domingo, 21 de fevereiro de 2016

Quedas Matam 12.500 pessoas todos os anos no Brasil

Está entre as 20 maiores causas de morte no Brasil. Por isso minha mãe poderia ter morrido na queda que teve há cerca de um mês. Interessante notar como é algo comum e esperado já que até está entre as maiores causas de morte. E minha mãe pensando que é Macumba . . . 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Queda pode portanto ser uma urgência ou emergência médica. Velhos quando caem se quebram. E quando quebra tem de operar, imobilizar. Trata-se de trauma. Pode ter sequelas e precisa de socorro imediato.

Van der Camps disse...

Acabei de acessar um estudo sobre Quedas de Idosos muito bom. Quanto mais remédios o idoso tomar maior a probabilidade de quedas. Aumenta com o uso de benzos. A maior parte da queda acontece com mulheres que moram com os filhos. Quase nenhum idoso mora sozinho. Além disso quase nenhum caiu de escada. E quase nenhum bateu a cabeça. A maior parte quebrou o fêmur ou o rádio e teve de sofrer cirurgia e ficar 15 dias hospitalizado. A consequência da queda foi a perda de autonomia e inclusive depressão. Trata-se de um problema de saúde sério. O estudo epidemiológico mostra um perfil do velho brasileiro: analfabeto, dependente de morar com os filhos, tomando pouco remédio e não se afastando de casa.