Ainda me lembro de um software de planejamento chamado PERT CPM. Na década de 80 ele era o instrumento básico para coordenar tarefas com a finalidade de obter um determinado resultado. Coordenar era eliminar "caminhos críticos" de forma a evitar gargalos e paradas para esperar algo que depende de outros. Nas grandes empresas existem processos suficientemente complexos, que envolvem várias áreas. No dia a dia das pessoas comuns, o máximo que existe são três ou quatro partes envolvidas. É o caso do nosso judiciário (juiz, promotor, advogado de defesa e acusação) ou de uma cirurgia pelo convênio (médico cirurgião e equipe, convênio e hospital). Na maioria das vezes nossos contatos são apenas com uma pessoa: marcação de consultas, contratação de serviços (dentista, advogado, engenheiro). Essas pessoas se encarregam de fazer as "coisas darem certo", comunicando-se com os demais participantes para obter o resultado desejado. Como auditor na Kodak eu era um consultor, que tinha de costurar soluções com várias áreas. E era sempre nessas intersecções que os problemas ocorriam e sempre por bloqueios na comunicação. Acho que a realidade é essa devido as proprias limitações das pessoas: ninguém consegue fazer várias coisas bem feitas ao mesmo tempo. É uma caracteristica do homo sapiens . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Esse tambem é o principio da administração: apenas uma pessoa é responsável pelo resultado. Agindo desse modo, pode ser atribuida responsabilidade a essa pessoa, de forma a poder-se cobrá-la pelos resultados. O problema de coordenar aparece claramente nos inventários: pessoas muito diferentes se veem presas em um processo, que deve ser conduzido por uma delas, que não necessariamente é a mais capaz e competente, tendo de interagir com terceiros (juiz, advogados, promotores, cartonários, etc). Algo simples para um executivo de multinacional que se torna muitas vezes um inferno. Um inferno bem brasileiro . . .
Processos complexos exigem a presença de vários especialistas. Os processos complexos são poucos no dia a dia mesmo porque eles são em geral caros. Processos complexos precisam de um lider. Na vida pessoal das pessoas o mais complexo pode ser construir uma casa, sofrer uma cirurgia, comprar um carro, casar-se. Esses processos estão alinhados com as áreas da "síntese" (dinheiro, saúde e relacionamentos).
O maior exemplo vem da crise na Europa: os países tem uma moeda comum e agora um problema comum. Coordenar os países se eles são soberanos e querem dar uma banana para quem lhes deve dinheiro. Quem é o lider aceito e respeitado por todos ?
Postar um comentário