sábado, 28 de fevereiro de 2015

Pais controladores

Como já disse aqui tenho Urano na casa I e em testes já saiu que minha palavra é entusiasmo, ou seja, Deus dentro de mim mesmo. Para quem não sabe, Urano é o Deus do Céu. Talvez por isso eu abomine pais controladores. No entanto, pais controladores é o que mais existe por ai, ainda mais hoje em dia que são poucas as crianças e grande o investimento de tempo, dinheiro e dedicação dos pais para criá-las. Pois bem, pais controladores são um problema para o desenvolvimento dos filhos. Eles criam co-dependentes, crianças que ao se tornarem adultas nunca saberão fazer suas escolhas por si mesmas, assumindo os riscos e eventuais dores das suas decisões. Além disso pais controladores criam filhos teimosos. E ser teimoso em um mundo em constante mutação pode ser uma atitude suicida. Conheço vários pais controladores. Acho que a maioria dos meus amigos são assim. Triste saber que mesmo pessoas esclarecidas tem esse grave defeito, que elas mesmas acham ser uma virtude.  

Contratar um bom advogado para casos difíceis é resolver 50% do problema

É a mesma coisa em uma empresa grande: contratar a pessoa certa vale cada centavo do alto salário pago a ela. Pagar bem a um bom advogado em um caso difícil é um investimento e não uma despesa Já pagar muito a um bom advogado para fazer um processo simples é desperdício. Difícil é fazer esse bom advogado ver isso já que ele é corporativista por natureza e defende seus honorários com unhas e dentes. Para cada causa existe o profissional ideal. E não existe advogado especializado em tudo porque teria de ser o super homem. O que existe são grandes escritórios com especialistas em todas as áreas. Grandes escritórios atendem em geral grandes clientes, normalmente empresas, que tem um contencioso também grande. Para as coisas simples do dia a dia basta um advogado independente medianamente formado e experiente. E para as coisas realmente fáceis, aquelas onde não existe contencioso, vale a pena até fazer cotação entre vários advogados. O segredo é saber o que é difícil, o que é mediano e o que é fácil de se conseguir, coisa que o leigo em geral não sabe e não quer saber. 

Querer que um povo ignorante valorize a educação é querer demais

Forçar o povo a estudar é querer demais. O povo não vê lógica e conexão entre muito estudo e grandes melhoras de vida. Além disso boa educação custa caro, muito caro. E demora tempo, muito tempo. A consequência ? A consequência é o bando de burros que vivem no Brasil. O país das vocações perdidas, da baixa produtividade, da grande ignorância e da deslealdade. Das pessoas dissimuladas, dos oportunistas, da Lei de Gerson. Aqui podemos confiar somente naquilo que estiver coberto pela razão, com informações relevantes e conhecido nos detalhes. O preço da ignorância é a falta de liberdade, em todos os sentidos. 

Nos negócios aqui no Brasil todo cuidado é pouco

Consequência da estrutura do nosso povo, da nossa cultura, do nosso governo e da nossa moral, fazer negócios no Brasil é algo arriscado, muito arriscado. Em todos os relacionamentos existem procedimentos prostituídos. Em todas as profissões. Não escapam médicos, dentistas. engenheiros. Advogados nem se fala. Comerciantes então, os honestos já tem seu lugar garantido no céu. Quando as profissões estão prostituídas o resto também estará. E a consequência será viver o inferno aqui na terra mesmo, com as crises sendo previsíveis. Triste. 

Como achar alguém legal

Com todos os problemas que temos no Brasil, como hábitos culturais atrasados, pobreza, falsas crenças, violência, desigualdade social, etc etc etc Temos que as famílias não produzem pessoas maravilhosas, prontas para grandes relacionamentos de alto nível e alta performance com o outro. Muito pelo contrário, o que temos é empiastros de todo tipo, incapazes de aprender a serem melhores, reproduzindo a merda de onde vieram. E quem for legal será exigente, São Tomé e não acreditará em potenciais de qualquer tipo. É bem aquela frase: tudo que me prejudica me faz cada vez mais filho da puta e vingativo. 

Um em cada 9 americanos chega ao topo da pirâmide mas não permanece nele

Eu já tinha lido a respeito disso em um artigo que mostrava que na velhice quem tinha sido rico ficava pobre nos Estados Unidos. Isso no mais rico país populoso do mundo. Agora uma nova pesquisa da Receita Federal americana confirma essa pesquisa anterior, mostrando que muitas pessoas conseguem grande sucesso financeiro nos Estados Unidos mas que esse sucesso é efêmero. Ou seja, o sonho americano realmente existe mas não é eterno. Ou seja, o sonho somente é eterno para os pequenos países realmente ricos, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Aqui no Brasil não deve ser diferente para assalariados em geral. Somente funcionários públicos e profissionais liberais podem contar com a riqueza eterna. 

Querer que o povo saiba se o que sente em termos de saúde é relevante

É querer demais !!! O povo não tem noção dos sintomas das doenças para saber se deve ou não procurar o médico. O povo tem medo de morrer e o médico é de graça mesmo para 90% da população (os 70% que usam o SUS e os 20% que usam o convênio da empresa em que trabalham) então vale a pena dar uma passadinha por lá, mesmo porque o "doutor" pode dar um atestado para a pessoa ficar uma semana em casa coçando o saco ao invés de trabalhar. E é assim que 80% das pessoas que se consultam tem "doencinhas" que se curam sozinhas. Pois é . . . é a famosa mediocridade e mesquinhez agindo juntas: sou rotineiro e tenho medo. 

Como os pais criam adultos dissimulados

Pais que batem nos filhos fazem muito mal para quem futuramente conviver com eles. E quem mais bate é quem é mais ignorante e tem mais filhos, vivendo em geral na pobreza. Quem nasce em um ambiente pobre pode apanhar por muito pouco, coisas que seriam relevadas em um ambiente rico, tratadas como aprendizado normal da infância. Crianças que apanham se tornam espertas em não serem pegas em situações futuras. Ou seja, aprendem a mentir, dissimular e fugir da sua responsabilidade. Depois, quando essa pessoa vai trabalhar ou se relacionar com alguém vai repetir o mesmo comportamento e infeliz aquele que empregar gente desse tipo ou casar com ela. Triste. 

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A fotografia é uma arte

A arte da fotografia é marcada pela imagem. Imagens valem mais do que mil palavras e sempre foram muito úteis a humanidade porque a maior parte da informação que sensibiliza o cérebro dos humanos vem através da visão. Eu trabalhei na empresa da fotografia e isso tem tudo a ver com meu Júpiter no meio do céu em Touro, o signo da beleza regido por Vênus. Hoje as fotografias são geradas aos bilhões todos os dias pelas câmaras dos telefone celulares. Tudo pode ser fotografado e documentado e tudo pode ser filmado 24 horas com um custo mínimo. As imagens são onipresentes na nossa vida, mais do que as palavras escritas ou faladas. 

O ano Chinês da MULA

O ano Chinês da MULA não existe é claro. No entanto, existe tantas pessoas teimosas que dão a impressão de terem nascidas no ANO DA MULA kkk !!! É incrível como as pessoas repele o novo. Fazem como se as mudanças fossem um vírus a ser eliminado. Não adianta falar. Não adianta recomendar uma leitura. Não adianta dar o exemplo para a pessoa copiar. Não adianta a situação parecer na frente de quem estudou e teve contato com a teoria. As mulas não sabem como agir !!! Não se movem em direção a solução. Repetem somente o que aprenderam há duzentos anos. É assim que são superadas por aqueles que aprendem de forma dinâmica. Caso você siga os caminhos que os outros traçaram chegará no máximo aonde eles chegaram. As vezes tenho a impressão que bilhões de pessoas tem Saturno na casa I, tamanha é a teimosia dessa gente. Não aprendem a mecânica das coisas, das emoções, da inteligência. Meta inteligência para elas é um palavrão. Falta o signo de Virgem na vida dessas pessoas: a melhoria contínua. 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Decisão segundo o Gikovate

Tomar decisões quando só temos consequências boas é fácil. Quando só temos consequências ruins também. Difícil é tomar decisões em que os percentuais são 55% de coisas boas e 45% de coisas ruins, por exemplo. Decisões em que falamos: não tem muito o que pensar são decisões onde a razão já esgotou seu repertório, com uma análise estatística por exemplo. Já a zona "cinza" vai depender muito mais da liberdade que a pessoa tem ou dos medos que povoam sua mente. Observe que o curto ou o longo prazo podem estar em jogo, princípios, Maquiavel e por aí vai. Muito da liberdade individual é podada pelo país, pelos seus habitantes, pelas suas leis e pela sua realidade. Tudo posso mas nem tudo me convém . . .

V Max e Corvette

O que mais caracteriza esses ícones é sua longevidade, indicando que pertencem ao inconsciente coletivo da humanidade e a demora na atualização dos modelos.  Eles tem seu lugar no imaginário de toda humanidade, como símbolos da virilidade e manhood. Representam a juventude. a rebeldia, a excelência, o diferente, o superior em potência, design, etc etc etc. Representam um tipo de liderança inequívoca e incontestável. São praticamente exclusivos e impossíveis de não serem notados. São conspícuos por excelência. Bem a minha cara com Urano na casa I . . . 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Recessão

O Brasil está em recessão. A recessão quando é prolongada acaba com os bons empregos. Acaba com os novos empreendimentos. Acaba com os sonhos de até uma geração de jovens. Pessoas que não fizeram nada de errado, que se preparam, que são especializadas e ganhavam bons salários são demitidos. Com isso seu consumo cai praticamente a zero. Seus fornecedores e clientes sofreram as consequências. O mundo é governado por pessoas muitas vezes mal intencionadas, canais do mal. O mal vence nas recessões, nas mentiras, nas coisas erradas de todo tipo e tamanho. Pessoas se suicidam em recessões. A criminalidade aumenta. Empresários ficam tentados a sonegar impostos e direitos trabalhistas, além de falsificar/adulterar produtos e serviços Aumentam os conflitos de todo tipo e como consequência os processos judiciais. Eu sei bem como é . . . vivi toda minha juventude e fase adulto jovem nas décadas perdidas de 1980 e 1990. Foram 20 anos de dificuldades, com a falência das duas empresas nas quais trabalhei, divórcio e doença. Dizem os estudiosos que as recessões no Brasil são cíclicas. Cada um é pego em determinada idade e em uma diferente fase da vida. As que eu vivi acabaram comigo.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O desafio de cada um

O desafio de cada um é relativo ao ambiente em que ele vive, nasceu, etc. O desafio tem a ver com ambição. O desafio de um favelado pode ser o de deixar de ser analfabeto. O de uma pessoa de classe média baixa mal formada em direito é passar no Exame da Ordem dos Advogados. O de alguém de classe média alta ou alta pode ser entrar na Medicina USP. Da mesma forma os desafios materiais variam, os sentimentais idem. Então os desafios podem ser de várias espécies e de várias gradações. Na carreira é a mesma coisa, bem como nos concursos públicos. O desafio pode ser o de criar uma família modelo sem ter todas as facilidades para isso. A isso a Fraternidade chama de evolução. Para muitos o desafio é ter um imóvel próprio, um carro novo ou a formação superior. Para outros é simplesmente sobreviver ao dia de hoje.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Medindo sua importância no mundo pelo maior valor do cheque que você assinou

Essa ideia me veio a cabeça hoje. Temos os cheques pessoais e aqui teremos o pagamento de imóveis a vista para algumas pessoas. Isso porque a maioria nunca pagará um imóvel a vista. Imóveis custam mais caro que carros salvo exceções. Pouquíssimas pessoas assinaram cheques de milhões com dinheiro próprio. Quem assina esses cheques são os tesoureiros das empresas e dos bancos. E para assinar esses cheques existem critérios. Podemos ver como o dinheiro é escasso na mão da maioria pelo limite do cartão de crédito médio aqui no Brasil: R$ 400,00. Vale o mesmo para as despesas que são pagas no dia a dia, onde a classe C usa o cartão de débito. E o dinheiro vivo no bolso do povo que é igual a R$ 20,00. A maioria financia até a compra de um simples eletrodoméstico de R$ 1.000,00. Os negócios são medidos pelo ticket médio por consumidor por exemplo. Por isso aqueles que tem procuração nas grandes empresas e que assinam os grandes cheques ganham bem. Não podeira ser diferente: a responsabilidade é enorme. Também é enorme a responsabilidade dos técnicos que fazem os estudos para que esses milhões sejam desembolsados. Observamos que individualmente o poder de uma pessoa é em geral sempre limitado. No entanto, coletivamente o poder pode ser muito grande. Como auditor eu podia até questionar internamente alguns gastos mas não podia criticá-los abertamente porque essa atribuição extrapolava o meu papel. É assim que as coisas funcionam: cada um tem uma atribuição e uma limitação intrínseca que não pode ser oficialmente extrapolada. 

Pessoas interessantes são aquelas que enfrentaram desafios

Alguém matou a charada !!! Por isso são tão poucas as pessoas interessantes !!! Por que a maioria é covarde e foge dos desafios como o diabo foge da cruz !!! são mesquinhas (tem medo) e mediócres (rotineiras). Desafios ??? Ser o pioneiro ??? Enfrentar situações limites ??? Sair da Zona de Conforto ??? Arriscar ??? Experimentar ??? Ousar ??? Apostar ??? Fazer uma Avaliação de Risco ??? Ha Ha Ha . . . estou querendo demais !!! Vivemos no país dos São Tomés, do toma lá da cá, da inexistência do princípio da Boa Fé. É por isso que aqui temos poucos pessoas interessantes. É por isso que quase nunca acontece alguma coisa imprevista. Para enfrentar desafios você precisa acima de tudo inteligência superior e isso está em falta no Brasil. Depois você precisa ter recursos de todo tipo: amizades, contatos, informação previamente acumulada, resiliência, etc etc etc. Naquelas situações onde acontece o óbvio não existe desafio vencido nenhum. Não que não exista mérito mas com certeza não existe glória. 

Houve uma época em que os indivíduos minimamente preparados eram poucos e a demanda alta

Nessa época, quando grandes investimentos foram feitos na industrialização do Brasil, vagas eram abertas e havia necessidade de ocupá-las com pessoas minimamente preparadas.  A industria pela sua própria natureza precisa de pessoal mais especializado e instruído. As exigência diminuem no comércio e diminuem mais ainda nos serviços em geral, com exceções. Então as oportunidades variam ao longo do tempo mas o fluxo de pessoas que nascem e entram no mercado é sempre constante. E como disse Darwin quem sobrevive não é o mais inteligente nem o mais forte mas o melhor adaptado. 

YES MAN

Expressão inglesa que mostra a subserviência que alguém se submete em determinadas situações onde o grupo decide, como por exemplo Assembleias de Condôminos e outros tipos de negócios como sociedades em geral. 

domingo, 22 de fevereiro de 2015

O lugar do melhor

O melhor, o mais bem preparado qualitativamente, sempre será a exceção no emprego. Esse indivíduo é mantido na equipe mesmo que seja contestador ou menos produtivo por uma simples razão: em determinadas situações extremas esse indivíduo pode decidir a partida. Para o dia a dia, o empregado mediano e mal pago resolve a situação. Para situações diferenciadas é preciso mais do que o "feijão com arroz". Esse era o meu emprego e esse era o meu papel. Pouco compreendido pelos "normais". É preciso que o chefe e a empresa seja suficientemente desenvolvida e rica para procurar, contratar e manter esse profissional. É para poucos em qualquer lugar do mundo. 

Quando você trabalha na iniciativa privada

Quando você trabalha na iniciativa privada a primeira coisa que salta aos olhos é o tamanho da empresa. É muito diferente o tipo de trabalhador que uma pequena emprega do que uma grande empresa. Pequenas empresas em geral servem apenas para o dono. Médias empresas tem no máximo um ou dois cargos de melhor remuneração, ou seja, um gerente de produção e outro de vendas. O dinheiro geralmente fica na mão do dono. Nas grandes empresas existem mais cargos bem pagos e em alguns casos cargos de confiança. Mas é nas multinacionais, em particular nas de capital aberto em suas matrizes e que estão as maiores oportunidades para quem não nasceu filho de grande empresário. E são essas multinacionais que procuram os melhores empregados teoricamente. Digo teoricamente porque mesmo nessas empresas existem chefes invejosos e ciumentos. Grandes empresas em geral se adaptam aos tempos. Existem exceções quando o mercado muda por algum motivo e ai até grandes empresas desaparecem. Eu trabalhei nessas grandes empresas multinacionais de capital e para minha tristeza elas soram engolidas pelos novos tempos. 

Quando uma pessoa é ignorante

Ela acredita no que outros dizem sem fundamento algum. Não tem base científica para fundamentar suas crenças e não são racionais. Por isso muitas vezes também não são livres e vivem com medo, desenvolvendo neuroses. Sei porque aqui no Brasil não existe quem não trombe com ignorantes: eles podem ser seus parentes e revelarem sua face em um inventário, podem ser chefe e se revelarem nas atitudes do dia a dia, podem estar na sua família, podem ser seu vizinho ou cruzar com você no transito. Eles costumam atacar de repente e sempre causam prejuízos. Não são amigos da verdade, da beleza e da perfeição. E são a maioria aqui no Brasil.  

Arquitetos

Arquitetos são chamados em geral para projetar grandes obras, muitas vezes públicas: Igrejas, Museus, Bibliotecas, Sedes de Empresas Estatais. As vezes particulares os contratam também para executar um prédio ou uma simples residência. Trata-se de uma questão de custo. Com o aumento dos profissionais e com a melhoria dos instrumentos de trabalho graças a tecnologia acho que o acesso a esse profissional ficou mais democrático. Uma bela casa de praia por exemplo pode ser o sonho de consumo de muitos. É claro que uma casa dessas vem com os gastos de segurança 24 horas e não é para qualquer um. 

O pacote "periferia"

A periferia de São Paulo é feia. As construções são feias e sem acabamento, muito menos tratamento arquitetônico. Os carros também são feios, velhos ou básicos. Somente um ou outro traficante tem um carrão importado bonito. E para completar o pacote as pessoas são em geral feias e ignorantes. Desdentadas. Pelas leis da matéria todo o pacote faz sentido. As barreiras para ser diferente disso são grandes. O que essa gente faz é sexo e namorar. Os casais se formam por lá mesmo, constroem um puxadinho e o ciclo recomeça, com posto de saúde, escola publica, funk, droga, etc etc etc 

Você pensa que o que você escreve é original - google translator

Pois o google translator  aposta que não e que alguém em algum momento no passado já juntou as palavras exatamente do jeito que você !!! De novo faz sentido: a maioria das pessoas são repetitivas mesmo e falam coisa como papagaios. São condicionadas a isso desde que nascem. Vários estudos mostram essa tendência inclusive em musicas que fazem sucesso e outras atividades artísticas, supostamente originais e inéditas. Eu gosto de frases originais. Talvez por isso o que eu escrevo o google translator não traduza perfeitamente . . . 

O baixíssimo potencial arquitetônico de São Paulo

Pois é . . . algumas construções em bairros ricos ainda contam com a visão e a competência de arquitetos que fazem coisas bonitas e quiçá funcionais também. Mas a medida que vamos migrando para os bairros pobres da periferia o que vemos são construções horríveis que enfeiam o horizonte. São os famosos prédios "caixotes" por exemplo. Parece que tudo combina: pessoas pobres e feias, com suas casas feias e seus carros velhos. Arqui quer dizer grande. Somente os grandes, ricos e poderosos tem preocupações com a beleza aqui no Brasil.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Procrastinador ou otimista

Existem pessoas que saem apressadas querendo resolver tudo imediatamente. Isso funciona quando estamos falando de coisas corriqueiras, relativamente estáveis e que não mudam com o tempo. É assim por exemplo com compras de supermercado, exceto se você gastar muito dinheiro com isso e for justificável ficar perseguindo as ofertas semanais dos diversos supermercados. Em outras situações, demorar um pouco para agir pode uma decisão estratégica: o problemas pode ser resolver por si só ou o mercado pode mudar e resolvê-lo. Essa é a posição do otimista. É claro que o melhor meio de prever o futuro é você criá-lo. No entanto você pode se precipitar e gastar recursos preciosos a toa, de forma que esses recursos façam falta mais a frente. Pessoas mais inteligentes em geral tem percepção completa do processo e estão mais aptas a saber o melhor momento de agir. 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Quando você pede pouco pelo que é seu

Quando você pede pouco duas coisa podem acontecer. 1o O que você está vendendo tem muita procura no mercado, gerando muito interesse. Nesse caso você venderá imediatamente e ficará com a impressão de ter perdido dinheiro. A segunda hipótese é que mesmo pedindo pouco não apareça ninguém para comprar. Isso significa que ninguém quer o que você está vendendo nem de graça. Na prática as coisas ficam a venda ad eternum, são invadidas e se perdem. É assim com os carros abandonados pelas ruas ou os imóveis que desabam ou são interditados pela prefeitura. A maior parte das coisas materiais tem uma vida útil e existem limitações do entorno para investir em imóveis por exemplo. São as tendências do mercado e ninguém consegue ir contra elas. 

Quando você acha que o que é seu vale muito

Imagine que você queira vender algo por R$ 2.000,00 mas o valor de mercado seja R$ 1.500,00 . Três coisas podem acontecer. A mais improvável é que apareça um trouxa desinformado que lhe pague os R$ 2.000,00. Improvável porque os trouxas estão acabando nesta época de internet. Todo mundo se acha esperto e bem informado hoje em dia. Outra hipótese é que apareça alguém que saiba que o seu preço está alto, já tenha outra opção pelo preço justo em vista e que não se dê nem ao trabalho de te fazer uma contra oferta. Essa é a hipótese mais provável hoje em dia. E finalmente, a terceira possibilidade é alguém que queira gastar saliva com você e que por algum motivo misterioso diga que seu preço está alto, justifique com algo confiável e lhe faça uma contra proposta de R$ 1.500,00 . Essa hipótese também é remota porque as pessoas vão achar que você as quis fazer de tontas pedindo um valor mais alto e por isso já vão antipatizar com você e não sentirão a mínima vontade de te dar dinheiro ou fazer negócio contigo. Esse raciocínio vale para tudo: coisas materiais, salários e inclusive para homens e mulheres que procuram casamento também. Vale para gastos com saúde também. Ou seja, nas três grandes áreas: negócios, saúde e relacionamento existem limites e condutas éticas que não mudam. Bom saber.  

Lugares onde a colheita demorada valia a pena

Segundo um estudioso essa é a origem das pessoas que apostam no "longo prazo". Ou seja, onde não havia terra suficientemente fértil para dar grandes colheitas e fazer valer a pena a espera você tem as pessoas impacientes e oportunistas. Darwin explica ? Parece lógico: é o que pensa meu amigo sobre estudos superiores, ele que é São Tomé: viu os irmãos e irmãs estudarem, gastarem dinheiro, tempo e neurônios e não conseguirem muito resultado. Pode ter acontecido o mesmo com os "agricultores". Estamos falando de inteligência: que decisões tomar ante as opções disponíveis. Hoje as opções são globais. Tudo é medido, Todas as variáveis são quantificadas. Tudo é transparente. Todo custo é conhecido. Até as traições podem ser preditas pelo menos em termos de estatísticas. O que é difícil é abandonado, salvo se for muito bem pago. 

Médicos que acham que sabem tudo

Quando você vai ao médico dependendo do nível desse médico e de quem está pagando o salário dele podem haver várias situações. A mais comum é o paciente ser um animal estúpido que não sabe nada de saúde e por isso ficou doente. Então o médico "cresce" frente o paciente: ele é o portador da cura, o salvador da pátria, aquele que dá o remédio certo. Pode ser que a pessoa que está diante do médico não seja tão ignorante. Pode ser que ela tenha estudado o caso dela própria, afinal, ela é a mais interessada na sua própria saúde. Pode ser que ela conheça bastante dos médicos e da medicina em geral. Essa pessoa não ficará passível frente ao médico e iniciará um diálogo, o qual os bons médicos reconhecerão como inteligente e alimentarão. Há pacientes e pacientes e há médicos e médicos. 

Pessoas que lidam com idiotas pensam que todos são idiotas

Incrível como isso é verdade !!! As pessoas costumam colocar todos em um saco só !!! Acho que trata-se de uma limitação intelectual, afinal, para adaptar-se a cada um que se atende é necessário um grande esforço mental e dispêndio de energia e isso deve ter sido evitado e eliminado pela evolução de Darwin. Ou seja, quem gastou mais energia sendo eclético deixou menos descendentes. 

Só fica doente quem é burro

É assim que pensam os profissionais de saúde em geral. Isso acontece porque 80% das doenças são previsíveis e resultado de maus hábitos de saúde do infeliz paciente. A realidade é essa e não vai mudar porque o povo aqui no Brasil é cada vez mais burro mesmo. Nos relacionamentos as novelas por exemplo sempre exaltam os pobres espertos que se casam com os ricos e se dão bem na vida. Ou seja, se seu casamento não te dá lucro é porque você é burro e não soube escolher. Passando para o lado dos negócios e do dinheiro vale a mesma regra: o mundo é dos espertos e esse passam a perna nos outros para conseguir enriquecer. É claro que existem exceções nas três grandes áreas mas são exceções. Estuda sobre saúde uma pequena parcela da população que gosta de planejar. É honesto em seus relacionamentos outra pequena parcela da população e eu não me surpreenderia que fossem os 5% de casais felizes. E por fim, nos negócios, aqueles que são honestos fazem negócios para sempre enquanto os que seguem Maquiavel fazem uma vez só. Como a pessoa prudente nunca faz um grande negócio com quem não conhece logo de cara, fica difícil ser bem sucedido em todos os golpes. 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A verdade tem a velha mania de se revelar

Tenho uma tia que faleceu há quase 5 anos. Na ocasião eu frequentava a casa da irmã dela e mencionei que eu era herdeiro da Tia falecida. Fui hostilizado pelos ignorantes inclusive e principalmente por uma prima invejosa. Pois é . . . a amizade ou o relacionamento acabou ai. Hoje, cinco anos depois eu sou dono legítimo da herança que minha Tia deixou. E tenho inclusive um pedaço da casa da irmã dela e da prima invejosa. Pois é . . . a verdade tem a velha mania de se revelar e os ignorantes a velha mania de negar até mesmo o óbvio. 

Princípios nos relacionamentos

Quem tem princípios em primeiro lugar é honesto. E quem é honesto não mente, não engana, não faz falsas promessas, não dissimula. Quando conhecemos alguém pela primeira vez devemos tomar cuidado porque a grande parte das pessoas é egoísta, imatura e mentirosa. Por isso devemos entabular uma conversa com perguntas especificas, cujas respostas possam ser verificadas de forma efetiva. Caso a pessoa seja pega em alguma mentira convém descartá-la para maiores negócios ou relacionamentos, a menos que você seja da mesma laia. Como as pessoas são diferentes, com ideologias também diferentes, precisamos muitas vezes procurar muito alguém que pense como nós, com os mesmo princípios. Oportunistas, seguidores de Maquiavel não precisamos procurar muito: eles são a regra. 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Até tu Skiner !!! Premissas sobre a educação

Recebi uma extensa matéria sobre educação e aprendizagem. Como a matéria era grande li apenas o começo e então li que uma das premissas dos educadores é que o infeliz somente aprende se alguém lhe ensinar. Ou seja, se considera que o sujeito "normal" que tem de aprender algo é totalmente dependente de alguém ter-lhe ensinado previamente. Nega qualquer capacidade da pessoa ser auto didata, de que possa se esforçar para obter o conhecimento que necessita. Ou seja. é assim que muitas pessoas pensam, inclusive por elas mesmas terem sida assim: na avaliação de um currículo por exemplo ou então na verificação dos diplomas que a pessoa possui. É o mesmo pensamento sobre a classificação e avaliação  do conhecimento dos outros. E temo que é dominante aqui no Brasil.  

Capacidade de absorção dos conhecimentos em livro digital

É 40% menor que no livro em papel. Sempre desconfiei disso e agora vem a certeza inclusive com um número. Por isso tenho meus livros e sempre defendi junto aos meus amigos que tem filhos a necessidade de comprar livros para eles. Pena que são  poucos os amigos que tem tempo, disponibilidade e energia para lutar contra a maré. Podemos esperar dos filhos desses amigos a média referente a sua classe social. Aparentemente nenhum deles nasceu muito acima da média e nenhum dos seus pais também fez muito para que eles subissem acima da média, exceto exceções. 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Jung e eu

Comprei uma revista de psicologia que conta a história de Jung e de Freud. Nela pode-se ler : " Criança bastante sensível e introspectiva, desde cedo demonstrou uma inteligência e uma sagacidade intelectuais notáveis, o que, mesmo assim, não lhe poupou alguns dissabores, como um lar algumas vezes um pouco desestruturado, a relação com Sabina Spielrein, a inveja dos colegas e a solidão. " Pois é . . . não se passa pela escola e pela convivência dos outros sendo inteligente e notável. Nem Jung nem eu escapamos disso. Posso me consolar que não foi o único nem serei o último. 

Pessoas multitarefa

Essa é uma característica do signo de Gêmeos. Quando essas tarefas são simples até que podemos dizer que o resultado é bom. Quando são complexas mediram e chegaram ao número de 21% a mesmo na produtividade. Estamos diante de limitações neuronais. Somente os gênios conseguem fazer coisas muito complexas com maestria e perfeição. E como os gênios são poucos a grande maioria de monocórdios não acredita nessas pessoas. Fazer muitas coisas diferentes exige um consumo muito grande de energia e de neurônios. Por isso poucos são capazes. 

O restaurante dos velhos

Existe aqui em São Paulo um certo restaurante nos Jardins onde a frequência é proibida para menores de 50 anos !!! Brincadeiras a parte ele é a prova viva de que dinheiro faz muito bem para a velhice. Os jardins é um dos bairros mais ricos de São Paulo. É claro que esse restaurante atrai velhos de outros bairros como eu mas percebe-se pelas roupas e pelos carros que estamos diante de uma classe de privilegiados aqui no Brasil. 99% dos velhos vivem na doença, pobreza e solidão.

Tem para todo nível de inteligência e compreensão

Existem técnicas que são aplicadas a todo tipo de pessoa, conforme seu nível de inteligência e capacidade de compreensão. Na prática a pessoa acaba achando seu lugar no mundo por conta das dificuldades e reveses que encontra ao tentar realizar seus desejos e sonhos. E ao não conseguir é muito comum nesse tipo de pessoa inferior o sentimento de inveja. Inveja é humilhação + raiva. É assim também com as técnicas de psicoterapia: alguns se limitam a pequenos problemas que para o paciente são grandes. Podemos imaginar as diferenças entre Freud e Jung: Freud era taurino e ligado a terra. Jung era leonino e ligado ao Céu. É assim também com os problemas como já nos mostrou Maslow: é preciso verificar diante de quem estamos e do que essa pessoa quer. Muitos (a maioria) não quer fazer grandes voos exploratórios no inconsciente. É o que Jung chama da faze final da psicologia analítica: transformação (o objetivo final é  individualização). Poucos . . . muitos poucos chegarão a esse nível. 

Freud o Taurino e Jung o Leonino

Freud era taurino e como convém aos taurinos era classificado como sensação no quesito tipo psicológico. Já Jung era um leonino e como convém a alguns leoninos era classificado como intuitivo. Afora isso a vida de ambos tem muita coisa parecida: foram médicos, trataram de pessoas mentalmente doentes, viveram em uma época onde a humanidade não era exatamente dócil. Tiveram pais daquela época e suas famílias também seguiram as regras daqueles tempos. Freud mais velho e menos ligado a religião, fazendo inclusive criticas a ela e Jung achando que a religião era importante. Freud nunca concordou com quem discordou das ideias dele e só restou a quem discordou seguir caminho próprio, como aconteceu com Jung.Os tipos psicológicos de Jung são correlatos aos elementos astrológicos: sensação = terra, intuição = fogo, sentimento = água e pensamento = ar. 

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Namoro pela Internet nos Estados Unidos

Sempre digo que muitas coisas que acontecem no mercado americano não servem para o brasileiro. Pode ser e pode não ser. No caso de procurar parceiros pela internet os americanos dar valor para aquilo que podem comprovar, como Sãos Tomés. Ou seja, se você disser que ganha US$ 100.000,00 por ano vão querer ver a declaração de imposto de renda antes de te conhecer. A lista é infinita: podem pedir para você exibir seu diploma de Harvard, mostrar fotos do seu Corvette e da sua casa e ai por diante. Ou seja, querem risco ZERO. Hoje em dia podemos postar fotos e deixar trilhas de auditoria. Não temos de ser tão explícitos assim. Provavelmente aqui no Brasil esse tipo de comportamento será considerado invasivo demais e como consequência será rejeitado. 

Muda-se de fornecedor em geral por estar-se insatisfeito aqui no Brasil

Vejo por mim: as vezes vejo ofertas tentadoras na televisão para mudar de fornecedor de banda larga, telefonia celular, telefonia fixa, etc. Acontece que meus fornecedores atuais são bons e confiáveis. Mudar para economizar alguns caraminguás e correr o risco de ter problemas com o serviço ??? Telecomunicações não são a mesma coisa que mudar de barraca de feira. É a mesma situação de profissionais que tem acesso a situações sensíveis, como médicos, advogados e engenheiros. Até mesmo mudar de empregada doméstica é complicado e arriscado aqui no Brasil. Eu monitoro meus fornecedores o tempo todo. Quando acontecem problemas faço uma avaliação honesta: foi circunstancial ou é estrutural ??? Se for circunstancial dou mais uma chance. Caso seja estrutural não tenho escolha e seleciono algum novo fornecedor naquela área. A área mais competitiva no meu orçamento é alimentação fora de casa, ou seja, lazer. São Paulo tem 25.800 diferentes lugares para se comer com base no banco de dados do Trip Advisor. Atualmente estou explorando essa base de dados e descobrindo alguns novos lugares. Faço isso porque tenho abertura psicológica grande mas sei que sou um em mil. Nessa área mudo para encontrar algo melhor ainda e não por estar insatisfeito. Tenho um amigo que busca preço nos seus fornecedores. Ai descobre que o fornecedor não satisfaz e então gasta muito mais para mudar para um fornecedor com preço maior mas mais adequado. Não posso dizer que ele é o mais inteligente dos meus amigos. Outro amigo acha que quem cobra mais fornece o melhor serviço e produto sempre. Esse também tem um viés errado da totalidade da coisa. Um terceiro amigo ainda preciso perguntar abertamente. Ele economiza no carro por exemplo mas gasta na educação das filhas. Não tem uma vida financeira muito planejada, no entanto. 

Advogados e médicos mal intencionados

Estou me lembrando de um advogado que nos propôs ações absurdas, com certeza mal intencionado e desejoso de ganhar dinheiro fácil. Fuçando na internet encontrei processos de um amigo  falecido em 2004. Nesses processos, que estão em andamento até agora, houve inversão dos pólos da ação: ou seja, meu amigo achava que era o prejudicado e no decorrer da ação ficou provado que ele era o culpado !!! Tá certo que meu amigo era fraco das ideias e fica mais fácil acontecer com pessoas assim. Médicos mal intencionados também são muitos. Observe que os casos em geral acontece com pessoas com grande assimetria de conhecimento. Em medicina e em direito existe algum mistério. Já em engenharia os erros ficam evidentes: a casa cai, pega fogo, o celular não funciona, o elevador quebra, o carro para ou seja, são coisa palpáveis e por isso mesmo mais acessíveis a compreensão dos seres humanos "normais". 

Universidade deve ser o templo da racionalidade e da liberdade

Gostei muito da frase e para mim foi exatamente isso: o templo da racionalidade (eu estudei engenharia) e da liberdade (frequentei todas as bibliotecas da Universidade, li teses de doutorado, observei as várias tribos de alunos). Na Universidade você pode ser bicho grilo por exemplo sem ser censurado. Pode expressar teoricamente sua individualidade. A própria escolha do curso que frequentar mostra muito da personalidade da pessoa. Na minha opinião a instituição Universidade é uma das maiores realizações dos homens..

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sendo esperto como o diabo

A carta número XIII do Taro de Marselha é o DIABO. Eu já fui esperto como o diabo nos meus tempos de estudante de engenharia. E também fui muitas vezes nos meus empregos. Você precisa ser esperto como o diabo quando te oprimem e querem te prejudicar injustamente. Não se trata de ser mal ou canalha como muitos pensam. O diabo mora dos detalhes. E ser auditor é viver de detalhes. Os inimigos são muitos e muitos deles são amigos do diabo em si. Mentem, dissimulam, manipulam. Em várias situações pessoas mal intencionadas nos armam ciladas e ai para safar-se somente sendo esperto como o diabo. Essas situações podem acontecer no trato com advogados por exemplo, médicos, professores e demais figuras de autoridade e poder, em particular aqui no Brasil. 

Um em 1.000

Essa é a expectativa de achar alguém superdotado e brilhante aqui no Brasil. Número interessante !!! Talvez em todos pacientes da minha irmã exista uma pessoa superdotada e brilhante, por exemplo. Em um prédio residencial qualquer a probabilidade é ZERO mas em um conjunto deles com certeza teremos alguém. Em uma grande empresa com a GM com 20.000 empregados com certeza teremos vários. E na grande São Paulo com seus 20 milhões de pessoas teremos 20.000 no total. Identificar esses 20.000 e colocá-los nos postos de comando desde que fossem íntegros, decentes e honestos poderia fazer toda diferença no nosso desenvolvimento. Qual será a taxa de talentos perdidos aqui no Brasil com pessoas brilhantes atuando em empregos e profissões aquém de sua capacidade ??? Imagino que seja muito grande. Muitos devem estar na USP atuando como professores. Outros são com certeza editores de revistas. Alguns executivos, Vários funcionários públicos. São esses que recebem o que de mais difícil e desafiador possa aparecer em seu trabalho.  

Saber mais que seu concorrente é uma grande vantagem competitiva

Quem sabe mais erra menos e está mais preparado para resolver qualquer contingenciamento que surgir. Quem sabe mais sabe a probabilidade de ocorrência de sinistros, sabe quando deve agir e quando deve deixar rolar. Na verdade saber mais é uma grande vantagem competitiva para todos os aspectos da vida de uma pessoa, ainda mais aqui no Brasil onde quase tudo precisa ser feito duas ou três vezes pela incompetência dos agentes. Quem sabe mais sobre relacionamentos, saúde e negócios/dinheiro vive melhor e com menos estresse. Mesmo que seu concorrente seja o relacionamento ruim e sem amor, a saúde precária e a morte e a pobreza e a ruína. Saber mais que parentes, amigos e vizinhos pode te atrair inveja mas sabendo que eles não tem condições de decidir da melhor forma não custa avisá-los, mesmo que os conselhos entrem por um ouvido e saiam pelo outro. A obrigação estará feita.

A pessoa talentosa consegue decidir a partida em um lance

Hoje o Max falou da formação de times de sucesso e da necessidade de reconhecer e manter talentos na equipe. Eu fui um desses talentos, Talentos tem insights, possuem conhecimentos correlatos a sua área de atuação que permitem resolver situações inéditas, coisa que os disciplinados empregados padrão não conseguem. Talentos enxergam longe, fazem profecias e não precisam ser Sãos Tomés. São decisivos nos momentos realmente importantes e não estão preocupados com as pequenas coisas do dia a dia que se repetem ad eternum. Por isso estão nas fronteiras do conhecimento referentes a sua profissão. São focados nas exceções e tem visão estratégica, estando aptos a fazer um gerenciamento de riscos eficiente. O empregado padrão somente sabe fazer o que sabe, obtém produtividade pela repetição dos mesmos procedimentos. Não é um costureiro da "alta costura".  

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Seus segredos podem morrer contigo

São poucos os que preparam seus herdeiros e sucessores para usufruírem daquilo que ficará. A maior parte não escolhe um herdeiro nem quando isso é recomendável. Tanto o passivo quanto o ativo deveriam ser descritos e comunicados a quem de direito. Na família já tivemos o falecimento de duas tias solteiras sem filhos, onde a herança poderia ter se perdido por falta de comunicação eficiente. Provavelmente somente quem tem forte concentração de planetas e aspectos nas casas cadentes tomará essas providências. Uma das tias tinha processos contra bancos que demoram muitos anos. Descobri a existência desses processos porque temos a ferramenta de pesquisar pela internet e mesmo assim um ou outro ficou oculto. Por sorte o advogado é uma pessoa digna e repassou os valores para os herdeiros.  

Nascer na Fraternidade te dará princípios

Quem nasceu na Fraternidade e foi criado nela com certeza teve uma grande formação com base em princípios. Ou seja, conviveu com pessoas com esse mesmo objetivo, teoricamente praticantes na sua vida particular dos mesmos princípios professados. A Fraternidade tem como valor moral a pureza (santidade) e é claro a lealdade (amizade incluída). A liberdade é consequência. A doença mental te tira justamente a liberdade e o egoismo e a matéria são prisões igualmente. 

Diferença entre emprego e carreira

Emprego é quando você faz sempre a mesma coisa em qualquer empresa que você trabalhe. Carreira é quando você vai ganhando mais, aprendendo mais e assumindo maiores responsabilidades. Por isso emprego tem muitos mas carreiras poucas. É por isso pessoas realmente interessantes são poucas, pouquíssimas. A maioria não passa do óbvio. Eu mesmo entre amigos, parentes e familiares talvez tenha conhecido meu pai como pessoa de carreira, assim como eu. Mineiro por exemplo é bom empregado e péssimo gestor. Como empregado puxa o saco dos superiores e utiliza-se de todo esquema para manter-se no emprego, valendo até convidar o chefe para padrinho de casamento.  

O que você faz no trabalho e nas horas de folga

O que você faz no trabalho determina o que você tem. O que você faz nas horas de folga determina quem você é. Perfeito !!! A perfeita diferença entre ter e ser !!! 

Princípios X Maquiavel

Princípios duram no tempo e tem por finalidade relações de longo prazo em todas as áreas da vida, seja nos negócios, na profissão, nos investimentos, nos relacionamentos e na saúde. Ao contrário, os adeptos de Maquiavel são como animais a espreita, prontos para dar o bote nos incautos e necessitados. O número de animais varia conforme a sociedade e o país. Exemplos não sobram e a maior parte somente não dá vazão aos seus instintos por conta do medo da punição. Freud já dizia que a nossa inteligência é a nossa única arma contra nossos instintos. 

Eu indico terapia para quem tem potencial

Palavras do Dr Valentim Gentil, uma sumidade em psiquiatria. Acho que nenhum dos meus amigos e parentes tem "potencial". Provavelmente minha filha que estuda medicina fará terapia. Na família sobrinhos fazem mas por conta de problemas funcionais. Duvido que algum deles esteja buscando respostas para grandes dilemas ou perguntas. Terapia custa caro, principalmente com bons terapeutas. Além disso os resultados podem demorar anos e serem sutis. É claro que tudo que é difícil atrai menos pessoas e assim é com a boa terapia. Quem busca terapia provavelmente é alguém bem resolvido em outras áreas da existência que busca ser quem ele deseja ser. Eu recomendei um amigo em particular fazer terapia porque ele me disse que faltava algo nele para ser o grande chefe. Intelectualmente é o meu amigo mais próximo: estudamos juntos em um colégio e em uma universidade de elite. 

Entra por ouvido e sai pelo outro

Conheço muitas pessoas que ficam consultando os outros e não acreditam naquilo que ouvem. As palavras entram por um ouvido e saem pelo outro e essas pessoas fazem exatamente aquilo que elas já queriam fazer. Acredito que isso tenha a ver com o mapa astral da pessoa e a posição de mercúrio, que é o portador da inteligência prática. Esse tipo de pessoa faz sempre a mesma coisa e obtém obviamente sempre o mesmo resultado. Eu aprendo com tudo que faço. Sempre enfrento novas situações com meu cabedal acumulado e enquanto estou executando essas coisas novas vou questionando, ponderando e refletindo. Todo meu comportamento é pautado por princípios e isso é um grande diferencial aqui no Brasil, onde quase todos seguem Maquiavel: os fins justificam os meios. O Brasil é um pais de oportunistas e por isso não sai da merda. Outros países se saem muito melhor coletivamente e conseguem muito melhores resultados. 

Os juros e a inflação

O valor dos juros pode decidir o tempo e a prioridade dos pagamentos de questões judiciais. Bancos conseguem aplicar seu dinheiro a altos juros, portanto quanto mais demorar os processos em que forem condenados melhor para eles que pagarão essas despesas com o pé nas costas. É a mesma história com a inflação e quem podia repassar os preços: ficou milionário as custas dos trouxas que não conseguiam. Mesma coisa acontece com quem não paga aluguel até ser despejado: usufruem o que não lhes pertence. E tantos exemplos de assimetria que enriquecem uns enquanto empobrecem outros. Justiça ? Só a Divina !!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dar algo complicado para alguém não preparado

Tem grande chance de dar errado e te levar a perdas. Que o diga o Olavão !!! E por isso que existe todo tipo de intermediário no mundo. É por isso que alguns dão cargo de chefia bem remunerado a certos empregados. E é por isso que muitos inventários não dão certo . . . 

Como escolher seu terapeuta

Quem tem necessidade de um terapeuta em geral não sabe nada de terapia. Existem umas 400 terapias diferentes. Para escolher dentre elas a melhor para você seria necessário um grande trabalho introspectivo e quem consegue fazer esse trabalho provavelmente não precisa de terapeuta porque ele mesmo é seu próprio terapeuta !!! Usar o método de tentativa e erro aleatoriamente é simplesmente inviável. Então o que as pessoas fazem ? Pedem indicações. Só que quem indica precisa ser alguém realmente competente o que é muito raro. Então é comum você ao longo dos anos passar na mão de uma dezena de terapeutas até achar que faça a diferença. A terapia pode ter várias finalidades. Nem todos estão a procura de grandes respostas para problemas existenciais. A maioria quer ser apenas funcional . . . 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

95% por investimentos são triviais

Isso inclui a compra de ativos, o uso de cartão de crédito, a aplicação na poupança, a compra de um imóvel, a profissão das pessoas e sua evolução, as opções profissionais, os que passam no vestibular, a compra de carros e tudo mais que esteja relacionado a negócios e a dinheiro aqui no Brasil. 

80% dos relacionamentos são triviais

Eu chutei o número que pode ser muito maior. No entanto o Voto de Pareto me autoriza a imaginar isso. É só ver que no Par Perfeito temos um casamento para casa 5.000 cadastros. Ou seja, amor verdadeiro é artigo raro e relacionamentos de alto nível também. 

Reclamar com o professor

Vejo pessoas que na vida agem como aquele aluno que vai reclamar com o professor porque ele colocou determinado exercício na prova para o qual o aluno não estudou ou não estava preparado. É assim com o desafio de educar filhos, chegar a excelência em uma profissão, enfrentar uma doença inédita, fazer uma viagem para um lugar onde você nunca foi. A inteligência de uma pessoa pode ser avaliada pela sua capacidade de resolver problemas inéditos. O nome disso é versatilidade. Uma pessoa que se prepara para educar qualquer tipo de filho que nasça em sua casa, que se prepare para enfrentar todo tipo de adversidade, que estude o sexo oposto e entenda minimamente como ele funciona, que conheça a realidade de outros países e suas soluções. Essa é a pessoa que não vai reclamar com o professor. 

80% das consultas médicas são rotineiras

80% das pessoas que procuram ajuda médica podem ser atendidas por um clínico geral que resolverá o problema com seus "conhecimentos". O clínico geral quando deparar-se com os 20% que não são casos rotineiros indicará exames complementares ou a consulta a um especialista. É assim que funciona na prática para milhões de pessoas que não possuem convênio médico. Devemos lembrar que mulheres, crianças e velhos são os "principais" clientes dos postos de saúde. Podemos ver isso na quantidade de ginecologistas, pediatras e clínicos gerais que são contratados na rede pública. Os casos são "filtrados" e com a indicação do médico generalista podem chegar até os centros de referência como o Hospital das Clínicas. Caso você seja preventivo suas chances aumentam muito. Quanto mais você lê e aprende sobre saúde melhor para você. Doenças tratadas no início são muito mais prováveis de cura. 

Problema

Discordar de alguém e não fazer o que essa pessoa quer é visto como problema por esses animais. Meu Deus que primitivismo !!! Não respeitar opiniões contrárias nem as diferenças. Não está preparado para ouvir críticas honestas portanto não está preparado para crescer. Saturno PURO. O atraso em pessoa !!! Todo problema é uma oportunidade de resolvê-lo e resolvendo-o você cresce. Você é obrigado a usar seu conhecimento e sabedoria para vencer desafios. O covarde teme novas experiências porque experimentar é de certa forma correr perigo. Espírito crítico é para poucos. É muito mais comodo ser um bovino, seguir a mesma religião, a mesma profissão, a mesma comida, visitar os mesmos lugares, as mesmas pessoas. Triste que pessoas próximas sejam assim.   

Os primos e o emprego

Conforme já comentei aqui vários primos entraram em grandes companhias em tenra idade e lá ficaram. Hoje muitos tem 30 ou 35 anos na mesma empresa e acumularam muitos e muitos dissídios. Claro que recebem salários atraentes. Nunca receberam tanto dinheiro e nunca partirá deles a iniciativa de entrar em algum PDV ou fazer acordo. Esses primos irão esperar serem demitidos para receberem tudo que tem direito e fazer o enchimento final dos bolsos. É natural. Afinal, já sabem fazer seu trabalho de cor e salteado, não enfrentam muitas dificuldades. Agora, caso a velhice se manifeste e eles comecem a cometer erros a demissão será uma consequência. Os primos são realmente o que podemos chamar de empregados "padrão". 

Princípios ou consequências definem a nossa conduta

Ótima aula do Professor Cortella !!! Eu sempre me guiei por princípios mas as pessoas ao meu redor sempre se guiaram por consequências. Quem se guia por consequências segue a máxima de Maquiavel: os fins justificam os meios. São as pessoas que sempre dirão sobre uma questão delicada: depende. São aqueles que dançam conforme a música e que não se importam muito com os demais ou o prejuízo que irão causar. São os ladrões do que pertence a todos. Os defensores de farinha pouca meu pirão primeiro. Aqueles que não são previdentes, nem planejam por incapacidade mas quando acontece algo não se furtam a passar a perna dos demais que tem princípios. 

A diferença de formar-se engenheiro em 1987 ou 2003 no Brasil

Engenheiro depende da industria para ter emprego. Ou da economia para ser empreendedor na sua área. Trata-se de uma profissão ligada a riqueza da nação. As áreas de atuação são muitas e uma ou outra pode ser melhor em determinado período dependendo basicamente do que o pais natal faz e do que os outros países do mundo fazem. A verdade é que em 1987 o Brasil estava falido. Tinha dado calote na divida externa e em 1990 deu o calote na divida interna também. Ou seja: estávamos na merda e bem afundados. Como de costume esse estado fez os empregos desaparecer tanto para os engenheiros meia boca quanto para os engenheiros formados na melhor escola. Somente ficou na área quem gostava muito, era muito bom e se sujeitou aos salários da época. Muitos procuraram outras oportunidades, alguns se deram bem outros não. Pois bem, anos passaram e os filhos de uma prima, ou seja, outra geração que não a minha, fizeram engenharia e formaram-se em 2003. Não foi coincidência que esse tenha sido o ano do começo de um ciclo de crescimento no Brasil. Ai a maré estava favorável e esses engenheiros progrediram e casaram-se com um outro engenheiro e com uma médica. Ou seja, a derivada foi positiva para eles. Hoje estamos em 2015 e a crise está ai na industria mas eles estão provavelmente com carreiras consolidadas, no auge da produtividade e provavelmente serão mantidos em seus cargos. É . . . fez toda diferença formar-se em 1987 ou em 2003, mesmo o currículo sendo o mesmo . . .

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Você não tem cara de quem entende o mínimo de saúde mental

É só conversar com a pessoa que descobrimos rapidamente se estamos diante de alguém desequilibrado . . . é só observar. Quem observa é sábio . . . aprende a saborear.

Condição necessária mas não suficiente

Pessoas curtas de inteligência não conseguem perceber o que é uma condição necessária mas não suficiente. A condição necessária é muito facilmente percebida: quem ficar dormindo em casa não vai ganhar dinheiro nem fazer vida. Já que isso não é suficiente para obter-se sucesso de grande envergado foge a capacidade intelectual de muitos. Basta observar o exército: sua premissa é a disciplina rígida e as punições exemplares. É assim que lidam com a ralé que recebem. É assim também que muitos criam seus filhos, não lhes dando a menor possibilidade de escolherem sua profissão ou parceira amorosa. São ditadores e mandões. Acham que sabem tudo. Triste. 

Você não tem cara de quem faz testamento de próprio punho

Para fazer testamento a pessoa é uma em 5.000 aqui no Estado de São Paulo. Para fazer o testamento de próprio punho deve ser uma em 50.000 e advogada por formação. Para fazer um testamento é preciso discernimento, conhecimento e bons motivos. Infelizmente muitos são feitos por pessoas atrasadas e rancorosas, essa é a triste realidade. Ao invés de fazerem justiça fazem apenas iniquidades. 

Respeitar as diferenças

Sonho meu . . . vai buscar quem mora longe . . . sonho meu. Respeitar as diferenças está fora de moda. O negócio é morar em guetos e instilar o ódio de nós contra eles. Não respeitam as diferenças nem entre os filhos: todos devem seguir as premissas familiares. Como são ignorantes meu Deus !!! Não enxergam que a individualidade é a fonte da felicidade hoje em dia, que estamos na era de Aquário. Sempre será assim: alguns estarão na vanguarda e muitos no passado . . . 

A arte de engabelar as pessoas

Essa arte é praticada por quem tem o poder, não quer fazer o que alguém próximo quer mas não quer o desgaste de dizer abertamente NÃO.  Muito  praticada por pais que não querem dar o presente caro que o filho pediu porque quer gastar o dinheiro com alguma coisa diferente. Também praticada pelo chefe para iludir o empregado que está trabalhando muito e quer um aumento merecido. Usada também por maridos para tapear as esposas com conversa mole e enrolação. Engabelar é um verbo muito praticado aqui no Brasil e o exemplo vem dos governantes de todos os poderes. Quem tem poder e autoridade aqui no Brasil geralmente o pratica com muita frequência. É a arte de convencer enganando, com dados falsos, falsas crenças e premissas, colocando medo e usando todas as artimanhas da mentira e da dissimulação tão afeitas ao diabo. 

Gênios não ficam restritos a um só lugar

Matéria do Max hoje diz que os gregos valorizavam tanto a previsão do futuro que tinham um cargo para ela: o de estrategista.  Diziam que a genialidade estava exatamente em ser visionário, em prever o futuro. Não precisa dizer mais nada . . . 

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Quem você mais amou é quem você mais perdoou

Isso acontece porque o amor é a sombra do poder. Quanto mais você pune alguém, quanto mais você agride, quanto mais você julga e condena menos você ama aquela pessoa. Jesus que era puro amor perdoou a todos e morreu por todos. Não espere comportamentos como o Dele dessas pessoas que estão por aqui . . .

Se você não conseguir entender, não tem como mudar

BINGO !!!  Descobriram porque 99% das pessoas não mudam para os melhores fornecedores e cometem erros: elas não conseguem entender !!! Mercúrio me SALVA !!! Descobriram porque temos tantos teimosos no mundo !!! Eles não entendem !!! "Nós não aceita" !!! Se você acha a educação cara experimente ser BURRO !!! O Brasil não entende por isso não MUDA !!! Os velhos não entendem por isso também não mudam !!! Adorei essa frase do Eric Evans.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A solução conforme a média

Olhei para o entorno do prédio de uma prima localizado em um bairro periférico. De cima pude ver que praticamente todas as casas térreas ao redor haviam sido ampliadas com "puxadinhos".  Fica claro o que aconteceu: a geração dos pais comprou a casa na periferia e de uma forma ou de outra conseguiu quitá-la, provavelmente com os frutos do trabalho assalariado. Tiveram filhos como acontecia com 99% dos casais daquela época e na hora dos filhos casarem, em algum momento das décadas perdidas de 1980 e 1990 não havia financiamento nem dinheiro para os filhos fazerem o mesmo que seus pais. Como os filhos também queriam casar-se e ter filhos a solução foi fazer o "puxadinho" até que os filhos tivessem condições de comprar seu próprio imóvel. A solução no meu meio social foi ir morar na casa de algum inquilino do pai, da firma do pai ou que o pai desocupou. Um ou outro alugou por pouco tempo, um ou outro comprou financiado e somente uma profissional liberal comprou e quitou o imóvel com recursos próprios. Na classe rica com certeza a solução foi o pai comprar o apartamento novo para seu filho e futura nora. Afinal, a nora sempre irá querer morar próxima a sua mãe e nem sempre o sogro rico terá uma propriedade nesse distrito ou bairro. 

Existem pessoas que gostam de novidades

Existem pessoas que não podem esperar a nova estação e a nova coleção de roupas para comprar. Existem pessoas que não podem esperar pelo novo lançamento de tecnologia. Existem pessoas que não podem esperar o novo lançamento automotivo para comprá-lo. Existem pessoas que não podem esperar pela próxima viagem. E existem pessoas como eu que gostam de explorar lugares para comer, o que em uma cidade como São Paulo é muito fácil. Todos os outros que gostam de novidades podem exercer seu gosto em qualquer lugar do Brasil, mesmo em cidades pequenas. Agora, variedade de lugares para comer só mesmo em uma cidade grande, em particular na maior cidade do hemisfério sul, São Paulo. Existem pessoas até que gostam de ficar mudando de casa, como meu pai. 

Against All Odds no Brasil

Exceções são exceções em qualquer lugar do mundo mas existem lugares onde a cultura, a moral e o modo de pensar das pessoas permitem que as exceções aconteçam e outros onde isso é impossível. É o caso dos Estados Unidos, onde pessoas que estudam sozinhas e passam nos exames conseguem exercer profissões diversas e não precisam de um diploma e da frequência a uma escola. Uma sociedade com abertura maior pode reconhecer a genialidade e a originalidade de um artista que em outro lugar seria pouco mais que um mendigo. Não é a toa que é nos Estados Unidos que Bill Gates e outros gênios abandonaram as melhores universidades e conseguiram se tornar as pessoas mais ricas do mundo. A Universidade brasileira forma basicamente empregados e quem não se forma e consegue o diploma não passa em geral de um subempregado. A estrutura do Brasil, com sua enfase na autoridade (muitas vezes burra e retrógrada), justiça para resolver qualquer problema e proteção (pena do coitadinho) leva a essa impossibilidade de exceções a la Against All Odds serem comuns. Nos Estados Unidos, onde a liberdade é valorizada automaticamente a individualidade prevalece, completada pela lealdade e pela santidade. Aqui no Brasil vale o diploma, o contrato, a punição acima de tudo. É o paraíso de quem segue as regras impostas pelos outros, de quem é submisso.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O selvagem mercado capitalista

O capitalista somente faz o que lhe dá lucro e o que dá mais lucro é o que tem mais prioridade. Sendo assim novos produtos são criados conforme a probabilidade de serem vendidos com margem de lucro grande. Portanto, quanto mais alguém tenha grande margem de lucro mais atrairá competidores ávidos de ganhar uma parte desse lucro. Temos inúmeros casos como a fotografia digital, a exploração de petróleo do xisto, os métodos de diagnóstico por imagem, o micro chip, as telecomunicações, o celular, etc etc etc. Por outro lado, tudo aquilo que não der o lucro desejado é sumariamente descontinuado. É assim com planos de saúde individuais, produtos descontinuados por serem complicados ou exigirem logística complicada, países com legislação contrária ao capitalismo ou sem segurança jurídica. Então tudo aquilo que não interessa: mulheres feias, homens obesos, pessoas sem instrução e pouco produtivas, desdentados, etc etc etc são recusados nos empregos. Resta-lhes o caminho do concurso público, onde será aferida teoricamente sua inteligência e proficiência para o cargo em disputa. O capitalismo é o que nos resta. O estado de bem estar social da Europa dá mostras de estar esgotado. E bem ou mal os Estados Unidos sempre se levanta. Então você precisa entender rapidamente as regras morais do pais onde você nasceu, adaptando-se minimamente a elas. A capacidade de uma sociedade se reinventar e resolver seus problemas é o que está em jogo. Não espere que os empresários façam tudo. Eles irão tentar transferir o máximo de despesas que puderem para o governo e irão pedir o máximo de incentivos para esse mesmo governo. 

As pessoas não confiam nas grandes empresas administradas por CEOs

A pesquisa é americana. As pessoas confiam mais nas pequenas e médias empresas familiares e desconfiam das grandes empresas administradas por profissionais que não são donos. Eu conheço uma pequena empresa familiar e o os olhos do dono estão em tudo. Nas grandes empresas quem faz esse papel de defesa da empresa é o auditor, isso quando ele é independente realmente. Os olhos da sociedade em teoria são defendidos pelos promotores públicos. No entanto isso é muitas vezes apenas teoria. Além disso CEOs mudam com o tempo e eles podem por seu interesse pessoal acima do da empresa com muita facilidade. Já nas empresas familiares o interesse da empresa em geral prevalece. Acho que essa é a grande diferença. A mesma situação pode acontecer em uma família: pode prevalecer o interesse pessoal de um pai ao invés do interesse da família. Tenho um amigo que me disse que uma família não era um business case . . . 

Quando se tem filhos com a pessoa errada

Mulheres que mesmo sabendo que seu casamento não é sólido e que existem problemas insistem em ter filhos com esse homem. Como a corda arrebenta sempre do lado mais fraco o aumento de pressão sobre ele por conta dos filhos vai levá-lo a separação. E ai esse marido, que geralmente não é nenhum exemplo de grande sucesso material, vai pagar uma pensão pequena, que levará a sua primeira família a uma condição de pobreza. Incontinenti, esse ex-marido com certeza irá se casar de novo. E como ele é um homem médio, preocupado basicamente com ele mesmo conforme a pesquisa britânica mostrou, fará a vontade da nova mulher e terá mais dois filhos. Ou seja, cria-se uma situação triste onde todos são culpados e ninguém é inocente. Uma situação onde cada um procurou seu interesse egoísta e o resultado é horrível. Triste mas muito comum aqui no Brasil. 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Houve uma época

Houve uma época em que você entrava nas grandes empresas com 14 anos. E lá ficava, aprendendo a profissão e conforme a sorte e a sua capacidade (porque todos faziam isso) você permanecia lá e até chegava a chefe. Esse tempo durou décadas. Tudo que as empresas produziam era vendido e não havia motivos para demitir pessoal ou trazer pessoas de fora. A geração de meu pai viveu essa época e mesmo a geração de primos mais velhos. Quem se manteve no trabalho, não importando se puxando o saco do chefe e sendo subserviente, acumulou anos e anos na mesma empresa, e, com isso, muitos aumentos de produtividade e outras vantagens. Exatamente como um funcionário público. Acontece que o mercado mudou e as empresas passaram a ser mais exigentes. A idade para trabalhar passou a ser 18 anos no mínimo e a instrução exigida também aumentou. A cidade de São Paulo deixou de ser industrial e passou a ser uma cidade de serviços. Com isso, os filhos dos primos, a nova geração, tentou seguir um caminho diferente: caíram no estelionato estudantil. Ou seja, fizeram cursos superiores que não permitem uma inserção rápida e eficiente no mercado. E como não tem padrinho essa geração ficou um tanto perdida, salvo exceções. Os novos tempos mostram que pessoas formadas não são sinônimo de problema resolvido. É . . . houve um tempo em que pelo menos trabalho era algo mais fácil. 

Fica mais leve carregar

Quando se fala em casamento as mulheres sempre querem filhos e juntar patrimônio e esperam que o marido cuide disso. Maridos ricos são difíceis de encontrar e a disputa por eles é grande, de forma que as mulheres um pouco mais espertas fazem algum esforço para qualificarem-se profissionalmente. Aqui começam os problemas porque elas acham que qualquer curso superior lhes gerará renda e sucesso profissional o que não é verdade. Ai ficam em uma espécie de "limbo" profissional, já que não conseguem com esforço próprio superar as dificuldades do mercado de trabalho cruel brasileiro nem conseguem marido que as sustente. E mesmo aquelas que em um momento estavam empregadas e ganhando bem na época do namoro, podem depois do casamento serem demitidas e encostar o corpo nas rendas do marido. É por isso que mulheres funcionárias públicas concursadas tem alto valor no mercado matrimonial. Valendo o mesmo para profissionais liberais bem sucedidas. Já empresárias tem alta possibilidade de iram a falência no longo prazo (20 anos).  

1 para 5.000

Essa é a proporção de casamentos entre participantes e casamentos no Par Perfeito. Também é a proporção das pessoas que fazem testamento aqui em São Paulo. Podemos observar que é muito menor que a quantidade de advogados que é de 1 para 256 pessoas ou médicos, que é de 1 para 500 pessoas (aqui na capital é bem menor) ou engenheiros e demais profissões. A conclusão é que casamentos pela internet aberta em sites de relacionamento são raridade assim como testamentos e provavelmente casamentos com separação de bens e sem filhos. Podem ser uma tendência para o futuro mas ainda são muito poucos. Portanto não espere de pessoas comuns arranjos como esses . . . 

1575 amigos no Facebook e nenhum de verdade

Essa é a situação de um parente próximo. Quão superficial é esse fulano em adicional "amigos" ao seu Facebook. Que eu saiba tenho apenas um outro amigo com tamanha audiência mas esse amigo já saiu na televisão, gosta de futebol, tem um negócio que cresce com o facebook e sempre está interagindo com amigos de carne e osso. Triste descobrir mais um defeito no meu parente entre tantos outros que eu já conhecia. Caso perdido . . .  

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Eu não precisei

Essa é a visão de muitos pais com relação a gastos com educação e saúde dos filhos. Já ouvi isso de um amigo: meu pai não gastou comigo então porque eu gastaria com meu filho ??? É esse mesmo tipo de pensamento ignorante que leva as mulheres velhas praticarem a excisão do clitóris das meninas nos países atrasados da África. A verdade é que os pais são responsáveis por 70% do que seremos. E isso acontece porque as portas são fechadas pelos outros, que muitas vezes jogam sujo para ficarem com os melhores empregos e as melhores oportunidades. Todos que se destacaram em algum momento receberam alguma ajuda, essa é que a verdade. Alguns receberam muita ajuda e a desperdiçaram e alguns não receberam nem o que necessitavam. E assim vamos . . . 

Gosto de loucura porque coisas normais enjoam

Quem escreveu essa frase com certeza estava dominado pelo espírito de Urano. As coisas normais enjoam mas também podem ser reconfortantes. Já um pouco de loucura é bom para arejar as ideias e mudar o mundo. Tudo sem excessos é claro !!!

Nenhum e ninguém

Uma fria análise dos casais próximos me faz concluir que nenhum desses casamentos serviria para mim. Conclusão estranha pois os casais próximos em teoria são formados por pessoas parecidas comigo, de mesmo nível sócio econômico, etc etc etc . Aqui eu me lembro do meu mapa e de Urano na casa I, junto com a roda da fortuna, mostrando que meu caminho tem de ser único e diferente dos demais. Tá explicado.