terça-feira, 28 de outubro de 2014

A diferença entre uma empresa familiar e uma multinacional segundo o Max

Segundo o Max que teve experiência nas duas a principal diferença é que a empresa familiar depende do gênio e do humor do dono e a multinacional segue procedimentos internacionais, muito mais abrangentes e limitantes da vontade de seus gestores. Da mesma forma, ser promovido em uma empresa familiar depende muito mais da simpatia que o dono tiver com o empregado. Em uma empresa multinacional (de capital aberto é claro) depende muito mais do próprio desempenho do empregado, que é refletido nos resultados. É fácil observar as limitações existentes na empresa familiar, que está a merce da inteligência e bom senso do seu dono, condições que não são comuns aqui no Brasil, devido ao nível de incivilidade que ainda existe entre nós. Uma multinacional de capital aberto, em particular se for americana, tem como fundamentos a administração moderna, que funciona em diversos lugares no mundo, sob diversas culturas. Se existe um lugar para se discutir ideias e estratégias esse lugar é um uma multinacional de capital aberto, É essa empresa também que buscará as pessoas mais inteligentes e bem formadas em uma sociedade. Empresas familiares somente farão isso se seus donos forem dessa estirpe, como por exemplo no Banco Itaú, que tem politécnicos como donos. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Em uma empresa familiar os empregados que são promovidos são os de "confiança". Em uma grande multinacional é seguido o ditado alemão: confiança é bom mas controle é melhor. Por isso nessas empresas existe auditoria interna e externa. Aqui no Brasil empresário familiar pensa que auditor é para pegar furto e é assim que aparecem os auditores nas novelas.

Van der Camps disse...

Meu amigo empresário tem empregados de "confiança" e tem basicamente de lutar com empregados que cometem erros. Esse meu amigo teve o dissabor de ter um de seus "empregados de confiança" , justamente o Gerente de Vendas, o único cargo que não pertencia a família, envolvido em irregularidades. Ele que já era um "São Tomé" ficou mais ainda desconfiado de tudo e de todos.