quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A bolsa de valores

A bolsa de valores tem indices que representam as ações mais negociadas. Ações são pedaços das empresas e teoricamente deveriam refletir o valor da empresa. Empresas em crescimento, conquistando mercados, com boa administração, etc, devem ter seu valor na bolsa aumentado. Analisando a economia de um pais como todo, o valor das suas empresas listadas em bolsa deveria refletir a saude economica desse pais. Acontece que tudo isso é teoria e a prática mostra que existem muitas exceções a essas regras. Tudo isso é devido aos inúmeros fatores que não são controláveis, ou seja, a própria incerteza inerente a vida e aos negócios. A bolsa brasileira é instável, porque o ambiente aqui é hostil e sujeito a intervenções do governo, por exemplo. Ações são chamadas de "ativos". Caso a empresa vá a falência e seja liquidada seu valor será zero e assim os acionistas perderiam todo o dinheiro investido nessa empresa. Empresas são investimentos de risco e nas empresas sempre teremos socios ativos, que tomam as decisões e correm os riscos e sócios passivos, que nada fazem e somente esperam os dividendos. É assim tambem com todas as aplicações existentes no mercado financeiro: aplicações passíveis, que somente aconpanham um indice qualquer ou aplicações ativas, que através de intervenções certeiras buscam superar esses índices. Vale o mesmo para o mercado imobiliario: comprar qualquer imovel e esperar sentado que ele se valoriza ou então usar o cérebro (e as informações privilegiadas) para comprar onde o investimento público irá fazer os preços dispararem. Imóveis tambem são investimentos de risco e muita gente ainda não percebeu isso, porque estão parados na década de 1960 aqui em São Paulo, quando ainda existiam loteamentos urbanos relativamente próximos do centro . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

Quando analisamos a composição do IBOVESPA podemos notar o peso da Petrobras e Vale do Rio Doce, que são empresas que vendem commodities. Caso o mundo entre em rescessão, por conta da necessidade de pagar a conta pendurada nos bancos, a tendência é que o dinheiro para investimentos e novas aquisições desapareça. Com isso menos commodities serão vendidas e essas empresas podem perder valor de mercado, o que significa baixa no valor das suas ações . . .

Van der Camps disse...

Segundo estimativas temos de 100 a 120 mil pessoas físicas atuando na Bolsa de Valores aqui no Brasil. Investir em Bolsa significa confiar em uma empresa, em seus gestores, no seu mercado e no Brasil em última instância. Fácil, não ?