólogo fui surpreendido com a precisão da descrição do signo de Sagitário. Existiriam três tipos básicos de Sagitários sobre a terra: o animal, o humano e o espiritual. O que mais conheço é o animal. Esse não gosta de ser contrariado, tem sempre uma artimanha que tentar conseguir o que quer, acha que vale tudo para atingir seus objetivos e tem sua própria lei. Aliais, sua especialidade é criar leis para os outros obedecerem. Esses personagens não lidam bem com frustrações e escondem sempre seus erros e fracassos. Adoram destacar somente os pontos que lhes interessam em qualquer assunto. Triste ter de conviver com este tipo de radical insensato. 

Os cinco níveis de influência

Ótima matéria mostra que o primeiro nível é influenciar a si mesmo. O segundo é influenciar o outro. O terceiro é influenciar um grupo. O quarto influenciar a empresa e o quinto influenciar o mercado. A decisão da caixa Econômica de aumentar a entrada para o financiamento de imóveis usados para 50% tem o grau 5: influenciará o mercado. Um homem pode não influenciar nem sua esposa e filhos. Influenciar é agir sobre a vontade do outro. Imagine a dificuldade de influenciar nativos de signos do fogo . . .

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Empresas brasileiras gostam de praticidade

Por isso não existem grandes empregos em pequenas e médias empresas. É por isso que somente 7% dos empregados aqui no Brasil tem nível superior. No serviço público são 24%. Criar coisas novas exige uma pausa no dia a dia. Planejar também. São funções do ar. Terra, água e fogo são mais práticos mesmos. 

O governo de uma simples canetada

Muda mercados de bilhões. É assim e sempre foi no Brasil. A sua vida, o seu emprego, o seu carro, o seu imóvel, a sua aposentadoria nas mãos do governo. Investimentos, fortunas, tudo na mão do governo. Pois é . . . fazer o que. Como disse uma vez um eminente membro do governo: os vendidos ganham e os comprados perdem ou vice e versa. 

Para cada real imobilizado um real líquido

Quem deu a dica foi um empresário a um amigo meu. Já ouvi o contrário, de um amigo que foi pego pelo Plano Collor. Empresários são diferentes de empregados. Alguém intermediário é o profissional liberal. 

A simbologia de Aquário

No livro que estou lendo Aquário é retratado como um ser sutil. A medida que caminhamos no ano astrológico parece que as sutilezas aumentam. Seus símbolos são o trovão e os cometas. Seu apreço pelos diferentes é notório. Sua criatividade e originalidade também. O Aquariano prefere agir nas sombras e é um rebelde muitas vezes. Ligado ao cosmos e as vezes líder espiritual. Pode ser agente da desconstrução também. Estamos na Era de Aquário e consequentemente seu oposto astrológico, Leão, está desprestigiado. Não me lembro de ter namorado nenhuma enigmática Aquariana . . .  cujo simbolo foram os hippies da Califórnia . 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Signos do Fogo

Áries , Leão e Sagitário são do elemento fogo na astrologia. Uma característica desses signos é ser "mau ouvido", ou seja, não gostam de ouvir o que os outros lhes falam. E por isso dão "cabeçadas" diversas na vida. Estou lembrando de um amigo ariano que largou o curso universitário e se arrependeu, de um sobrinho leonino que só faz o que quer e vive de tentativa e erro e de uma irmã sagitariana que quer impor sua "lei" ao mundo e descobre depois que o mundo tem suas próprias leis. Isso sem falar de um outro amigo leão que também sabe tudo e depois descobre que sabe tudo muitas vezes errado.   

8 em cada 10 brasileiros já ficaram com o nome sujo

Ou seja, você pode tomar um calote um dia e departamentos de cobrança tem vida longa aqui no Brasil. Podemos ver pelos nossos inquilinos: em algum momento levamos algum calote. Empresas estão preparadas para calotes e já embutem em seus preços esse custo. Todo que tem algum valor está respaldado por algum contrato e esses contratos defendem muito bem quem os faz. 

Todo herói precisa de um vilão

E quanto pior o vilão mais o herói é destacado. É assim com Guerra das Estrelas o filme mais visto no cinema. É assim com Judas que traiu o Cristo. É assim em todas as novelas da Globo. É assim nos filmes de faroeste. O vilão muitas vezes vence é verdade, principalmente aqui no Brasil o pais dos corruptos. Pois é . . . 

Quem faz a lei faz em seu benefício e em prejuízo dos demais

Em um dos empregos que tive o trabalho era feito em cima dos procedimentos. Um desses procedimentos restringia os poderes da área de concessão de créditos. Nossos trabalhos incomodaram essa área e eles resolveram o problema re-escrevendo o procedimento e dando-lhes plenos poderes para fazerem o que eles quisessem. Tornaram as decisões discricionárias. Assim é com o congresso, o poder legiferante em geral. A lei pode ser boa ou não e poucos sabem disso. Quem não estiver satisfeito que sofra o desgaste de recorrer ao judiciário e espere uma decisão do Supremo Tribunal Federal a seu favor. 

domingo, 26 de abril de 2015

Ser aceito pelos mais velhos na adolescência

Ser aceito pelo mais velhos na adolescência é um sinal de maturidade precoce. Foi o meu caso: meus amigos eram até 5 anos mais velhos do que eu. Nem todos entram na puberdade ao mesmo tempo. E muito comum na escola alunos de diferentes idades frequentarem a mesma sala de aula. No meu caso particular essa diferença era ainda maior porque sou de novembro e entrei no primeiro ano com 6 anos, de forma que já na sala de aula convivi com colegas pelo menos 11 meses mais velhos. Já li sobre a seleção de garotos para o esporte onde quem nasceu em janeiro leva vantagem sobre quem nasceu em dezembro, simplesmente pela idade. 

Bancos no Brasil

Bancos no Brasil são sofisticados. E nos bancos existe obrigatoriamente auditoria e inspetoria. Isso acontece porque a matéria prima do banco é o dinheiro e muitos tem oportunidade de desviar o dinheiro (empregados). Onde existe dinheiro existe tentação e onde existe muito dinheiro existe a tentação máxima. Na economia dividimos entre a economia real, de bens e serviços e a economia financeira. Ou seja, o que acontece em uma área refletirá necessariamente na outra área. A complexidade da própria atividade faz com que sejam poucos os bancos e o voto de pareto funcione perfeitamente nesse mercado. Não é a toa que eles estão entre as maiores e mais lucrativas empresas brasileiras. 

A cada momento uma parte torna-se a mais importante na empresa

O pessoal de vendas diz: se eu não vender você não ganha seu salário. O pessoal da produção diz: se eu não produzir você não vai ter o que vender. E o pessoal de finanças fala: se eu não conseguir o dinheiro para financiar a produção e o resto não vai ter como produzir nem vender. Como a economia é dinâmica em algum momento vendas vai ser mais importante, produção em outro e finanças em um terceiro. Cada área tem seus misteres e em geral quem é bom em uma não entende a dinâmica da outra e nem tem interesse real em aprender. Veja o caráter do auditor que transita entre todas as áreas: típico geminiano. Veja as análises que ele faz: racional como Virgem. E veja como ele está em tudo de novo que a empresa faz: Aquário puro. Veja o poder e a liderança: escorpião. Não queira que um simples vendedor, um simples operário, um simples caixa ou escriba entendam a dinâmica completa da empresa.  

Somente 17% das sentenças criminais são efetivamente cumpridas

Imagine que de  1 a 2% dos crimes são investigados pela polícia. Depois imagine que desses inquéritos nem todos seguem ao ministério público. Dos que chegam ao ministério público nem todos viram denúncias. Daqueles que são denunciados alguns não resultam em condenação. Dos que resultam em condenação grande parte é para penas alternativas. Das penas alternativas a maior parte não tem como ser cumprida e fiscalizada pelo poder executivo e acaba não sendo efetiva. E no fim chegamos aos 17% efetivos de sentenças criminais cumpridas. Temos um caso emblemático na família onde um primo foi absolvido por decurso de prazo para o executivo o condenar. Muito comum para quem tem bons advogados. 

sábado, 25 de abril de 2015

Gêmeos e a defesa dos outros e dos ausentes

Estou lendo um excelente livro o Leonardo Astrólogo. Nele temos a descrição mais completa de cada signo que já vi (umas 40 páginas por signo). No de Gêmeos fala-se na qualidade geminiana de lembrar a alguém que se acha o dono da verdade que existem os outros. Dá mesma forma Gêmeos é o portador da voz dos ausentes, o defensor daqueles que não estão presentes. Gêmeos como ser dual sempre lembra o lado esquecido por aqueles que se acham os sabidos. Isso acontece porque Gêmeos transita de um mundo a outro com facilidade, indo do céu ao inferno sem dificuldades. Gêmeos é argumentativo mas nem sempre ganha as disputas. No entanto dificilmente será enrolado por nativos dos outros signos. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Tribais

As tribos eram amigas dos seus membros e qualquer outro elemento era considerado inimigo. O diferente é o inimigo na mente dos membros das tribos. Esse estado primitivo de associação está cada vez mais ocorrendo e parece que é um fenômeno global. É o oposto do ideal de Fraternidade . . . 

Primos eram mais que irmãos de hoje em dia

Essa frase é do Gikovate e fala do tempo da infância dele. Naquela época primo era coisa séria. É claro que a religião também era, bem como a família. Os tempos mudaram e nem irmãos são confiáveis. Amigos com certeza também mudam com o tempo. É como eu sempre digo: a lealdade está em baixa. 

Filantropia X Caridade

Filantropia é Aquário. Philos = amigo , Antropos = Homem . Seriam os amigos dos homens. Esses não existem aqui no Brasil. Filantropos seriam os ricos que fazem doações generosas, instituem bolsas de estudo ou fazem fundações com alguma finalidade específica. Já caridade é Peixes e aqui no Brasil está ligada a religião: a pessoa faria caridade (doações) com vista a conseguir seu lugar no céu. É isso que existe no Brasil. Eu diria que todo aquele que ajuda os outros, seja publicando um livro instrutivo, por exemplo é um mini filantropo. 

Quem faz o contrato escreve todas as cláusulas que lhe interessam

E nenhuma do interesse da outra parte se for deixado por conta dele. Vi um contrato assim com um advogado de Botucatu em um caso de interdição e inventário. Então vai ser assim com um financiamento, um consórcio, a compra de um imóvel na planta, ou seja, qualquer contrato onde exista um advogado de um dos lados. Vai ser assim com contratos propostos pelo banco, pelo seu empregador e por qualquer pessoa jurídica (escola dos seus filhos por exemplo, plano de saúde e por aí vai). Também é claro que somente se faz um contrato de algo realmente importante, que tenha implicações jurídicas, ou seja, responsabilidades civis e criminais. É isso aí . . . 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Apenas um verniz ???

As vezes eu me pergunto com relação a pessoas que se transformam como reação a algum acontecimento externo se elas sucumbiram ante forças irresistíveis ou tratava-se apenas de uma máscara que caiu nas condições inexoráveis que se manifestaram. Minha impressão é que sempre é uma uma reação pusilânime , uma fraqueza. Já aconteceu comigo também mas não mudou a minha essência. Engraçado como princípios podem ser esquecidos conforme a conveniência. Uma frase que eu uso muito é: eu conheço você. Deve ser porque eu sou de escorpião. Os outros podem se enganar. Eu não. 

A empresa familiar monárquica

Empresas familiares aqui no Brasil são semelhantes a monarquias: O rei é o fundador. Com a sua morte a corte se agita e entram os sucessores ao trono na disputa. Nesse meio termo as consortes dos filhos entram na disputa na surdina. A trama continua com o nascimento dos netos do fundador: haverá alguém para herdar e suceder o trono ??? Acontece em todas as empresas, pequenas, médias ou grandes. Com a morte do patriarca seus corregionários são devidamente "defenestrados". É a luta pelo poder, onde a racionalidade nem sempre vence. Não é a toa que toda novela da Globo tem uma história dessas . . . 

A intolerância nos hinos das faculdades

Ontem no Jornal da Globo foi abordado o tema do título acima. Ou seja, a agressividade e provocação é coletiva, com alunos da USP desdenhando dos demais de faculdades pagas, por exemplo. Alunos da FGV provocando as alunas com musicas preconceituosas e por ai vai. Veja que estamos falando da elite universitária do Brasil. O templo da racionalidade e liberdade que e a Universidade tem recebido alunos que não correspondem ao ideal universitário. Triste. É um reflexo dos 75% de casais universitários que brigam constantemente. Que tipo de profissional estamos formando ??? Para se pensar . . .

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O apego aos bens materiais

Dizem que a pessoa luta pelo que não tem (frase de Napoleão). Na teoria então quem não tem conhecimento  ou sabedoria lutaria para ser inteligente e sábio. Na prática vemos pessoas lutar para conseguir bens materiais, coisa bem mais fácil do que conseguir inteligência o que é impossível. Inteligência você pode apenas alugar de quem tem mais que você. Bens materiais qualquer um que tiver dinheiro pode ter. A grande maioria dos brasileiros não consegue um lugar de destaque na área de conhecimento formal, ou seja, não consegue um diploma universitário de prestígio. No entanto, milhões querem ficar ricos e o caminho mais fácil para isso é empreender. Não é a toa que o empreendedor médio aqui no Brasil não tem nem o nível superior. Também não é novidade que aqueles que estão nas melhores universidades não tem pretensão de serem empreendedores. Ou seja, empreendedor quer ser rico e não sábio. Racionalidade e liberdade ficam para os universitários top. E como uma compensação que Freud tanto explicou. Empresário brasileiro não lê Kant te garanto. Nem está preocupado com o bem estar geral da nação. Triste mas é verdade . . . 

O lado negro da força

O cinema imita a realidade. No filme Star Wars o menino do bem é seduzido pelo lado negro da força e vira Darth Vader, a encarnação do mal. Pois bem, quem é mal desde que nasceu não vai virar bonzinho mas quem já foi bom pode virar mal. É um tema recorrente no cinema, como em Mad Max por exemplo e muitos outros filmes. Na prática em geral algo acontecimento externo desperta uma reação psicológica no indivíduo e ele se torna mal. A lei não obriga ninguém a ser bom então ser mal pode ser uma opção para alguns e alguns a exercem. O lado negro da força sabe seduzir sempre com suas mentiras e ardis. O diabo sempre aparece disfarçado. 

Grandes Varejistas do Brasil

Pois é . . . eu compro nos maiores varejistas do Brasil, tanto em supermercados, como em farmácias, quanto em eletrodomésticos. Compro pela internet, acompanho preços, promoções e ofertas. São empresas com faturamento na casa dos bilhões de reais. Por isso são aquelas que conseguem negociar com seus fornecedores os melhores preços e a maior variedade. Muito bom !!!

Os verdadeiros números econômicos e financeiros

Sabe-se que esconder números e sonegar informações é um grande esporte nacional. Faz parte da cultura da mentira, da dissimulação e da falsidade nacional. É a musica do Ney Matogrosso: se eu ganho mais é por debaixo dos panos . . . Na vida encontramos todo tipo de mentira e traição aqui no Brasil. Por aqui as pessoas não mentiriam sobre suas finanças e economias ??? Vi isso acontecer na minha família. Ouvi a fase "é meu" muitas vezes. Então é isso: o empreendedor burro espera que o administrador faça milagres. Administrador nenhum faz milagres. Pelo contrário, todos são "save my ass". Eu me lembro do fundador do Fogo de Chão: administrar é só jogar dinheiro fora. Pois é . . . só que ele está querendo abrir o capital da sua "empresa" nos Estados Unidos. Muito esperto . . . 

O mundo do trabalho é o mundo do conhecimento

A frase saiu hoje na TV Cultura. Ou seja, o trabalhador que aprende no emprego está fora de moda. Agora é a vez do trabalhador que sabe tudo porque estudou antes.Faz me rir !!! Com nosso currículo falido, faculdades caça niqueis, formandos analfabetos funcionais estamos longe do trabalhador preparado pela escola aqui no Brasil. Nem mesmo aqueles formados nas melhores universidades estão plenamente preparados. A verdade é aquela que os europeus descobriram faz tempo: apenas alguns devem ter estudo superior de alto nível. A grande maioria deve ter ensino técnico profissionalizante, mesmo porque não tem interesse, capacidade ou necessidade de estudar mais. 

O mercado caiu

Quando as vendas caem todos os ramos do comércio passam a fazer promoções e a disputar o dinheiro do povo. Todos vão com sede ao pote, ninguém quer ficar de fora. Nesse momento teremos somente dois tipos de clientes: aqueles que precisam comprar ou alugar algo por algum motivo, em geral por pressão de forças exteriores. E aqueles que amam o produto ou serviço que você vende. Agora, como disse o poeta: amar é uma arte e nem todos são artistas. Ou seja. os que amam seu produto ou serviço são muito menos em número do que aqueles que precisam deles. 

terça-feira, 21 de abril de 2015

Dobre

2 Que revela diferentes sentimentos, segundo o fim que mais lhe convém. Pois é . . . são muitos os "dobres". Triste. Confiança é uma grande competência que poucos tem. Vale o mesmo para amor que é uma arte mas nem todos são artistas. 

Juventude

A nossa juventude é muito fraca. E vai ficar mais fraca ainda, por conta do que os anos futuros reservam. Triste por que o pais será carregado por essa gente um dia. Gente despreparada, manipulada e ignorante. O Brasil é incrível. Até em templos sagrados como o Colégio Bandeirantes ficamos sabendo de fragilidades. Na USP nem se fala com os escândalos da medicina. Minha sobrinha questiona a formação de colegas na São Francisco. Será que a Politécnica é o último baluarte da pureza exigida de um Universitário de elite, o defensor da racionalidade e da liberdade ??? No meu mapa existe a cúspide da casa XI em Gêmeos. Também existe toda uma dinâmica com o sol na casa III de Gêmeos e Mercúrio na casa V , ambos o sol e mercúrio em Escorpião. Resumindo: sou um defensor da juventude arrojada e que se prepara para assumir o lugar dos velhos decadentes e decrépitos. No entanto os velhos tem seus defensores e entre eles críticos de tudo que é novo. Parece que a balança vai pender para o lado dos velhos mais uma vez. 

Concorrência - a única solução

A concorrência é a única solução contra comerciantes e industriais gananciosos e malvados. Malvados no sentido de serem egoístas, manipuladores e desonestos. Conheço a maior parte das industrias e dos produtos que uma pessoa da minha classe social tem acesso. Sou um estrategista e me recuso a pagar qualquer preço por produtos ou serviços que embutem muitas vezes lucros extorsivos. Maus patrões, que pagam salários miseráveis aos seus empregados também são por mim desprezados. Maus profissionais também são execrados. É por isso que nunca comprei um imóvel novo aqui em São Paulo, onde a máfia das construtoras permite lucros de 12 a 20% em cada unidade. É por isso que também compro carros novos mas não das marcas líderes de mercado há anos, ação essa facilitada pelo fato de um morar na maior cidade do país e do hemisfério sul. É por isso que eu leio muito, pois sei que informação me colocará um ou dois passos a frente dos demais. Hoje em dia minhas compras são pífias mas mesmo assim são criteriosas. Enquanto o brasileiro está sonhando com sua varanda goumert e seu SUV, junto com a televisão de 60 polegadas, eu sou minimalista, um observador atento do meu tempo, direcionando minha libido para a curiosidade acima de tudo. Como sou hipertímico sofro pelo que acontece em minha volta e como sou do signo fixo de escorpião tenho amizades de décadas, que superaram todas as vicissitudes até agora. 

Corrupção = M + D - A

Pois é !!! Tem até fórmula !!! M = monopólio. D = discricionário e A = Accontability . Veja que estamos falando basicamente de PODER. Quem tem o monopólio tem o PODER. Quem pode ser discricionário tem o PODER. Somente podemos controlar esse PODER pela prestação de contas a alguém de forma eficaz e eficiente. Quando mais desenvolvido o país, menos corrupção existe, justamente porque os monopólios e ações discricionárias são muito bem controlados. A letra A por excelência é a Auditoria, que é a última possibilidade de inibir fraudes e corrupção de todo tipo. Sim, o Brasil é um país corrupto e a corrupção é ensinada as crianças pela própria família. Assim fica difícil evoluir. 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Todos no comercio e na industria roubam. A diferença é que eu sei como fazer.

A frase é de Thomas Edison, o homem das 1200 patentes nos Estados Unidos. Pois é . . . sempre achei que esse frase fosse verdadeira mas nunca a consegui elaborar como o mestre Thomas Edison fez. É triste mas é verdade. E olhe que ele disse isso nos Estados Unidos. Está certo que no século XIX . . . O detalhe está em quanto é roubado e de quem. Existem produtos que não podem ser imitados nem serviços. O grande roubo está na espionagem industrial, nas patentes, nas invenções. O pequeno roubo acontece nos produtos falsificados de todo tipo.

Quem precisar irá comprar

Assim é que o pessoal fala do mercado de imóveis. Acho que vale para tudo, né ? Quem precisar comer vai comprar comida, não é mesmo ? Coisas básicas nunca irão desaparecer. É o caso do mercado de imóveis e automóveis. Educação e saúde, que tem resultados a longo prazo, podem sofrer mais. É assim com a qualidade das pessoas das novas gerações: não podemos esquecer daquele ditado que diz que cada vez que alguém é ferido se torna mais filho da puta porque ele é verdadeiro para a maioria que reagem como animais. Aliais, quanto mais pressionados e estressados mais animal é o comportamento das pessoas. Conhecemos como os preços funcionam em recessões bem como a renda e os empregos. Triste.  

domingo, 19 de abril de 2015

Conselhos

Hoje ouvi o Gikovate dizendo que quem foi a falência não deveria dar conselhos sobre administração de negócios ou quem se divorciou 3 vezes dar conselhos sobre relacionamentos sentimentais. Acontece que muito pode-se aprender com o fracasso. O melhor conselho é o científico. No entanto, todo aquele que conseguir resultados acima da média é um candidato a ser inquirido sobre qual e o "segredo" ou a "mágica". Isso porque muitos resultados aparentemente excepcionais são fruto de desonestidades de todo tipo. É preciso saber qual a regra do jogo antes de jogá-lo. É claro que o Gikovate falou como psicanalista e repetição de erros é indicação para terapia. Algumas pessoas me consultam e eu também consulto aos outros. Eu acredito na comunicação e na confiança mas sei que tenho de tomar muito cuidado, afinal, vivo no Brasil. 

A mudança da minha vizinha

Minha vizinha mudou-se. É engraçado mas ao ver seus pertences em cima de uma pequena Kombi carreto me dei conta de como as pessoas tem poucos bens e as vezes bens inferiores. É incrível a sensação que temos ao entrar na casa dos outros. Imediatamente percebemos se o ambiente é mais rico ou mais pobre do que o nosso. Já entrei até em barraco de favela uma vez. Vejo a casa de inquilinos da classe C. Pois é . . . minha vizinha estava aqui de favor. O apartamento é da irmã dela . . .

Nosso PIB industrial foi para o saco

Pois . . . o Brasil está sofrendo uma desindustrialização violenta. Tem está demitindo é a parte nobre da indústria, aquela que tem os empregados com maior qualificação. Industria automobilística e de máquinas e equipamentos. Enquanto isso o PIB da construção civil aumentou e do extrativismo. Péssimas notícias para operários bem formados e engenheiros iniciantes. Intelectualmente parece que seremos o quarto mundo por mais uma década pelo menos. 

Produtividade

Manter pessoas com baixa qualificação, desmotivadas ou sem iniciativa quebra a produtividade. Ah ah ah !!! E quais empresas tem condições de contratar e dar trabalho efetivamente para pessoas altamente qualificadas, motivadas por um alto salário acima da média e com grande liberdade de ter iniciativa ??? Fazem-me rir !!! Isso quando saiu uma pesquisa sobre a ética do Brasileiro que é uma piada. Como ser auditor em um país sem ética ??? Como ser leal, honesto, probo e digno ??? Um pais que por isso mesmo é a terra dos espertos. Triste . . .

sábado, 18 de abril de 2015

Lealdade

Qualidade de leal. Leal é aquele que segue as leis da probidade e da honra. Digno, honesto. Franco e sincero. Ou seja, qualidade muito rara aqui no Brasil, o pais do perjúrio, da mentira, da dissimulação e da falsidade. 

A tríade maldita

Maquiavelismo, psicopatia e narcisismo. Ou seja, o que é ruim vem junto !!!

Mudou a pessoa mudou a relação

Onde mais muda a pessoa para alguém com lua em sagitário na casa V e nos relacionamentos amorosos. Os últimos foram há mais de 7 anos: a geminiana alegre e criança, a sagitariana rígida em sua lei, a leonina companheira e a escorpiana amiga. Cada uma com seu estilo e todos romances chegaram ao fim, alguns precipitados pela nova dona do pedaço, a geminiana com ascendente em peixes. Não são todos que apreciam as características de gêmeos. Nos demais signos acontece a mesma coisa. É a tal da "química". Eu gosto do espírito jovem e despreocupado das geminianas, eternas adolescentes.  

O terceiro casamento

Existem pessoas que acreditam que quando mais experiência, vivências e idade alguém tem mais apto essa pessoa estará a fazer sábias escolhas. O que essas pessoas não sabem é que o que é novo não é captado pelo "velho sábio". E então essa teoria pode ir por água abaixo. Você se casaria três vezes ou admitiria no segundo casamento que você é um incompetente nos assuntos do amor e das sociedades ??? Let me try again ou I give up ??? Trata-se basicamente de saber tomar decisões nos momentos certos. Qualquer alternativa pode ser válida e conheço inclusive muitos que não foram nem para o primeiro casamento quanto mais para o terceiro. 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Apartamentos

Os três imóveis que comprei foram apartamentos. Dois deles eram em prédios de 2 aptos por andar e um em um prédio com 3 aptos por andar. Sempre morei em casas e apartamentos saudáveis, bem iluminados pelo sol e com boa ventilação. No entanto sei que essa não é a realidade de todos. Conheço apartamentos que não são ensolarados e que também não são bem ventilados, com banheiros sem janelas por exemplo. Visitar esses apartamentos já causa desconforto, imagine então viver neles. Estou falando de um prédio localizado em área nobre de São Paulo o que mostra que o problema não escolhe classe social. 

O altruísta

Acreditar que o ser humano é bom.
Colocar-se no lugar do outro de forma consciente.
Explorar culturas e realidades diferentes.
Gostar de ouvir o que os outros tem a dizer.
Literatura e tudo o que nos ajuda a conhecer a mente alheia.
Ter vontade de melhorar o mundo.

Mamando na grande empresa

Vários parentes na faixa dos 50 e poucos anos ficaram longos períodos na mesma empresa, quando não ficaram em apenas uma empresa na sua vida toda. Esses parentes estão com o burro na sombra pois tem dezenas de aumentos reais acumulados em seus salários, sabem fazer muito bem o seu serviço já que fazem apenas isso há décadas e nunca viram tanto dinheiro entrar na conta corrente todos os meses. Estão esperando serem demitidos para embolsarem uma gorda rescisão. Não chegaram a altos cargos de gerencia nem diretoria. Por sorte as grandes empresas em que eles entraram não foram a falência, como acontecem com várias outras. Manando na grande empresa é um corolário de mamando no governo e mamando na previdência. Todos dão um jeito de mamarem aqui no Brasil . . . 

O perfil do paciente psiquiátrico do Hospital Dia da USP Ribeirão

Pois é . . . .o perfil é o seguinte: solteiro, baixa escolaridade, baixa renda, mulher, mora com a família e é esquizofrênico. Idade média de 36 anos. O hospital dia não recebe emergência relacionadas ao uso de álcool e drogas, por isso talvez a predominância seja de mulheres. Esses são os típicos pacientes que procuram ajuda. A doença geralmente se manifesta na adolescência e com isso os estudos ficam prejudicados. O perfil dos internados no Hospital Geral na ala psiquiátrica e aqueles que são tratados na emergência. Pois é . . .. a exceção da exceção da exceção (eu). 

O desenvolvimento da escrita

Permitiu o acúmulo de conhecimento e sabedoria que é passado de geração em geração, Ou seja, quem nasce não precisa partir do zero como os demais animais. Quando digo que em Harvard existem 16 milhões de livros quero dizer que eles tem o maior acervo de livos do mundo localizados em uma Universidade. A pessoa que não aproveita o conhecimento acumulado não é inteligente. Outros o farão e sairão na frente, serão mais produtivos, evitarão perdas e conflitos. 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sabedoria

Sabedoria segundo a Super Interessante é a capacidade de identificar padrões e assim fazer julgamentos acertados. O acumulo do conhecimento dos padrões vem com a experiência e ela somente com o tempo e a exposição a coisas novas. Empresas multinacionais costumam passar o comando para pessoas na faixa dos 50 anos por conta do equilíbrio entre velocidade e sabedoria. A aposentadoria acontece no momento em que a capacidade cognitiva está decrescendo e como ela implica em bem menos exigências intelectuais não acontecem grandes tragédias. Uma curiosidade é que não é preciso viver todas as experiências para identificar os padrões. A matemática também é usada para identificar padrões. 

Mamando na Previdência

Imagine um homem que começasse a trabalhar aos 14 anos como era comum nas décadas de 40 e 50. Obviamente ele se casou com uns 25 anos e se aposentou com 49 anos após 35 anos de contribuição. Esse homem tinha um expectativa de vida de um pouco mais de 63 anos mas ele morre aos 52. Sua digníssima esposa com 50 anos no momento da morte desse impoluto senhor passa a receber pensão por morte e vive até 90 anos. Observe que ela recebeu pensão integral por 40 anos. Não existe sistema previdenciário como o nosso que sobreviva a esse tipo de situação. Junte-se a isso as pensões das filhas dos militares e outras mamatas com pensões de funcionários públicos e veremos que tem muita gente mamando na previdência, sem contar as fraudes. 

Só o que pode ser explorado interessa

É assim que as coisas estão caminhando cada vez mais.  O advogado somente se interessa pela causa fácil que lhe dê muito dinheiro. O médico somente atende bem o paciente que lhe paga a consulta particular de R$ 500,00 . O comerciante sabe muito bem o que é voto de pareto e o retorno que obtém com cada cliente. Vale o mesmo para escolas e para o patrão com relação ao empregado. Até as famílias viraram business cases: temos o filho que dá mais retorno financeiro e o que dá mais despesas. Estamos na época de sistemas que simulam a decisão dos infelizes humanos: inteligência artificial, big data. Quem quiser ficar rico com certeza vai maximalizar seus tempo e seu retorno, como os animais. Doação, abnegação, filantropia, altruísmo são palavras excluídas dos tempos atuais.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A lei e a espada

O Brasil é um pais onde leis pegam ou não. Toda lei para ser obedecida precisa ser acompanhada da "espada". O poder sempre foi confirmado pela força da espada. Se não existir meio de punir aqueles que não seguem a lei é melhor nem fazer a lei para não ficar desmoralizado. O estado produz zilhões de lei e sempre estabelece uma punição, que pode ser pecuniária ou de privação da liberdade. A lei pune uma pequena parcela dos delitos, A moral é muito mais ampla do que os crimes previstos em lei. 

Tolerância

A intolerância sempre foi a raiz de guerras. A segunda guerra mundial matou 60 ou 70 milhões de pessoas. Foi ai que a geração que nasceu depois da guerra, os baby boomers foram criados com o ideal de serem fraternos, humanos, etc. Deram origem até ao movimento hippie. Pois bem, tudo indica que aqui no Brasil estamos caminhando rapidamente para a intolerância e para os guetos novamente. Os ideais de fraternidade estão sendo enterrados até dentro das famílias. Foi até tema de redação da FUVEST sobre a mais óbvia discriminação que é a econômica financeira. Quem pensa diferente é tratado como inimigo. O bom humor que sempre foi um remédio para as diferenças e situações difíceis está fora de moda. Tristes tempos . . .  

Nem sempre o melhor te convém

Viver implica em muitas variáveis, nem todas controláveis mas todas com um procedimento padrão. É como se as regras do jogo estivessem sendo cada vez mais definidas, onde muitos são convidados apenas pró-forma mas já estão fora da disputa por um sem número de motivos. Podemos ter listas de tudo: o melhor lugar para se viver no mundo, a melhor empresa para se trabalhar, a melhor profissão, a melhor marca em cada um dos universos de consumo que existem. O melhor relacionamento, a melhor saúde, os melhores médicos e hospitais. As pesquisas mostram-nos o que é melhor, sempre sob um ponto de vista, em geral universal. E é aqui que entra o indivíduo, Pode ser melhor morar em Perth mas lá não estão meus amigos e parentes. É claro que isso pode ser um detalhe bobo hoje em dia com as telecomunicações que temos. Pode ser melhor para o seu bolso comprar um Corolla. Ninguém discute mas você pode não gostar do estilo sóbrio do carro feito para agradar milhões de pessoas por todo mundo. Pode ser melhor financeiramente casar com uma mulher rica. E o tesão por ela ??? E a qualidade do sexo que somente é boa quando existe afinidades e química ??? Pode ser melhor ter uma determinada dieta, fazer exercícios, etc etc etc E se a pessoa quiser ter prazer em comer agora ??? Afinal estamos falando de um dos três líbidos: comida, sexo e fome intelectual. Observe que caímos como sempre no velho trade off. Quando a individualidade é máxima também a liberdade é. Só que liberdade é um valor social, muito pouco apreciado e praticado aqui no Brasil. 

Estão tentando eliminar a dualidade e a experimentação

É o processo aplicado por pessoas intolerantes e egoístas. Talvez seja irreversível nas próximas décadas. Essa violência irá criar pessoas cada vez mais intolerantes e provavelmente infelizes. A cooperação deve diminuir e a competição aumentar; Com o aumento da competição a tendência ao jogo sujo de todo tipo. Os mais frágeis serão cada vez mais atacados. É a frase de vacilar com quem gosta de você porque senão a vingança será sempre violenta. 

Capacitação técnica é fácil e barata

Esta é a realidade de hoje nas empresas de ponta. Alguém com deficiências pode ser treinado progressivamente até chegar ao ponto que a empresa deseja. Já a atitude e o comportamento é praticamente imutável e é isso que preocupa a empresa e leva muitas vezes a demissão. Caso você não consiga cooperar com seus colegas seu futuro é a rua, mesmo que você seja formado em Harvard. Logo existirão pessoas que tem de trabalhar sozinhas e não em grandes empresas. 

Filtros nos sites de relacionamento e a tolerância zero

Dizem que um filtro fundamental é a religião dos candidatos a pombinhos. Faz sentido. Outro filtro é a ideologia. Também faz sentido. E o mais surpreendente: preferências etílicas podem fazer a diferença !!! Conforme a religião temos uma ideia das ideias que passam pela cabeça do candidato, em particular sobre dinheiro, filhos, sucesso, etc. Também não podemos esquecer que as pessoas sempre procuram alguém na média de beleza delas mesmas. Agora, com a seleção sendo feita por critérios intelectuais, junto com critérios físicos e econômicos, teremos caso famílias sejam formadas o reforço dessas características, inclusive pela genética, pela educação familiar, pela escolha da escola dos filhos, pela seleção dos amiguinhos e dando sequência ao processo o mesmo se repetirá com netos e ad eternum. Ou seja, o sectarismo e a intolerância só tendem a crescer, indo contra a fraternidade e o amor universal. Estamos criando guetos de todo tipo, situações potencialmente explosivas. Já vejo isso acontecer bem próximo de mim. Triste. 

terça-feira, 14 de abril de 2015

A influência da escolha da escola na sua vida

Li hoje na internet que o Colégio Santa Maria pertence a congregação do Colégio Santa Cruz e é administrado por freiras americanas. Também li que o Colégio é o que tem a maior área aqui na capital de São Paulo, de 19.000 m2. É um colégio de formação humanística. Por outro lado, temos o Colégio Alemão Visconde de Porto Seguro, onde os valores com certeza são outros além de ser uma escola laica. Imagine que futuro e que tipo de educação você quer dar ao seu filho, pelo menos desde a educação infantil. Pense em quem serão seus coleguinhas. Pense na sua visão do mundo. Pense nas possibilidades futuras: Fazer o segundo grau na Alemanha ou nos Estados Unidos. Realmente . . . a escolha do colégio poderá fazer toda diferença na formação dos seus filhos e na visão de mundo que eles terão. 

Quando você digita perda do matrimônio no google

O que aparece são mulheres que viúvas ou filhas que recebem pensão do falecido marido ou de um dos pais e que teme perder a "boquinha" casando-se novamente. Mulheres espertas dão um jeito de se encostarem no governo ou na família. É tradicional . . . 

A perda de patrimônio

Escrevemos sempre como juntar patrimônio, investindo, escolhendo profissões rentáveis, sendo empreendedores, profissionais liberais de sucesso. No entanto poucos desenvolvem a capacidade de evitar perdas. Muitos perdem ao receber uma herança por exemplo, já que não tem a capacidade desenvolvida de administrar bens imóveis ou uma carteira de investimentos, por exemplo. Outros ficam velhos caducos, são interditados por outros velhos caducos e seus imóveis são vendidos pelo péssimo administrador ou curador ou vão a leilão por inépcia. Essa é a realidade. Sorte de quem tiver um filho preparado para servir aos pais na velhice. 

Inteligência

Dizem que a inteligência pode crescer até mais ou menos os 30 anos. Esse seria o pico que o indivíduo médio alcança.  Como são poucos os que se esforçam para serem mais inteligentes até os 30 anos, podemos inferir que a burrice começa grande e permanece. E essas pessoas despreparadas irão repetir o pouco que aprenderam, afinal, acham que são a melhor obra acabada da criação e que seus filhos devem ser a imagem e semelhança deles mesmos. A vida é dinâmica mas os mais velhos não são sensibilizados pelo novo. Nem pelo que passa ao lado deles muito menos por iniciativa própria. Também não aprendem com seus erros e os repetem ad eternum. O maior exemplo são as leis de um país, que mudam muito lentamente porque a sociedade é conservadora. Tente ser diferente e sofra as consequências . . . 

Portugal e Espanha e os preços dos imóveis

Comentário do Mário Halfeld: quanto mais rico menos propício o dono do imóvel está disposto a dar desconto e fechar negócio. Em Portugal e Espanha demorou dez anos para os proprietários acordarem para a nova realidade dos preços dos imóveis. Diz o Mauro que isso acontece em países latinos mas que os juros altos no Brasil ajudam o comprador e muito. Já vi esse filme na família e com amigos: quanto mais rico menos disposto a dar desconto . . . e o tempo passa.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Bandidos, psicopatas e autistas não tem nenhuma empatia

Bandidos inclusive atacam as outras pessoas além de não terem nenhuma empatia. Bandidos presos nos dão uma boa ideia de quantos eles são e quais são as suas especialidades. Psicopatas não são presos mas são muito mais prejudiciais porque são enrustidos e ocupam posições sociais importantes. São portanto também agressivos mas de forma socialmente não punível, sendo inclusive as vezes muito bem pagos pela sociedade. Autistas são parecidos com múmias: vivem no seu mundo isolados do contato social mas não agridem os demais. O melhor a fazer é identificar esses personagens o mais rapidamente possível e passar a evitá-los. 

O erro sistemático e o erro fortuito

O erro sistemático é o mais comum porque a pessoa sempre o faz e acha que está certa. É a incapacidade de ver o erro, portanto a incapacidade de entender o que está fazendo errado e a consequência é a repetição do mesmo erro ad eternum. Já o erro fortuito é aquele que acontece e é detectado pela pessoa e corrigido imediatamente. É assim que as pessoas repetem sempre os mesmos erros. Cansei de ver isso na família e com os amigos próximos. É o tipo de erro que mais passa a impressão que a pessoa é burra. 

Negócio do presente, do futuro ou do passado

Na hora de empreender você pode escolher um negócio do presente: comida. Afinal, todos precisam comer todo dia não é mesmo ??? Você pode escolher um negócio do futuro: energia renovável, big data, educação barata e todos modismos que aparecem de tempos e tempos. E você pode escolher um negócio do passado, como aquele colecionador que comprou milhões de discos de vinil. Vejo que os signos são classificados exatamente do mesmo modo: signos cardeias voltados para a ação no presente, signos fixos voltados para o passado e signos mutáveis voltados para o futuro. E assim são nossos fornecedores: uma necessidade urgente requer um fornecedor já, uma necessidade constante e bem servida requer um fornecedor fixo por décadas e uma necessidade futura exige uma prospecção de algo realmente novo, revolucionário. 

Empreender é o jeito mais fácil de ficar rico

Pois é . . . tenho três Tios que comprovam isso. Só que foi na época da inflação e eles eram comerciantes, o jeito mais fácil de empreender. Outros modos de ficar rico é passar em um concurso público bem remunerado, conseguir chegar ao alto escalão de grandes empresas e tornar-se um profissional de sucesso entre seus pares. Todos os ricos ganham muito dinheiro pela sua hora de trabalho. Um simples assalariado de empresa privada aqui no Brasil não conseguirá ficar rico pois seus trabalho não é tão bem remunerado. Ser empreendedor bem sucedido é uma questão de estudo, competência e garra. Quanto mais trabalha mais o empreendedor ganha: todo o seu esforço retorna em lucro para ele mesmo. Quando você é empregado seu esforço retorna em lucro para o seu patrão. Além disso, enquanto empregado você deve colaborar com seus colegas como empreendedor você deve competir com seus concorrentes. Essa é uma diferença fundamental. Outra diferença são os benefícios trabalhistas que na prática podem ser migalhas quando comparado ao lucro que o empreendedor tem. 

domingo, 12 de abril de 2015

Tese : trabalho X escola

Houve uma época em que se estudava pouco, muito pouco. Nessa época, os pobres começavam a trabalhar aos 14 anos. Portanto podemos esperar que essas pessoas aprendessem quase tudo que sabiam no trabalho. Era a época de entrar como office boy e terminar como Gerente Geral. Quase ninguém tinha segundo grau e nível superior era garantia de bons empregos e altas remunerações. Durante minha vida encontrei esse tipo de pessoa, "defensora" dos méritos do "trabalho". Hoje em dia é proibido trabalhar cedo. Os pobres ficam nas escolas públicas onde não aprendem quase nada. Depois arrumam pequenos trabalhos e ficam mudando de emprego de 6 em 6 meses para ficar sem fazer nada vivendo com o seguro desemprego. É claro que o comprometimento dessa gente é muito menor. Também é claro que ficam viciados e imaginam que sabem muito, afinal , lhes deram um pedaço de papel dizendo que são doutores, formados, etc. Enquanto isso os ricos, aqueles que valorizam o verdadeiro estudo, com conteúdo, continuam pagando caro por ele. No entanto mesmo os ricos, sofrem com as mudanças da economia e tem suas crenças questionadas. O que acontece é que existe também muito rico perdido no mundo, que será substituído, pelo menos em termos de riqueza. Para os pobres aumentou a burrice. Para os ricos aumentou os questionamentos. Na pratica temos muito mais pessoas fazendo coisas que rendem pouco e que tem pouco futuro. Jovens muito mais ignorantes, apesar de toda informação disponível na internet. 

sábado, 11 de abril de 2015

Um velho rico um romance e os filhos

Eu me lembro de um caso onde um velho era rico e ficou viúvo. O velho não ficou quito em termos românticos obviamente. Arrumou uma namorada e os filhos insurgiram-se. Afinal, sua herança estava ameaçada de diminuir. A história aconteceu também com personagens trocados onde uma velha rica arrumou um namorado. São exemplos reais e próximos. Aqui cada um defende seu interesse e nada mais, como diz o Gikovate. Todos sabemos que muitos filhos são umas cobras. Também é fato que o mundo está cheio de oportunistas. A maior parte desses namoros são com empregados e outras pessoas que de alguma forma tem acesso aos velhos ricos, não sendo portanto relacionamentos selecionados por critérios racionais. Junte-se a isso a fraqueza dos velhos, que podem estar caducos e o caldo está pronto. Romance na terceira idade é realmente algo a ser feito com separação de bens e testamento com clausula resolutiva. 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Pssoas fracas em tomar decisões acertadas

Decidir bem é uma arte. Exige grande capacidade intelectual, inclusive de planejamento a médio e longo prazo. Exige elevadas capacidades de negociação. Exige presença de espírito e conhecimento do dia a dia e de estatísticas. A maior parte das pessoas não tem a mínima experiência com essas qualidades e portanto para elas decisões acertadas são uma utopia. Esses pessoas tomam decisões simplistas e pobres. E as consequências aparecem com o passar dos anos. As pessoas tem dificuldades até para tomar pequenas decisões como o que comer no restaurante por quilo. No fundo essas pessoas não estão preparadas para tomar decisões importantes. E por isso tem medo. Muito medo. Tem dificuldades de avaliar cenários e fazer projeções. Triste mas a maioria é mesquinha e mediócre e pessoas mesquinhas e mediócres não tomam mesmo as melhores decisões. 

O dinheiro, a segurança, o prazer e o poder

Ouvi essa hoje: essas seriam as três funções psicológicas do dinheiro. As mulheres querem o dinheiro para sentirem-se seguras e para o prazer. Já os homens querem o dinheiro para terem poder. Segurança total você nunca terá mas é claro que ter bastante dinheiro te tranquiliza. Prazer é para venusianas e venusianos. São poucos homens que extraem prazer verdadeiro de suas compras. A maior parte não é tão sofisticado. Já o poder é óbvio como por exemplo na compra de pick up e outros pequenos caminhões, além de carros de luxo. O poder pode se manifestar em mansões onde o tamanho conta mais que o racional e o bom gosto. A segurança está em todos os signos de terra. O prazer em Touro, Libra e Vênus. E o poder espalhado por todo zodíaco, onde cada signo tem seu poder específico. 

O livro e seu leitor

Hoje ouvi uma psicóloga falando na CBN que o livro originado da sua tese de doutorado não teria grande alcance fora da comunidade acadêmica pertinente. Por isso ela escreveu outro livro, em linguagem mais simples, acessível portanto a um maior número de leitores. Ou seja, ela percebeu que comunicação não é o que se escreve mas o que o outro entende. É aquela famosa frase: se não entender não tem como mudar. 

Ociosidade X desocupação

Esta é uma questão parecida com persistência X teimosia. A diferença é sutil. Quem é ocioso faz do seu tempo o que quer: lê um jornal, livro, revista. Vai ao cinema. Passeia em museus e por ai. Viaja. Conversa com os amigos. Dedica-se aos parentes necessitados. Dá conselhos fundamentados em ciências. Reflete, pondera e questiona. Filosofa. Já o desocupado fica sem fazer nada de útil nem para ele; Fica parado na frente da televisão vendo futebol ou novela. Não interage com ninguém e normalmente é um solitário amargo, que nada tem a acrescentar. O que muitos confundem é a ociosidade com a desocupação. Típico de quem não sabe nem o sentido das palavras . . . 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Atos heróicos

Diz minha sobrinha futura advogada que a lei não te obriga a "atos heroicos". Tais atos estariam reservados a soldados, policiais militares e bombeiros e olhe lá. Sei pelas estatísticas que esses personagens também não são muito heróis: pouquíssimos morrem no exercício da profissão porque sabem se defender e conhecem o perigo muito bem. Pois bem, a condição mais comum de morte acidental é a de acidentes de transito e o maior número de mortos são pedestres e motociclistas, geralmente ao se envolverem com condutores de automóveis. As demais mortes são geralmente vinganças por dívidas de drogas, crimes passionais e em menor grau latrocínios. Caso você esteja sendo ameaçado e você tenha provas sempre será possível recorrer ao judiciário para comprar uma arma e conseguir um porte de arma. Dizem que a segurança é um dos maiores problemas do Brasil, junto com os acidentes de trânsito e a falta de saneamento. Portanto é preciso prevenir-se e evitar esses grandes problemas. 

Negociação

Em uma negociação normalmente um lado tem mais força que o outro. A percepção de quais são as possibilidades de cada lado e o fator tempo devem decidir racionalmente qualquer negócio. Em cada categoria de produto o preço define praticamente o universo possível. Isso chama-se mercado. Tudo o que eu vendi era bom e estava também com bom preço. E tudo o que eu comprei também me foi útil. Erros sempre foram cometidos em pequenas compras. Nunca em um imóvel ou automóvel, que são os bens mais caros que existem. Sem falsa modéstia eu consigo rapidamente avaliar as minhas possibilidades e dos vendedores ou compradores. Tenho bons argumentos, convincentes. E mudo rapidamente de objetivo conforme a situação, desinteressando-me ou interessando-me. Dizem que o Brasil tem inflação porque produzimos menos do que a vontade de comprar dos brasileiros. Pode ser verdade para o brasileiro médio. Não para mim.

Aumento do salário mínimo e crédito

Essa foi a "mágica" do aumento do consumo e a promoção para a classe média de milhões de pessoas. Só que crédito caso não exista poupança e investimento um dia acaba e emprego depende do consumo das famílias. O consumo cresceu e nem sempre de forma racional obviamente. Quem nunca soube consumir e usar crédito com certeza cometeu muitos erros. As pessoas compram por impulso como já foi comprovado. E são apegadas aos seus hábitos e costumes, sendo muito resistentes a perder alguma coisa. É como o Olavo diz: mercado consumidor compra até botão defeituoso. 

Teto

Existem tetos em tudo. Existe um teto para o amor dos seus pais (quem mais perdoa é quem mais ama). Existe um teto para a tecnologia disponível, um estado da arte. Existe um teto para os salários que uma empresa paga. Existe um teto para um bom relacionamento e existe um teto para a saúde possível. Também existe um teto para cada profissão, ou seja, existem coisas que alguns profissionais resolvem e outros não. Assim como existe um teto para a ética de um povo e seus valores morais. Os tetos são inerentes a uma situação temporal e pessoal. Existe um teto para a capacidade intelectual de cada pessoa, para sua inteligência emocional e física. A simples existência de um teto determina um ranking e uma avaliação. 

Quando não se tem de provar nada

Quando existe uma lei e ela não gera dúvidas ou contestações você pode estar quase seguro que de terá seus direitos respeitados. Da mesma forma entre as leis existe uma hierarquia: existem leis que são mais valorizadas que outras, ou seja, existem direitos e direitos. Junte-se a isso o conhecimento do povo a respeito das leis que é pífio e a competência dos advogados que é muitas vezes sofrível e você verá que muita coisa errada existe e persiste aqui no Brasil. É preciso muita vontade e dinheiro para fazer valer TODOS os seus direitos. É assim que escolhemos modos de evitar ter de buscar nossos "direitos", escolhendo bem nossos fornecedores, por exemplo. A inteligência nos conduz a escolher fazer negócios com pessoas lícitas, que tem algo a perder. No entanto, existem situações onde isso é impossível e o caminho judicial é o que "resolve". Pelo menos é esse o peixe vendido pelos advogados . . . 

A prima malvada

Conversando com a Tia ontem ela nos confessou que determinada prima é malvada. Primas solteironas em geral são malvadas mesmo porque são mal amadas. É muito mais comum primas solteironas do que primos, exceto se forem homossexuais. Por isso a imagem de BRUXA seja mais comum como mulher má . . . 

A inveja do filho

Muito comum mas pouco comentada é a inveja que certos pais tem dos seus filhos. Pode ser do pai que inveja o filho ou da mãe também. Essa inveja se manifesta pela vingança contra os filhos, sendo miserável com eles, não lhes proporcionando as oportunidades que seu tempo lhes permite. A inveja tem em um dos seus componentes a raiva. São poucos aqueles que realmente avaliam com isenção os filhos para com sabedoria dotá-los daquilo que necessitam sem falta ou excesso. São muito poucos os grandes corações mesmo entre pais e mães.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ignorância não tem limite

Que eu estou cercado de ignorantes eu sempre soube. Também sempre soube que o ignorante não tem medo nem vergonha de manifestar-se e assim provar que é ignorante. Hoje no entanto pude comprovar mais uma vez a extensão da ignorância que até eu ignorava. Aconteceu o seguinte: uma pessoa me elogiou e defendeu para alguém que não acredita no meu valor. A pessoa que não acredita em mim simplesmente ignorou os elogios. Ou seja, quem não te valoriza ou acredita em você nunca irá acreditar e você está perdendo seu tempo com essa pessoa. O ignorante resiste a sair da ignorância de todas as formas possíveis. Evitá-los é portanto fundamental. 

A matemática lida com padrões

Por isso a matemática faz previsões !!! É a certeza de que algo será "fatal", esperado e previsível. Existem pessoas que dizem que tudo é previsível porque a grande parte da humanidade é assim, bem como seus padrões mentais. Algoritmos são desenvolvidos com esse objetivo o tempo topo. Agora existe a demanda do "big data" por exemplo. O objetivo final é vender, ser mais produtivo, gerar mais lucro e riqueza. Procura-se diminuir as perdas e aumentar os lucros. A matemática é fundamental na avaliação isenta , no custo benefício ótimo e na tomada de decisão. 

A previsibilidade do futuro da sua saúde

Isso é o que é mais enfatizado e mais enlouquece as pessoas. Na prática quase tudo é previsível em saúde também. Junto com o relacionamento e o dinheiro e o futuro da nação. Com isso fechamos o ciclo de posts sobre previsibilidade. Na prática previsibilidade tem tudo a ver com vieses cognitivos e com estatísticas. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

A previsibilidade do futuro de um pais

Também não é difícil de ser feita. É só olhar os indicadores sociais e as pesquisas comportamentais. Para cada problema existe uma pesquisa e uma indicação de solução. Caso as orientações cientificas sejam seguidas poderemos esperar determinado futuro. Caso não sejam saberemos o que nos espera. 

A previsibilidade do futuro de uma empresa

Esta é uma conta um pouco mais difícil mas não impossível de ser feita. Depende da capacidade e tenacidade do empreendedor, do mercado competidor e das vantagens competitivas que houverem. 

A previsibilidade do futuro dos filhos

É possível prever pelo menos parcialmente o futuro dos filhos. Isso é possível porque os pais, os meios de comunicação, a igreja e a escola imprimem vieses diversos na mente dos pequenos. É claro que existe o fator individual mas tudo conspira para sufocá-lo, exceto de os pais o incentivarem conscientemente. 

A previsibilidade do emprego e do trabalho

Indicadores macroeconômicos tornam previsíveis o futuro do emprego e do trabalho. As variáveis são a taxa de cambio, a taxa de juros o PIB e o desemprego. Todos precisam de renda assim como precisam de oxigênio. Por isso a economia derruba governos. Para quem precisa de altas rendas o futuro é incerto. Aqueles que vivem com pouco estão em geral garantidos de uma forma ou de outra. No entanto praticamente todos são atingidos de uma forma ou de outra. Como me diz um amigo empresário: ele se dedica mais, trabalha mais quando o ambiente piora. Ou seja, ele busca motivar aqueles clientes mais reticentes. Exatamente o que todo comerciante faz . . .  

terça-feira, 7 de abril de 2015

O conhecimento

Imagine alguém que não aprende quase nada na escola por diversos motivos, muitos deles estruturais. Esse pessoa com certeza não vai encontrar o melhor emprego, na melhor empresa, a não ser que seja por indicação. Não aprendeu nem na teoria na escola e entrando em uma firma pequena não irá aprender com os colegas, com o chefe ou com a cultura da empresa. Ou seja, nunca será um profissional "top", ligado no que de mais sofisticado existe. Aqueles que mesmo não tendo um passado brilhante entrarem em uma grande empresa terão de gastar tempo e dinheiro para justificar os melhores salários que recebem. É por isso que existem negócios que somente contratam jovens sem conhecimento nenhum e pagam pequenos salários. É por isso que algumas empresas contratam "potenciais": porque precisam !!!

A previsibilidade do divórcio

É matemática !!! Pesquisadores preveem com 90% de acerto quem vai se divorciar !!! É fácil: quanto menos a mulher ou o homem se preocupam em atender o que o outro lhe pediu maior a probabilidade de divórcio. Exemplos: você diz para sua mulher economizar porque a coisa "tá preta" e ela detona o cartão de crédito !!! E o fato de ligar o famoso "foda-se" !!! Quanto mais ligar mais próximo do divórcio . . . 

O mal procura atacar os mais fracos

Estamos vivendo uma situação familiar onde pessoas maldosas estão agindo. Essas pessoas procuram atingir os demais familiares atacando os pontos fracos que todas famílias tem. Aqui vale uma análise de SWOTS : existem aqueles que não tem saúde, aqueles que não tem bons relacionamentos e aqueles que não tem dinheiro. E como disse Napoleão ao Czar da Russia cada um luta por aquilo que não tem. Eu me lembro de duas cobras que tentaram desestabilizar meu namoro incipiente em 2008. E agora existe mais uma cobra tentando criar problemas na família. Engraçado como essas cobras são sempre mulheres e seus ataques são sempre contra outras mulheres. Por que será hein ???

Burn out

Hoje no Jornal da Cultura foi abordado o tema do burn out e do estresse. Foi falado que aqueles que lidam com pessoas são os mais sujeitos a ficarem doentes e em primeiro lugar estão os médicos. A doença mental é a mais contagiante que existe porque ela passa de uma pessoa doente para outra com muita facilidade e com o convívio. Um médico pode ter vários tipos de clientes. Um médico top terá plenas condições de exercer a melhor medicina. Um médico mequetrefe não pode e nem tem em geral interesse em fazer o melhor. E é esse que pode sofrer a violência da população enfurecida. Outro exemplo de pessoa que lida com pessoas problemáticas é o auditor em época de demissão na empresa . . . 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pessoas que jogam a decisão no "colo" do juiz

Elas são a imensa maioria. Quando não jogam a decisão diretamente no colo do juiz aceitam o que a lei designa para o "homem médio". O "homem médio" não faz pacto ante nupcial. O "homem médio" não se casa três vezes. O "homem médio" não faz testamento. E finalmente o "homem médio" não deixa herança além dos filhos aqui no Brasil. É assim com a partilha dos bens particulares de quem é casado com separação consensual de bens: a decisão da partilha cai no colo dos juízes. Existem pessoas aqui no Brasil, verdadeiros "capachos", que adoram se submeter as autoridades, juízes, patrões e pais. Pessoas sem personalidade, sem opinião própria, sem conhecerem suas necessidades mais recôndidas. Eu sou da opinião de se evitar ao máximo possível a intervenção de terceiros nos meus assuntos particulares porque a experiência mostra que esses terceiros mais tumultuam do que resolvem os problemas. 

A triste constatação de que falsidade pode ser um carma

A primeira vez que percebi que uma pessoa próxima mentia fiquei desolado. Eu tinha percebido que havia perdido a batalha para o mal pois o diabo é o rei da mentira e quem mente é amigo dele. Comentei com meu analista na época e ele relativizou minhas preocupações e decepções. A verdade é que anos se passaram a aquela primeira decepção somente se confirmou. Passados anos encontrei uma pesquisa dizendo que o que aconteceu era inevitável e previsível. Triste. A conclusão é que não podendo ser evitado é carmático. Pessoas nascem para serem coaptadas pelo mal, infelizmente. E essas pessoas podem estar bem perto de você . . .

domingo, 5 de abril de 2015

A mulher da década de 80 em idade de casar-se

A mulher da década de 80 em idade de casar-se, isto é, entre 20 e 30 anos, conforme costume da época, estava em transição. A transição foi descrita com maestria pelo Gikovate em uma entrevista a revista Playboy em 1978. No Brasil sempre conviveram em conjunto pessoas com costumes de séculos diferentes.  E essa transição que o Gikovate detectou em 1978 continua até hoje. Essas mulheres que estavam em idade de casar-se na década de 80 tinham em alguns casos altas expectativas com relação ao mercado de trabalho e achavam que bastava um curso superior para garantir a independência financeira do marido. Acontece que o Brasil viveu no mínimo 23 anos de baixo crescimento econômico. E essas mulheres que achavam que iam conquistar o mundo masculino das profissões bem pagas tiveram de enfiar a viola no saco, sendo que muitas arrumaram um casamento vantajoso como era o costume antigo. Algumas poucas conseguiram abrigo no serviço público e hoje, com 30 anos de serviços prestados estão em uma posição confortável. O mercado de trabalho aqui no Brasil não mudou tanto assim. O que acontece é que hoje todos que quiserem podem saber de antemão o que irão enfrentar. Na verdade acho que as mulheres não mudaram quase nada. Quem mudou foram os homens mais espertos. 

sábado, 4 de abril de 2015

O menor índice de divórcios

É entre dentistas e entre orientais. Os dados são americanos. E entre casais com filhos o maior índice é nos casamentos com duas filhas mulheres. Realmente para o homem comum aguentar três mulheres em casa não é fácil. A maioria dos homens aguenta uma mulher inconveniente se tiver pelo menos um filho homem, provavelmente por identificação. 

Efeitos do Sexo no cérebro

Os efeitos do sexo no cérebro (imagino de quem tem orgasmo) é igual ao da cocaína. Por ai percebemos o perigo potencial de fazer-se sexo !!! Vale também lembrar o ditado popular de que no homem quando a cabeça de baixo funciona a de cima deixa de funcionar. Também explica porque mulheres conseguem manipular tantos homens já que muitas delas não tem orgasmo. Esses são alguns dos ensinamentos que os pais deveriam ensinar aos seus filhos. No entanto vejo geração após geração mulheres oportunistas se aproveitarem dos indefesos mancebos de famílias melhor situadas econômica e financeiramente. 

Ouvir a opinião dos outros

Hoje li duas publicações na internet ordenando que as pessoas não ouçam a opinião dos outros. Um desses artigos falava para mulheres que querem se separar dos maridos para serem felizes. Um outro dizia que quem chegava na maturidade não precisa ouvir mais a opinião dos outros. Fiquei triste porque são posições totalmente parciais. A opinião do outro depende de QUEM é esse outro, qual sua competência para dar opiniões, embasadas no que e com que intenção. Um pessoa competente, embasada em dados científicos e que te quer realmente bem, sem nenhum interesse egoísta está sim habilitado a dar opiniões valiosas, que podem te tirar de um grande problema ou evitar que você cai em um outro. Conheço pessoas maduras que são burras por serem teimosas e não escutarem a opinião dos que sabem mais que elas. A neurose tira a liberdade das pessoas e como isso não incomoda os outros ninguém se importa muito com os neuróticos. Na minha vida eu não tive grandes pessoas para darem opiniões naquilo que eu tinha de decidir. Eu tive de decidir por mim mesmo em situações muito difíceis e sofri as consequências. Poucos tem amigos inteligentes porque pessoas inteligentes são poucas na população em geral. E poucos tem real interesse em você para te aconselhar de forma sábia e isenta. 

A demanda por imóveis

A demanda por imóveis depende do nascimento de mais pessoas do que as que morrem. É preciso que existam pessoas querendo se mudar para um imóvel. É preciso que essas pessoas queiram comprar o seu imóvel. E é preciso que elas tenham o dinheiro para comprá-lo ou a capacidade de conseguir um financiamento bancário para fazê-lo. Observe que são várias as condições necessárias para vender-se um imóvel. Existe toda uma dinâmica econômica que é necessária para a venda ocorrer. E é claro: quanto menor o preço e melhor a localização do imóvel mais fácil deve ser vendê-lo. 

Os juros podem tornar impossível aposentar-se com dignidade aqui no Brasil

Quanto a taxa de juros varia de 7 % ao ano para 21% é fácil perceber como isso pode se tornar mais difícil. Trata-se do mercado de renda fixa. Imagine o mercado de imóveis: existe uma demanda e uma procura e os preços se ajustam. É preciso entrar e sair do barco na hora certa para ganhar. Imóveis ficaram parados no tempo por 20 anos aqui em São Paulo, nas décadas de 80 e 90. Bancos quebraram, golpes na divida interna e externa foram perpetrados nessa época. A grande boiada não tem a mínima consciência do que acontece nem no mês quanto mais em décadas. 

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Bens Materiais

É sabido que para acumular bens de capital é preciso primeiro poupar dinheiro e depois investir bem. Pois bem, é difícil poupar e investir bem também, independente da renda. É assim que mesmo pessoas que tem alta renda compram imóveis e carros financiados e não a vista. E é assim que essas pessoas acreditam nos planos de previdência. Decisões como ter empregada mensalista, pagar boas escolas para os filhos, viajar com frequência ao exterior podem bastar para acabar com a economia para a aposentadoria. Vale o mesmo para o número de filhos que um casal resolve ter. Existe um movimento para que as pessoas comprem menos bens e usufruam mais de momentos felizes. Vejo namoros entre pessoas nativas de estados diferentes que podem retardar casamentos por décadas, por exemplo. Pequenas economias, digamos de R$ 800,00 por mês durante longos períodos como 30 anos podem significar uma velhice tranquila com renda extra de R$ 2.000,00. Imagine então quem consegue economizar uns R$ 5.000,00 por mês então, objetivo teoricamente factível para quem ganha R$ 12.000,00 líquidos. São decisões que podem fazer toda diferença . . .  

quinta-feira, 2 de abril de 2015

A casa nove com cúspide no signo de Áries

A casa nove está relacionada a Sagitário. E Sagitário é a lei, a justiça, a religião e o pensamento coletivo. Cúspide da casa nove em Áries dá "o cruzado", ou seja, aquele que briga e defende sua fé frente os ímpios e infiéis. Acho que com o tempo passei dessa fase. Onde temos Áries é onde estamos mais preparados para brigar. Vale o mesmo para o planeta marte. E meu marte está na casa I em Virgem. Ou seja, a briga não é física mas intelectual e pelas palavras. Marte é onde se luta e onde obviamente acumulamos inimigos. 

Recessão

O Brasil viveu um ciclo de 10 anos de crescimento econômico. Nesses 10 anos milhões de pessoas entraram no mercado de trabalho e se acostumaram a um determinado nível de vida. Essas pessoas não sabem o que é uma recessão e não estão preparadas para viver uma delas. Somente 5% estão preparados. Quem viveu mais como eu sabe como é. Recessões encerram carreiras, tiram produtos de linha, fecham negócios e criam oportunidades para abutres. Relacionamentos acabam junto com o dinheiro e é claro, a saúde piora. Ou seja, o que não fica estagnado regride. Triste. 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dinheiro sem poder Poder sem dinheiro Fama sem poder Fama sem dinheiro

Estou me lembrando da Astrologia Árabe e suas armas: corrente é dinheiro. Espada é poder. Lança e funda são fama. E arco é a transcendência. Acho que é essa a "lógica". Geralmente o poder, o dinheiro e a fama podem andar juntos. No entanto existem comerciantes que tem dinheiro mas pouco poder. Pessoas santas que tem poder e nenhum dinheiro. E famosos por escândalos diversos que não tem nem dinheiro nem poder. São em geral aqueles que aparecem nas páginas policiais. E existem pessoas que tem poder, dinheiro e fama. Tudo depende da matriz moral que uma sociedade escolhe. A quem ela concede essas qualidades coletivas: poder, dinheiro e fama. 

Os mais populares são os mais mentirosos e que mentem melhor

Essa é a realidade da nossa época e estado evolutivo. Ou seja, para ser eleito pelo povo você precisa ser um bom mentiroso, bem convincente. Provavelmente entre todas profissões que lidam com o público em geral essa condição seja dominante. É assim com executivos, governantes e políticos. Então é isso: nunca serei popular já que não minto. Não sendo popular posso esquecer muitas profissões rentáveis que lidam com o público. Então a fama é um subproduto da mentira. 

Avós Baby Boomers

Os baby boomers nasceram depois da morte de 70 milhões de pessoas na segunda guerra mundial. As pessoas queriam novos filhos para fazer um mundo diferente. É também chamada de geração generosa porque nunca os pais foram tão bonzinhos com os filhos. Esses pais estão chegando na terceira idade e não estão recebendo de volta  o carinho e o investimento que fizeram com os filhos. Ou seja, os ideias ficaram pelo caminho. Não é porque um filho recebe muito que ele se torna generoso. Parece que acontece o contrário. O melhor caminho é o do meio: na minha opinião devemos dar oportunidade na medida que o filho aproveita e se esforça. Excesso de solidariedade vicia e não ajuda.