A primeira coisa que a decadência inibe são os casamentos e o nascimento de filhos. Pessoas que foram ricas e que ficaram pobres ficam ressentidas pelo que perderam e passam a buscar recuperar o que foi perdido. Acontece que essa recuperação pode depender de fatores que essas pessoas não controlam e aí fica criado um impasse que nunca se desenrola. Fica tudo estático: moram em imóveis em geral penhorados que se tornam bens de família até irem a leilão por débitos no condomínio, em caso de apartamentos. Vale o mesmo para mulheres que foram belas e que a idade madura pegou no contrapé. Beleza, juventude e riqueza podem ser efêmeras aqui no Brasil. A inteligência é mais fiel e somente diminui com a idade avançada na maioria dos casos. Vida é movimento e a decadência leva a perda de vida: convites escasseiam, o espelho vira vilão, passeios e consumo decrescem. A alegria possível é ver os filhos triunfarem e nos darem netos.
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Chega um momento que a distância entre o razoável e o excelente torna-se impossível de ser transposta
Isso acontece em uma cidade como São Paulo. Exemplos: Quando o Clube Atlético Paulistano foi fundado, ser sócio com certeza não exigia ser milionário ou bilionário. Hoje em dia para ser sócio somente por herança. Quando o Jardim Europa foi loteado, os lotes foram vendidos a prazo. Os emergentes da época compraram seus lotes e muitos nem eram milionários com certeza. Quem quiser morar lá hoje tem de ter muito mais dinheiro que naquela época. Vale o mesmo até para casos mais simples como o prédio da fábrica de um amigo. Os colégios das elites estão em bairros com bom potencial econômico e muitos restringem o ingresso nas primeiras séries a parentes dos atuais alunos e filhos de ex-alunos. Como nesse momento da vida das crianças existe limitações logísticas é comum apenas alunos que morem próximos frequentarem esses colégios. No segundo grau pode haver alguma flexibilidade para alunos novos, inclusive por conta da autonomia conquistada pelos adolescentes. Precisamos lembrar que o ótimo é inimigo do bom. E os pioneiros inteligentes levam vantagens sobre os que vem depois. Sempre.
Administração de filhos de terceiros
Todo pai e mãe acha que sabem tudo de educação e criação de filhos. Na prática eles apenas repetem o que seus pais fizeram com eles, já que não obtém conteúdo através de leituras edificantes. E esses pais erram. Quando erram muito a escola detecta problemas e dá um feed back para os pais, que então vão atrás de "especialistas" na esperança de resolver os "problemas". Caso os pais não tenham sucesso ou interesse podemos ter delinquentes juvenis que irão parar na Fundação Casa em casos mais dramáticos, gravidezes indesejadas na adolescência, inúteis de todo tipo, psicopatas, etc. É assim provavelmente a milênios e não vejo muitas mudanças no curto prazo. É a mesma coisa com a escola, que tem o mesmo modelo do século XIX, época da revolução industrial.
Até 34 anos 76,9 % das mulheres já terão tido pelo menos um filho
Filho é coisa que mulher gosta. E não adianta argumentar com elas. Como me disse a Andressa um dia: Toda mulher quer casar e ter filho e aquela que disser que não está mentindo. Os mistérios da maternidade chegarão para quase todas as mulheres, independentemente do seu casamento ser feliz ou não, dela ser uma mãe completa e competente ou não. As médicas normalmente são mães acho eu. As engenheiras devem ter mais dificuldades. E as altas executivas fálicas com certeza ficam solteiras. Quanto maior o nível sócio econômico cultural da mulher maior a probabilidade dela ficar solteira, simplesmente porque ela olha para parceiros com níveis ainda maiores que o dela.
2% frequentam Igrejas como cultura, 3% Bibliotecas e 20% parques
Percebemos que a Igreja é apenas um costume ainda mais quando sabemos que 1% devem seguir os preceitos pregados. Pessoas que admiram a construção arquitetônica de uma Igreja são a exceção. Logo depois na lista temos as bibliotecas. Devemos levar em conta que as pessoas que procuram as bibliotecas públicas municipais em geral buscam romances populares e livros de auto ajuda. É uma raridade aparecer alguém como eu, que busca livros no catálogo geral on line e vai até bibliotecas distantes. Ler realmente não é o forte por aqui. Ou seja, buscar conteúdo e informações estratégicas é para poucos, muito poucos. Ser dono do seu próprio destino também é para poucos. Já frequentar parques tem muito a ver com atividade física e é o item com maior percentual. Tem tudo a ver, já que corpo todos tem e em geral com maior ou menor grau tem alguma consciência do mesmo. Já ler é algo um pouco mais sofisticado e ter uma religião também.
Os idiotas
Os idiotas não sabem cuidar nem da sua própria vida financeira, quiça a dos outros. Os idiotas não sabem nem cuidar da sua própria saúde, quiça das dos outros. Os idiotas não sabem cuidar nem dos seus próprios relacionamentos, que dirá dos dos outros. Uma rápida conversa ou observação nos permite avaliar rapidamente se estamos diante de uma pessoas interessante, especial ou de alguém comum, que está na "média" e que portanto pode ser um idiota funcional. Idiotas normalmente não tem opinião própria e fazem tudo o que os outros fazem. Tem medos, são inseguros e tomam decisões em momentos de raiva. Também são recalcados e não são adultos verdadeiramente.
Administração de recursos de terceiros
Administrar é basicamente tomar conta dos recursos de terceiros. Para isso é necessário inteligência, sabedoria e mais muitas qualidades. Os administradores típicos são os bancos. Também existem administradores nas companhias de capital aberto. Nesses locais existem filtros para a seleção dos administradores e também controle, em geral através da auditoria e corregedoria. Essas empresas sabem que os desvios acontecerão. É inevitável e previsível. Por isso criaram a auditoria e lhes deram grandes poderes. A figura muda completamente quando temos um administrador privado, ou seja, um inventariante, curador, etc. Embora a lei seja rígida sua aplicabilidade fica prejudicada. Vale o mesmo até para a pessoa física comum, que não administra corretamente nem seus próprios recursos o que dirá de terceiros. E assim vamos de mal a pior, com essa função primordial sempre ofuscada aqui no Brasil. No meu caso até a Administradora do Condomínio onde moro nos deu um golpe e nos lesou.
Somos mamíferos
Com essa frase vi uma pessoa justificar todos comportamentos animais que as pessoas em geral tem: ciúme, preservação do território, egoísmo, etc etc etc Ou seja, para ela a biologia vale 100 e somos todos animais mamíferos sem uma alma ou possibilidade de evolução. Triste . . .
Imagine comprar um imóvel onde um dos proprietários é sócio de uma empresa
E nessa empresa existem mais três sócios. Você terá de levantar a vida de todos os envolvidos, da empresa e dos outros sócios. E como as empresas costumam quebrar aqui no Brasil, muitas vezes fraudulentamente, uma negócio desses é no mínimo temerário e requer mãos cheias de dedos. Bom saber, mesmo que eu não pretenda mais comprar imóvel nenhum na minha vida mas nunca se sabe.
Fazer alguém feliz ou silenciar e deixar um abacaxi
Imagine alguém que não tem herdeiros necessários, que acumulou algum patrimônio na vida. Que tipo de pessoa pode ser esta ? Geralmente pela regra geral dos seres humanos, também chamados de mamíferos, deve ser uma pessoa egoísta. E como pessoa egoísta dificilmente fará um testamento para deixar alguém feliz após sua morte, seja uma instituição de caridade, um parente ou um amigo. É assim que essas heranças são muitas vezes perdidas, já que dificilmente alguém irá zelar por uma fração dela e dos outros sem ganhar nada. Mesmo quando existe testamento para algum parente é preciso que acha afinidade de alguma forma entre as partes, o que muitas vezes não acontece. É assim aqui no Brasil. Nos Estados Unidos onde 82% das pessoas fazem testamento com certeza é diferente.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
A insegurança
Percebo a insegurança das mulheres. Principalmente quando os valores envolvidos são um pouco mais expressivos. É ridículo também como tentam dissimular sua fraqueza. Triste. Por conta disso muita riqueza é perdida. Tudo por conta da ignorância e do medo que é consequência.
São Paulo tem 1200 supermercados
Para alimentar 11 milhões de pessoas bastam 1200 supermercados. É claro que existirão todo tipo de loja em termos de tamanho e em termo de mix de produtos. Não custa lembrar que os grandes supermercados estão presentes em apenas 188 municípios de São Paulo. Claramente uma questão de logística e preço final praticado. A margem final do supermercado é muito baixa e provavelmente o lucro depende do giro rápido das mercadorias e do baixo desperdício. Trata-se de um mercado competitivo mas nem tanto. São Paulo tem outros grandes números mas isso já é uma outra história.
O psiquiatra tem de ser um hacker mental
A frase é do Gikovate: ou seja, o psiquiatra tem de entrar no cérebro do seu paciente, entender como ele funciona e sair de lá com algo que o ajude a superar algum problema ou então a atingir algum objetivo. Observe que o psiquiatra vai entrar em contato com a subjetividade do outro, que é constituído por uma mistura bio, psico, social, religioso e cultural. Ou seja, são muitas as variáveis a serem processadas pelo cérebro do psiquiatra e aqui teremos a diferença fundamental entre um bom e experiente profissional e um amador.
Gostar de matemática - fundamental para cursar engenharia
É preciso gostar ou ter pendor como dizem os militares. Caso você consiga resultados somente com muito esforço então você até poderá conseguir um Diploma de Grife mas nunca exercerá a profissão plenamente. Isso acontecerá, acredite em mim. Portanto, aquilo que você gosta e vai bem na escola são bons indicativos de qual carreira seguir. É preciso estar atento aos indícios, que irão se manifestar desde a mais tenra idade. É claro que o "fator G" pode e deve ser levado em consideração. Por outro lado é preciso também ser um pouco prático e olhar as circunstâncias, como dizia Garcia e Ortega: é preciso ser um pouco pragmático e olhar o ambiente porque de nada adianta você ser um gênio se não conseguir transformar sua genialidade em realizações pessoais por conta do meio social, cultural, religioso, etc.
A ética a moral e a inteligência
A ética são os princípios. A moral a aplicação prática desses princípios. E a inteligência é o entre escolher, ou seja,, se a pessoa vai ter moral condizente com os princípios éticos, comportando-se como esperado ou se vai delinquir. Existem pessoas muito inteligentes que não tem nenhuma ética (princípios) muito menos moral (comportamentos condizentes com a ética). Podem ser homens ou mulheres, cada qual tem suas oportunidades de ser desonesto. Essas oportunidades levam muitos homens e poucas mulheres para a cadeia. Quando escolhemos uma companheira pelo máximo nível acadêmica que ela conseguiu nada sabemos a priori sobre sua ética e moral. Em São Paulo li uma vez que devem existir pelo menos 5 éticas diferentes. Percebe-se a dificuldade de fazer qualquer tipo de transação aqui.
Viver de maneira desregrada podendo fazer qualquer coisa sem limites - superstars
Viver intensamente abusando de tudo pode te levar mais rápido para o túmulo. Aqui está provado que o signo de Virgem que rege a saúde está certo quando falamos de longevidade com saúde. É por isso que os médicos gostam tanto dele, da sua regularidade, da sua precisão, etc etc etc . Agora quem é marcado por Urano na casa um com certeza será incomum, pelo menos em parte da sua vida, provavelmente na juventude e idade jovem adulta.
Quanto menor a instrução mais rápido a moça vira mãe
Quanto maior a instrução teoricamente mais vontade a mulher tem de ganhar algum dinheiro por conta própria. A exceção é aquelas que frequentaram cursos superiores "espera marido", onde o estudo superior é uma espécie de "embelezamento" do currículo. As mulheres não são mulheres maravilhas que dão conta de muitos papeis diferentes. Cabe ao casal antes mesmo de se formar, se bem intencionados e informados, decidir o que querem para suas vidas, planejarem com inteligência e executarem com sucesso.
A dificuldade de efetuar um trabalho
Leva a menor quantidade de pessoas aptas a executar tal trabalho e ao aumento do salário. É por isso que a tecnologia e as empresas procuram de todas as formas eliminar aquilo que é difícil, exceto em áreas estratégicas. Ninguém quer inventar a roda e os produtos caros com margem pequena são os primeiros a serem eliminados da linha. Vale o mesmo para cargos caros e pouco produtivos. Por outro lado não adianta formar-se em algo muito difícil se não houver demanda para o seu serviço. É assim que muitos superdotados acabam se perdendo ao longo da vida, em atividades menos nobres. A fórmula para ganhar muito honestamente é sabida: ganhe muito por sua hora de trabalho.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
48% doas assaltados estavam a pé. 28% dos mortos no transito estavam de moto e 20% a pé.
A conclusão é que quem está mais exposto sofre mais. Quem está no carro tem uma couraça ao seu redor, que pode protegê-lo em caso de acidente e que pode inibir alguns assaltantes. Caso você tenha um carro comum você atrairá menos ladrões também. A regra é ser discreto quando no meio do povo.
A onipresença da matemática na Engenharia
Não só na engenharia mas também nas demais carreiras de exatas. Posso dizer por experiência própria que quem dominar a matemática não terá muitas dificuldades na faculdade. Capacidade de liderança e boa comunicação talvez não seja o forte desse aluno e ele terá de desenvolver essas características se quiser chegar a chefe. É impressionante como praticamente todas as matérias da faculdade de engenharia eram quantitativas e isso significava medir, medir, medir e mais matemática, matemática e matemática. Outras carreiras são menos dependentes da matemática. Existem carreiras dependentes da comunicação e existem carreiras dependentes da prática basicamente, o que inclui habilidades manuais. É disso que os homens precisam: quem faça as contas, quem se comunique e quem ponha a mão na massa.
Quanto menos instruída é a pessoa menos conhecimento e valor ela dá a arte
Essa correlação já era esperada por mim. Ela é fruto de que todos tem um corpo que exige atenção e cuidados mas nem todos tem uma alma sensível e desenvolvida, assim como um cérebro atuante. A arte e a música estão relacionadas como interesse dos superdotados. Observamos que muitas pessoas ligadas a arte vieram de origens pobres mas também existem aqueles que eram de família tão rica que podiam se dar ao luxo de serem artistas, mesmo que incompreendidos. A arte é a profissão que mais liberdade proporciona ao indivíduo. Mesmo Machado de Assis teve de escrever em folhetins para ser conhecido.
Nunca comprei uma casa mas comprei três apartamentos
No entanto reformei uma casa, a primeira em que fui morar depois de casado. Meu pai no entanto comprou várias casas, as reformou e também comprou apartamentos. Comprei apartamentos por uma questão de localização e praticidade, já que eram próximos ao meu local de trabalho e um era na praia, onde casas se deterioram muito sem manutenção. É claro que tive despesas com o condomínio mas o ganho de qualidade de vida compensou e muito, Morar perto do emprego pode representar até 20 dias de folga adicionais por ano e isso é muito significativo. A localização do imóvel é basicamente uma fator estratégico em uma cidade do tamanho de São Paulo (a sexta no mundo e a maior no hemisfério sul). Os imóveis que comprei foram um apto na Av Santo Amaro no Brooklin, um apartamento no Jardim Las Palmas no Guarujá e um apto na Vila Guarani Zona Sul. Não me arrependo de nenhuma dessas compras, apesar de alguns problemas que tive, por conta da minha inexperiência.
Pagamento de obras no condomínio
Na obra de grande porte que está sendo feita no Condomínio da minha mãe a empresa contratada parcelou o serviço em 10 vezes. Trata-se de uma empresa pequena, que não deve ter recursos para financiar uma obra de longa duração e grande porte. A lógica é que a obra em si é paga com a entrada e duas ou três prestações, sendo as parcelas restantes o lucro da empresa. É a mesma lógica das empresas que vendem móveis a prazo, uma vez que se o móvel não for pago o comerciante não vai a falência e se pagarem ele fica rico. Como essa é a regra do mercado e os fabricantes fazem um verdadeiro cartel, você não consegue grandes descontos pagando a vista. No caso de uma obra de grande porte é preciso fazer os pagamentos a medida que o serviço é realizado, não existe muito mais a fazer. A única grande obra que realizei demorou 9 meses e foi a reforma de uma pequena casa. Nesse processo tinha um pedreiro experiente e de confiança, que era pago semanalmente e que coordenava todos os demais profissionais que foram contratados de forma independente e por tarefa, como azulejista, eletricista, carpinteiro, pintor. Sem ele eu nunca teria me aventurado a reformar uma casa. Foi uma grande experiencia e aconteceu há 25 anos, em 1989 . . .
É uma acusação grave. Temos apenas indícios.
Quando comentamos algo com alguém que pode estar envolvido com o ilícito ou pode ter algum interesse em defender a pessoa envolvida podemos ouvir as frases acima. Sei que quem comete desvios, furtos ou roubos sabe no seu íntimo que está fazendo coisas erradas e condenáveis. Essas pessoas imaginam que nunca serão pegas, que os envolvidos são estúpidos e que ninguém mais vai aparecer para defender a vítima. Acontece que quando alguém "advinha" e as acusa elas se defendem e tentam negar o que fizeram, inclusive ameaçam processar o autor da acusação, etc etc etc. Já vivi situações assim e aprendi a lição. Somente comento essas situações com familiares ou amigos muito próximos ou diretamente com os próprios acusados, jogando na cara deles o que fizeram. Na prática os desmascaro e fica por isso mesmo. Houve um caso recente em que as câmeras do prédio em que vivo mostraram que minhas "acusações graves" eram verdadeiras. Não existe solução mágica, apenas controle e o controle é dado a alguns e não a todos.
Assembléia Condomínio Verona
Hoje aconteceu mais uma Assembléia do Condomínio Verona. Como toda Assembléia compareceram umas 20 pessoas (isso porque era sorteio das vagas da garagem). De novo ninguém se candidatou aos cargos eletivos de forma espontânea. Das vinte pessoas presentes haviam duas que se manifestavam (abriam a boca): um advogado e eu. A outra manifestação que ocorreu foi para alongar as prestações de R$ 50,00 adicionais para a obra da piscina, o que mostra a precariedade da condição financeira de alguns condôminos. Vendo essa Assembléia eu vejo como fui um herói em assumir um condomínio muito maior, com muita maior responsabilidade, em auto gestão, aos 28 anos, sem nenhuma experiência prévia. E me lembro como meu pai não entendia nada dos desafios que significavam ser síndico, mesmo porque ele nunca se envolveu em nenhum cargo eletivo nos condomínios em que viveu. Senti orgulho do que fui capaz de fazer, em uma época muito mais hostil que hoje em dia.
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Médicos gostam de quem segue suas recomendações
E se cuidam !!! Médicos são iguais a professores, pais, chefes: gostam de quem os obedecem. Caso você não faça o que o médico diz para fazer você provavelmente irá ouvir dele para não aparecer mais. Não são todos os médicos que apreciam conversar sobre medicina com seus pacientes, apenas os bons médicos fazem isso. Quando o médico é mulher e clínica em geral mais maternal é. Cirurgiões costumam ser mais objetivos e as vezes ríspidos até. Médicos estão acostumados a receber pacientes com problemas agravados pela demora em buscar ajuda e também por ignorância sobre métodos "caseiros" de resolver problemas as vezes graves. Além disso muitas vezes eles até sabem o que fazer mas não tem recursos e ai os bons médicos ficam frustrados e infelizes.
Agressões gratuitas são sinal evidente de inveja
E as pessoas apenas invejam quem elas secretamente admiram. Sou vítima de ataques gratuitos de algumas mulheres e já fui de alguns homens. Normalmente esses ataques conseguem afastar a pessoa atacada daquele que ataca, exceto nos casos em que a pessoa atacada é masoquista. Críticas são em geral a cara dos "ataques". Quando a crítica é honesta ela tem de ser assimilada. Quando é injusta em geral nos serve para identificar invejosos. Invejosos são em geral pessoas fracas em um ou mais aspectos. A inveja é o preço do sucesso, Ninguém chuta cachorro morto.
O neurocirurgião famoso
Dentre os especialistas em medicina os que fazem neurocirurgia são considerados "deuses". Imagine agora um profissional desses que também é comunicativo e simpático e que aparece na televisão. O nome dessa figura pública é Dr Fernando Campos Gomes Pinto. Dono de um currículo invejável além de ser fisicamente bonito o Dr cursou o Colégio Bandeirantes e entrou na Faculdade de Medicina da USP com 17 anos. Formou-se e fez residência em neurocirurgia no Hospital das Clinicas, continuando sua carreira com um doutorado em medicina e uma livre docência. Descendente de portugueses originários da Ilha da Madeira é uma pessoa brilhante, além de escritor e comentarista em rádios e programas de televisão.
49% das pessoas tem o conhecimento de matemática igual a de uma criança de 11 anos
Observe que essa pesquisa foi feita na Inglaterra !!! Imagine no Brasil !!! As pessoas tem dificuldade de fazer cálculos simples, do dia a dia, como os que temos de fazer na feira ou no supermercado. Portanto, qualquer um que conheça um pouco de matemática vai se destacar na sociedade e com certeza conseguirá algum emprego, mesmo que não pague muito. Eu estudei muita matemática portanto considero que meu conhecimento é acima da média mas sou com certeza uma exceção.
A entrada na Faculdade de Medicina Pública resolve 65% dos seus problemas na vida
A estimativa é minha. É claro que é preciso ter recursos mínimos para se manter na faculdade, comprar alguns dos principais livros, pagar o aluguel em alguns casos, etc. No caso da Medicina quem entra em geral se forma, ao contrário da faculdade de engenharia. Do mesmo modo, quem se forma encontra trabalho e bom salário, além de ter a opção de ser profissional liberal e até empresário. Ou seja, a profissão abre todas as portas possíveis e existentes. Isso já foi prova de inteligência: tomar decisões no presente que abrem portas no futuro. Além disso os contatos que os médicos tem desde a formação na faculdade poderão fazer toda a diferença no futuro. Trata-se de uma classe muito unida e corporativista, assim como os advogados. É por isso que digo que entrar na Faculdade de Medicina pública aqui no Brasil resolve 65% dos seus problemas pois resolvendo a parte da sobrevivência e da profissão o resto costuma vir atrás.
Das pessoas diagnosticadas com problemas cardíacos
E que recebem recomendações médicas para mudar hábitos de vida, 90% morrem da doença cardíaca por não conseguirem mudar seus hábitos. Viu como mudar hábitos é fácil ??? KKK !!!
Você não pode educar uma criança se ela se achar mais esperta do que você
Esta frase é da Rosely Saião na Folha de São Paulo de hoje. Ela cita casos em que os pais bisbilhotam a vida dos filhos e descobrem transgressões. Depois os pais conversam com os filhos ou deixam passar e fica por isso mesmo. Conflitos são inevitáveis onde existirem pessoas convivendo. Como você lida com esses conflitos é que faz toda a diferença. Também é citado a diferença entre conflito e confronto. No confronto não existe possibilidade de diálogo. É mais ou menos a diferença entre adversário e inimigo.
A diferença entre uma empresa familiar e uma multinacional segundo o Max
Segundo o Max que teve experiência nas duas a principal diferença é que a empresa familiar depende do gênio e do humor do dono e a multinacional segue procedimentos internacionais, muito mais abrangentes e limitantes da vontade de seus gestores. Da mesma forma, ser promovido em uma empresa familiar depende muito mais da simpatia que o dono tiver com o empregado. Em uma empresa multinacional (de capital aberto é claro) depende muito mais do próprio desempenho do empregado, que é refletido nos resultados. É fácil observar as limitações existentes na empresa familiar, que está a merce da inteligência e bom senso do seu dono, condições que não são comuns aqui no Brasil, devido ao nível de incivilidade que ainda existe entre nós. Uma multinacional de capital aberto, em particular se for americana, tem como fundamentos a administração moderna, que funciona em diversos lugares no mundo, sob diversas culturas. Se existe um lugar para se discutir ideias e estratégias esse lugar é um uma multinacional de capital aberto, É essa empresa também que buscará as pessoas mais inteligentes e bem formadas em uma sociedade. Empresas familiares somente farão isso se seus donos forem dessa estirpe, como por exemplo no Banco Itaú, que tem politécnicos como donos.
O Pai do Método Científico explica: leitura, conversa e escrita
O Grande Professor Cortella hoje na CBN nos ilustrou com o conhecimento de Francis Bacon, que frequentou a Universidade de Cambridge: A leitura dos dá conteúdo e consistência, a conversa nos mostra os contra argumentos e refina nossas ideias e a escrita nos torna precisos. É assim que leio muito, checo com pessoas inteligentes aquilo que leio e escrevo minhas conclusões no blog. Perfeito diria o Pai do método científico.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Conversar com adultos e ter amigos de idade superior
Essas são duas características de crianças superdotadas e eu tinha as duas. Agora que sou adulto e estou na meia idade, na minha ilusão, gostaria de que os jovens viessem até mim para consultar-me. Fiz muitas outras coisas que são inerentes a crianças superdotadas e hoje vejo com tristeza que não existem muitas dessas crianças a minha volta, muito menos adultos e menos ainda idosos. Outras características de crianças superdotadas são: ler muitos livros rapidamente, manifestar interesse por enciclopédias e dicionários, fazer perguntas variadas e originais, querer sempre saber o porque de tudo, fazer observações de extrema perspicácia sobre assuntos que lhe interessam, ter grande capacidade de fazer críticas e julgar seus pares, manifestar tédio diante atividades rotineiras e repetitivas, ser muito sensível a injustiças mesmo quando a vítima não é ela, ter enorme senso de humor, usar um vocabulário rico para fazer reflexões profundas, adorar jogos de estratégia e de desafio e sair-se muito bem neles, preferir trabalhar sozinho, tirar boas notas sem estudar, tem uma grande sensibilidade para a música e para as artes e estar sempre mudando de hobby. Gostaria de ver crianças assim ao meu redor. Sonho meu . . . só vejo babões e macacos que repetem tudo que lhes enfiam goela abaixo feito papagaios. Triste.
Como perder o interesse por algumas amizades
A política é um desses fatores. Isso porque a política mostra claramente as inclinações e as ideias que passam pela cabeça do infeliz. E nessa última eleição isso ficou muito claro. Algumas amizades, onde eu imaginava que poderia colaborar de alguma forma foram "enterradas". Eu até queria ser otimista com alguns dessas pessoas, imaginar que elas poderiam acordar algum dia mas perdi as esperanças. O detalhe é que elas não foram escolhidas por mim mas vieram como "agregados". Por isso minha consciência pode descansar em paz.
Jales, Botucatu ou Governador Celso Ramos
Jales é um lugar pequeno. Não conheço ninguém lá nem tenho amigos. É a terra da Marli e ela tem os amigos e a família por lá. Os recursos de saúde são precários e casos mais graves vão parra São José do Rio Preto. Além disso é um lugar muito quente e calor mata gordo mais rápido. Eu me lembro das minhas viagens a Botucatu, quando eu me entediava depois de dois dias. Botucatu tem um clima muito mais ameno que Jales, chegando a ser um lugar que faz frio no inverno. É um cidade maior mas mesmo assim sem grandes atrativos. Não terei nenhum parente próximo por lá em condições de convívio. A vantagem é que lá existe um hospital de referência da UNESP e talvez uma eventual economia com aluguel caso eu vá morar em alguma das casas da herança do Tio Celso. Governador Celso Ramos é um lugar paradisíaco. Na minha Santa Catarina, região de Florianópolis que tanto me impressionou em 1988 quando lá estive. De novo, é um lugar onde não conheço ninguém e que ficará longe de parentes e amigos sobreviventes. É uma aposta com o Olavão. Só que o Olavão nesta vida não se desgastou muito e ainda tem muito gás para queimar. Além disso o Olavão não é uma pessoa muito reflexiva, orientada para atividades intelectuais diversas e aleatórias. Também é alguém contemplativo, estando mais voltado para a ação e concretização no plano material. Todas as opções tem suas vantagens e desvantagens. Eu sou alguém social e com certeza não encontrarei velhos interessantes nesses lugares muito menos jovens superdotados. Por fim a decisão não pode ser tomada sozinho, precisa ser compartilhada.
Uma criança não sabe nem o preço nem o valor do presente que quer
Crianças tem muitos desejos. Afinal, desejos são a parte mais comum e acessível as mentes não desenvolvidas. E assim como crianças, muitos teoricamente adultos continuam a terem desejos de todo tipo. Uma criança precisa ser educada a conter seus desejos ilimitados. Precisa aprender o preço e o valor daquilo que compra e leva para casa. Um pai ou mãe inteligente aproveitará a oportunidade para ensinar seu filho ou filha o preço e valor das cosias. Eu fiz assim com minha filha ainda muito pequena, ao lhe dar um valor máximo para a compra na banca de jornais, deixando-a exercer seu desejo de escolha a seu bel prazer. Para tudo na vida existe uma saída inteligente, infelizmente acessível a poucas pessoas . . .
domingo, 26 de outubro de 2014
Brilhantes por natureza - Superdotados
Acabo de ler uma reportagem da Revista Superinteressante sobre Superdotados. Lá diz que superdotados tem pensamento divergente, meu caso. Também existe um teste que avalia se crianças de 6 a 12 anos tem inteligência superior. Fiz o teste lembrando de como eu era nessa idade e o resultado é que eu realmente tinha uma inteligência superior, ou seja, era superdotado. No meu íntimo eu sempre soube e esta reportagem apenas corrobora o que eu já sabia. Nas conversas familiares isso fica claro eu tendo afirmado várias vezes que eu sou brilhante, sem falas modéstia. Agora vem a revista dizendo que todo superdotado irá brilhar. É fácil para mim avaliar as crianças em geral com fundamento na criança que eu fui e chegar a conclusão de que elas são normais, sub normais ou superdotadas. Superdotados tem QI acima de 130, ou seja, menos de 2% da população. Assim sendo, entre os filhos dos meus amigos, todos eles muito inteligentes, podemos esperar uma proporção maior. Vale o mesmo para qualquer filtro que se aplique, como selecionados em vestibulares rigorosos ou empregados de grandes empresas multinacionais competitivas ou aprovados em concursos públicos rigorosos. Na lista de perguntas a serem aplicadas a crianças está sensibilidade para música e arte. Mais uma vez meu caso . . .
sábado, 25 de outubro de 2014
Para seu casamento durar
Saiu na internet mais uma pesquisa e ela diz: Poucos parceiros prévios, festão (para mais de 150 pessoas - testemunhas), sem filhos prévios e sem morar juntos para dividir despesas. Careta ??? Exatamente isso. É claro que tudo isso vale para o primeiro casamento. Quanto ao número de parceiros fala-se em no máximo 5. Podemos imaginar que o casamento é um compromisso. E quando alguém está comprometido com algo ele busca um resultado e não uma desculpa qualquer. Já sabemos muito sobre relacionamentos mas quando somos jovens não temos a experiência de viver junto com alguém, dividir tarefas e responsabilidades, conciliar gostos. São as mulheres quem basicamente definem as condições dos casamentos, pelo menos na década dos 20 ou 30 anos. As vezes é muito difícil atender a todas as exigências de ambos e hoje em dia a vida é longa. E existe um agravante: poucas pessoas evoluem ou conseguem se reinventar. A grande maioria é teimosa e não aprende nada depois dos 30 anos.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Como as pessoas desenvolvem a hipocrisia
Muitas vezes começa em casa, quando as crianças veem os pais falarem algo para elas que eles mesmos não fazem. É muito comum pegar os pais em mentiras de todo tipo, já que muitos aprenderam também com seus pais. Depois a pessoa aprende a fingir para ser aceita em determinados grupos sociais. Finalmente a pessoa, como no meu caso, é fulminada com chefes hipócritas, que para manterem seu poder mentem descaradamente, tentando convencer os empregados de que ele e a empresa são uma maravilha. Com amigos de verdade (pleonasmo) não existem grandes mentiras porque amigos são antes de tudo confidentes. Esse relacionamento é provavelmente o mais verdadeiro para a maior parte das pessoas, já que muitos vivem com o inimigo nos seus casamentos, enganando e sendo enganados. Percebo que certas pessoas que exploram os pobres principalmente, mentem descaradamente para eles, como os políticos. Outra classe mentirosa são os advogados, que aliais estão entre as profissões com o maior número de psicopatas. A mentira está presente na natureza e sempre foi uma forma adaptativa que levou muitos a sobrevivência e a reprodução dos seus genes. Acho que nunca será erradicada portanto. Minha vida inteira foi pautada pela verdade, inclusive a minha profissão. No entanto, exceto meus amigos verdadeiros, vi a mentira em todas as outras relações sociais. Preços honestos aqui no Brasil somente são praticados se o comerciante não tiver outra alternativa. É igual a musica do Ney Matogrosso: por debaixo dos panos. Triste.
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Da mesma forma que você não muda de classe social radicalmente
Seus padrões de consumo também não mudam, a não ser que você vença como jogador de futebol ou no show business. Quando falo em classe social falo de educação e profissão e não de renda. Por que somente pessoas mais esclarecidas podem fazer bom uso do dinheiro que ganham, como mostram os vários estudos sobre ganhadores na loteria. Virar um jogador de futebol vindo da favela também pode ter o mesmo efeito de ganhar na loteria e para as mulheres virar modelo ou artista de novela da globo. A nova classe média é apenas classificada assim pela sua renda e não pela sua cultura ou educação. E essa nova classe média com certeza pode até comprar bens e alguns serviços mas não pode comprar educação, bons modos, inteligência, ética. Então você não nasce em Cidade Tiradentes e se forma médico pela Medicina USP. Essa pessoa teria de fazer certas coisas ao longo da sua vida para chegar lá e ela não tem pais que a guiem nem um ambiente propício, Portanto não acontecerá. Não é da natureza dessa pessoa almejar isso. Não é o seu carma ou o seu destino nesta vida. Da mesma forma as pessoas tem uma renda limitada, de forma que podem escolher um produto ou serviço diferente da sua classe (superior) mas terá de ser uma vez ou outra (frequência), com menor intensidade e por menos tempo. Eu mesmo faço isso: frequento um restaurante caro em situações especiais, faço uma viagem mais dispendiosa idem ou compro alguma coisa mais "extravagante". São momentos a que me dou algum luxo. São raros mas fatais. É como alguém pobre que em ocasiões especiais faz um "churrasco na laje" ou alguém de classe média resolve fazer uma grande festa de casamento para um filho ou filha querida. Tudo aquilo que será um custo fixo elevado por anos tem um tratamento bem diferente pelas pessoas.
O conformismo atávico do brasileiro
Hoje saiu na internet uma matéria sobre o conformismo do brasileiro. Diz a matéria que o brasileiro foi alguém que veio para o Brasil após perder tudo e isso ficou marcado na alma. Por isso o brasileiro seria alguém agarrado a tudo que tem. Não se é somente por causa disso mas posso dizer por experiências próprias que o brasileiro médio é desconfiado e refratário a tudo que é novo. Aliais o brasileiro tem baixíssima "abertura psicológica". Isso pode ser observado desde os 95% que usam a poupança como "investimento" até com ídolos que nunca morrem, como Roberto Carlos, Ney Matogrosso e demais artistas do passado. Vale também para apresentadores de TV, novelas, futebol e o resto. Vejo isso com o site da Fraternidade em São Paulo, com o número de declarados espíritas, com aqueles que são partidários de qualquer coisa. Talvez a educação das crianças já iniba qualquer tentativa de ser original. Passamos pelas exigências de se ter um diploma, ou seja, de que alguém certifique a competência do sujeito e por ai vai. Realmente este não é o país de Urano e de seus seguidores. É o pais de Saturno desconfio eu. Lugar onde a "autoridade" pode estar errada que fará valer seu poder de qualquer modo, goela abaixo de quem se puser a sua frente.
Europa, Ásia, Índia e África.
São Paulo está territorialmente dividida em distritos semelhantes a Europa, Ásia, Índia e África. As pessoas que moram nesses distritos podem portanto ser comparadas aos respectivos habitantes desses continentes e países. É uma grande diversidade em um só lugar, de forma que podemos mudar de realidade andando apenas alguns quilômetros. Da mesma forma, temos serviços de nível europeu, asiático, indiano e africano. Temos produtos igualmente diversificados e comerciantes idem. É assim que podemos ser europeus em alguns aspectos, asiáticos em outros, indianos em mais alguns e africanos também. Tudo depende de onde colocamos nosso dinheiro, nosso saber, nosso tempo, nosso lazer e nossas emoções. Fiz essa avaliação e coloquei o resultado na minha agenda. O padrão internacional europeu é para poucos aqui no Brasil. Além disso, o brasileiro costuma valorizar apenas o aspecto material e tem uma tendência infantil em se exibir para os outros. Triste.
Meus médicos e meus remédios
Estou chegando aos 50 anos e já tenho 4 remédios crônicos: colírio para olho seco, Melheril, remédio para glicemia e lavagem da pálpebra com shampoo. Fora o hidrante e o remédio para dermatite que vem e vai. Os médicos são o oftalmologista, cardiologista, urologista, psiquiatra, dermatologista. Todos consultados com regularidade. Todos com especialidade e com consultórios em lugares agradáveis (Moema, Itaim Bibi, Moóca, Vila Clementino). Já fui ao nutricionista, reumatologista, clinico geral (no pronto socorro), ortopedista (de vez em quando acontece algo) mas graças a Deus foram apenas crises temporárias. O cardiologista é meu médico de referência, funcionando como clínico geral especializado. A lógica diz para fazermos exames preventivos daquelas doenças que mais matam, no caso as degenerativas. Jovens morrem de assassinato, especialmente os pobres e negros, por conta do tráfico de drogas, de acidentes automobilísticos, no caso de brancos, ricos e bem estudados e de suicídio, no caso de usuários de drogas, deprimidos e demais doentes mentais com comorbidades diversas. Velhos morrem de derrame cerebral, em geral isquêmico, infarto agudo, demais doenças circulatórias, câncer e problemas respiratórios. No meu caso estou na meia idade, caminhando para a velhice. Trato de monitorar a saúde e fazer tentativas para melhorá-la. E aprendo com minha mãe que tem 80 anos como pode ser o futuro nessa área da saúde.
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Assim como o carro também o imóvel
Existe uma lógica em termos de compra de carro: nunca compre um carro que você não conseguiria manter se fosse novo. Ou seja, não compre uma Mercedes Benz usada se você não vive em um lugar que a comporte. Você também tem de ter renda para consertar a Mercedes se ela quebrar. Para o imóvel vale o mesmo: não compre um apartamento no Jardim Paulista se você não tem renda para pagar o condomínio e os preços dos produtos e serviços do bairro. Meus amigos moram em bons bairros mas trabalham na periferia, afinal são engenheiros, ligados a industria e ao comércio. Somente bancários e outros trabalhadores do setor terciário podem trabalhar na "Europa". Poucos, no entanto, ganham o suficiente para morar nesses bairros. Na prática quem decide onde fica a sede da empresa é o presidente e ele mora na "Europa", decidindo portanto trabalhar próximo de casa. Os demais empregados que se virem, como sempre.
A casa da Rua Irmão Pio
Na minha vida tive o prazer de reformar completamente uma casa e fazê-la do meu gosto, deixando apenas as paredes e o telhado como eram. Essa casa localizava-se na Rua Irmão Pio e pertencia ao meu pai, estando alugada. A casa era tão ruim que o inquilino não se opôs a sair. O aluguel era muito baixo porque o bairro era de classe média baixa, com uma favela nos fundos do imóvel. Pois bem, reformei a casa e com meu bom gosto, representado por Libra no meu mapa astral, em particular na cúspide da casa III onde está meu sol, consegui fazer algo muito bom, superior a quase tudo que tinha no bairro, na mesma faixa de preço. Era uma casa agradável, confortável, saudável e iluminada. Os móveis que eu comprei serviram perfeitamente ao imóvel. Tudo feito de forma econômica e inteligente, inclusive aspectos de segurança. Foi nesse imóvel que plantei meus dois ciprestes agulhas, comprado no Ceagesp, na feira de Flores e Plantas. Pois bem, mudei-me desse imóvel em 3 anos apenas, pois era longe do meu emprego e a logística em São Paulo tornava praticamente impossível morar lá. Com o tempo e os inquilinos que meu pai arrumou vi tudo o que eu projetei ser destruído por trogloditas: o sistema de aquecimento de água por gás de passagem, meus ciprestes, a lavanderia interna da casa, a churrasqueira. Com a morte do meu pai vendemos a casa para o inquilino. Aquele bairro nunca melhorou significativamente, nem seus habitantes. A reforma daquela casa foi uma tentativa de trazer civilização e conforto para uma região da cidade classificada como Indiana (ou será Africana ???). Querer criar uma ilha europeia no meio da África não deu muito certo porque a África não evoluiu para Europa e a Europa é que foi incorporada a África.
O bairro da Saúde em São Paulo Capital
O bairro da Saúde tem um alto IDH. Faz parte da região administrativa da Vila Mariana mas é o bairro mais pobre dela, no sentido de seus imóveis não serem tão caros. Isso se torna uma vantagem para o estabelecimento do comércio, já que com custos de aluguel e IPTU mais baixos é viabilizada várias empreitadas. O resultado é que somos provavelmente a região com maior número de supermercados e farmácias da cidade. Também não faltam opções para comer fora de casa com economia, como fast food, padarias, praças de alimentação, shopping center. Aliado a todas essas vantagens também é um lugar não saturado em termos de locais para estacionar e se deslocar. Temos portanto variedade de fornecedores, concorrência entre eles, grande oferta de tudo o que o comércio pode vender.
Não vá onde você é apenas tolerado. Vá onde você é celebrado.
Lembrei-me dessa frase por conta de uma visita a uma Tia. A prima que vive com essa Tia idosa não deixava de ficar vendo a televisão ao invés de me dar atenção. Não volto nunca mais a essa casa e muito menos a essa prima. A frase vale também para estabelecimentos comerciais. Tenho um amigo que simplesmente se recusa a retornar a um estabelecimento onde a experiência não tenha sido ótima, independente do motivo. Ele não se importa de pagar mais caro para sua experiência ser mais satisfatória. Acontece inclusive na casa de familiares as vezes. Nunca na casa de amigos ou na companhia deles. O que mais faço nos lugares onde sou celebrado é conversar. Adoro conversar. Também gosto de ser bem tratado em estabelecimentos comerciais e como vivo em São Paulo tenho suficiente oferta e renda para sempre sê-lo. Não preciso ficar recluso em casa como muitos que eu conheço. Posso me dar ao luxo de ir somente aonde sou celebrado.
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Uma farmácia pode ter 7.000 diferentes itens
É claro que não é uma farmácia qualquer de bairro mas uma senhora farmácia. Agora imagine se um médico conhece 7.000 diferentes apresentações de medicamentos. É claro que não !!! Os princípios ativos não são tantos mas as apresentações e as marcas comerciais e laboratórios com certeza são muitos. Existem laboratórios regionais e por aí vai, sem contar genéricos e similares. Farmácias são mais frequentes que padarias aqui em São Paulo. Trata-se de um comércio fortíssimo, porque remédio é uma despesa obrigatória.
Nem mesmo meus amigos me consultam
Segundo Platão temos no máximo 5 grandes amigos. Meus grandes amigos são o Marcão, o Luis, o Olavão, o Nelson e o Theo. Converso com eles frequentemente sobre qualquer assunto, inclusive sensíveis. Faço perguntas. Sou confidente. Por isso são grandes amigos. No entanto, mesmo entre eles sou em geral eu quem liga. Isso acontece porque de uma forma ou de outra todos estão na zona de conforto, entretidos com seu trabalho, suas famílias e seus lazeres. As vezes sou convidado para algum evento social, como aniversários ou festas. No entanto somente um deles me consulta sobre meus conhecimentos e cabedal. E. não sem porque, é meu maior amigo, o Olavão. Posso então concluir que minha influência tem um rendimento de 20%. É claro que ninguém muda suas ideias somente porque racionalmente chegou a conclusão que precisa mudar mas é um começo. Com o Olavão existe também sinergia entre nossas mulheres, o que não é pouco. Portanto, se quero uma velhice próximo a algum amigo, provavelmente esse amigo é o Olavão. E o lugar pode ser Governador Celso Ramos por exemplo.
A indicação de outro profissional
Esse é o mais consensual critério para avaliar quem é bom em alguma coisa. Parte da teoria de que somente quem estudou a matéria e labuta nela é competente para fazer uma avaliação competente. Racionalmente faz todo sentido e eu mesmo já fiz esse procedimento várias vezes. No entanto existem pacientes e clientes exigentes e competentes para avaliar os outros. São exceções obviamente mas não podem ser desprezadas. O cliente exigente é normalmente visto como chato pelo fornecedor do serviço ou produto. É como ouvi de um deles: cliente bom é cliente que não reclama. Eu me acostumei a altos padrões de exigência em tudo e em todos. É de mim e do meu mapa em Virgem. Faço análises profundas e sínteses poderosas. E em todas as classes sempre existe uma convergência. Com o tempo acabamos por constituir uma rede de contatos competentes, os quais estarão aptos a resolver os problemas que surgirem ou então serão competentes para indicar quem o faça.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Leis e Direitos, Saúde, Relacionamento, Investimentos, Compras
Leis e Direitos é preciso conhecer para não ser punido e para fazer valer o que nos pertence. Saúde é preciso saber para viver com qualidade de vida, tanto fisicamente quanto mentalmente. Sobre relacionamentos é preciso conhecer para manter nosso equilíbrio emocional, que uma vez perdido nos leva a adoecer. Investimentos são tão importantes quanto oxigênio para nossa sobrevivência. Compras são importantes para nosso dia a dia e para nossa sobrevivência a longo prazo. Durante anos acumulei informações sobre todos esses assuntos que são interligados e interdependentes. Cada assunto tem subdivisões que estão submetidas a mudanças ao longo do tempo. Somente a inteligência transformada em conhecimento e sabedoria pode obter a solução ótima para cada momento, cada subdivisão, cada assunto. Observe que é necessário ter consciência bem desenvolvida para que decisões não sejam simplistas, bem como planejamento. O campo pode ser expandido para outros países inclusive. Trata-se da consciência cósmica . . .
domingo, 19 de outubro de 2014
Currículo
Olho os livros dos meus sobrinhos que estão cursando o segundo grau e observo que muitos são os mesmos da minha época, 35 anos atrás !!! Imagino que o currículo seja o mesmo, que a formações dos professores também e por fim a escola. É por isso que as invenções que mudam o mundo acontecem nos Estados Unidos e não no Brasil. Aqui é sempre mais do mesmo, teorias e papo furado, que não fazem dos nossos jovens pessoas mais produtivas, mais participativas, mais integradas e conscientes. Desse esquema podemos no máximo esperar no máximo o que temos aí e pior. Até quando ficaremos 50 anos atrás do líder que são os Estados Unidos ???
Até no supermercado a mão é de obra decide
No jornal de hoje saiu uma pesquisa sobre os supermercados e seus preços e públicos. Os atacarejos, que são supermercados que dão descontos maiores no preço, quando as compras são feitas em maior volume, economizam também na mão de obra, que representa apenas 10% dos seus custos. Já o "rei" do atendimento ao cliente, também com fama de ser careiro, o Pão de Açucar, gasta 30% dos seus custos com mão de obra. Ou seja, não existe "milagre" no comércio varejista responsável por um terço de todos os gastos efetuados aqui no Brasil. O atacarejo tem sua margem e o Pão de Açucar também. Difícil dizer quem consegue ficar mais rico rapidamente, se o dono de um ou de outro.
sábado, 18 de outubro de 2014
Depressão reativa
Muito comum a depressão reativa é aquela que tem um motivo para instalar-se. A depressão endógena acontece da noite para o dia por conta de um curto circuito nos neurotransmissores. Já a depressão reativa tem sempre uma cauda externa, geralmente relacionada a uma grande decepção ou perda. Pessoas conscientes do risco e da gravidade que significa ficar deprimido adotam posturas e comportamentos paliativos e defensivos da sua sanidade mental. Existem desde atividades físicas que podem liberar endorfinas, passando por comer chocolate, encontrar com os amigos com maior frequência ou com outras pessoas queridas, comer carboidratos como pizzas, massas e doces. Até sexo pode ser usado como um lenitivo já que a relação sexual inunda o cérebro de endorfinas. O tipo de evento que desencadeará uma depressão no individuo depende da sua resiliência. No entanto existe uma escala universal de eventos estressores que não pode ser ignorada e que provavelmente levará o mais hercúleo dos mortais para a lona. Esta doença é muito pouco reconhecida pelos trogloditas São Tomés e não sendo tratadas no início tendem a se agravar e com isso a recuperação (se for possível) pode ser muito demorada.
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Contar façanhas afugenta as pessoas
As pessoas sentem-se por baixo quando o outro brilha. Sentem-se humilhadas e não admiradas. Não procuram saber detalhes para que elas mesmas façam uma façanha semelhante. E humilhadas podem sentir raiva. E humilhação + raiva = inveja. Portanto os mineiros comem caviar mas escondido de todos. Existe uma teoria que diz que não adianta encontrar com a Sharon Stone sozinha em uma ilha e não ter ninguém para contar. Eu procuro saber da vida de algumas pessoas próximas apenas as quais considero amigas. Amigo quer dizer íntimo. Meu interesse é real e no intuito de querer ajudar sempre. Eu me lembro de uma vez em que devo ter afugentado um amigo com minhas façanhas. Estava simplesmente contato o que tinha acontecido nos últimos 30 anos. Não cometerei mais esse erro. Mesmo os amigos passam pela senoide da vida e eu respeito. Cada um tem suas lições a aprender. Todos tem de evoluir.
Reencontros entre velhos amigos
De vez em quando acontecem reencontros com velhos amigos. Ai duas coisas podem acontecer: o amigo com o passar dos anos teve experiências e formou-se de forma a podermos manter a amizade ou então isso não aconteceu. Respeito o amigo mas quando ele tem todas opiniões contrárias as minhas fica sem sentido manter contato mais íntimo. E quando o reencontro é proveitoso um amigo que estava adormecido renasce.
50% dos pacientes do Terapeuta chegam até ele por problemas financeiros
Quem citou o número foi um terapeuta que publicou na internet. O dinheiro ou a falta dele pode te fazer ficar doente mentalmente. No entanto, ganhar dinheiro para muitas pessoas é que as deixam doentes, já que a convivência aqui no trabalho é muito difícil as vezes. Aquele que depende apenas de si no trabalho está menos sujeito a ter problemas, já que em geral adota a posição "Pôncio Pilatos": meu preço é esse. Quer quer, não quer f . . . Aqui no Brasil o que mais tem é instituições e pessoas "Pôncio Pilatos". Gente que te prejudica de todas as formas possíveis, incluindo maus governantes e até familiares. Pessoas ruins muitas vezes se dão bem na vida e de pessoas boas são retirados até meios de sobrevivência básicos pelo egoismo dos demais. É preciso muto cuidado em como direcionamos nossos esforços que são representados pelo dinheiro. Não podemos gastar vela boa com defunto ruim porque pode fazer falta no futuro . . .
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Potência não é nada sem direção
A frase é de uma fabricantes de pneus, acho que a Pirelli. No entanto vale para a vida das pessoas. Potência na física é trabalho por unidade de tempo. E trabalho é força X distancia (acho que é isso KKK !!!). Podemos imaginar potência como o esforço que alguém faz para conseguir qualquer objetivo. Já direção é algo muito mais intuitivo para quem dirige um carro e muito menos para quem está no governo da própria vida. Imagine que você faça um esforço hercúleo para entrar na melhor Universidade brasileira mas em um curso sem nenhuma perspectiva de te dar retornos monetários condizentes e satisfatórios. Está aí a prova de que potência sem direção não é nada. Podemos dar muitos outros exemplos: gastar tempo, dinheiro e esforços com a mulher errada e com os filhos desse relacionamento, exaurindo sua energia para buscar um outro relacionamento satisfatório. Comprar de tudo que existe e não usar ou subutilizar. Dedicar-se de corpo e alma a uma empresa onde você não é reconhecido e valorizado. Entrar em uma profissão que não é reconhecida culturalmente em seu país. Gurus dizem que você precisa de "foco" que é a mesma coisa que direção. No entanto quem é muito focado pode acabar sendo um especialista que só serve para determinada empresa, limitando-se e arriscando-se. Dizem que você precisa olhar de vez em quando a árvore e de vez em quando a floresta. Outro exemplo: fulano se mata de guardar dinheiro e compra o imóvel errado, em um bairro da cidade que está morto, como por exemplo o Pari. Fulano se mata de trabalhar, junta dinheiro, fica doente, gasta o dinheiro que juntou com médicos, perde o emprego, fica na pior e morre. Fulano junta um monte de dinheiro, não usufrui de nada e vira o morto mais rio do cemitério. Os exemplos são inúmeros e estão disponíveis a quem quiser ser um observador atento.
Aprendi a criticar atitudes, decisões e processos e não pessoas
Na minha profissão de Auditor eu tinha de identificar erros que prejudicavam ou que tinham o potencial de prejudicar a empresa e recomendar ações para corrigi-los ou para minimizá-los. Aqui entrava basicamente a inteligência pura, ou seja, o conhecimento aplicado que é chamado de sabedoria. Processos eram estudados, pontos de controle identificados, decisões de gestores avaliadas, soluções discutidas com gerentes e diretores. Tal trabalho me deu uma grande envergadura mental sobre praticamente tudo, já que as empresas eram sociedades anônimas, com controle acionário pulverizado e gerentes, diretores e presidentes que na prática dividiam o poder. Era muito diferente de uma empresa de dono, personalista, onde o todo poderoso não pode ter suas decisões questionadas por ninguém sob o risco do infeliz perder o emprego. Eram empresas horizontais e não só verticais em termos de autoridade. Lugares em que os empregados eram incentivados a progredirem sempre e onde havia mobilidade vertical e horizontal. Essa vivência me fez um crítico dos resultados obtidos e não das pessoas. As pessoas eram consideradas pelos resultados que obtinham e quem fracassasse era substituído por incompetência. Aqui no Brasil esse tipo de empresa é muito raro, uma verdadeira exceção. Além disso temos um passado escravocrata recente, que faz com que muitos donos de empresas por aqui sejam assemelhados a senhores de engenho. A consequência é que como disso o Gikovate muitas empresas tenham o patrão bonzinho e o carrasco. O bonzinho seria amado e o carrasco odiado, tudo na pessoa do patrão. Não teriam os relacionamentos um caráter mais impessoal e profissional. Todos relacionamentos precisam ser carregados de emoções positivas ou negativas. Nada como faça seu trabalho bem feito, independente do chefe e seu mérito será reconhecido e sua promoção virá. Ao contrário: seja cupincha e puxa saco do chefe que você mesmo sendo incompetente será promovido e poderá virar chefe no futuro. Seja pau mandado e nunca ouse levantar a voz quando estiver vendo a vaca ir pro brejo que você será demitido. Tenha sempre uma cara de paisagem. Escrevi tudo isso porque vejo a campanha presidencial ir justamente para o lado de ataques pessoais aqui no Brasil. Vejo pessoas adorar ou odiar cada um dos candidatos. Tão ignorantes que são que não sabem que todos nós temos um lado luz e outro sombra mas que os resultados, avaliados honestamente por pessoas suficientemente inteligentes, sempre deveriam ser decisivos.
Carências de milhões
Milhões de pessoas tem carências as mais diversas e não existe como supri-las por falta de recursos financeiros. No entanto existem outros milhões de pessoas que poderiam fazer melhor e simplesmente não fazem por um motivo ou por outro, em geral por ignorância que tem origem no medo. O medo e a ignorância são instilados cedo nas crianças por pais igualmente ignorantes. A escola muitas vezes pode ajudar um pouco, valendo o mesmo para os médicos. Estamos na Era de Aquário, que é também a terceira era. É tempo de cada um procurar o que é mais adequado a si, de ser auto didata, de libertar-se do jogo de terceiros. Aquário é regido por Urano, o planeta da individualidade. É o momento de usar as informações a seu favor, tornando-as conhecimento e sabedoria. Assuntos tabus precisam ser iluminados e exorcizados. Milhões de pessoas deixam de buscar recursos como o PIS a que tem direito todos anos. Milhões deixam de fazer exames preventivos mesmo tempo acesso a saúde e descobrem doenças graves em estágio avançado. Milhões deveriam fazer um testamento e deixam para seus parentes problemas de inventário e existem aqueles que fazem testamento e complicam mais ainda a sucessão. Milhões poderiam achar a felicidade sentimental se realmente se dedicassem a entender o sexo oposto, tornando-se verdadeiros andróginos no conhecimento do masculino e do feminino e suas razões. Milhões poderiam se beneficiar de bons conhecimentos financeiros, fazendo aplicações proveitosas e usufruindo de uma vida muito mais confortável e até mesmo com alguns pequenos luxos. No entanto 95% dos que tem algum dinheiro aplicado (que já são relativamente poucos) adotam a poupança como estratégia financeira. Percebemos que direcionar os esforços é tão importante quanto fazer o esforço. Afinal, força não é nada sem direção !!!
Houve uma época em que haviam playboys
E esses playboys eram em geral herdeiros bilionários. Sim, não havia necessidade (nem interesse verdadeiro) em que eles trabalhassem nas empresas dos pais. Portanto podiam dar-se ao luxo de gastar seu dinheiro com viagens, carros esportivos, imóveis como castelos, hotéis e restaurantes finos. E de quebra conquistar as grandes atrizes de hollywood na época. Hoje em dia segundo li não existem mais playboys desse tipo. Os herdeiros estão todos querendo ficar cada vez mais ricos e a revista de fofocas passou as ser a Forbes. Além disso as mulheres querem muito mais que uma simples aventura: querem participação nos negócios e eventuais heranças. Aquela vida de playboy ficou para trás e é até ingênua hoje em dia.
Papo de engenheiro
Muitos engenheiros não são ecléticos. Assim sentem-se confortáveis conversando com outros engenheiros sobre assuntos profissionais comuns. Não existe nenhuma razão para que a média dos engenheiros seja eclética. Mas existe possivelmente uma correlação positiva entre saber avaliar o valor e o preço das coisas físicas materiais e ser engenheiro. Afinal engenheiros são treinados para serem quantitativos e se efetivamente exercem essa função é de se esperar que sejam minimamente competentes nisso. O fato é que se você estudar uma hora por dia sobre a sua profissão em 7 anos você terá competência internacional, mesmo sendo engenheiro.
São feitos 8.500 testamentos por ano aqui em São Paulo
Levando em conta que em São Paulo temos 42 milhões de pessoas podemos observar o quanto poucos fazem testamento. E como tudo que é para relativamente poucos, somente os "iniciados" fazem testamento, mesmo assim em geral auxiliados por seus fieis escudeiros: os advogados. Com certeza existem milhões de pessoas com motivos para fazer um testamento mas a realidade mostra que a capacidade é para poucos. Muito poucos . . .
Ser inteligente é abrir portas no futuro
Esta é a mais nova descoberta da ciência: pessoas inteligentes tomam decisões no presente que abrirão portas no futuro. É assim com a estimulação do seu bebe até os dois anos de idade. É assim com o aproveitamento das janelas de oportunidades. É assim com o investimento na educação particular dos filhos aqui no Brasil. É assim com a escolha de um casal DINK, com escolhas sinérgicas, com contatos bem constituídos, com pesquisa ativa na internet, com a escolha do regime de casamento, com o controle encima da confiança, com a elaboração de vários cenários. Com os investimentos de todo tipo. Com o desenvolvimento de todas as inteligências de Howard Gardner, pelo menos um pouquinho.
Os dois primeiros anos de vida do seu filho
São fundamentais para o desenvolvimento do cérebro dele e do seu desempenho cognitivo futuro. Por isso, aqueles que tiverem um dos pais ao seu lado, incentivando o desenvolvimento em todos os sentidos, poderão ter uma vantagem competitiva inigualável. Aqui no Brasil funcionários públicos podem fazer isso. Imagine um casal onde um dos dois é funcionário publico graduado. Imagine que seja o homem. De comum acordo com sua mulher podem escolher ter menos bens e luxo e o homem pode pedir afastamento de dois anos sem remuneração para cuidar do desenvolvimento do filho. Eu faria isso se tivesse a mulher ideal ao meu lado. Uma mulher poderosa e amorosa. Mas eu sou a exceção que coloca a família como objetivo de vida. Somos apenas 1% aqui no Brasil. Na prática tive de me matar na empresa privada, vivendo tempos econômicos terríveis e muito pouco pude fazer pelo desenvolvimento da minha única filha. Amigos que tinham essa possibilidade a declinaram por desconhecimento, ganância ou ignorância. Agora está provado cientificamente. Os mais inteligentes sairão na frente.
50% das mulheres mantém um estepe
A informação mostra como as mulheres são "espertas": elas mantém um substituto potencial do seu marido, namorando, ficante para o caso de precisarem terminar o relacionamento ou serem defenestradas. Trata-se de um comportamento adaptativo que eu também prezo e mantive por muito tempo. O estepe pode ser um ex namorado, um amigo declarado, ex marido e até o colega de academia. É o que sempre digo: mulher insatisfeita é um problema que deve ser resolvido logo.
O Mercado Matrimonial
As informações vindas do OK Cupid mostram claramente como o comportamento on line é diferente da vida real, já que a interface é regida pela razão principalmente. O uso da ferramenta te dá uma visão imediata do seu valor de mercado, coisa que no dia a dia você pode não ter, já que a auto avaliação é muitas vezes distorcida. É assim com a menina que se acha e que não consegue na prática atrair o príncipe encantado, valendo o mesmo para o homem. São muitas as variáveis e todos nós temos de escolher algumas como prioridade. E devemos estar preparados para as condições impostas pelas mulheres e pela observação da concorrência. A partir desses dados objetivos traçar a estratégia a ser adotada. Para o homem pode significar despesas e mais despesas, conforme a mulher que ele desejar. Para a mulher pode significar horas e mais horas se embelezando, dispendendo tempo e recursos preciosos, que poderiam ser aplicados na efetiva educação de filhos ou ao trabalho. Prefiro a minha solução . . .
Apenas 1/10 dos homens procuram mulheres com 50 anos
Quando comparados aos homens que procuram mulheres entre 20 e 30 anos. Esse dado vem do site de relacionamentos OK Cupid americano. Ou seja, quem gosta de coroa é Rei !!! Existem muitas características que a idade traz que não são atrativas para os homens. As mulheres também defendem muito bem seus interesses: Até 28 anos procuram homens mais velhos, que provavelmente tem mais dinheiro e carreira em ascensão. Após os 28 anos passam a procurar homens da mesma idade e quando na faixa de 50 anos procuram homens até mais novos. Com certeza existem razões biológicas para que isso aconteça e isso já foi muito estudado. Mulheres mais atraentes recebem até três vezes mais contatos do que pessoas de aparência normal. Percebe-se que existe uma seleção sexual, com bem apontou Darwin. Podemos ser irmãos de todos mas para parceria sexual e amorosa existem preferências nítidas.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Eu tive um amigo
Eu tive um amigo no pai de um amigo de infância. Alguém que me contou coisas que eu nem imaginava, que me esclareceu e ajudou a crescer quando eu era jovem. Hoje percebo como isso não é comum já que estou na idade em que os filhos dos meus amigos poderiam ser meus amigos. Todos os pais de hoje em dia se acham os melhores pais do mundo, aqueles que tudo sabem de ensinar e educar crianças. Não sobra portanto espaço para um amigo, que pode ser considerado um estranho, dar palpites ou influenciar a educação de seus filhos. O máximo que posso fazer é fazer algumas perguntas diretamente as crianças e bater um papo com argumentos. Nada mais. Esse meu amigo era Aquariano. Não foi o único Aquariano que fez meus horizontes se ampliarem, esclarecendo minhas dúvidas. Gostaria de fazer o mesmo mas não tenho audiência, infelizmente.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
A arrogância te derrubará
Somente os humildes que sabem que não sabem tudo conseguem evoluir constantemente e eternamente. Nunca fui arrogante e é por isso que sempre aprendi muito. Meus erros aconteceram porque sempre fui diferente, ousado e corajoso. Só que eu aprendi muito com eles. E foi assim que hoje estou muito distante do ponto em que parti, coisa que não aconteceu com a maior parte das pessoas que conheço, que pararam no tempo e no espaço. Agora observo as novas gerações e vejo erros banais em uma pessoa próxima que acredita que tudo que está nos livros de direito existe e é válido. Diz isso com arrogância e certo desdém. Coitada !!! Vai não só cometer muitos erros como induzirá outros a cometerem !!! Vive no mundo das teorias. Quanto falta faz um laboratório de ciências na vida de um estudante !!! Essa pessoa estuda em uma das melhores Universidades do Brasil. Imagine os outros então !!! Realmente triste . . .
Viver muito exige planejamento
E planejamento é tudo o que o brasileiro médio não sabe fazer. Não sabe planejar seu futuro profissional, afetivo, financeiro. E sem planejamento a pessoa tem de dançar conforme a música e na maior parte das vezes sai perdendo pois tem de fazer escolhas sob pressão e sem as condições ideias. É aquela pessoa que vive apagando incêndios. Planejamento vale também para a saúde, para a concepção de filhos, para escolher parceria romântica, para comprar tudo o que existe disponível no mundo, desde compras de mercado até carros e imóveis. Planejamento é para estrategistas, estratégia é a arte dos generais. Planejamento sucessório, planejamento no casamento na escolha do regime de bens, planejamento na escolha da profissão. Em todas as decisões importantes o planejamento define ações que terão efeito no longo prazo.
17 mil oftalmologistas
Esse foi o número divulgado hoje na CBN. 20% dos brasileiros tem problemas de visão e não vão ao oftalmologista. São muito mais numerosos que os psiquiatras que são 7 ou 8 mil. E no Brasil existem 42 milhões de doentes mentais dos mais variáveis tipos. Provavelmente em todas as especialidades médicas deve acontecer o mesmo aqui no Brasil. Por isso médicos ganham bem e são socialmente reconhecidos. Ser médico é garantia de sobrevivência digna. Ser um bom médico reconhecido é garantia de ser rico.
domingo, 12 de outubro de 2014
Mulheres satisfeitas
Uma mulher satisfeita cuida bem do seu marido e assim o casamento dura. Portanto o segredo do casamento é manter a mulher satisfeita. Satisfazer uma mulher bonita. mimada e rica pode ser portanto uma missão impossível. Uma mulher assim pode ser uma dondoca, servindo apenas para exibir para os outros. Além disso não é incomum que tal criatura tenha dificuldades emocionais diversas como imaturidade. Sabemos que somente as mulheres mais desenvolvidas nessa área emocional é que são orgásticas. Portanto, aquilo que um homem (também o vibrador) pode proporcionar a ela não a cativará. Ou seja, um desperdício genético. Eu me lembro de uma mulher assim bonita, rica, inteligente e jovem. Seu namorado era bonito (atlético), rico, inteligente e jovem. Portanto, na prática, em geral os homens sempre se relacionarão com mulheres menos ricas, mais jovens, menos inteligentes e muitas vezes nem tão bonitas assim, porque é essa mulher que ficará satisfeita com o que o homem pode lhe proporcionar em termos materiais, de beleza, inteligência, e juventude. Uma mulher dessas poderá ser dedicada e carinhosa, ou seja, amorosa, que é o que mais importa na prática. Quando não é assim a mulher poderá ficar facilmente insatisfeita o que fará com que o homem também fique insatisfeito e ai o casamento fatalmente acabará. Mulheres satisfeitas são felizes e fazem seus homens felizes.
Todo intelectual deveria ter um cargo público aqui no Brasil
Lembrando que as profissões intelectuais dividem-se em científicas, artísticas e literárias fica fácil que viver delas aqui no Brasil não é moleza não. Assim sendo, para dedicar-se a sua arte predileta seria de bom tom que o artista ou intelectual tivesse pelo menos sua sobrevivência assegurada por algum emprego público, que pela sua natureza não o extenuasse, de forma que sobresse libido suficiente para criar. Cansei de ver intelectuais subempregados aqui no Brasil: é a jornalista que somente consegue alguns trabalhos esporádicos de free lancer, o formado em audiovisual que vive da mesada dos pais e que trabalha de vendedor, a cientista social experiente que faz trabalhos para calouros do curso de ciências sociais, a psicóloga formada que é vendedora em uma loja, a artista plástica que nunca conseguiu vender um quadro e por ai vai. Grandes escritores tinham um cargo público como Fernando Pessoa, Francisco Xavier, Carlos Drumond de Andrade. Outras eram jornalistas ou advogados. Já cientistas somente existem (salvo exceções) aqui no Brasil em órgãos públicos porque somente o governo tem interesse e dinheiro para bancar pesquisas. Dizem que toda pessoa que é criativa é porque não perdeu a criança que existia dentro de todos nós. Eu mesmo sonhei uma vez em cursar Publicidade e Propaganda por achar que eu era criativo. Nunca saberei o que poderia ter acontecido . . .
sábado, 11 de outubro de 2014
Cúspide da casa III em touro com o sol em Gêmeos na casa III
Temos aqui a prova de que ser teimoso como uma mula pode acometer facilmente quem tem o sol em Gêmeos na casa III. Ainda mais se o planeta mercúrio, que rege a casa III e o signo de Gêmeos estiver em quadratura com Saturno. É por isso que essa pessoa conhecida minha foi apelidada de "burro xucro". Outra característica marcante dessa pessoa é a quadratura entre mercúrio e marte: aqui a característica foi apelidada de "linguão". Eu tenho no meu mapa esses aspectos mas menos acentuados, ou seja, eles se manifestam com menor frequência. menor intensidade e duração mais breve. É isso !!!
Por que as pessoas compram
As pessoas compram algo porque imaginam que aquilo vai lhes trazer algum benefício. É preciso que a pessoas perceba esse benefício como real para que a compra seja finalizada. No entanto nem tudo pode ser comprado. Quanto maior for a percepção de vantagem maior será a propensão a comprar. Alguns mais primitivos veem tamanho e quantidade. Outros mais sofisticados analisam também a qualidade. Eu me lembro da compra de brinquedos para as crianças pelo Banco GM: compravam brinquedos grandes porque eram esses que as crianças gostavam mais. Então é isso: quem continuar criança será mais influenciado pelo tamanho e pela quantidade. Benefícios mais etéreos e sutis serão sempre para poucos . . .
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
Nem ciência, nem artes, nem literatura
O brasileiro médio sabe muito pouco de ciência, quase nada de arte e nada de literatura. Ai temos alguns salvadores da pátria que se destacam em cada uma dessas áreas chamadas profissões intelectuais. Quem mora em São Paulo tem museus de ciência, de artes e de literatura para levar seus filhos. É por isso que a maior cidade do hemisfério sul tem seus encantos . . .
Inveja = humilhação + raiva
Não tem jeito: quanto mais inteligente você for, quanto mais bonito, mais rico , mais jovem mais inveja você vai despertar naquelas criaturas que são inferiores e por isso se sentem humilhadas pela sua presença. Isso porque pessoas inferiores são muito mais propícias a sentirem raiva pelos mais diversos motivos. É por isso que o ideal de fraternidade é muito difícil aqui no Brasil: nossas desigualdades são gritantes. É por isso também que semelhante procura semelhante. Assim é que nos meus 99 amigos do Facebook existem apenas 2 petistas. Uma supera essa deficiência mas a outra veio como "agregada" e não exatamente escolhida como amiga. O preço de ser brilhante é ser invejado pelos outros. É o mesmo preço do sucesso. Já perdi amigos pelo fato dos mesmos terem se sentido por baixo com relação a minha pessoa. Sentiram-se humilhados e em determinado sentiram raiva suficiente para romper amizades de décadas. O mesmo aconteceu com parentes e até mesmo com familiares. E quando a inveja domina todos perdem mas infelizmente é a regra do jogo aqui na terra e em particular no Brasil.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Musica e arte alimenta o cérebro e a alma
Mas é para poucos. A maior parte não tem cérebro nem alma para apreciar a música e a arte. É só ver o que postam no facebook. Ver quantos leem os clássicos, frequentam museus de arte ou ouvem músicas inspiradoras. Outro dia reli um artigo do meu blog que dizia que os intelectuais poderiam ser classificados em cientistas, artistas e literatos. Cientistas fazem descobertas e estão ligados a ciências puras e a pesquisa. Artistas estão classificados em diferentes categorias e são de várias espécies e tipos. Literatos são universais, ou seja, podem ser escritos em qualquer língua mas com certeza serão traduzidos para muitos idiomas. Tenho um amigo que prefere a ciência. Eu prefiro as três:ciência, arte e leitura com aplicações sociais.
Entre 58 milhões de RGs de São Paulo 400 são de "famosos"
São documentos históricos acumulados desde 1.900 . São guardados em cofre separado dos demais por razões de segurança, já que essas informações poderiam ser usadas para crimes. Uma reportagem teve acesso a esses documentos e pode ver fotos dos famosas quando eles eram pessoas comuns. Também existem curiosidades como saber que Gisele Budchen tem 1,78 m de altura ou que Silvio Santos foi paraquedista do exército aos 18 anos. Fama, Riqueza, Nobreza, Poder sempre começam iguais para quase todos em democracias republicanas.
Saturno em quadratura com mercúrio e Marte em quadratura com mercúrio nas casas I e VII
Existe uma formação nos mapas da minha mulher e no meu que se repete, não de forma exata mas trocada: tenho Saturno na VII e Marte na I, com Mercúrio na IV. Minha mulher tem Saturno na I, Marte na VII e Mercúrio na IV. Mudam os signos (as lentes) mas os aspectos estão lá : quadraturas e oposições entre esses planetas. Na prática o que eu percebo é que comportamentos da minha mulher já foram meus no passado mas que com a experiência e a reflexão eu consegui tomar consciência deles e passei a evitá-los, para o meu bem. Mercúrio é nossa inteligencia e comunicação com o mundo. Saturno é o senhor do tempo e da experiência e marte é o planeta da ação e da agressividade. Com aspectos desafiadores como oposições e quadraturas é mister aprender para evoluir. Acho que a agressividade precisa ser conduzida para ser bem incorporada. Mulheres tem experiências diferentes dos homens. Nelas a língua nunca descansa. Diz um ditado inglês: a língua de uma mulher é sua espada e ela nunca a deixa enferrujar . . .
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Existe uma hierarquia na malignidade das tentações
Poucas pessoas conseguem entender isso. Tive uma psicóloga que não entendeu nada por exemplo. Jesus Cristo foi tendado pessoalmente por Satanás. Quanto mais maligno é aquele que se aproxima de você maior será a tentação e mais difícil será evitar cair nela. O único modo é fazer a lição de casa de Dona Iole: meditar, trabalhar, estudar, orar e vigiar. Para isso é preciso ter consciência das suas limitações e necessidade de ligar-se a algo mais forte como o Espírito Santo - Mickael. Quando se está doente e fragilizado se é uma vítima fácil das forças do mal.
Se a premissa é falsa prova-se qualquer tese
Foi assim com as ilusões que os filmes de hollywood me incutiram. Foi assim com a escolha da profissão com base no seu salário apenas. Foi assim com a crença de que os outros ficariam felizes com meu sucesso e destaque. Com a crença de que a família está em primeiro lugar para um casal e tantas outras premissas falsas !!! Como por exemplo que filhos não traem pais, que pais não traem filhos, que companheiras são amigas e querem o sucesso do marido, que amigos comungam dos mesmos ideais que nós. Todas essas premissas foram quebradas na minha vida com vários exemplos. E assim vale para tudo inclusive golpes de todo tipo. Estou me lembrando da premissa da fé e confiança que levou o padre velho a cair no conto do vigário com o novo padre da Igreja São Pedro e São Paulo . . .
É muito fácil ser honesto se não se tem poder nenhum
Essa é a realidade !!! da mesma forma é muito fácil ser virtuoso e defensor da abstinência sexual se não se tem pretendente nenhum. Era o caso das feministas da década de 70. Sedução quer dizer desvio. Só é vítima de sedução alguém que tem um caminho a seguir. A grande parte das pessoas não tem poder nenhum portanto não são assediadas. Fica fácil culpar e execrar os outros que sucumbiram as fraquezas humanas afinal não foram eles os tentados. Só tem valor aquilo que a pessoa faz por força da sua vontade e não aquilo que ela faz por obrigação. É muito fácil ser Pôncio Pilatos mas isso tem seu preço em termos espirituais, o que esses algozes irão descobrir mais cedo ou mais tarde. Quem mais você amou é quem mais você perdoou . . .
O comprador que confronta e o que estuda
Li uma matéria interessante sobre pessoas que compram pela internet. Os tipos que me chamaram mais a atenção foram o comprador confrontador (ou seria pitbull ???) e o comprador estudante. O comprador confrontador é aquele que pesquisa na internet mas vai para a loja física, enfrentar o vendedor para uma peleja: a disputa por centavos em uma venda. Na minha opinião trata-se de um tipo primitivo, que está disposto a lutar por migalhas, bem no estilo dos idiotas que o marketing imagina (aqueles que cortam uma arvore para receber em troca um espelhinho). Descobri um tempo atrás que um amigo é primitivo assim . . . ele pega dinheiro, coloca no bolso e vai na loja física tentar pressionar o vendedor dizendo que "está com o dinheiro no bolso". Na verdade conheço mais uma pessoa primitiva assim. Na pesquisa surgiu outro tipo de comprador: o estudante. O estudante pesquisa tudo o que deseja na internet, faz um juízo do melhor custo-benefício, sabe que tudo tem um preço médio, identifica uma promoção quando a vê e dá "cheque mate": compra on line, com toda tranquilidade e a certeza de ter feito o melhor negócio naquele momento no tempo e espaço. É claro que esta pessoa é muito mais elaborada e sofisticada que o comprador "pitbull". No entanto acho que ainda teremos de conviver muito tempo com o Sr "Pitbull" . . .
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Pessoas espiritualizadas
Pessoas espiritualizadas estão permanentemente preocupadas em ajudar os outros. Essa ajuda pode ser de diversas maneiras e formas, conforme a área de atuação da pessoa. Podemos perceber que existem pessoas assim em todas as profissões. No entanto existem médicos que querem apenas que lhes paguem (bem), por exemplo. E existe o oposto da pessoa espiritualizada, o psicopata, muito comum em CEOs e advogados, por exemplo. Você pode ajudar dando um bom conselho por exemplo: uma luz que ilumina o caminho de uma criatura. Mesmo que não seja ouvido, você deve falar, porque a omissão é o maior dos pecados. É o que faço basicamente.
O voto
O povo vota em deputados estaduais da cidade do interior onde o candidato nasceu ou atua. É assim que as pessoas pensam que poderão beneficiar sua região. No caso da Deputada Analice isso foi bem claro: ela teve 10.000 votos em Jales, quase 42% do total !!! E como a relação é toma lá dá cá ela tem conseguido trazer benefícios para a cidade. Outro tipo de voto é no candidato da profissão: dentista vota no dentista indicado pela sua associação de classe. Todos imaginando que se eleito o candidato fará leis para favorecer o corporativismo da sua classe profissional. Todos querem dar seu voto para alguém que lhes dê algo em troca. Votos altruístas e desinteressados são a exceção da exceção. É tão claro que nos mapas de votação fica claríssimo a posição ideológica das pessoas, como por exemplo nas periferias de São Paulo ou do Brasil. São diferenças irreconciliáveis !!! Jovens também costumam ser de esquerda, mesmo nas famílias mais abastadas mas como são minorias não chegam a mudam a votação total nas regiões ricas.
domingo, 5 de outubro de 2014
O perfil do Velho Brasileiro Feliz
O velho brasileiro feliz tem dinheiro, mobilidade e boas relações pessoais. O velho infeliz brasileiro sofreu quedas e tem depressão (além de ser pobre obviamente). A pesquisa contemplou velhos acima de 80 anos. Os homens mais que as mulheres se dão bem nessa idade. Provavelmente porque os homens de mais idade continuam com suas mulheres, que em geral cuidam deles. Já as mulheres idosas são em geral viúvas.
sábado, 4 de outubro de 2014
Jovens em geral só morrem por erros próprios
Analisando as causas de mortes de jovens vemos que em primeiro lugar estão acidentes, depois assassinatos e depois suicídios. Todas são causas evitáveis, já que sabemos que os assassinatos são basicamente por vingança. Depois, nas doenças internas, o que acarreta a morte são abusos de drogas, excesso de álcool, má alimentação com obesidade mórbida, doenças sexualmente transmitidas, ou seja, tudo aquilo que faz mal a saúde em grandes doses e excessos. Quem não vive de excessos em geral vive mais e melhor. Abusos na juventude cobram seu preço na velhice. É fatal.
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
A ilusão de encontrar sua alma gêmea
A ilusão de encontrar sua alma gêmea depois de velho em lugares com frequência comum já foi uma realidade para mim. A ideia não estava errada, afinal interesses comuns são fundamentais para casais de longo prazo estáveis. O problema é que frequentar algum lugar em comum é muito pouco para gerar o envolvimento necessário para um casal dar certo. Essa estratégia pode dar mais certo quando todos são potenciais casadouros, por volta dos 25 anos, por exemplo. Aqui existem motivações e interesses maiores e o lugar comum é apenas o pretexto. Observe que é o oposto de quando alguém mais velho vai a lugares comuns. Pessoas mais velhas tem trajetórias muitas vezes complicadas, o que as torna péssimos partidos. Aqui o site de relacionamento entra com força, de forma que é preciso filtrar muito mais para achar alguém interessante. A dificuldade de encontrar alguém depois de velho é a mesma de fazer uma amizade nova. Na prática perdemos amigos e não ganhamos novos com a idade, pelas mais diversas razões.
Grupos de estudo no Instituto de Psiquiatria
O Instituto de Psiquiatria da USP é a referência em Psiquiatria no Brasil . Observando-se a estrutura dos Grupos de Estudo do Instituto percebe-se que todos são para tratar transtornos de todo tipo. Ou seja, somente trata-se aquilo que é disfuncional, que prejudica tanto a pessoa que faz com que ela busque ajuda profissional especializada. É por isso que eu gosto do Gikovate: ele faz parte daquilo que se chama psicologia positiva: ao invés de tratar apenas dos problemas ele procura evitá-los e ainda desenvolver qualidades mentais positivas. Eu ouvi uma vez uma médica psiquiatra usar essa palavra: fulano pode não ser normal mas é funcional. As pessoas hoje em dia não tem tempo e como são egoístas usam todo tempo disponível para seu próprio deleite, Poucos estão dispostos a filosofar, a conversar sobre assuntos diversos, mesmo porque não tem repertório para tal. Sob esse aspecto talvez mesmo um psiquiatra junguiano tenha suas crises sobre a humanidade. Posso esquecer pelo menos por hora fazer amizade com um deles. Participar como pessoa normal para referência dos grupos não posso e participar dos grupos não preciso. Além disso médico e paciente costumam manter uma distancia ética. Médicos não esperam que seus pacientes tenham conhecimento sobre medicina e entabulem alguma conversa interessante. Fazer um curso de psicoterapia junguiana também não posso porque o acesso é limitado a psicólogos e médicos. O máximo são cursos da Palas Athena . . .
Os tempos mudaram
E com a mudança dos tempos muda também a ideologia e mudando a ideologia mudam os filmes do cinema. Os alemães tem uma palavra própria para designar o "espírito dos tempos". É claro que eu fui influenciado pela minha geração, afinal, vivemos muitos acontecimentos juntos. Uma geração antigamente era considerado um período de 20 anos. Depois passou para 10 anos. Agora falam em 5 anos. Vemos os livros perderem importância, o amor romântico, os princípios cristãos, a fé e a confiança. Tudo em função da revolução nas comunicações e na informática. Crianças estão enlouquecidas desde cedo. Jovens são cada vez mais irresponsáveis. Grandes instituições do passado são atacadas e vão perdendo importância. Onde estará Netuno nos seus aspectos positivos nos dias de hoje ??? A cultura muda lentamente e a capacidade intelectual da grande maioria decresce graças a escolas piores. E o Brasil vai ficando para trás em vários aspectos estratégicos. Os que exploram a ignorância do povo ficam ricos. Os que querem a emancipação do povo ficam pobres e não são ouvidos. Psiquiatras estão entre os que mais se suicidam não acontecendo o mesmo com psicólogos. Talvez porque a formação de um psiquiatra seja muito mais extenuante e estressante que a de um psicólogo, fazendo com que ele espere muito mais retorno da sua profissão.
Nem sempre minha conversa agrada a todos
Nem Jesus Cristo agradou a todos é verdade. Quando você fala o que o outro não quer ouvir ele em geral vai te rejeitar.Como o percentual de pessoas qualificadas em vários sentidos aqui no Brasil é 2%, a probabilidade de seu interlocutor tem alguma deficiência em alguma área é muito grande. Pessoas também não gostam de serem desmascaradas. Gostam que suas mumunhas fiquem ocultas para não serem denegridas e humilhadas. Como dizia Freud encontrar alguém adulto, com quem se possa ter uma conversa intelectualmente interessante é uma tarefa hercúlea. Podemos verificar isso com os nossos amigos no facebook, por exemplo. Com nossos colegas de trabalho, com nossos parentes. Já houveram casos de amigos tornarem-se estranhos e com eles não foi mais interessante nem gastar a saliva, como disse o Olavão. O mesmo aconteceu com alguns parentes e até familiares.
Mulheres com filhos e o segundo casamento
Mulheres com filhos defendem seus interesses nos seus segundos casamentos e uniões estáveis: não querem que o futuro marido tenha qualquer acesso as seus bens particulares, reservando-os para os filhos que já tinha. Mulheres tem sempre os seus interesses e enquanto forem jovens e belas em geral não desistem de conseguir o máximo de dinheiro que puderem dos homens. Afinal elas sabem que a beleza e a juventude não são eternas e a velhice é muito comum de chegar para as mulheres, já que os homens morrem antes. Quanto ao homem comum já o ouvi dizer frases como "quem gosta de coroa é rei" e quem gosta de beleza interior é o "decorador de interiores". Os homens que tem longos casamentos em geral tendem a querer que sua mulher fique bem na eventualidade da sua morte. Homens em geral veem filhos como rivais e não raro tem inveja dos mesmos. A questão da herança é muito importante porque pode ser a diferença de uma velhice sadia e tranquila ou de uma velhice pobre e doente. A lei faculta a qualquer um fazer um testamento e com isso modificar as partes a serem herdadas. A lei é sempre feita pelo mínimo denominador comum, por isso contempla o homem comum, o médio e é o mínimo nível ético possível entre as pessoas, a mínima civilidade. Quem faz planejamento pode dançar menos conforme a música. Vale o mesmo para a sucessão hereditária.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Ser diferente é um grande fator de risco
Talvez por isso que tão poucos se arriscam a serem diferentes: os ataques são muitos e frequentes, intensos e de longa duração. Ou seja, tem os três componentes que causam problemas emocionais: frequência, intensidade e duração. Ser diferente desperta inveja nos outros. Ser diferente e transgressor desperta ódio e agressividade nos fiéis. Ser merecedor de glórias e demonstrações de amor desperta o ciúme nos demais. Como não poderia deixar de ser dentre os médicos os psiquiatras são os alvos de maiores índices de suicídio. Vale o mesmo para as médicas, que em geral são mulheres que escolheram disputar espaço com os homens, provavelmente porque não eram belas o suficiente para disputar os homens com as mulheres. Vida de médica é muito mais sacrificada que a vida média das mulheres e em algum momento a médica mulher pode se cansar, entrar em depressão e se matar. Já para os anestesiologistas vale o conhecimento intrínseco que possuem sobre como matar alguém sem sujeira ou sofrimento. Veja que paradoxo: ser diferente te dá prazer erótico mas o grupo não te deixa impune: eles podem te fazer ficar deprimido de várias maneiras e modos e isso pode te levar ao suicídio. Ser melhor do que os outros pode custar caro: a sua vida !
Assinar:
Postagens (Atom)