sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Consciência

Consciência é prever as consequências futuras para não errar no presente. Imagine as vacinas que você pode dar ao seu filho que não estão disponíveis na rede pública porque custam uma pequena fortuna. Imagine aquele motorista consciencioso que cuida tão bem do carro que ele não dá despesas e está sempre novo. Ou aquela mãe que tira licença e estimula seu filho intensamente nos dois primeiros anos de vida para que ele tenha uma enorme vantagem competitiva. Os exemplos são infinitos: o pai que paga uma excelente orientação vocacional para o filho que está em dúvida sobre seu futuro profissional ou o pai que ajuda seu filho a abrir o primeiro negócio. A lista continua com os cuidados do motorista que dirige para si e para os outros, o ofício de todos que de alguma forma tem responsabilidade pelos demais e por ai vai. Podemos também incluir toda a área de prevenção de doenças emocionais e mentais. O que é preciso para ter-se consciência ? Primeiro ser mais evoluído. Em segundo uma base de informações científicas, filosóficas, esotéricas. Observe o caráter da consciência com relação a todas as doenças que podem ser prevenidas e também os acidentes culposos e mesmo os casos dolosos. Também a relação com risco calculado, investimento e previdência. Uma pessoa consciente se preocupa com os outros, é leal, pura e livre. Sabe da inveja do mundo e daquela que desperta. Conhece seus pontos fortes e fracos e sabe aproveitar oportunidades e evitar ameaças. 

7 comentários:

Van der Camps disse...

Pessoas conscientes não engravidam sem querer. Não se envolvem com marginais. Evitam se expor a riscos desnecessários e quando se expõe se preparam da melhor maneira possível. São previdentes, sabem gastar e investir. Sabem distinguir a oportunidade verdadeira da arapuca. E sabem distinguir a verdadeira ameaça de pequenas querelas.

Van der Camps disse...

Veja outro exemplo de consciência: saber como funciona o poder judiciário no Brasil e como funcionam os valores morais brasileiros e os americanos por exemplo. Saber como são as pessoas mentirosas e dissimuladas e como sãos seus comportamentos (Gikovate). Saber as consequências de uma construção mal feita ou a de não seguir o que o bom médico recomenda.

Van der Camps disse...

Consciência da importância de seguir leis de transito e da física.

Van der Camps disse...

Consciência em comprar o carro adequado novo ou usado, de comprar imóvel novo ou usado, de comprar alimentos na feira ou no hipermercado, de gastar com lazer em refeições fora de casa, de saber que remédio comprar, que seguro saúde fazer, que seguro do carro contratar.

Van der Camps disse...

A consciência nos faz contratar nossos 10 advogados, interceder pelos Tios enfermos sem filhos desamparados. A consciência nos faz nunca sermos omissos e não só falar como propor a solução indicando pessoas, profissionais, fornecedores e produtos.

Van der Camps disse...

Consciência para saber quando lutar e quando desistir.

Van der Camps disse...

A consciência é rara fora da área em que a pessoa tem experiência e as vezes nem na área em que ela tem experiência ela domina.