O título acima é a mais pura verdade. Na empresa publica os chefes não tem essa preocupação, porque são concursados e não podem ser demitidos. Essa preocupação é maior ainda quando a economia está em rescessão e o "chefe" poderá ter dificuldades de manter seu status quo em caso de demissão. E chefes na iniciativa privada tem poderes para se manterem no cargo: eles podem demitir todos os funcionários até sobrar apenas dois subordinados em caso de necessidade de conter gastos. E quem pode ajudar a demitir chefes ? O auditor interno. Então o auditor é mais temido que o capeta. E o chefe faz de tudo para se livrar do relatório de auditoria,mandando seus empregados trabalharem horas extras e tudo o que for necessário para por a cada em ordem, antes da auditoria. Quanto aos demais funcionários, eles não tem interesse nenhum em ensinar algo para o novato, porque sabem que ganham mais que ele e se ele fizer a mesma coisa que os antigos existe a possibilidade de demissão dos mesmos, por razões de economia. As empresas contratam novas pessoas por razões estratégicas: as vezes para iniciar coisas novas. Outras vezes para substituir empregados viciados antigos. O roteiro é sempre o mesmo, já que estamos falando de pessoas egoistas, que querem ganhar sempre mais, mesmo que tenham de passar por cima de todos. Ou como resume um policial que atira para matar: entes que chore a mãe do bandido que a minha. No caso do chefe: que chore o subordinado antes que eu . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Trabalhei em empresas americanas de capital aberto nos EUA. E mesmo nessas empresas, onde teoricamente não existe a figura do dono, pude observar que os chefes sempre estavam preocupados com seus empregos e que tudo faziam para evitar perdê-los. Tambem pude observar que os "iguais" que detinham o poder eram "colegas" corporativistas. Todos eles sabiam como perpetuar-se no poder, até a aposentadoria com muito dinheiro proporcionado pelo plano de previdência privada da empresa.
Qualquer empresa é formada por pessoas que detem o poder. O poder está relacionado com varias como conhecimento, orçamento, numero de subordinados, receita auferida e assim por diante.Ele está personificado nos PDG's: Presidente, Diretores e Gerentes. Para chegar nesses cargos a empresa precisa crescer ou aposentar seus dirigentes. Cada empresa tem um ciclo de vida para chegar nesses postos. E eles serão sempre para poucos . . .
Postar um comentário