quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O comprador de imóvel novo em São Paulo

O comprador de imóvel novo quer um imóvel compacto e bem localizado. A localização define a compra. Esse comprador tem em média 33 anos, alta escolaridade, é solteiro e tem filhos. 89% financiam a compra e comprometem 31% da renda. Ganham mais de R$ 8.900,00 por mês. Ou seja, meu apartamento é aquilo que o mercado quer. Bom saber. 

7 comentários:

Van der Camps disse...

O mercado segue o que o comprador quer. Comprar imóvel tem muitas variáveis. No entanto existem limitantes por causa da qualidade de vida. Por isso o universo potencial em geral é bem mais reduzido que o da compra de um carro , seja ele novo ou usado.

Van der Camps disse...

O interessante é que a pessoa financia em um determinado momento da sua vida, por exemplo aos 33 anos. Depois a pessoa melhora na carreira , passa a ganhar mais e liquida o financiamento antes do prazo, obtendo o desconto do rebate. Interessante essa estratégia . . .

Van der Camps disse...

Se não tem financiamento não vende. Igual carro . . .

Van der Camps disse...

Imagine a facilidade para obter o financiamento com alguém lá para fazer a papelada. Agora imagine a dificuldade de encontrar alguém que faça a parte burocrática por conta própria, que vá até a Caixa Federal, que converse com o Gerente, que obtenha a lista do que é necessário, que junte os documentos e que espere a análise e liberação de crédito. Para simples mortais o trabalho "extra" pode ser demais. Afinal, eles estão comprando e querem ser tratados como "Reis" . . .

Van der Camps disse...

E pior, não saberão como fazer ou não entenderão como fazer. Além disso o vendedor precisa fazer um contrato e o comprador precisa entender esse contrato e cumpri-lo senão o negócio vai ficar enrolado. Talvez por isso nunca tenhamos vendido um imóvel com financiamento. É a mesma questão da venda do carro por um dono de garage: ele tem o financiamento. Uma boa imobiliária faz exatamente o mesmo: ela tem como fazer essa parte burocrática da obtenção do financiamento e de dar crédito a transação. Todas as vezes que o Olavo vendeu um imóvel houve financiamento e obviamente foi através de imobiliária. Para isso eles cobram só 6% . . .

Van der Camps disse...

Quem compra financiado é provavelmente um assalariado ou funcionário público que não pode perder tempo indo em busca do financiamento. Esse é um agravante e possível causa da existência de 5.000 imobiliárias em São Paulo. Um empresário ou profissional liberal teria tempo para ir atrás mas provavelmente não tem conhecimento ou vontade.

Van der Camps disse...

Contrato para compra de apartamento na planta : 50 páginas . . . Precisa dizer mais alguma coisa ???