quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A sensação de que certos mercados são perigosos e hostis

Essa é minha impressão com relação a compra de imóveis na planta e outras avenças com construturas aqui no Brasil. Os valores envolvidos são elevados, os prazos longos e as dificuldades muitas. Está pronto o caldo para problemas de todo tipo, já contando com a instabilidade econômica brasileira. O resultado é a radicalização da posição da construtora e a necessidade de recorrer ao judiciário. Na minha breve vida (50 anos) vi muitos amigos perderem dinheiro com apartamentos comprados na planta. Vi também parentes devolverem informalmente apartamentos comprados na planta só para se livrarem da dívida e vi construtoras falirem, uma inclusive de parentes próximos. Minha inteligência me diz para fugir de situações perigosas. Talvez por isso eu nunca tenha me aventurado em comprar imóveis na planta e especular com imóveis. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

O mercado de compra de veículos usados aqui no Brasil também é muito perigoso e repleto de oportunistas e ratos. O mercado de investimentos também tem suas armadilhas. Prefiro o mercado de carros novos.

Van der Camps disse...

Mercados perigosos e hostis pode ser como estrangeiros veem o Brasil para investimentos. Pode ser também como certas pessoas veem os relacionamentos amorosos em geral. E pode também ser como são vistos certos serviços médicos e outros relacionados a saúde.

Van der Camps disse...

Quando um mercado é perigoso e hostil os "players" desse negócio passam a adotar medidas comuns para se preservarem. O indivíduo, mesmo sabendo disso, muitas vezes simplesmente fica sem opção pois é conduzido para determinada situação. É assim com o mercado de trabalho, com empresas de determinadas áreas, com famílias, com amigos, com classes de indivíduos.