quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A casa da Rua Irmão Pio

Na minha vida tive o prazer de reformar completamente uma casa e fazê-la do meu gosto, deixando apenas as paredes e o telhado como eram. Essa casa localizava-se na Rua Irmão Pio e pertencia ao meu pai, estando alugada. A casa era tão ruim que o inquilino não se opôs a sair. O aluguel era muito baixo porque o bairro era de classe média baixa, com uma favela nos fundos do imóvel. Pois bem, reformei a casa e com meu bom gosto, representado por Libra no meu mapa astral, em particular na cúspide da casa III onde está meu sol, consegui fazer algo muito bom, superior a quase tudo que tinha no bairro, na mesma faixa de preço. Era uma casa agradável, confortável, saudável e iluminada. Os móveis que eu comprei serviram perfeitamente ao imóvel. Tudo feito de forma econômica e inteligente, inclusive aspectos de segurança. Foi nesse imóvel que plantei meus dois ciprestes agulhas, comprado no Ceagesp, na feira de Flores e Plantas. Pois bem, mudei-me desse imóvel em 3 anos apenas, pois era longe do meu emprego e a logística em São Paulo tornava praticamente impossível morar lá. Com o tempo e os inquilinos que meu pai arrumou vi tudo o que eu projetei ser destruído por trogloditas: o sistema de aquecimento de água por gás de passagem, meus ciprestes, a lavanderia interna da casa, a churrasqueira. Com a morte do meu pai vendemos a casa para o inquilino. Aquele bairro nunca melhorou significativamente, nem seus habitantes. A reforma daquela casa foi uma tentativa de trazer civilização e conforto para uma região da cidade classificada como Indiana (ou será Africana ???). Querer criar uma ilha europeia no meio da África não deu muito certo porque a África não evoluiu para Europa e a Europa é que foi incorporada a África. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Eu fui o único dos meus amigos contemporâneos que teve a coragem e a competência de fazer uma reforma de tão grande extensão e ir morar na periferia. Todos os outros se ajeitaram em soluções menos sofridas e ariscadas, mais convencionais e menos desgastantes. Eu e meu pai fizemos até a instalação elétrica da casa. Ninguém fez isso. Depois dessa somente comprei apartamentos . . .

Van der Camps disse...

Recentemente uma pessoa afirmou que fazer o que eu fiz aos 24 anos é uma prova da minha capacidade de ser empreendedor. Bingo !!!