quinta-feira, 10 de maio de 2012

A mulher pobre e os seus dois filhos

Toda mulher pobre quer ter dois filhos. A mulher pobre quer que esses filhos cuidem dela na velhice, pois ela acredita que eles farão isso em retribuição ao cuidado dela com eles na infância e adolescência. É o jeito antigo de ver a vida, próprio de quem não entende de finanças e que acredita apenas no que vê. A mulher de classe média também tem dois filhos só que ela quer apenas dois por questões de orçamento: sabe que poderá dar o melhor para um número limitado de filhos. Para a mulher pobre, escola do seu filho será a pública e a assistência médica será a do SUS. Para a mulher de classe média, a escola será particular, tanto mais cara quanto o seu nível sócio econômico puder pagar e a assistência médica será convênio médico ou até médico particular. Podemos observar como os objetivos e o valor dos filhos é relativo para essas mulheres. O investimento e a cobrança sobre eles também é bem diferente. Para a mulher pobre filho é um investimento para dar retorno a ela. Para a mulher de classe média/alta o filho é um bem em si mesmo, que custará muito a ser formado e que irá contribuir com sua renda para outra pessoa, formando uma nova família. Perceba que são visões totalmente diferentes do mundo: uma delas a do mundo cão e a outra a do mundo civilizado.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Enquanto para uns filho é despesa para outros é investimento. Quase todas mulheres querem filhos, por um motivo ou por outro. Alguns homens também os querem, por motivos egoístas ou não. É da natureza de cada ser . . .

Van der Camps disse...

A mulher pobre sabe que em geral o marido vai morrer primeiro e deixará a pensão para ela. Junto com o investimento nos filhos terá garantida a sua velhice. Todas já viram esse filme e inclusive existem aquelas que até mãe solteira preferem ser do que enfrentar a vida solteiras e nulíparas.

Van der Camps disse...

Acabei de ouvir uma expressão que resume a vontade da mulher ter filhos, principalmente com pai rico: plano de aposentadoria. Curto, grosso e verdadeiro.