terça-feira, 28 de agosto de 2012

Animação

Anima que dizer alma mas segundo fiquei sabendo pelo Cortela, também quer dizer sopro divino. Assim sendo, estar animado é estar imbuído do sofro divino e portanto disposto, pronto, feliz. Ainda segundo o Cortela, só fica animado quem sabe o motivo ou a razão para aquilo que ele está fazendo. Alguém que tem de ler um livro somente ficará animado se souber que esse esforço tem um objetivo maior.Vale o mesmo para o estudo, para o trabalho, para o namoro, para a vida. Quando você não vê sentido em algo, quando você acha que não vai fazer diferença nenhuma seu esforço, você fica desanimado. Pode ser o caso de estudar algo que não se gosta ou que não se pretende seguir na profissão. Pode ser o caso de escolher uma profissão mal remunerada, que não permitirá a pessoa realizar seus sonhos, como comprar uma casa, ter filhos ou casar-se. Pode ser um namorado ou namorada que não anima a pessoa, já que não corresponde aos anseios eróticos amorosos do sujeito. Frases típicas de quem não está animado: assim não dá pra ser feliz, ninguém merece . . .

4 comentários:

Van der Camps disse...

Para determinadas pessoas o salário para animá-la a trabalhar pode ser muito mais alto que o salário oferecido e aí ela não aceita trabalhar. Pode acontecer o mesmo para encontrar um parceiro amoroso/sexual adequado e também para praticar hábitos saudáveis. É o custo benefício para ficar animado. Eu me lembro do que aprendi no meu primeiro emprego: somente se muda para melhorar.

Van der Camps disse...

Animado para trocar de carro, de casa, de emprego, de rotina, de religião, de cidade. Animação pode ser uma característica do otimista: vou melhorar, vou progredir.

Van der Camps disse...

O que anima uma pessoa depende portanto do seu nível de exigência e o seu nível de exigência depende da posição dela na pirâmide de Maslow. Quem não tem como nutrir suas necessidades básicas estará disposto a trabalhar por menos do que quem está seguro. Dinheiro motiva se for muito, o que em geral não é oferecido pelo mercado. Segurança motiva quem não tem onde cair morto ou tem objetivos de longo prazo e não tem pressa. Aprendizagem serve para quem quer mudar de profissão ou quem é jovem e precisa de vivências. E status serve para quem é vaidoso e se contenta com um título, um falso elogio: para quem quer aplausos mesmo que vãos. Vejo que nessa conta não entrou o poder. Geralmente quando se é poderoso tudo vem junto: dinheiro, segurança, aprendizagem e status.

Van der Camps disse...

A única coisa que me anima é tomar decisões realmente importantes e significativas. Pequenas decisões do dia a dia deixo para os outros, que adaptados a sua rotina as desempenham bem. Decisões importantes são aquelas que tem reflexo no longo prazo, que envolvem grandes quantias de dinheiro ou investimento de tempo e trabalho. São decisões estratégicas.