São 35.000 empresas nessa condição. As demais empresas somente substituem quem se aposenta, é demitido ou pede demissão. Dentre essas empresas 92 são pequenas e médias empresas. Então quando você chegar ao tempo de procurar emprego você será contratado para substituir alguém ou para uma expansão. E o lugar para crescer é justamente na empresa que está crescendo 20% ao ano.
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
O maior puxador de tapete na empresa são os chefes
É . . . aconteceu comigo várias vezes. Caso você faça sombra para o seu chefe ele com certeza vai defender o dele e te puxar o tapete. Não importa se você é muito melhor do que ele e se você faria muito mais e melhor pela empresa. O interesse pessoal do chefe vem sempre antes do nobre dever de fazer o melhor para a empresa e todos os seus stock holders. É por isso que se você é super qualificado precisa de um padrinho maior que os chefes mediuocres que possam eventualmente ser provisoriamente seus superiores. Em épocas de vacas magras então o chefe é mais ainda agarrado aos seus benefícios. Ainda hoje saiu uma notícia dizendo que 1% das empresas é que contratam os novos empregados. As outras que estão estabelecidas não contratam ninguém extra (quando muito substituem os que saem por algum motivo).
domingo, 30 de agosto de 2015
Por que vendo meus carros para pessoas do interior
Um dos motivos deve ser porque no interior você precisa muitas vezes de carros mais potentes, já que muitos andam em rodovias de pista simples e potência pode fazer toda diferença entre a vida e a morte em uma ultrapassagem. Além disso no interior as pessoas podem ter a tendência de confiar mais uns nos outros porque tem reputações a manter. Acho que esses são os motivos principais para vender carros usados em bom estado para pessoas no interior: é um bom negócio para eles, talvez melhor do que para pessoas que vivem em São Paulo Capital.
Quem se destacar na família será criticado e punido
Os pais de uma família tem um estilo e tentam impor esse estilo aos seus filhos de todas as maneiras possíveis. A isso chamamos de socialização na família. Caso um filho se destaque de alguma forma das médias familiares, esse filho será punido pelo grupo. Tudo o que ele fizer será criticado. Vale para qualquer destaque: inteligência, sucesso, dinheiro, relacionamentos. É exatamente o que diz o filósofo quando fala que quem não sabe voar enxerga quem voo alto cada vez menor. É muito mais fácil se destacar da família quando a economia e o pais ajudam. Muito do patrimônio da família pode ter sido construído quando a situação era mais propícia, por exemplo. Muitos podem ter sido beneficiados por momentos de riqueza na mesma família e por aí vai. Ser diferente irá lhe custar caro. Sempre.
Relacionamento com data marcada para terminar
Mais uma do Gikovate !!! Nada mais broxante que relacionamento com data marcada para terminar !!! Nunca namorei com data marcada para terminar. Existem pessoas que namoram eternamente, exatamente como existem pessoas que ficam na balada eternamente, um comportamento basicamente adolescente ou no máximo da juventude. Pessoas presas em crenças infantis e por aí vai.
Quando se tem tempo e dinheiro
Quando se tem tempo e dinheiro podemos fazer melhores negócios. E quanto mais recursos tivermos (propriedades, contatos, amigos, informação, parentes bem situados e familiares) em geral melhor condições temos e assim podemos fazer melhores negócios. Situações de pegar ou largar são em geral situações onde quem está vendendo não está brincando e quem realmente quiser comprar precisa se decidir. O melhor jeito de fazer um negócio e ter alguma alternativa. Dessa forma mostramos a pessoa que está tentando ser esperta que temos alternativas viáveis. Vale para toda e qualquer negociação. Para quem compra quanto mais opções melhor. Para quem vende o maior interesse é que o comprador não tenha opções, ficando na mão do vendedor.
sábado, 29 de agosto de 2015
O que perguntar
A pergunta revela muito de quem pergunta. O tipo de pergunta, sua profundidade e extensão permitem fazer uma ideia do conhecimento de quem pergunta sobre o assunto em pauta. Portanto permite uma avaliação da envergadura intelectual do perguntador.
Amigos Vermelhos
Meus verdadeiros e grandes amigos são de direita: empresários, industriais, militares, engenheiros que trabalham em empresas privadas. No entanto mantemo relações de cordialidade com os "vermelhinhos": professores funcionários públicos basicamente e políticos. Podemos notar que dentre as categorias principais de funcionários público temos policiais, professores e saúde em geral. Na saúde pública conheço uma pessoa que ganha muito mais na clínica privada. Na polícia por tradição se é de direita já que eles tem de prender em geral quem é pobre (em geral de esquerda). Vermelhos tomem sua linha !!! KKK !!!
A omissão faz os outros falarem em seu lugar
Outra forma de dizer a mesma coisa é "os ausentes nunca tem razão". A comunicação é fundamental inclusive em termos de crise. Quem era mestre nisso era a Kodak: relações públicas, propaganda, comunicações, vendas, todos departamentos independentes com orçamento e gerencia. Comunicação era a arma dos generais também. Já no Banco GM marketing era limitado pelo próprio negócio, já que estamos vendendo e fazendo contas basicamente e isso é matemática pura. Estou me lembrando das reuniões de família onde uma tia não apareceu . . .
Dementes
No Brasil existem 1,3 milhões de dementes de todos os tipos, sendo que 60% deles são portadores de Alzheimer. O pior é que 800 mil desses dementes não tem nem o diagnóstico de demência. Quem convive com um demente tem muita chance de também ficar doente. Agora, sem diagnóstico é óbvio que esses dementes não foram interditados. A demência pode ser precoce e começar aos 50 anos. Triste.
Ratos, ratões e ratazanas
Quando você faz um negócio com alguém fica claro quem é um rato, um ratão ou uma ratazana. Com o tempo fazemos muitos negócios: compramos imóveis, carros, móveis e eletrodomésticos. Quando compramos imóveis ou carros muitas vezes temos de negociar diretamente com pessoas físicas. E aqui fica claro quem quer dar uma de esperto e tirar proveito de uma oportunidade passageira, quem vende produtos podres para os outros terem despesas e problemas, quem acha que seus bens usados valem fortunas e por ai vai. Nesse momento podemos avaliar o grau de evolução do sujeito, na medida em que ele tem empatia e se coloca no lugar do outro, tanto faz se no de vendedor ou comprador. Poucos conseguem se colocar nas duas posições. A maioria só consegue fazer bem um dos papeis: ou compra bem ou vende bem. Eu tenho facilidade para comprar bem e não tenho tanta necessidade de vender bem. Quem não consegue comprar bem quer se vingar do mundo tentando espremer e espoliar quem eles puderem por a mão. Das pessoas próximas só não fiz negócio com aquele que é mais parecido comigo, o Luigi. Será que chegará o dia de fazer negócio com ele ??? Duvido: ele não se interessa por carros e os compra dos parentes próximos. E imóvel custa caro.
A crise e a indústria de transformação
A industria de transformação está encolhendo em São Paulo principalmente que é o seu principal estado. Isso está acontecendo porque os estoques estão altos. Acontece que o preço é função do volume produzido. Diminuindo o volume de produtos o seu preço vai naturalmente aumentar. E como a renda de muitos poucos irá aumentar teremos mais do mesmo: produtos caros e serviços prestados (mão de obra) baratos. Quem precisar comprar coisas (produtos) vai sentir na pele
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Podemos imaginar que uma crise como a atual
Vai tirar empregos e renda dos engenheiros e vai aumentar o trabalho dos advogados e dos médicos. Também vai aumentar as despesas com remédios. Pessoas pobres costumam brigar por pouco. O que é pouco é muito para elas. Só que brigar é algo muito desgastante. Advogados que trabalham por um percentual das causas aparecem como alternativas levianas dos maus empregados que querem dar golpes nas suas ex empresas. E médicos são procurados pelo efeito deletério do estresse e pressão a que são submetidos todos aqueles que estão trabalhando na iniciativa privada. A demanda por certas profissões sempre existirá. Bons empregos e oportunidades nem sempre.
Rodeie-se de pessoas que estão na mesma missão que você
Ou seja, nunca trabalhe em uma empresa corrupta se você não é corrupto. Nunca tenha amigos corruptos se você é honesto. Nunca faça negócio com companhias e fornecedores escusos se o seu dinheiro foi ganho honestamente. Afaste-se daqueles que mudarem de rumo e passarem para o lado negro da força. Você somente desenvolverá paranoia se tentar combater aquilo que é muito mais forte e maior do que as suas forças.
O cliente ideal do arquiteto ou engenheiro civil
São poucos aqueles que tem o prazer de construir uma casa com padrão arquitetônico. Poucos porque são necessários muitos predicados para tal. Para aqueles que tem dinheiro e condições a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil é fundamental. Novamente, o cliente ideal terá que ter no mínimo conhecimentos muitos bons sobre seus gostos e necessidades, bem com sobre as possibilidades que o mercado de construção civil oferece. Não precisamos ser gênios para saber que essas pessoas são poucas, talvez mais numerosos entres os próprios engenheiros civis e arquitetos. É a "famosa" casa de arquiteto, que muitas vezes é ótima para ele e impossível de vender para outra pessoa, por conta dos seus gostos diferenciados.
O cliente ideal dos advogados
O cliente ideal dos advogados é aquele que faz muitas besteiras e por isso precisa sempre dos advogados para socorrê-lo. É o caso dos imprudentes e imprevidentes com dinheiro, que se envolvem em rolos de todos os tipos. Só interessam os que tem dinheiro para pagar pelos serviços do advogado é claro !!!
O paciente perfeito
Sou quase o paciente perfeito. A única coisa que não faço é pedir uma segunda opinião e voltar ao médico que me atendeu primeiro com esse resultado. Não faço isso porque não peço segunda opinião por pedir mas somente se não julguei a primeira abordagem suficientemente profunda ou profissionalmente adequada. O interessante na relação médico paciente é que o médico em razão da média dos seus pacientes quase nunca é questionado ou aprende com eles. É preciso ter capacidade e interesse verdadeiro para conversar com um médico em alto nível e isso poucos tem. Existem pelo contrário os péssimos pacientes, aqueles que querem dar cano no emprego e vão atrás simplesmente de um atestado médico.
Financista
Sou um financista. Ou seja, sei o preço e o valor de tudo o que compro ou almejo comprar. Quando decido uma compra em geral já fiz minha lição de casa e estou convicto da sua necessidade. E quando gasto tenho um objetivo que em geral é alcançado. Sei que mais uma vez sou a exceção da exceção aqui no Brasil. Nem bancários muitas vezes tem esse perfil. Aliais isso se repete com várias profissões.
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Você escolhe onde fazer a escritura do seu imóvel ou inventário
Quanto mais imóveis você compra ou vende mais vezes você terá de ir ao Tabelião assinar escrituras. Já fiz negócios no décimo tabelião do Jabaquara, no décimo primeiro da Vila Mariana, no sétimo na Rua Benjamin Constant próximo da Praça da Sé. Outras vezes vendemos imóveis e nesses casos quem escolhe o Tabelião é o comprador. Assim também fomos até a Rua Estados Unidos no quarto Tabelião de Notas e ao primeiro Tabelião de Notas do Guarujá. Finalmente também tivemos uma escritura de inventário de uma tia falecida que foi feita no vigésimo sexto Tabelião na Praça João Mendes no centro.
Poupadores, gastadores, desligados, descontrolados e financistas
Esses são os signos que o Gustavo Cerbasi inventou para definir a relação das pessoas com as finanças. Poupadores são os pãos duros e mãos de vaca, pessoas simplesmente insuportáveis. Gastadores podem parecer charmosos com sua ousadia e desenvoltura em sacar o cartão de crédito mas esse tipo de pessoa pode ter muitos problemas por causa desse comportamento. Desligados devem ser piscianos no zodíaco: não estão nem aí para os extratos e demais decisões financeiras. São ETs nas finanças. Descontrolados devem muito e pagam muitos juros . São provavelmente pessoas com baixa auto estima e movidos por impulsos de compra. E finalmente temos os financistas. Antigamente era o "homem da HP", o demônio da matemática financeira, o homem da planilha de excell. Esse tipo de pessoa também tem suas limitações e uma delas é poder se tornar um chato insuportável para os outros. Acho que nasci financista. Financistas são os mais sofisticados de todos os signos. Aqueles que mais compreendem as minúcias das finanças em geral. Os que podem discutir de igual para igual com o gerente do banco.
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Despesas com carro
Carros precisam de manutenção periódica preventiva. Caso não seja feita muita provavelmente você irá ser surpreendido por alguma manutenção corretiva bem mais cara podendo inclusive ficar pelo caminho. Existem peças que se gastam naturalmente com o uso e que precisam ser substituídas antes que afetem outras peças e sistemas próximos. Houve uma época que na subida da serra de Santos podia-se contar inúmeros carros que ferviam e paravam no acostamento. Alguns desses carros tiveram o cabeçote fundido, dando uma boa dor de cabeça e despesas para seus proprietários. A suspensão também exige atenção constante bem como o sistema de freios. Nunca tive grandes problemas mecânicos com meus carros excerto um certo de cor preta da Ford mas já gastei um bom dinheiro mantendo-os em ordem. O melhor é programar a troca do veículo quando ele chega no máximo aos 70.000 km. Será o caso do meu carro no ano que vem. Então o segundo semestre, até fins de Setembro será o deadline para comprar um carro novo. Meu carro estará com 5 anos e meio de uso e uns 68.000 km. Vou monitorar o mercado atentamente até lá . . .
Outro fantasma dos tempos das crises dos anos 80 e 90: falência de construtoras
Pois é ! Construção civil é algo que depende totalmente das condições internas de um país. Não é possível exportar apartamentos e tirar vantagem da desvalorização cambial, por exemplo. Pessoas em geral compram imóveis quando existe financiamento e em tempos de crise esse dinheiro desaparece. Podemos esperar que empresas pegas no contra pé irão a falência como nos anos 80 e 90,afinal, são poucas as multinacionais nesse setor que poderiam se manter durante anos com mercado em baixa.
Estudo a distância, banco digital, comércio eletrônico, delivery, rede social
Esse é o mundo de hoje em dia onde cada vez mais prescindi-se da presença de seres humanos em contato com seres humanos. Namoro pela internet, compras pelo comércio eletrônico, transações bancárias pela internet, compra de comida para entrega em casa, faculdade a distância. Vai sobrar o que ??? Terapia pela internet já existe. Grandes deslocamentos ??? Carros como vilões ??? Somente amizades e namoros precisam de olho no olho. Já existem empregados que trabalham em casa por exemplo. Podemos comprar até vestidos de noiva na China. Vão sobrar as festas e as escolas para bebes e crianças. Vão sobrar os passeios com os cachorros. Vão sobrar as cirurgias e os dentistas. E as construções civis. Poderemos um dia prescindir de advogados ??? Duvido, infelizmente.
O homem se interessa tão pouco pelo próximo que o Cristianismo recomenda fazer o bem por amor a Deus
Nossa percepção de Fraternidade já era falida quando o escritor italiano escreveu a frase acima. Isso foi antes de ele morrer em 1950. Pelo visto não mudou muito desde aquela época. É por isso que poucos são os altruístas, aqueles que se preocupam com os demais de forma totalmente desinteressada. Vale muito mais o ditado cada um por si e Deus por todos . . .
Quanto maior a autoestima maior a liberdade
E menor a dependência da opinião dos outros, da moda, da mídia, do povo. É por isso que a liberdade é para poucos mesmo aqui no Brasil. O mercado funciona com base na compra por impulso em função da baixa auto estima da média das pessoas.
O que negas te submete. O que aceitas te transforma. Jung.
Quanta sabedoria meu Deus !!! Quantos eu conheço que negam a realidade dos seus erros e que não aprendem nunca, sendo submetidos repetidas vezes as mesmas experiências dolorosas. Sempre aceitei meus erros, descobri a causa dos mesmos, de preferência científica e retomei o processo até ter sucesso. Infelizmente sou uma exceção . . .
Livre-se de tudo o que não for belo, útil ou alegre
A dica é do Paulo Coelho. É o que eu faço na minha vida e recomendo a todos. Compro coisas belas para deleite de meus olhos. Sou pragmático quando necessário e procuro a alegria incessantemente.
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Teoricamente se você frequentar o médico com frequência
E cuidar da sua saúde você detectará as doenças em seu princípio, tomando providências para controlá-las e assim evitar que as mesmas se agravem e te levem a grandes intervenções e grandes gastos. Essa é a lógica de economizar em saúde. Outro modo é controlar a quantidade de exames e intervenções que o médico pede. Quanto mais o médico for ruim mais exames em geral ele irá pedir, principalmente se os custos desses exames não o afetarem de algum modo. Uma empresa segundo li recentemente passou a indicar e remunerar melhor os médicos dos seus empregados. Com isso reduziu as despesas com exames e principalmente internações. Médicos, a empresa e os empregados saíram ganhando contra exames desnecessários e internações caríssimas.
Segundo o Gikovate ele fala do problema deste a década de 70
E as pessoas continuam fazendo os mesmos erros desde aquela época !!! Pois é . . . o mais famoso psicoterapeuta com um milhão de livros vendidos não conseguiu mudar o mundo dos problemas de relacionamento do Brasil. No entanto, milhões de pessoas devem tê-lo ouvido e lhe dado razão como eu. Serve também de alívio para mim que não vendi livro nenhum mas que também quero a evolução da humanidade.
domingo, 23 de agosto de 2015
Advogado não é autoridade
Boa !!! A frase foi citada em um artigo no Facebook destinado a policiais militares. Advogados são famosos entre o povão como os que resolvem tudo. Policiais são "agentes" da lei. Na verdade são agentes da lei criminal. Advogados em teoria são necessários para que a lei seja respeitada e isso é verdade também. Advogados criminalistas existem de muitos tipos e clientes.
Na crise aposte nos campeões de vendas
Essa é a confirmação daquilo que eu sempre soube: crises eliminam a variedade em um primeiro momento. As empresas vão eliminando os produtos da linha que vendem pouco e dão muito trabalho. Como todos fazem isso o que for sofisticado simplesmente desaparece ou fica muito caro. Para isso ajuda o preço do dólar nas alturas. Outro movimento é que todos passam a lutar para manter seus clientes fiéis já que os eventuais (aqueles que não amam o que é vendido pelo comerciante) simplesmente desaparecem. Para mudar esse panorama somente com inovações de sucesso.
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Por deficiências dos outros
Que não souberam fazer as coisas corretas no passado hoje temos vários processos judiciais em curso. É notório como somos rodeados de pessoas incompetentes na família, no trabalho, entre amigos. E os erros que eles cometem acabam com a nossa vida, nos prejudicam de todas as formas possíveis e imagináveis. É sabido que os problemas dos filhos tem mesmo a origem em seus pais neuróticos Problemas de herança tem origem em aquisições mal feitas. Doenças mentais tem origem na falta de caráter e maldade de outros indivíduos que se dizem humanos. Pessoas fazem escolhas erradas a todo momento e as consequências sempre chegam mais cedo ou mais tarde. Triste.
Caducos aos 55 anos
É assim que várias pessoas que eu conheço estão. Decrépitos. Cheios de manias. Paranoicos. Nada nos resta do que esquecê-los na sua demência. Nada adianta falar com eles. As palavras não mais os alcançam. São repetitivos. Irracionais. A vida que escolheram os levou inexoravelmente a esse fim.
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Trabalho é vida . Emprego é renda.
Pois é !!! Feliz aquele cujo trabalho lhe dá uma boa renda !!! A maioria tem de arrumar em emprego para se manter. Quando se tem um trabalho temos prazer em fazê-lo. Por isso é tão importante saber escolher uma profissão quando isso é possível.
Um paciente precisa ter no mínimo o segundo grau
Para entender a razão do médico pedir determinado exame. Imagine então quanto de estudo é necessário para o paciente pedir ao médico determinado exame ??? Agora imagine a situação de alguém que está sendo acusado pela justiça criminal. Sabemos que essas pessoas em geral tem pouca instrução. E qual o grau de conhecimento jurídico que alguém precisa ter para escolher o advogado especialista para o seu caso em particular ? E o grau de conhecimento científico que alguém precisa ter para discutir com um engenheiro ???
Interesse
Os jovens de hoje não tem interesses nobres. Estão imersos nos joguinhos eletrônicos, na bebida e demais drogas e não lutam para fazer o futuro. As escolas públicas são os depósitos desses jovens indolentes. Nossa sociedade está afundando e nosso futuro está comprometido. Triste.
Capacidade
Essa é a maior preocupação de quem contrata alguém, tanto para empresas quanto pessoas físicas particulares. A pior coisa que pode acontecer é pagar por algo e não ter o resultado desejado. E capacidade é algo raro aqui no Brasil. É preciso pesquisar muito para achar pessoas competentes e capazes. E por conta disso os empregadores e contratantes tomam muitos cuidados e seguem regras, que excluem eventuais exceções. Aliais, tudo o que não foi óbvio tem de ser perscrutado profundamente para ser entendido e absorvido dada a natureza humana comum e esperada.
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Inteligência
A inteligência tem um "teto". Podemos ver isso quando estudamos música: temos uma capacidade inata. Podemos estudar e nos dedicar até atingir esse teto mas dedicar-se mais não vai me fazer melhor que isso. Existe também uma correlação entre ser bom em lógica e matemática e baixa capacidade de interação e comunicação. Existem limites e ninguém será um gênio em tudo. Além disso interessa mais a funcionalidade e o desempenho do que a medida do QI em si: podem existir pessoas com QI muito elevado e com performance baixa. Quem deu a entrevista foi o
Rodrigo Affonseca Bressan.
As pessoas somente guardam aquilo que fazem cotidianamente
É por isso que somente se contratam pessoas para as funções que elas já exerceram. É por isso que quem fica muitos meses desempregado é preterido por quem está trabalhando. Junto a pouca capacidade de aprender das pessoas temos o mundo perfeito para você ficar desempregado se perder o emprego por muito tempo. Mesmo o empresário e profissional liberal precisam ser bons nas suas profissões para vencer a concorrência. Artistas também tem de ser bons nas suas respectivas artes. Só pode ser diletante quem tiver alguma fonte de renda alternativa.
Seu apartamento pode ser interessante para venda por conta de
Preço baixo do condomínio, localização privilegiada e preço baixo. É isso que vai fazer diferença na hora de vender seu imóvel. As pessoas que compram não são burras. Elas sempre procuram um bom negócio.
Pensar é difícil. Por isso a maior parte das pessoas prefere julgar.
A frase é do Jung e é excelente. É exatamente isso !!! Pessoas não pensam, não vão fundo nas situações e assim fazem julgamentos superficiais a maior parte errados. As pessoas não se dão nem ao trabalho de perguntar diretamente para a pessoa que está sendo julgada a versão dela, o que aconteceria em um julgamento no judiciário.
Fraternité só com quem é Personallité !!!
Essa é do Pondé na Folha de São Paulo de hoje. Liberté. Egalité e Fraternité ! A brincadeira tem um funo de verdade. Quase todos aqui no Brasil gostam de aproximar-se de quem é rico, portanto que tem conta no Personallité, em função do brasileiro querer levar vantagem em tudo.
domingo, 16 de agosto de 2015
A política de benefícios - Plano de Saúde
Hoje conversando com amigos fiquei sabendo de uma empresa que somente dá plano de saúde para a mulher e não o estende para o marido dela. No máximo dá direito de incluir os filhos dessa mulher. Quando comecei a trabalhar em 1987 minha empresa dava plano de saúde a todos, inclusive a agregados. Não havia custo para marido, mulher e filhos. Talvez essa mesma empresa dos amigos dê o plano de saúde para as mulheres de seus empregados homens. Que mulher que trabalha lá irá processá-los por discriminação ???
Dia do Filósofo
Aquele que explica racionalmente o Universo, a Natureza e os Homens. Pois é . . . faço isso o tempo inteiro !!!
Caso você fique debilitado e internado
Você precisa de um acompanhante 24 horas consciente e ativo para verificar tudo o que acontece com você, quais são os remédios que o médico receitou e porque, quais são os remédios que as enfermeiras e auxiliares de enfermagem ou técnicos estão te ministrando e demais cuidados. Aqui o dinheiro e os relacionamentos podem fazer toda diferença entre a vida e a morte e mais uma vez os mais adaptados levarão vantagem dentre todos.
A admiração e o orgulho pelo parceiro
Os casais em geral nutrem admiração e orgulho uns pelos outros. E quando essa admiração e esse orgulho acabam em geral o casal acaba junto. Vejo mulheres de 55 anos querendo namorar homens de 40. Com certeza estão procurando a vaidade de conseguir um homem muito mais jovem do que elas porque acham que exalam juventude. Vale o mesmo para o homem de 50 que consegue uma namorada de 20: acha-se o mais viril das criaturas. Ou então a mulher sem cultura que arruma um doutor morrendo de amores por ela ou casais a bela e a fera. Esses são os casais antigos, que são muito diferentes entre si. Os casais modernos tem afinidades, gostos parecidos, objetivos idem. São pessoas que viveram as mesmas modificações culturais, ouviram as mesmas músicas, viram os mesmos filmes. São acima de tudo amigos.
A temperança
A temperança é uma virtude bem pouco disseminada segundo o Gikovate. A maior parte das pessoas exagera para um lado ou para outro. Eu já exagerei muito e não deu certo. Hoje em dia sou mais comedido. Veja por exemplo os pais super protetores: irão criar filhos imaturos emocionalmente, que não saberão tolerar frustrações sendo portanto fracos. Veja pais que dão bens materiais em excesso aos seus filhos, criando pequenos tiranos que não sabem esperar e se controlar. Os exemplos são inúmeros.
Quando você conta um segredo a alguém
É porque você acredita que a pessoa será seu cúmplice. Segredos sempre são revelados mais cedo ou mais tarde. Estamos na era da transparência e as circunstâncias desmascaram mais cedo ou mais tarde os segredos. Percebo claramente quando existe alguma coisa escondida, que não é dita, bastando evitar o que não for claro o suficiente e dar tempo ao tempo. Isso acontece porque tudo deixa rastro e histórico atualmente. O passado nunca morre . . .
A dúvida a abertura psicológica a estatística a probabilidade e o dogmatismo
Mais uma do Grande Gikovate !!! As pessoas que tem dúvidas vão atrás de respostas. Essas pessoas são abertas a ouvir a opinião dos outros por exemplo. Buscam respostas nos livros e nas bibliotecas. Tem curiosidade intelectual de saber. Pois bem, naturalmente se tiverem conhecimentos científicos irão aprender e usar a estatística e a probabilidade para amenizarem suas dúvidas. Observe que essas são característica eminentemente mercurianas. No entanto existem pessoas que pelo contrário buscam certezas para se tranquilizarem. Essas pessoas são aqueles que abraçam ideias ou comportamentos repetitivos e inflexíveis, acham que sabem tudo e rejeitam tudo que é diferente da sua ideologia. São dogmáticas e negam o direito a liberdade individual.
sábado, 15 de agosto de 2015
Gikovate
Estou lendo a biografia do Flávio Gikovate. Excelente !!! Um relato sincero dos acertos e dos erros e do caminho efetivo traçado. Ciente do nosso atraso foi buscar em Londres aperfeiçoamento profissional. Ante os desafios postos escolheu com inteligência o melhor caminho conforme suas particularidades. Frase do livro: aquilo que não usamos cotidianamente é esquecido. Quando se faz sociedade com uma pessoa de caráter duvidoso o prejuízo é seu e o lucro é dela.
Por que ainda existem lojas físicas
Por que a maior parte das pessoas usa a vista para decidir e não o cérebro, além de que somente 5% são versados em ciências, capacitados portanto a avaliar o que se compra pela especificação técnica. Eu compro praticamente tudo pela internet porque existe maior variedade e é mais barato. Quem compra na loja quer receber o produto imediatamente. A compra por impulso ainda impera aqui no Brasil e a visão do objeto desejado na loja pode ativar as ligações cerebrais que levam a compra.
Quem faz testamento vital
Em geral é quem viu alguém ficar a mercê das decisões dos médicos ou dos familiares. Embora seja fácil e relativamente barato (326 reais) somente 600 pessoas fizeram em cartório o documento no Brasil. Os hospitais não estão todos acostumados com o testamento vital. É claro que os mais modernos e antenados já devem ter procedimentos para essas situações.
A regra dos homens e das mulheres
Diz o sábio Gikovate: quando as mulheres estão sobrando os homens não se casam e quando os as mulheres estão faltando o homem se casa logo para garantir a sua. Hoje as mulheres estão em maioria nos cursos superiores. Em teoria quem tem mais estudo ganha mais só que as mulheres querem sempre homens que ganhem mais que elas e ai a conta não vai fechar.
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
Não é porque o casamento é longo que é bom
Muito pelo contrário !!! Pode ser um casal sado masoquista que briga e tortura um ao outro ! Eu conheço vários. Casais extremamente descontentes se divorciam e casais felizes ficam juntos. Só que existem casais infelizes covardes, que são a maioria daqueles que estão juntos.
Tá caro: o brasileiro quer levar vantagem em tudo
Eu me lembro de um colega de serviço que mesmo tendo achado o valor médio de uma bateria de carro que ele precisava continuava insistindo estupidante em pesquisar preços e pechinchar. Vejo que ele era o "típico" brasileiro que quer levar vantagem em tudo. Na matéria eu li que a compra é um processo: quanto mais interessado e sabedor de que o produto lhe trará valor menos o vendedor terá de fazer concessões e dar descontos. É um jogo, uma dança. Quando a pessoa valoriza algo ela paga o preço justo. Pessoas que ficam pechinchando por pechinchar são tão inconvenientes quanto aqueles que vivem pedindo orçamentos eternamente e nunca fecham negócio. Quando vou comprar algo eu pesquiso antes e sei fazer uma avaliação lúcida do preço e do valor que estou disposto a pagar e a obter mas sei que sou exceção.
Jargão
O jargão muitas vezes é utilizado por pessoas pedantes que não querem se fazer entender por aqueles que não são "iniciados". Pessoas inteligentes podem procurar as palavras no dicionário e se tiverem capacidade entenderão o que o profissional está dizendo. Isso é ir fundo nas coisas e não é para todo mundo.
A transparência do MAL
Vivemos em uma época em que o mal não se esconde mais. Pessoas fazem mal abertamente e na cara dura e quase ninguém levanta a voz ou defende os prejudicados. Tudo parece normal e justificável para esses psicopatas. E eles estão se multiplicando junto com os narcisistas por conta da atual estrutura das famílias.
Enquanto você lê gibis
Os primeiros alunos leem livros dos professores de Harvard, Princeton, Stanford, UCLA e outras das universidades mais influentes e melhor classificadas do mundo. É claro que esses alunos são especiais: tem capacidade, interesse e alguém que lhes incentivou na família. Faz toda diferença . . .
Para Freud ser melhor que os pais poderia levar a sabotagem e a culpa
Freud considerava que o filho que conseguia maior sucesso reprodutivo (mais e melhores filhos), mais dinheiro ou maior status que seus pais poderia sentir culpa por ter traído seus pais. Será ??? Nunca tive esse pensamento. Pelo contrário, sempre achei que a nova geração deveria ter a chance de ir mais longe e ser melhore que a precedente. Mas Freud viveu há mais de 100 anos quando não havia pílula e os pais eram senhores absolutos de tudo em relação aos filhos. Fica o registro.
A aposentadoria dos poderosos
Os poderosos no trabalho ou emprego tem seu poder por conta da concessão dos outros. Você pode ser um oficial superior nas forças armadas, você pode ser um tesoureiro que assina cheques poupudos e no momento seguinte você é um aposentado, no caso de um empregado da iniciativa privada com um salário 10 vezes menor. Aí a depressão é quase obrigatória. Faz-se necessário uma mudança radical: a emergência dos gostos e necessidades pessoais, tipicamente aquarianas, regidas por Urano. É a morte de Saturno e a necessidade de Urano prevalecer. Quantos conseguem fazer essa transição ??? Eu também queria o poder e o dinheiro que dele advém mas antes de autoridade eu queria a liderança. Sempre fui um rebelde mas sempre tive gosto pela minha individualidade e originalidade. E tenho o sol na casa III, a casa de Gêmeos e da curiosidade. Por isso não sofri tanto quando me aposentei por doença aos 33 para 34 anos.
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Sempre soube que ser Diretor era bom
Pesquisa americana mostrou que os mais felizes empregados são os diretores. Ser diretor é muito bom eu sempre soube. Só na coordenação, pedido relatórios para sustentar decisões, dando direções. Fácil ser diretor e muito gratificante.
O mercado não perdoa ninguém
Pois é . . . o mercado quando você tem preço e qualidade é todo seu e para te segurar somente através da força. A tradição conta muito no mercado porque as pessoas são desconfiadas e Sãos Tomés. Além disso, tradicionalmente o que é novo precisa de ajustes, nem que sejam mínimos. Entenda o mercado como a concorrência, ou seja, os outros. Perdoar é como Kennedy disse: perdoe seus inimigos mas não esqueça seus nomes.
Viver no interior
Viver no interior, longe de cinemas, longe de jornais, longe de crimes, longe de fiscalização pode te fazer imaginar que tudo é possível, que leis são alegorias que não precisam ser seguidas e que controle é algo fictício. Poucos apelos ao consumo, poucas atividades para excitar o cérebro, tudo muito marcado pelo óbvio e poucas exceções. Assim pode-se criar uma personalidade que acha que tudo pode e que as leis existem para serem quebradas. Ao mudar de ambiente uma pessoa oriunda de um lugar desses precisa de alguém que lhe abra os olhos. Trata-se de uma questão de aprendizagem.
Quem chamamos de "doutor"
Tradicionalmente a expressão "doutor" é usada para nos dirigirmos respeitosamente a quem sabe mais do que nós. Assim ela sempre foi usada para tratar advogados, juízes, promotores, médicos e engenheiros. Como estamos na era do conhecimento nossos contatos com esses personagens hoje em dia são cada vez mais de parceria e menos de submissão absoluta.
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
A renda está ligada a tudo em particular com a saúde
Ser rico em geral vai te ajudar a ser saudável. Você terá acesso a bons médicos e a bons remédios. Provavelmente você será bem instruído e saberá o que fazer no dia a dia para manter sua saúde. Renda faz bem para a beleza plástica também. E aqui chegamos a fase dois: ter saúde e dinheiro te habilita a ser um bom competidor por relacionamentos afetivos. Bingo !!!
CBN e Folha de São Paulo são os mais ouvidos e mais lidos
Pelos Deputados Federais e por mim também. Depois vem o G1. Pois é . . . pelo menos nisso estão certos !!!
A arte de liderar o grupo enquanto lhe convém
Muitos líderes falsos agem dessa maneira: cativam e lideram o grupo para atingir metas e quando isso acontece traem a confiança do grupo e se apossam dos louros das realizações. Foi exatamente o que a candidata Dilma fez: falou que iria fazer mundos e fundos, convenceu o grupo de otários (eleitores) e depois de eleita mostrou a verdadeira face. Além da política muitas outras traições desse tipo são possíveis: com amigos, com familiares, com empregados, com sócios, com condôminos, com sindicalizados, em associações de classe, com clientes. Onde existir um grupo e um líder com poder para representá-lo o risco de traição sempre existirá. Leve-me ao seu líder !!!
O comércio depende de emprego e crédito
Emprego porque a maior parte da população é empregada junto com os informais. E o crédito facilita a compra porque as pessoas ficam endividadas continuamente alimentando a indústria. Existem produtos que se não forem parcelados não são vendidos. Isso acontece com produtos mais caros em geral. Por enquanto o desemprego ainda está aumentando e o crédito sumiu. Até haver estabilização a curva será descendente . . .
A dependência da mulher casada do marido no Brasil
A dependência da mulher casada, mesmo que com separação convencional de bens, do marido em termos financeiros é pressuposta no direito brasileiro. Por isso, o INSS paga pensão por morte do marido para mulheres casadas com separação de bens bastando apresentar a respectiva certidão de casamento. Imaginando que a lei mude e que a dependência tenha de ser comprovada nada como um cartão de crédito adicional da mulher concedido pelo marido.
Pessoas com baixa auto estima tendem a mentir
É o caso de uma prima. Já a peguei em várias mentira. É uma invejosa mal amada. Meu primo resumiu: ela não quer ficar por baixo por isso mente.
Quem não tem Deus não tem nada
Lição da aula de ontem: Quem não tem Deus pode ter dinheiro, pode ter saúde mas não tem nada. Então é isso: materialmente você pode pensar que é o todo poderoso mas não é verdade. Tudo o que você tem materialmente pode lhe ser tirado se Deus assim ordenar inclusive sua saúde.
Guarda compartilhada
Minha separação aconteceu em 1996. Em 2015, ou seja, quase 20 anos depois o Brasil adotou a guarda compartilhada como lei para filhos de pais separados. Chegou tarde para mim. Muito tarde.
Assédio moral
Sofri assédio moral em 1994. Hoje, 21 anos depois está claro para todos que trata-se de crime e tem até propagando do ministério público do trabalho na televisão dizendo para as pessoas denunciarem. Um pouco atrasado para mim . . .
Os 10 mais destrutivos comportamentos hmanos
A lista é do hype Science: mentira, violência, roubo, traição, vícios, bullyng, alterações artificiais do corpo, stress, jogo, fofoca. Tudo isso acaba com a pessoa. Observe que a pessoa pode buscar esses comportamentos ou sofrê-los por algum motivo. Violência por exemplo é um conceito amplo. Em teoria todo direito violado é uma violência. Vícios tornam a pessoa escrava. Mentira destrói relacionamentos.
Mentira e fofoca são comportamentos destrutivos e aumentam o Carma
Sempre soube que a mentira era o início de todos os males e que o diabo era o pai da mentira. A fofoca maldosa também é destrutiva e em geral tem origem na inveja. Todo mundo que mente quer levar vantagem ou se defender. Todo aquele que faz fofocas quer denegrir.
terça-feira, 11 de agosto de 2015
Você pode escolher: Hospital do Coração ou Antonio Candido Camargo
Pressupondo que você irá morrer em São Paulo com um ótimo plano de saúde, que te dê acesso ao que de melhor a medicina pode oferecer para alguém um pouco antes do top (Sírio Libanês e Albert Enistein). A primeira escolha envolve problemas cardíacos ou derrames, que são a cauda numero um de mortes por doença aqui no Brasil. A segundo escolha está relacionada ao câncer, que é a segunda causa de morte de quem se cuida e vive muito. Nos dois casos você irá morrer em alguma cirurgia ou no pós operatório, exatamente como meu pai. Em outras hipóteses melhores você pode morrer em casa de parada cardio respiratória. Muito melhor . . .
A oportunidade certa e a errada
Pois é !!! Mataram a cobra e mostraram o pau !!! Eu aprendi o diagrama de SWOTs há muitos anos. Nele força é sempre uma força. Fraqueza é sempre uma fraqueza (variáveis internas). Agora o que seria uma ameaça ??? Existiriam ameaças "boas" ??? Veja nos relacionamentos afetivos: uma rival disputando o mesmo homem pode ser uma ameaça. Só que aquela que é uma ameaça para a mulher atual pode ser uma oportunidade aos olhos do homem. Interessante não ??? E agora: existem oportunidades certas e erradas. Essa aprendi hoje. Oportunidade errada é a famosa "roubada": você pensa que é boa e é uma fria. Exemplo: comprar imóveis com problemas de inventário. Aqui vai depender do preço. Oportunidade errada é aquela em que você insiste de teimoso porque alguma condição intrínseca nela é intransponível. Pode ser uma questão de força, de mercado ou de tradição (cultura). Já a oportunidade boa é aquela em que você deve insistir porque os resultados virão. E de novo, virão por conta de alguma coisa intrínseca que ninguém pode negar ou ignorar. Sim. Sem essas qualidades a oportunidade não será boa. Conversas com pessoas inteligentes e intelectualmente estimulantes podem nos fazer chegar a boas conclusões. Conversas com pessoas obtusas e ignorantes nos levarão para o buraco.
Sem médico
Sem médico você morre antes e sofre mais. Talvez por isso eu tenha contato com tantos médicos. Sei que sou uma exceção entre os homens. Médico vai administrando a sua saúde ao longo dos anos. Para isso ele se serve de drogas modernas e do seu expertise.
Onde existe litígio é porque algum direito foi violado
Tenho contato com 5 advogados no momento. Todos por conta de processos da família. Já tive contato com outros ao longo da vida. Existe ainda um advogado da minha falecida tia e outros em ações coletivas da minha mãe. Ou seja, no Brasil seu direito é violado diversas vezes e você precisa entrar em vários litígios na justiça. Sem advogado aqui no Brasil te fazem de gato e sapato.
Se existe litígio é porque algum direito foi violado
Boa !!! E aqueles que inventam litígios por nada ??? Vivemos em uma sociedade conflitiva onde direitos são violados a torto e a direito (eheheheh rimou !!!). Existem aqueles que se beneficiam de deixar as querelas ir ao judiciário e por isso já contabilizam o que pode acontecer nessa esfera. Segundo a CBN 90% dos processos são resolvidos na primeira estância mas como o governo, os bancos, os planos de saúde, as companhias aéreas e as empresas de telefonia tem milhões de processos, quem precisa realmente do judiciário fica esperando décadas para ver uma solução. Triste.
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
Crise longa significa a volta ao puxadinho
A volta ao puxadinho, morar no imóvel de aluguel do pai que ele não consegue alugar, andar de carro velho, viajar para Santos ao invés do exterior, esperar anos para ser promovido (isso se não for demitido), adiamento de casamentos, esperar anos a mais para o retorno do investimento em qualquer negócio. Tudo isso até que os preços subam tanto e as demais condições político econômicas permitam novos investimentos, aumento da produção e queda de preços. Fica mais difícil vender imóveis usados porque não existe crédito. Fica mais difícil vender carro usado. Menos filet mignon e mais costela e coxão mole. Na prática como o boi fornece necessariamente filet mignon somente a exportação pode fazer seu preço subir as alturas. Quem tiver economias vai gastá-las e o lucro vai migrar para os poucos comerciantes e fabricantes que sobrarem. Ou seja, os mais competentes (ou adaptados) sobreviverão e possivelmente até ficarão mais ricos, já que bons pontos comerciais irão vagar, por exemplo.
Você pensa que o que é seu é de ouro
A pessoa tem uma carro usado em bom estado. Ai recebe uma proposta de 10% abaixo do preço de tabela. Ai a pessoa não vende porque acha que pode aparecer outra proposta melhor. Na prática quem fez a proposta fez justamente porque o carro está em bom estado. Caso não estivesse nem oferta teria feito. É assim em todos os mercados. Tudo o que eu vendi na vida era bom negócio para quem comprou. No entanto tenho um amigo que pensa que seus bens são de ouro. Consequentemente acha que os bens dos outros não valem nada. Para quem está comprando vale exatamente o oposto: caso ache caro vai procurar outras opções.
35% dos pequenos negócios podem quebrar nos próximos 6 meses
Essa é a medida que especialistas da Serasa preveem. Como diz a Mara Luquet: de uma forma ou de outra o ajuste acontece. Na política e na economia o ajuste sempre acontece. O que as pessoas fazem ??? Elas se adaptam e sobrevivem. Mal mas sobrevivem. E aqueles que ficarem receberão os clientes que esses negócios tinham.
A realidade das ofertas no mercado imobiliário
Os custos estão subindo. Então não existe milagre: quem quiser ficar no mercado e no comercio vai elevar os preços em algum momento senão não irá conseguir repor os estoques. E vai acontecer isso também no mercado imobiliário: as construtoras em algum momento vão zerar o estoque de imóveis em liquidação e para os novos irão aumentar os preços. É exatamente o que a indústria automobilística já fez. Quem pode mais chorará menos: quem tiver os clientes mais fiéis, quem vender o mais necessário ou o mais amado sobreviverá.
Quando não dá jogo
Vivemos em uma época de radicalizações e intransigência. Com a cegueira e falta de empatia o que acontece é que as transações e negócios diminuem. Pessoas tudo querem e não estão dispostas a ceder nada. Aí não dá jogo. Você fica esperando o par perfeito eternamente, você fica vendendo seus ativos para sempre e por ai vai. É patético ver alguém fazer propostas indecentes ou pessoas pedirem valores irreais. Quando alguém pede demais a minha resposta é: você não está querendo vender. E quando alguém faz uma proposta indecente é justamente falar que é indecente. Tudo o que eu vendi na vida era bom e valioso. E tudo o que eu comprei foi fundamentado no melhor custo benefício, onde os benefícios foram sempre muito bem analisados.
O caminho único
Houve uma época em que o caminho é único aqui no Brasil. Existiam regras para tudo e pouca ou nenhuma possibilidade de ser diferente. Era assim com estudo, com casamento, com a profissão e provavelmente até com os produtos que existiam no supermercado. Hoje os caminhos são vários mas a incerteza é grande. Existem mil opções e devido a isso as pessoas ficam paralisadas: seus cérebros não conseguem processar todas as opções ao mesmo tempo. Teoricamente cada um pode ser o que seu mapa astral propõe, uma época de maior liberdade.
A instabilidade econômica financeira e política do Brasil
O Brasil continua o mesmo em certos aspectos: câmbio depreciado em 50% em 6 meses. Ou seja, tudo o que o mundo produz ficou 50% mais caro em 6 meses. Política que muda conforme o vento com canetadas de todo tipo, que podem mudar o jogo do dia para a noite. Ativos que aumentam de preço mesmo com a queda da demanda como no caso dos automóveis. Imagine financiamentos de longo prazo como o dos imóveis com a inflação que temos: os juros teriam de ir as alturas para compensar. Não é a toa que no Brasil dos 5.600 municípios apenas uns 150 são doadores de recursos de impostos para o resto. O resto é o resto: as pessoas vivem com o que seu meio ambiente produz e ficam nessa mesmice do nascimento a morte. Difícil ser diferente em um país desses . . .
Transições
Ontem o programa do Gikovate tratou do assunto transições. Temos a infância. Para muitos um período mágico onde são os príncipes e princesas. Para outros tempos de privações. Basicamente teremos aqueles que estão felizes e não querem evoluir para a fase seguinte e aqueles que não veem a hora de tudo mudar. Vale o mesmo para a adolescência: alguns se destacam por um motivo popular ou outro e outros ficam no limbo. Depois temos a idade adulta e finalmente a última transição para a velhice e aposentadoria. Eu me lembro das minhas transições e dos problemas que tive. A condição individual de cada um pode variar muito. É a vida . . .
domingo, 9 de agosto de 2015
No Brasil pouquíssimos escolhem a vaidade intelectual
Fora quem segue a carreira acadêmica (e mesmo esses nem sempre tem real amor ao estudo) são poucas as pessoas que gostam de estudar por estudar, que são curiosas, que são autodidatas e que se destacam pela inteligência. O Brasil é um pais de quarto mundo em termos intelectuais e isso é um espelho das poucas pessoas que valorizam o saber. Ao invés de incentivos e homenagens muitas vezes quem é bom aluno é hostilizado e ridicularizado. É um pais de invejosos, mediuocres e mesquinhos que se sentem humilhados e com raiva quando encontram alguém melhor.
Caso você tivesse de escolher um único indicador para apostar
Em quem vai melhor nas provas estudantis você deveria escolher a renda familiar. Essa é a realidade do Brasil nos dias de hoje. Talvez nasçam alguns abnegados nas classes mais pobres que sejam muito inteligentes e diligentes, de forma a procurarem ser autodidatas e por seu esforço hercúleo consigam entrar em alguma boa universidade e então possam mudar de classe social. Não podemos contar com exceções desse tipo para construir um país forte e rico.
sábado, 8 de agosto de 2015
Opositores, ímpios, hereges e infiéis de todo tipo
É muito difícil conviver com opositores (nunca esquecer que Satanás quer dize opositor), ímpios, hereges e infiéis de todo tipo. São como os fariseus a quem Jesus chamou de sepulcros caiados. Meu campo energético sofre com os ataques constantes desses espíritos atrasados. É preciso orar e vigiar muito. Estudar, meditar e trabalhar também. Os opositores me agridem com palavras, pensamentos e ações. São egoístas e tem reações próximas a dos animais. Triste . . .
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
O ato de almoçar com alguém
Existem pessoas tão mesquinhas que acham que os outros vão almoçar com alguém pelo valor de uma refeição. Meu Deus que ignorância !!! Triste saber que esse tipo de pessoa existe e bem próxima de mim. Um almoço pode custar quanto ??? R$ 15,00 ??? É claro que temos o trabalho de preparar a refeição e isso pode ter um valor bem maior, pode demorar horas preciosas. Quanto pode valer a companhia de alguém ??? Quanto pode valer uma boa conversa ??? Quanto pode valer a alegria de compartilhar sua vida com alguém ???
Sepulcros Caiados
Foi Jesus Cristo quem disse dos escribas e fariseus hipócritas e está em Mateus: Vós sois como sepulcros caiados: por fora lindos e por dentro cheios de ossos de mortos e podridão. Infelizmente conheço uma pessoa próxima que é bem hipócrita e ao saber que Jesus já havia condenado esse tipo de gente fiquei mais conformado. Nunca mais vou esquecer essa expressão.
Pessoas avaliam seus próprios países melhor que estrangeiros
Que novidade !!! KKK !!! Descobriram que pessoas avaliam seus países, principalmente em desenvolvimento, melhor que estrangeiros. Será que não acontece o mesmo com as famílias e com os indivíduos ??? Claro que sim !!! Talvez tenha sido Freud que disse que a pessoa precisa fazer uma boa imagem de si mesma para sobreviver mental e emocionalmente. Por isso talvez não gostem de quem lhes esfrega na cara suas fraquezas e hipocrisias. Triste.
quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Onde os homens são puros
Não há necessidade de leis nem punições. Onde os homens são corruptos nenhuma punição é suficiente. Exatamente o que acontece nos Estados Unidos e no Brasil. O valor da liberdade e da lealdade também fazem parte do ideário norte americano. Enquanto aqui temos a proteção a autoridade e a "justiça". A proteção nos faz dependentes e fracos. A autoridade nos tiraniza e corrompe e a "justiça" é algo nebuloso que não nos dá segurança jurídica nenhuma, sendo muitas vezes uma ficção de mau gosto.
A maioria das pessoas somente começa a se preocupar quando a água bate na bunda
É assim com o desemprego, a fome, a aposentadoria, o estudo, a saúde, a educação dos filhos e tudo aquilo cujas consequências demoram um pouco a aparecer. Nas empresas acontece algo semelhante e no governo do Brasil idem. Todas essas questões parecem abstratas demais para o pequeno cérebro da maioria das pessoas. É por isso que o estado arruma solução para tudo aquilo que a iniciativa particular não faz aqui no Brasil.
terça-feira, 4 de agosto de 2015
Livreiro e escrivaninha
A casa de uma pessoa reflete aquilo que ele precisa ou gosta, desde que tenha dinheiro para tanto. Observo as casas onde entro e nunca encontro uma estante de livros ou livreiro. Também não encontro um escritório ou lugar apropriado para o computador e papeis. A impressão que tenho é que a pessoa não compra livros e portanto não os lê. Livro e libra vem de liber que quer dizer liberdade. Além disso, poucas são as pessoas que guardam documentos adequadamente. Talvez porque as pessoas não entendam os documentos que chegam até suas casas. Na minha casa sempre houve muitos papeis ao contrário do meu cunhado que diz que papel é lixo. Sei que sou uma exceção em praticamente tudo. Não seria novidade minha casa também ser diferente . . .
Recursos Humanos
Recursos Humanos é um departamento das grandes empresas. Já foi chamado de Departamento Pessoal. É a interface mais conhecida entre a empresa e o empregado já que prepara a folha de pagamentos, efetua todos os descontos em folha, tem a obrigação de conhecer os direitos dos empregados e a CLT. Pois bem, nunca podemos esquecer que o Departamento de Recursos Humanos trabalha para a EMPRESA. Então ele irá intervir preferencialmente segundo os interesses da empresa. E demitir um empregado que é exigente ou que reclama muito pode ser a recomendação deles conforme a política da empresa.
Mulheres trocam figurinhas entre si
Em geral as mulheres conversam muito entre si e assim ficam "sabendo de tudo". É o caso de uma tia minha, que ouve notícias no rádio, assiste a programas informativos na televisão e ainda conversa com todas as vizinhas do quarteirão. A tia ainda sabe tudo da vida da família. Qualquer coisa fora desse domínio Geminiano puro, que exija leitura profunda e fundamento, está fora do alcance dos conhecimentos da tia. Eu podeira dizer que mulheres são muito mais um produto do meio do que os homens e isso pode ser verificado nas respectivas Gaussianas. Uma mulher diferente ? Talvez alguma estrangeira de país muito avançado . . .
O atestado médico e o emprego
Existem maus empregados que descobrem o filão do atestado médico: compram atestados médicos para ficarem em casa ao invés de trabalhar. O que acontece ??? O empregador paga o dia do folgado e não tem a contra prestação do serviço. Aí o empregador não tem dúvida: demite o faltoso.
Arte e fIlosofia
Investi dinheiro na compra da coleção de Arte da folha de São Paulo Museus do Mundo. Já a coleção de filósofos não me fez por a mão no bolso. Talvez aos 20 anos eu teria comprado a coleção de filosofia. Não dispenso a ciência e a inovação também mas sei que na prática tudo depende do nível de desenvolvimento do meu pais e da sua população. Estou adaptado depois de muitas rasteiras. Acertei na compra de coisas bonitas para enfeitar minha vida: saiu a comprovação científica !!!
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
A arte e as coisas belas produzem dopamina no cérebro
É por isso que quando estivermos tristes devemos mais do que rapidamente ir ao MASP !!! E também nos cercar de coisas belas. Uma mulher bonita então tem seu valor de mercado confirmado pela ciência. Além disso eu já sabia que a verdade é ligada a arte e a beleza.
Despesas fixas e despesas variáveis/extras
A melhor definição de despesas fixas pode ser dada por aquelas que todo mês aparecem na sua porta na forma de um boleto de pagamento ou débito automático no banco. Despesas variáveis ou extemporâneas ou extras são aquelas que aparecem no cartão de crédito ou que saem direto do bolso por algum motivo. A única exceção no meu caso é a gasolina que pago com dinheiro por questões de segurança. No cartão de crédito ficam registradas as compras de ativos e demais despesas elevadas que são parceladas. A maior parte dos itens fixos nos trazem conforto e bem estar. A maior parte dos itens extras são despesas de lazer e manutenção do carro ou bens para embelezar nossa vida.
A finalidade da arte é mostrar a insignificância de tudo
Excelente frase de Woody Allen. Sempre senti isso mas nunca expressei com essas palavras. E eu acho mais insignificante ainda a pessoa com defeitos de caráter e burras. Pessoas protocolares. Por outro lado, o gênio, a inteligência, a originalidade, a beleza que estão nas verdadeiras obras de arte me fascinam. Como sempre é para poucos . . .
As falhas de caráter andam juntas
Excelente matéria do Pondé na Folha de São Paulo de hoje mostrou como a covardia costuma andar acompanhada da mesquinhez , da vaidade, da inveja e de outros defeitos de caráter. Que nunca serão originais os mesquinhos. Que a coragem é muito mais bonita e inteligente. Agora mesmo fico me lembrando das pessoas que conheço e dos seus defeitos de caráter. Que HORROR !!!
Os planos de Celular
Pesquisa do Proteste mostrou que nas faixas de grande uso do celular é possível economizar até 1,7 mil por ano. Não preciso dizer que minutos de celular e planos de dados no Brasil estão entre os mais caros do mundo. De qualquer modo acessei a pesquisa e verifiquei se eu estava sendo roubado. Conclui que não. Estou dentro dos custos médios para o que eu contratei e o que eu contratei está de acordo com meu uso. Na pesquisa 87% das pessoas tinham um plano inadequado para o seu perfil de usuário. Coisas simples como contratar um plano de celular tem um índice desses. Imagine o resto !!!
sábado, 1 de agosto de 2015
Economia X Política
Economia seria o que acontece na residência do sujeito: como a renda é distribuída, quais são as prioridades da família. Já a política seria exercida na fábrica ou no trabalho. Na democracia teremos argumentos e muita discussão. Será que as famílias são um território democrático ??? Será que os filhos não precisam ser educados (conduzidos) ??? Cada criança é diferente. Cada família tem sua tradição e seus valores. Economia é certeza que cada família tenha. Já política consciente, com assunção de metas e riscos estão ao alcance de poucas famílias. É como disse o Flávio Gikovate: não existia plano familiar nenhum . . .
Os riscos de divórcio aumentam para o primeiro casamento após os 32 anos
Isso acontece porque essas pessoas que demoram tanto a se casar em geral tem problemas para relacionar-se com outros seres humanos. E esses problemas de relacionamento irão se manifestar após o casamento levando inexoravelmente ao divórcio. Não é incomum que filhos únicos tenham esse tipo de dificuldade.
Ser governado X Ser Livre
A imensa maioria das pessoas gosta de ser governada. São pessoas que naturalmente procuram um líder. Ser livre é uma atitude de muita responsabilidade e portanto para poucos. Podemos apenas votar nos candidatos que achamos mais competentes. No entanto teremos de nos submeter a sermos governados por seres inferiores a maior parte das vezes. O patrão é outro que gosta de governar os empregados e até a lei lhe assegura esse direito. Empregados com autonomia são chamados de confiança, em geral ganham bem e ter responsabilidades e autoridade elevadas.
A propriedade
No capitalismo quem tem propriedades é considerado poderoso e hierarquicamente superior aquele desprovido de bens. O meio mais fácil de enriquecer sempre foi o de ser empresário ou empreendedor, pelo menos nas democracias verdadeiras. Aqui no Brasil, ao contrário, sempre foi sendo corrupto.
A democracia valoriza o discurso, a persuasão e o talento retórico.
Na democracia vence quem convence mais cidadãos com seus argumentos. Por isso na democracia os meios de comunicação são fundamentais. O dia da fofoca é um ambiente eminentemente democrático onde todos expõem seus argumento e a discussão é ampla geral e irrestrita.
Pesquisa X Eleição
Usamos a pesquisa para encontrar o que procuramos. Pode ser um produto, um serviço ou um profissional. Pode ser um em um milhão, não importa. Hoje em dia temos recursos para encontrar essa pessoa porque sua atuação deixa trilhas. Já a eleição é diferente: temos de escolher entre aqueles que se candidatam o que nos conduzirá para o lugar mais apropriado. Já foi sugerido que essa pessoa fosse um filósofo. No livro que estou lendo se faz muita distinção entre o técnico que pilota o banco e o comandante que diz para onde o barco deve ir. A decisão política assume o risco. O piloto não assume embora possa ter de buscar o porto mais próximo em caso de tempestade.
Assinar:
Postagens (Atom)