segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Doenças mentais e o ambiente

Sabemos que as doenças mentais tem várias origens mas muitas somente se manifestam por influencia de um fator desencadeador no ambiente. Assim sendo é muito mais provável que pessoas que moram em uma cidade grande tenham mais problemas que pessoas que moram em cidades menores. Em uma cidade como São Paulo temo um transito infernal, poluição, competição sem limites nos empregos, despersonalização, isolamento, etc. As doenças mentais tem aumentado e desconfio que uma das razões seja o aumento de pessoas vivendo em grandes cidades. Como a nossa sociedade está se tornando cada vez mais hostil, acho que essas doenças irão continuar a aumentar, junto com os problemas do coração. É sabido que uma emoção forte pode levar a um infarto. O estresse tambem é um grande indutor de problemas cardiacos. E não podemos esquecer das decepções e traições que sofremos ao longo da vida . . . nem todos são resilientes. Tem sofreu mais adversidades com certeza é mais suscetível a sofrer de todo tipo de doença degenerativa . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

Ninguem está muito interessado se o vizinho sofre de alguma doença mental porque qualquer coisa que ele fizer será enquadrada no direito penal. E se ele ficar deprimido e se matar a chance de alguem se importar tambem será pequena. Quem pode realmente sofrer com a doença são as pessoas que moram sob o mesmo teto, com agressões de todo tipo e com a necessidade de suportar um deprimido, por exemplo. Trata-se de um inferno particular e quase ninguém terá coragem de se meter em um caso desses.

Van der Camps disse...

No império havia uma lei para recolher o lixo, os caes danados, os loucos e os bebados. Ou seja, todos eram colocados na mesma categoria . . .