sábado, 11 de outubro de 2014

Por que as pessoas compram

As pessoas compram algo porque imaginam que aquilo vai lhes trazer algum benefício. É preciso que a pessoas perceba esse benefício como real para que a compra seja finalizada. No entanto nem tudo pode ser comprado. Quanto maior for a percepção de vantagem maior será a propensão a comprar. Alguns mais primitivos veem tamanho e quantidade. Outros mais sofisticados analisam também a qualidade. Eu me lembro da compra de brinquedos para as crianças pelo Banco GM: compravam brinquedos grandes porque eram esses que as crianças gostavam mais. Então é isso: quem continuar criança será mais influenciado pelo tamanho e pela quantidade. Benefícios mais etéreos e sutis serão sempre para poucos . . .

3 comentários:

Van der Camps disse...

Quanto mais São Tomé for o benefício mais pessoas serão tentadas a comprar o produto ou serviço. Quanto mais sutil, como por exemplo uma educação privilegiada nas melhores escolas ou então cuidados extensivos com saúde durante décadas, menos pessoas perceberão a importância e menos ainda terão cacife para bancar.

Van der Camps disse...

Vender sonhos é portanto bem mais difícil do que vender comida, por exemplo. Vender obras de arte (masterpieces) mais difícil que vídeo games. Vender espiritualidade mais difícil que recolher o dízimo. É por isso que as profissões intelectuais são apenas 2%, valendo o mesmo para as micro empresas artísticas. A arte alimenta o cérebro e a alma. A maior parte do mundo está preocupada apenas em alimentar o corpo.

Van der Camps disse...

Estamos as vésperas do dia das crianças. Muitos presentes serão comprados. E uma educação para a vida pode ser comprada também ? Quanto vale preparar seu filho ou filha para ser um grande homem ??? Desenvolvido não só fisicamente mas também emocionalmente, intelectualmente e espiritualmente ??? Com certeza não tem preço . . .