terça-feira, 1 de setembro de 2015

A procura de ajuda psicológica ou psiquiátrica deveria ser preventiva

Ou seja, ao aparecerem os primeiros sintomas de sofrimento mental ou inadequação você deveria procurar ajuda especializada para poder superar essas dificuldades com mais facilidade. É óbvio que isso nunca acontece aqui no Brasil !!! Como ouvi de uma psicóloga: o sujeito só procura ajuda quando já tentou de tudo sozinho e não conseguiu resultado algum. Pessoas esquisitas são consideradas originais, maduros com manias são considerados fruto do avanço da idade e por aí vai. Crianças com tendências psicóticos ficam sem serem medicadas valendo o mesmo para pessoas auto destrutivas. Triste realidade !!! 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Uma abordagem preventiva é na hora da escolha profissional através da orientação profissional feita por especialistas. Outro momento poderia ser o de relacionar-se com outra pessoa com fins afetivos ou eróticos. Finalmente temos as dores do luto por perdas significativas. Todas elas situações porque teremos de passar na vida.

Van der Camps disse...

Na orientação vocacional temos a Yara Malki. Nos relacionamentos amorosos eróticos temos o Gikovate. E na elaboração do luto quem teremos ???

Van der Camps disse...

A escala de estresse de Holmes também pode nos ajudar a decidir o momento de procurar ajuda especializada.