Li uma matéria interessante sobre pessoas que compram pela internet. Os tipos que me chamaram mais a atenção foram o comprador confrontador (ou seria pitbull ???) e o comprador estudante. O comprador confrontador é aquele que pesquisa na internet mas vai para a loja física, enfrentar o vendedor para uma peleja: a disputa por centavos em uma venda. Na minha opinião trata-se de um tipo primitivo, que está disposto a lutar por migalhas, bem no estilo dos idiotas que o marketing imagina (aqueles que cortam uma arvore para receber em troca um espelhinho). Descobri um tempo atrás que um amigo é primitivo assim . . . ele pega dinheiro, coloca no bolso e vai na loja física tentar pressionar o vendedor dizendo que "está com o dinheiro no bolso". Na verdade conheço mais uma pessoa primitiva assim. Na pesquisa surgiu outro tipo de comprador: o estudante. O estudante pesquisa tudo o que deseja na internet, faz um juízo do melhor custo-benefício, sabe que tudo tem um preço médio, identifica uma promoção quando a vê e dá "cheque mate": compra on line, com toda tranquilidade e a certeza de ter feito o melhor negócio naquele momento no tempo e espaço. É claro que esta pessoa é muito mais elaborada e sofisticada que o comprador "pitbull". No entanto acho que ainda teremos de conviver muito tempo com o Sr "Pitbull" . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Decido a compra de quase tudo pela internet (principalmente produtos industrializados que possuem desempenho quantificado por medidas físicas). Raras vezes vou até a loja física, em geral apenas para confirmar minhas primeiras impressões, como no caso de carros e alguns eletrodomésticos. E é claro: existem produtos que não estão a venda on line na sua totalidade, como móveis e que requerem mais cuidados já que sua fabricação muitas vezes é quase artesanal.
Outro paraíso das lojas físicas são as lojas que vendem material de acabamento e materiais de construção: nesse caso nunca comprei pela internet.
Postar um comentário