E a função de ambos pode ser fazer o projeto e gerenciar a obra. Teoricamente eles podem conhecer a mão de obra necessária para executar o projeto. Meu amigo que construiu um galpão com o auxílio de engenheiro teve problemas. Imagine se não tivesse um responsável . . . Na mesma pesquisa 54% das pessoas já construíram ou reformaram imóveis. As pessoas acreditam que a contratação do profissional de arquitetura ou engenharia custaria de 20% a 40% do preço da obra o que é irreal. Eu já reformei e não contratei um profissional de engenharia ou arquitetura. A reforma foi grande mas não incluiu o telhado ou derrubada de paredes, que são pontos críticos. Eu mesmo decidi os materiais e fiz as compras. Os profissionais especializados foram indicados pelo meu pedreiro de confiança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Ninguém contrata um engenheiro mecânico para comprar um carro. Ninguém contrata um engenheiro eletrônico para comprar uma televisão, computador ou celular. Ninguém contrata um farmaceutico para comprar um remédio. Ninguém contrata um engenheiro químico ou de alimentos para comprar alimentos no supermercado.
Eu me lembro de um marido de uma Tia que construiu uma casa no interior. Quem gerenciou todo o negócio foi um Tio irmão da Tia. Lembro dele reclamando de quanto pagou pela casa . . .
Lembro da minha experiência com a reforma completa de um pequeno imóvel que pertenceu ao meu pai. Dos novo meses que demorou. Do meu esforço para comprar e carregar material para a obra. Da necessidade de ir lá todos os dias para verificar o andamento dos trabalhos.
O custo da construção civil engloba mão de obra, materiais, licenças, etc. Esse custo é diferente para cada região do país. Por isso mesmo imóveis iguais podem ter custos diferentes em diferentes lugares. E é por isso que imóveis usados podem custar muito menos do que foi gasto para construí-los.
Todos nós precisamos de um teto. Por isso em algum momento estaremos envolvidos com a construção civil ou o mercado imobiliário.
Postar um comentário