Pontos de descontinuidade em geral são frutos do imponderável, daquilo que nunca aconteceu antes ou que por ser tão improvável, acontece uma vez na vida. Para o imponderável o homem inventou os seguros. Toda a lógica da atuaria, que é a ciencia dos seguros, está fundamentada nas probabilidades e é basicamente uma aposta, entre pessimistas/previdentes e otimistas/homens da ciencia. Temos seguro de bens materiais e de bens imateriais como a saúde, mas precisamente das despesas que podem advir com doenças que afetam a saúde. Seguro para bens realmente imateriais, como uma reputação, por exemplo, não existe. O que temos é a justiça que pode trazer algum conforto com uma indenização por danos morais. Quanto vale um fundo de comercio ou então uma marca, que são ativos intangíveis ? Uma vez conversando com um gerente soube que existia um seguro chamado "all risks", que englobava como o nome diz todos os riscos, inclusive a perda financeira resultante de um divórcio. Como os divoórcios são muito comuns, (e as fraudes possíveis tambem) é previsível que o prêmio do mesmo seja absurdamente alto. Seguros não tem por objetivo enriquecer ninguém mas somente repor as perdas que alguém tenha. O mesmo principio deveria valer para a justiça mas isso nem sempre é verdade aqui no Brasil. Estamos sempre falando em descontinuidades que afetem a renda ou a propriedade das pessoas, porque isso é tangível e quantificável. Não existe seguro contra desilusões amorosas por exemplo. Nem contra traições familiares ou desvios de sócios, muito menos contra governos corruptos ou juizes parciais ou comprados. Esses são os riscos de ser brasileiro ou de empreender atividade empresarial. Não existe seguro contra pais ignorantes, contra professores tendenciosos ou contra cursos universitarios pífios e que não formam ninguém. Não existe seguro contra crises economicas de governos falidos, como aconteceu durante pelo menos 20 anos aqui no Brasil. Tambem não existe seguro contra dirigentes burros e incompetentes. Nem contra empregadores incompetentes que levam empresas boas a falencia. Tambem não existe seguro contra azares do tipo herança genética maldita. Podemos perceber que estamos muito pouco seguros nesta vida e neste mundo . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Não temos seguro contra efeitos colaterais desconhecidos de drogas nem contra erros médicos claramete provaveis. Temos de sobreviver física, emocional, intelectualmente e espiritualmente. Todas essas esferas estão ligadas e podem nos fazer adoecer e para a maior parte dos seus males não existe seguro.
A unica certeza absoluta é a morte. Para quem acredita como eu, temos a lei do Carma, a lei da Evolução e a lei da Reencarnação . . .
Não existe seguro para golpe da barriga tambem . . .
Postar um comentário