Das quatro sustentáculos de uma pessoa descritos acima, a família, para o bem e para o mal, a pessoa já tem quando nasce. Não precisa fazer nada, apenas nascer. Trabalhar é, em geral. uma necessidade. Para trabalhar a pessoa se prepara no mínimo por 18 anos, algumas vezes por mais tempo ainda. Trabalhar é uma necessidade porque as pessoas precisam sobreviver. Alguns poucos felizardos trabalham porque gostam. Até aqui percebemos que família e trabalho é para todo mundo. Esposa (ou marido) já não é para todos. O casamento exige que você escolha e seja escolhido, em uma relação muito mais complexa que a da família ou a do trabalho, que, além de tudo é dinâmica. O tempo de uma pessoa é finito e ela precisa decidir como irá utilizá-lo: dedicando-se a família, ao trabalho, a esposa ou aos amigos. Os amigos também não são para todos. Amigos exigem dedicação e investimento. É por isso que quase 100% das pessoas tem família. 90% tem trabalho. 50% são casados. E x % tem amigos verdadeiros e confiáveis. Não confundir amigos com colegas nem com parentes. No caso da esposa, o melhor é que ela seja também sua amiga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Certas pessoas ganham tanto dinheiro com seu trabalho que fazem dele o centro da sua vida. Outros dedicam-se somente a família, esquecendo-se dos outros aspectos. Alguns dedicam-se ao amado (?) e outros aos amigos. É comum a esposa afastar os amigos do marido. Também é relativamente comum haverem conflitos entre a dedicação ao trabalho e aos demais entes que disputam a atenção de uma pessoa.
Os casamentos antigos praticamente obrigavam as pessoas a ficarem juntas, porque quase sempre resultavam em filhos e havia a pressão social e da igreja. Hoje em dia temos casais sem filhos, onde a dedicação ao amado é muito maior. Em geral, nesses casos a individualidade é mais forte. Existem pessoas que gostam de valorizar o grupo: a família (o social) deve prevalecer sobre a felicidade individual. Essas pessoas são aquelas que muitas vezes formam os casais sado-masoquistas. Já a dedicação aos amigos é menos comum, pois amigos tem principalmente afinidades intelectuais. Amigos trocam principalmente ideias. E trocando ideias amigos se conhecem profundamente, principalmente quando perguntam sobre comportamentos que seriam adotados em situações hipotéticas. Amigos verdadeiros se conhecem . . .
Postar um comentário