sábado, 14 de novembro de 2015

Pessoas com alto capital simbólico X Pessoas com alto capital financeiro/econômico

Acabo de ver um excelente aula sobre sociologia da arte. Aprendi que pessoas com alto capital simbólico tem em geral médio capital econômico/financeiro e pessoas com alto capital econômico/financeiro tem capital simbólico médio. Além disso o capital simbólico é um nicho onde quem tem mais instrução ou educação formal, mais dinheiro, mora melhor tem muito mais probabilidade de possuir. E que é muito difícil atrair alguém que não tem berço nessa área para ela, independente do custo. Também aprendi que existem exceções: pessoas que experimentaram arte e gostaram, como retratado no filme O Gosto dos Outros. Excelente aula !!!

2 comentários:

Van der Camps disse...

Pessoas com alto capital simbólico são vistas pelas pessoas comuns como esnobes (possivelmente porque essas pessoas sentem-se humilhadas = raiva + inveja). Já as pessoas com alto capital simbólico veem os simples normais como bárbaros incivilizados, primitivos.

Van der Camps disse...

Existem todo tipo de rejeição e agressão aos artistas modernos pelo povo, isso em países civilizados europeus. Existe uma dominação de artistas americanos e alemães no mercado de arte que é fruto da decisão de umas poucas instâncias como curadores, críticos de arte, etc.