segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Escolas de elite são para poucos. Sempre.

A tendencia da industria e levar tudo a maior parte das pessoas, de forma a ganhar pela produção em larga escala, leva até o produto de maior tecnogia a uma pessoa pobre, porque os preços caem. É assim que os celulares se reproduziram aos bilhões. Existem,no entanto, algumas coisas que nunca chegarão a todos, indistintamente: saude de alto nivel e educação. E a razão por trás disso é que tanto a saude e a educação dependem de serem humanos qualificados, que estudaram muito, investindo em sua formação e por serem poucos, são valorizados e ganham bem. No mundo civilizado e evoluido, as pessoas ganham muito e são amadas. No nosso mundo aqui no Brasil, as pessoas ganham pouco e não são amadas, já as coisas custam caro e ocupam o lugar do amor das pessoas. É assim em qualquer lugar do mundo: certas coisas são para poucos. Sempre.

2 comentários:

Van der Camps disse...

Existe uma intersecção entre a saude e a educação: a Faculdade de Medicina. Ali temos as pessoas que terão alto capital social. E os hospitais, que custam um fortuna para serem construidos e mantidos, são os templos dessa elite.

Van der Camps disse...

Pena é que mesmo as pessoas mais bem educadas e saudáveis ainda podem ser más e egoistas. Acontece o mesmo com as pessoas bonitas e as de olhos claros (em particular as de olhos azuis). Somos induzidos pela propaganda a acreditar no contrário. As laranjas podres devem ser as exceções nesses casos (educados, saudaveis, bonitos e de olhos claros).