terça-feira, 10 de novembro de 2015

A razão e a emoção

A razão tem a capacidade de prever o futuro e por isso é mais lenta. Já a emoção é imediata e atua no presente. É a famosa compra por impulso. Os vendedores sabem disso. Quem é dominado pela emoção comete erros e paga caro por eles. É por isso que não devemos tomar nenhuma decisão quando estamos com raiva ou sob outra forte emoção. 

5 comentários:

Van der Camps disse...

A conclusão é certos indivíduos estão presos a sua biologia e sempre serão vítimas das suas emoções. Esses indivíduos são menos adaptados aos tempos modernos e assim sendo deveriam tender a desaparecer mas isso não acontece. E eles dão oportunidade aos racionais espertos e desonestos a explorá-los. Todos vão atrás do que é mais fácil porque dá mais lucro. Essa é uma regra da natureza: a lei do menor esforço.

Van der Camps disse...

Abaixo da emoção só a biologia que por exemplo leva a pessoa a almoçar e jantar, respirar, tomar remédios . . .

Van der Camps disse...

A emoção está nos relacionamentos junto com a sinceridade, a honra, a ternura, o caráter, a lealdade, a liberdade e a fraternidade.

Van der Camps disse...

Emoção na hora de comprar um carro não combina. Vale o mesmo na hora de comprar ou alugar um imóvel. Pessoas São Tomés são mais lentas e acham que qualquer decisão mais rápida pode ser precipitada e por isso perdem as melhores oportunidades.

Van der Camps disse...

O vendedor de sucesso seria aquele que apela para a vaidade do comprador (você vai rejuvenescer 20 anos comprando o Sandero RS) ou então para a emoção: você não vai dar presente para seu filho no aniversário ???