terça-feira, 21 de outubro de 2014

A indicação de outro profissional

Esse é o mais consensual critério para avaliar quem é bom em alguma coisa. Parte da teoria de que somente quem estudou a matéria e labuta nela é competente para fazer uma avaliação competente. Racionalmente faz todo sentido e eu mesmo já fiz esse procedimento várias vezes. No entanto existem pacientes e clientes exigentes e competentes para avaliar os outros. São exceções obviamente mas não podem ser desprezadas. O cliente exigente é normalmente visto como chato pelo fornecedor do serviço ou produto. É como ouvi de um deles: cliente bom é cliente que não reclama. Eu me acostumei a altos padrões de exigência em tudo e em todos. É de mim e do meu mapa em Virgem. Faço análises profundas e sínteses poderosas. E em todas as classes sempre existe uma convergência. Com o tempo acabamos por constituir uma rede de contatos competentes, os quais estarão aptos a resolver os problemas que surgirem ou então serão competentes para indicar quem o faça. 

9 comentários:

Van der Camps disse...

As exceções acontecerão se o que você buscar for uma raridade. Existem especialidades médicas com pouquíssimos médicos, assim como existem especialidades jurídicas teoricamente dominadas por poucos. Com engenheiros acontece algo parecido mas quem os contrata em geral são industrias e não o grande público. No máximo arquitetos dão dicas sobre residências, compra de imóveis, etc

Van der Camps disse...

O Olavão é um que somente acredita na indicação de um profissional. Vale o mesmo para minha irmã. São pessoas "São Tomé" que de certa forma viram essa estratégia dar certo a maior parte das vezes e portanto a validaram. Com certeza ela minimiza a possibilidade de erro em uma busca aleatória mas somente ela pode não ser suficiente em casos extremos. Pode servir para uma pré-seleção portanto, não substituindo uma avaliação e entrevista profunda em loco.

Van der Camps disse...

Os momentos mais graves são aqueles em que médicos estão envolvidos. Os mais dramáticos foram o câncer de estomago do meu pai e o tumor na coluna de uma sobrinha. Outras cirurgias menores aconteceram também.

Van der Camps disse...

Nas compras em geral e nos negócios aprendi estudando e lendo sozinho a ser um expert, além de buscar modelos na internet. Nos relacionamentos o aprendizado também ocorreu com teoria e prática permanente.

Van der Camps disse...

Outro que só vai na indicação é o Luis e a família dele. Conseguiram bons resultados a vida inteira agindo assim e já foram objeto de outros posts meus. Lá também acontecem problemas só que eles como família estão mais preparados e com isso superam mais rapidamente os desafios.

Van der Camps disse...

São como diz o Gikovate: O João Bobo. Levam uma cacetada, vão ao chão mas voltam com rapidez a posição inicial.

Van der Camps disse...

Observe que sua vida é o seu bem individual mais precioso. Para relacionamentos importantes (afeto) o circulo se abre um pouco (mulher e amigos de verdade). Para negócios o mundo é o limite, com zilhões de produtos sendo oferecidos exceto em determinadas classes que são limitadas naturalmente.

Van der Camps disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Van der Camps disse...

Observe que o mais crítico são cirurgias. Os melhores médicos do Brasil são os formados na USP e na Paulista. Eles tem onde treinar muito: os grandes hospitais das Clínicas e São Paulo. E cirurgia é muito estudo prático e treino, muito treino. Quem é melhor preparado, quem teve mais estrutura, quem teve acesso a mais recursos, teoricamente tem de sair na frente mesmo.