A frase é de uma fabricantes de pneus, acho que a Pirelli. No entanto vale para a vida das pessoas. Potência na física é trabalho por unidade de tempo. E trabalho é força X distancia (acho que é isso KKK !!!). Podemos imaginar potência como o esforço que alguém faz para conseguir qualquer objetivo. Já direção é algo muito mais intuitivo para quem dirige um carro e muito menos para quem está no governo da própria vida. Imagine que você faça um esforço hercúleo para entrar na melhor Universidade brasileira mas em um curso sem nenhuma perspectiva de te dar retornos monetários condizentes e satisfatórios. Está aí a prova de que potência sem direção não é nada. Podemos dar muitos outros exemplos: gastar tempo, dinheiro e esforços com a mulher errada e com os filhos desse relacionamento, exaurindo sua energia para buscar um outro relacionamento satisfatório. Comprar de tudo que existe e não usar ou subutilizar. Dedicar-se de corpo e alma a uma empresa onde você não é reconhecido e valorizado. Entrar em uma profissão que não é reconhecida culturalmente em seu país. Gurus dizem que você precisa de "foco" que é a mesma coisa que direção. No entanto quem é muito focado pode acabar sendo um especialista que só serve para determinada empresa, limitando-se e arriscando-se. Dizem que você precisa olhar de vez em quando a árvore e de vez em quando a floresta. Outro exemplo: fulano se mata de guardar dinheiro e compra o imóvel errado, em um bairro da cidade que está morto, como por exemplo o Pari. Fulano se mata de trabalhar, junta dinheiro, fica doente, gasta o dinheiro que juntou com médicos, perde o emprego, fica na pior e morre. Fulano junta um monte de dinheiro, não usufrui de nada e vira o morto mais rio do cemitério. Os exemplos são inúmeros e estão disponíveis a quem quiser ser um observador atento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Um exemplo prático aconteceu comigo: eu fui muito mais superdotado que minha sobrinha. No entanto nasci em uma família com menos recursos, disponibilidade e discernimento. Conclusão: por falta de direção meu resultado final não foi o melhor possível. Já minha sobrinha, com uma potência inicial menor, foi criada em um ambiente mais nutritivo, ou seja, com mais direção. Não me surpreenderei se no mundo dos homens minha sobrinha tiver maior sucesso do que eu tive.
Eu mesmo ajudo positivamente no destino da minha sobrinha, coisa que nenhum parente meu fez por mim por total incapacidade ou interesse. Até isso faz diferença no futuro dela.
Vejo que com meu pai também não teve nenhuma grande direção de seu pai porque meu avô não tinha recursos para tanto. No entanto meu pai poderia ter se esforçado no sentindo de corrigir essa falha mas olhando o Mapa Astral dele percebi que não era isso que estava escrito.
Para ter direção é preciso ter conteúdo e ser sábio. Acontece que o conteúdo está nos livros e não existe tempo hábil para ler tudo o que é preciso quando se é jovem. Portanto a orientação e a direção são fundamentais quando se é uma criança e jovem. Outro dia li que o conhecimento se consegue nos livros mas a sabedoria se consegue observando. Eu sou e sempre fui um arguto observador . . .
Por falta de direção e sabedoria meu pai perdeu rios de dinheiro. Precisamos nos informar com quem sabe mais do que nós e nos quer bem. Precisamos nos comunicar para conseguir esse objetivo. Para podermos confiar nas informações precisamos validá-las, pesquisando com terceiros, livros, matérias de jornal, etc. Uma vez validada uma pessoa podemos passar a confiar nela.
Postar um comentário