domingo, 29 de novembro de 2015

O sacrifício para conquistar um cliente fiel a uma marca

Diz o meu amigo Olavão que para conquistar um cliente que compra do concorrente você precisa fazer um produto que indubitavelmente é muito melhor que aquele que o consumidor está acostumado a comprar. Talvez isso explique a estratégia da Nissan com o March: fizeram um carro competitivo mas aumentaram o preço e estenderam o prazo do financiamento. Essa é a dinâmica: antiguidade é posto !!! A explicação biológica para esse comportamento deve ser a aversão ao risco (experimentar é arriscar) e ao trabalho que dá pensar. Uma prova desse comportamento é o comportamento Maria vai com as outras típico do brasileiro que acredita mais no que seus pares faz do que em dados técnicos, notícias da internet ou jornais e por aí vai. 

Um comentário:

Van der Camps disse...

No imaginário de muitos Brastemp é uma referência ainda, junto com Volkswagen, Bauducco, Philips, Consul e muitas outras do passado. É uma Honda ouvi uma vez do meu amigo Olavão.