Trabalhadores de nível superior tem basicamente três lugares na nossa sociedade: Grandes empresas privadas, serviço público e profissão liberal. São esses os principais empregadores. Nas grandes empresas ele irá ter grandes responsabilidades. No serviço público ele também terá grandes responsabilidades e estará representando o interesse da sociedade. Terá de passar em um concurso público que lhe assegurará o mínimo de qualificação profissional. O profissão liberal é sem próprio patrão. No caso das grandes empresas o profissional de nível superior pode ser seu patrão, desde que essa empresa seja uma sociedade anônima. No caso do funcionário público o patrão é o estado. O profissional liberal prospera segundo sua capacidade e desde que a concorrência o permita. Trabalhadores de nível superior eram originados das classes média e superior. Hoje em dia milhões de pessoas da classe trabalhadora estão cursando o nível superior. O que fará a diferença será a qualidade do estudo que eles receberão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Pesquisa mostra que 53% dos profissionais com nível superior trabalham ocupam cargos de nível médio . . .
Quando buscamos um serviço ou produto, podemos imaginar que tipo de profissional está por trás dele, pela qualidade do serviço ou produto. Certas coisas são para formados na USP ou outras Universidades de elite.
Alguns podem compensar sua desvantagem intelectual inicial em não ter passado em uma universidade de elite com a prática. Isso é mais válido para profissões que usam as mãos, como dentistas e cirurgiões. Vale também para todas as outras em maior ou menor grau. E com certeza valem para as artes em geral, onde, nem mesmo curso superior é necessário.
Um bom vendedor ou comerciante também não precisa de curso superior. Só não pode ser burro.
Postar um comentário