Quando procuramos uma parceria amorosa usando os sites de relacionamento estamos sendo pragmáticos e racionais. Olhando por outro lado, posso dizer que você está também sendo maduro. Ou seja, você não acreditada apenas na atração física ou na química. Você acredita no que a pessoa já fez na sua vida, nas experiências que ela viveu, nas expectativas que alguém de determinada idade tem normalmente. Portanto entrar em um site de relacionamentos pode ser sim uma opção muito interessante para aqueles que são mais ousados, criativos e livres, estados que somente são possíveis com a maturidade. Quem é imaturo é sempre tutelado por alguém: por seus pais, por seus superiores, por seu patrão e pela sociedade. Para ocupar altos cargos na política se exige uma idade mínima por exemplo. Cada época produz uma taxa de maturidade conforme a sociedade se organiza. Assim temos taxas médias que são esperadas para determinada idade e exceções com certeza tem de ter explicações.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Siga o dinheiro é uma ótima dica para avaliar a maturidade de uma pessoa porque é palpável e quantificável. É claro que é possível alguém ser muito maduro em se tratando de dinheiro e pouco em termos de relacionamento mas com certeza existe alguma correlação, porque o cérebro e suas estruturas estão interligadas.
Ser síndico pode ser uma prova de maturidade: você vai conhecer todos os seus vizinhos e vai ter de lidar com todo tipo de imaturidade deles !
Ser inventariante também é uma prova para sua maturidade e competência: você terá de lidar com todos os herdeiros, que em geral são heterogêneos em inteligência, moralidade, competência. Agora na família. Como Síndico é na micro-sociedade.
Ser gerente, diretor ou presidente é a mesma coisa: Você precisa ter maturidade porque você terá alguns, dezenas, centenas ou milhares de subordinados, todos eles heterogêneos em suas capacidades emocionais. Tecnicamente todos são competentes, senão serão demitidos por suas falhas que ficarão patentes. Já emocionalmente podem ser crianças eternas.
A responsabilidade pelos outros é a base da maturidade . . .
A política deveria ser uma profissão nobre, de pessoas maduras e responsáveis, porque elaborarão leis, que irão influir na vida de muitos. Vale o mesmo para decisões judiciais. Elas deveriam ser proferidas por juízes vividos e maduros . . .
Você descobre a maturidade do outro quando surge um problema. A forma como a outra pessoa conduz a solução do problema mostra não só o seu caráter como a sua maturidade.
Um exemplo de como adquirir maturidade é ver os exemplos dos pais, que sendo sensatos, inteligentes e maduros, utilizarão todas as oportunidades para instruírem seus filhos na arte de serem emocionalmente evoluídos. Normalmente quem é emocionalmente evoluído também é espiritualmente.
Pais que guardam segredos são em geral o oposto de pessoas emocionalmente evoluídos. Segredos mostram que a pessoa tem recalques e que não está disposta a enfrentar os outros caso seja criticada. Por cona de segredos as maiores traições são cometidas e grandes males acorrem.
Pessoas imaturas em geral são vingativas e rancorosas. Tem muita raiva dentro de si, em geral por serem contrariadas em seus desejos. Estão muito próximos dos animais.
Maturidade pode ser observada na condução de uma negociação, onde ambas as partes percebem que tem vantagens e desvantagens no negócio. Também pode ser observada em como um casal resolve suas questões pessoais, em particular na educação de seus filhos, em como juntam, gastam e aplicam dinheiro, em como tratam os respectivos parentes, etc
Pessoas imaturas sempre colocam a culpa nos outros e sempre distorcem a realidade para se defenderem. É por isso que sempre dão empregos insignificantes para a maioria dos jovens: eles não tem envergadura intelectual porque não aprenderam muito nas escolas públicas e não tem maturidade emocional, por serem criados em famílias com pais também imaturos. Ou seja, o pior dos mundos.
As vezes eventos traumáticos levam a pessoa a crescer ou então a regredir de vez. Esses eventos podem ser a perdas de um ou de ambos os pais, casar cedo e assumir casa e filhos, ter de trabalhar cedo. Cada um reagirá de uma forma diferente a um evento traumático, conforme sua essência psicológica, física, etc.
Postar um comentário