domingo, 14 de fevereiro de 2016

O idiota e sua família

A Bel Pesce figura jovem muito admirada aqui no Brasil publicou uma carta de um Americano sobre os problemas brasileiros. A conclusão óbvia é que o problema são os próprios brasileiros, sua cultura e sua falta de educação e civilidade. O pais do jeitinho e das traições convenientes, da defesa da família mesmo quando a família está errada. Esse é o Brasil. O pais das pessoas vaidosas no mal sentido, dos incompetentes de todo tipo, da cultura de não confrontar ninguém e ser legal com todo mundo da turma, do para os outros a lei e para os amigos tudo. Ou seja, enquanto o povo tiver esses valores individuais é claro que as criações coletivas serão corruptas e podres. Não haverá altruísmo, o futuro repetirá o passado. Enquanto o indivíduo pensar que só se dá bem quem rouba, mente, trai ou mata nunca iremos evoluir. Triste mas é verdade. 

5 comentários:

Van der Camps disse...

Resumindo: no Brasil o egoísmo faz em primeiro lugar colocar a pessoa e sua vaidade. Nos Estados Unidos em primeiro lugar vem o coletivo. Ninguém pode prejudicar o coletivo impunemente. O coletivo é sagrado. É por isso que Friends foi sucesso por lá. Aqui para beneficiar sua família ou a si mesmo o sujeito não pensa em duas vezes antes de trair o coletivo e os amigos. Vi muitos fazerem isso muitas vezes inclusive parentes.

Van der Camps disse...

Não pensam duas vezes em prejudicar os outros para beneficiar a si próprios e sua família.

Van der Camps disse...

Por isso pense duas vezes antes de contratar uma empregada ou cuidadora de idosos: ela provavelmente tem esposo, filhos e pais, que para ela são muito mais importantes que cuidar bem da sua mãe por exemplo.

Van der Camps disse...

No limite o ou a idiota vai prejudicar seu esposo ou esposa para beneficiar sua família de origem. Muito comum aliais. É parte dessa visão primitiva presente aqui no Brasil. E essa visão está no legislativo, no judiciário e no executivo.

Van der Camps disse...

E existe o idiota egoísta que trai e não é leal nem aos seus próprios filhos, muitas vezes em favor de sua esposa ou esposo. Triste mas as esferas do egoismo parecem não ter fim.