sábado, 26 de novembro de 2011

Uma pessoa que está ganhando dinheiro não vê motivos para mudar

O mesmo acontece com uma empresa. Só que uma empresa que vende produtos é muito mais vulnerável a evolução do mundo. Quem presta serviços está muito menos sujeito a qualquer tipo de variação, por que os seus clientes são pessoas, limitadas a determinada classe social e localizadas espacialmente, situações que variam muito pouco ao longo do tempo. Outra situação presente nos serviços é que bons prestadores ganham clientes entre gerações, pois são indicados por pais e até avós. Alguem que presta serviços tambem perde lentamente seus clientes, por eles demoram a perceber que o "bom profissional" está defasado ou ultrapassado, por deficiencia dele mesmo ou pela melhoria da concorrência. Tudo isso é fundamentado no fato do ser humano ser um animal de hábitos. É por isso que a conquista de novos clientes é lenta no inicio da carreira dos prestadores de serviço. As pessoas buscam a segurança daquilo que é familiar para elas. É por isso tambem (e por relações neuróticas) que as pessoas reagem mal e agressivamente quando alguém lhes mostra que os seus fornecedores queridos são uma porcaria. Muitas vezes elas não tem condições financeiras ou culturais para mudar de fornecedor. Esse comportamento é muito comum com prestadores de serviço como médicos, dentistas, advogados, mestre de obras, pedreiros, pintores. Todos vivem da sua reputação acima de tudo. Apenas uma minoria como eu busca na internet referencias dos prestadores de serviço que escolhe e mesmo assim temos problemas com advogados, que não utilizam esse meio para divulgar seus conhecimentos. Advogados são uma carreira de humanas, ao contrario de engenharia e medicina, que são carreiras chamadas de cientificas. Advogados são seres muitas vezes idiossincraticos e melindodros, portanto, talvez mais que em outras profissões, é necessária uma empatia grande entre prestador e cliente. Além disso, advogados trabalham para ganhar 20% das causas que atuam, tendo apenas de convencer o cliente a assinar uma procuração. Médicos e dentistas precisam trabalhar mais para ganhar e somente os muito bons e reconhecidos ganham muito dinheiro. Somente aqueles que se dedicaram anos a fio e investiram na profissão.

2 comentários:

Van der Camps disse...

Uma empresa que vê seus lucros ameaçados primeiro tenta mudar pessoas, processos e produtos. Percebendo que não deu certo, passa olhar para dentro de si, olhando para a cultura e somente ai empreendendo uma mudança. Como na maioria dos casos por tras de uma empresa temos uma familia e o um gestor pertence a essa familia, podemos perceber sua influencia na cultura. Sociedades anonimas são mais democraticas, mesmo porque seus presidentes constumam mudar com o tempo e são mais democraticas.

Van der Camps disse...

E uma pessoa que não ve motivos para mudar tem muita chance de ver suas neuroses se cristalizarem. Ai não tem mais jeito: será como disse a Marcia: é isso que você está vendo. É pegar ou largar . . .