A maioria das atividades prestadas pelo serviço público nas áreas de saúde e educação não dão conta nem da quantidade de trabalho, quanto mais da qualidade. Seu filho vai a escola pública e não tem professor. O problema é tão grave que está se lutando para que o professor esteja presente. A qualidade do que o professor ensina nem passa pela imaginação dos pais desses alunos. É assim também com relação aos serviços de saúde: a pessoa procura um médico especialista e ele nem está disponível. Quando está disponível provavelmente é um iniciante ou então alguém sem grande qualificação. Já ouvi de alguém que tem que usar o que tem, já que não tem outra alternativa. É triste que seja assim mas é muito comum aqui no Brasil. A evolução das pessoas é sempre assim: primeiro elas precisam ter acesso para muito depois aprenderem a pagar e dar valor pela qualidade. Os altos padrões de qualidade são para poucos aqui no Brasil. É assim com planos de saúde, escolas, carros, moradia, investimentos, serviços bancários, dentistas, relacionamentos, informação,empregos, ou seja, para tudo.
sábado, 27 de abril de 2013
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Gêmeos esotericamente muda de mercúrio para vênus
Li em um livro que comprei recentemente que os signos normais do zodíaco tem versões mais evoluídas, onde o regente de gêmeos que é mercúrio passa a ser Vênus. A dualidade é superada pela união dos opostos. Gêmeos tentava integrar o homem e o animal que existe no mundo e oscilava entre um e outro modelo. Com a superação dessa dicotomia típica de mercúrio, digamos assim, mais infantil, teremos a emergência de Vênus, com sua harmonia e demais características benéficas.
Se Aquário fosse onipresente
Se aquário fosse onipresente você trataria o mendigo como seu melhor amigo e qualquer pessoa como se fosse da sua família. Os outros não são assim: eles fazem toda diferenciação quando estão tratando de seus familiares ou dos outros, valendo o mesmo para seus amigos. Existem ditados que refletem esse pensar como aquele que diz: Aos amigos tudo e aos demais a lei. Aqui no Brasil vale sempre o ditado: quem pode mais chora menos. As distorções são enormes, os serviços públicos péssimos e essa é a triste realidade. Comerciantes vão continuar tentando agradando seus clientes. Pais e mães podem ser mais ou menos benéficos a seus filhos. Pessoas terão mais ou menos sucesso e serão mais ou menos felizes. A maioria continuará sendo egoísta e o ideal do aquário ficará cada vez mais distante. Aquário é o signo das Fraternidades. Sei como as Fraternidades enfrentam dificuldades . . .
quinta-feira, 25 de abril de 2013
É muito mais difícil para um homem ter vênus na casa 2 em libra aqui no Brasil
Na intersecção entre o mapa individual e o objetivo social é claro casos como esse poderão ocorrer. O homem em questão gosta de carrão. No Brasil esses carrões não são fabricados e são importados e por causa do imposto custam fortunas. Ou seja, essa indicação do mapa individual pode ficar ofuscada e não se manifestar. Nos Estados Unidos poderia ser manifestada de forma muito mais fácil. E é assim com todas as características dos signos e das respectivas Rodas da Fortuna: o carma social pode facilitar ou não esses objetivos. Na prática temos de abrir de muitos dos nossos objetivos por pressões sociais. Somos obrigados a muitas coisas no âmbito social que se refletem no âmbito individual. Feliz é aquele que consegue o melhor resultado possível, que tem mais saúde e principalmente sanidade mental porque será certamente mais feliz, independentemente de onde estiver a sua roda da fortuna.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
As Doze Casas Astrológicas
São doze as casas astrológicas e são 10 os planetas, sem contar o ascendente e o meio do céu. Podemos imaginar a melhor e a pior situação em cada casa, para uma pessoa ser mais ou menos adaptada naquele mister especifico. É assim que qualquer um dos 10 planetas na casa 1 marcará para sempre a personalidade do indivíduo. Ele poderá ter as qualidades ou os defeitos do astro que estiver localizado nessa casa. Na casa 2 teremos aqueles que ganham muito dinheiro por conta próprio ou aqueles que passam necessidades nessa área. Na casa 3 teremos aqueles que adoram o conhecimento, as coisas próximas, um bom bate papo ou então pessoas que não se comunicam, que são travadas. Na casa 4 teremos aqueles que se enfiam em suas casas e não saem mais, isolando-se do mundo ou aquele que gostam de receber pessoas em casa e compartilham sua intimidade familiar. Na casa 5 teremos aqueles que tem muitos amores e prazeres na vida e aqueles que vivem na penúria sentimental ou de prazeres que fazem o indivíduo feliz. Na casa 6 teremos aquelas pessoas que estão sempre em alerta, medindo tudo, trabalhando duro para obter resultados e aqueles que tem um trabalho tranquilo, com pouco esforço e muito retorno. Na casa 7 teremos as associações e casamentos harmoniosos e sinérgicos ou então o inferno a dois, com inimigos declarados. Na casa 8 teremos sexo de excelente qualidade, capacidade de regeneração profunda, agressividade dirigida a estruturas sociais ou então destruição, ciúme e problemas com autoridades. Na casa 9 teremos viagens ao exterior, estudos superiores, grandes voos intelectuais ou então teremos hipocrisia. Na casa 10 teremos uma carreira de sucesso e uma reputação ou seremos losers. Na casa 11 teremos grandes amigos ou então seremos reclusos em nossa insignificância. Na casa 12 seremos grandes místicos, idealistas ou então seremos pessoas desajustadas e doentes. É na composição dessas casas e planetas que teremos o carma individual, familiar e social. É a combinação única da qualidade da personalidade individual, com o tratamento e recursos que sua família dedicar a você , que em geral será definido o seu carma social. Assim o destino se fecha . . .
terça-feira, 23 de abril de 2013
O primeiro retorno de Saturno
O primeiro retorno de Saturno acontece aos 29 anos e meio. Nessa ocasião, espera-se que o indivíduo já tenha experimentado praticamente TUDO que existe na vida e que ele tenha aprendido suas lições, que são representadas pela mandala que é o zodíaco e seus doze portais mágicos. Trata-se de um momento de "fechamento para balanço", onde ações passadas são pesadas, para que sejam abandonadas as que foram nefastas e para que sejam consolidadas as que deram frutos. Com o passar do tempo, novas experiências irão, em teoria, aprofundar aquilo que o mapa astral do indivíduo se propôs nesta vida. Dificuldades deverão ser superadas e bons momentos apreciados. Algumas decisões podem demorar muito para serem neutralizadas e isso pode demorar décadas ou então nunca acontecer. É o caso de alguém que é condenado a passar 30 anos na cadeia ou então alguém que tem de pagar pensão por 25 anos. Essas situações de grande duração e impacto podem ter relação com Plutão, o senhor dos infernos e das grandes transformações. Em geral tudo na natureza é gradual menos as explosões vulcânicas que eu me lembre. Na vida das pessoas e nos seus mapas temos Urano e Plutão como grandes transformadores, as vezes revolucionários. Quando esses planetas estão nas casas pessoais, as de número de 1 a 6, podemos esperar por grandes reviravoltas na vida do sujeito. Algumas positivas e outras nefastas. Nada que um dia o tempo não se encarregue de amenizar . . .
O imposto de renda no Brasil
O imposto de renda no Brasil é em termos de eficiência do governo uma das instituições que melhor trabalham. O sistema de computadores que dá suporte a sua operação com certeza é um dos maiores do Brasil também. As pessoas que declaram estão entre aquelas que tem algum significado econômico-financeiro. Aqueles que não conseguem nem ganhar R$ 2.000,00 por mês estão isentos, caso não se enquadrem em outras premissas. No Brasil temos 200 milhões de pessoas onde no máximo 100 milhões exercem alguma atividade econômica. Desses 100 milhões, 50 milhões não tem vinculo empregatício e facilmente somem dos controles do imposto de renda. Dos restantes 50 milhões, 45 milhões devem ser assalariados com carteira assinada e desses 25 milhões tem de fazer a declaração de imposto de renda. Perceba como os números vão diminuindo conforma vamos analisando mais profundamente. Desses 25 milhões, a grande maioria tem uma conta bancária e uma conta poupança. Tem um carro que pode ser financiado e mora em uma casa também financiada, no máximo. Muitos não pagam escola particular para os filhos,portanto não tem grandes despesas com instrução. A grande maioria usa o SUS ou o plano de saúde patrocinado pela empresa, não tendo portanto despesas médicas significativas. Sabemos que somente 5% das pessoas tem dinheiro aplicado em fundos de investimento. Podemos trazer esse percentual para nossa amostragem sem grandes riscos, o que dará 1,25 milhões de pessoas. Perceba como quando a Dilma cortou os juros ela afetou uma pequena parcela dos brasileiros. Sabemos que os que aplicam na Bolsa de Valores são 650 mil pessoas físicas, com praticamente 120 ativos. Através desses dados podemos observar como são poucos aqueles que precisam preencher os anexos de ganhos variáveis. Além desses temos aqueles que tem de declarar a compra e a venda de imóveis e a apuração do lucro imobiliário. Aqui novamente o governo tem baixado leis que isentam várias pessoas de pagar esse imposto. Escrevi este artigo para mostrar que muitas pessoas não tem dificuldades ou maiores preocupações ao preencher sua declaração de imposto de renda porque suas vidas são muito simples em termos econômico-financeiro. Não são pessoas que interessam ao fisco. Um instrumento que o fisco usa muito para filtrar quem ele investiga é a variação patrimonial. Grandes variações patrimoniais positivas são indicativo de sonegação de rendimentos em anos passados e em geral merecem ser investigados. O fisco ano após ano vai se aperfeiçoando, fechando todas as brechas que os contribuintes imaginam, baixando leis que controlam os ativos mais representativos, como carros e imóveis, todo tipo de aplicação financeira, todo tipo de pagamento de salário por empresas de média para cima. Assim controlam os rendimentos do trabalho e do capital e os lugares onde eles são acumulados, que são os bancos. Para fugir do fisco somente abrindo uma empresa, porque a tributação é muito mais leonina com os rendimentos do trabalho assalariado do que com o lucro empresarial. Tudo isso eu vi na Kodak nos anos 80 e 90 e nada mudou desde aquela época, ao contrário, só piorou. Por eu ser curioso, eu sempre tive conta em vários bancos, sempre nos maiores deles. São esses bancos que oferecem o maior portfólio de possibilidade de investimento. A diversidade confunde as mentes mais fracas mas fascina as mais investigativas. Hoje em matéria no blog meu caro dinheiro, um especialista PHD afirmou: nem aqueles que passam 24 horas por dia estudando e trabalhando com um determinado mercado conseguem grandes lucros. Imagine então alguém amador . . .
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Hemisférios norte, sul, ocidental e oriental
Astrologicamente a convenção para definição dos hemisférios e o norte. É assim que temos 4 quadrantes. Aqueles que nasceram de noite e tem nas casas de 1 a 6 a maior parte de seus planetas tendem a ser recatados, circunspectos e menos "visíveis". Aqueles que nasceram de dia tem planetas no hemisfério sul: tendem a serem famosos, a dar na vista, a serem conhecidos de muitos. Podem por isso serem famosos. A outro divisão é entre oriente e ocidente. As casas do oriente são a 10, 11, 12, 1,2 e 3 . Pessoas com muitos planetas nessas casas tem, em teoria, a possibilidade de ter seu destino em suas mãos, ou seja, podem construir o que seu mapa prediz sozinhas. Já as pessoas com muitos planetas em casas do ocidente: 4,5,6,7,8 e 9 dependem dos outros para realizar seus objetivos nessa vida. Podem se tornar assistentes dos outros e seus auxiliares. Observe que a divisão por quadrante fica assim: casas 1, 2 e 3 : pessoa que não da na vista nem é conhecida mas é dominante. Casas 4,5 e 6 : pessoa que não dá na vista e é passiva, fica na dependência dos outros. Casas 7,8 e 9: pessoa famosa, que aparece ajudando os outros ou sendo coadjuvante. Casas 10,11 e 12: pessoa famosa que aparece dominando o grupo de alguma forma. Podemos observar que os signos cardeais refletem exatamente esses quadrantes: casa 1 é áries e seu ímpeto individualista para realizar (sem ninguém ficar sabendo). Casa 4: câncer é seu ímpeto de ficar ajudando os outros em casa, onde ninguém fica sabendo o que ele faz. Casa 7: libra: seu ímpeto é aparecer para a sociedade como em um casamento, teoricamente servindo ao outro. Casa 10: capricórnio: seu ímpeto é aparecer como o chefe no organograma, liderando e mandando nos outros, ou seja, dominando o grupo através da sua autoridade. Temos áries e capricórnio mandando, sendo o primeiro nele mesmo e o segundo no grupo e câncer e libra servindo, sendo o primeiro a família (escondido) e o segundo ao parceiro, visível socialmente.
Os divorciados e a teoria do Dr Gikovate
Toda regra tem exceção mas como me disse meu gentil amigo Taurino: não posso fundamentar minha decisões com base nas exceções. Esse é um princípio universal e, como tudo que é democrático, burro. Em uma grande cidade, em uma sociedade complexa, podem florescer todo tipo de personalidade, mais ou menos como todo mapa astral que é individual. Mesmo as pessoas que nascem no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo local, as quais teriam mapas astrais idênticos, podem ter trajetórias de vida diferentes, divido a condições como nível sócio-cultural da família em que nasceram, grau de evolução do espírito que está reencarnando, etc. No entanto, a regra geral serve minimamente para orientar nossas expectativas. É com base nisso que o Gikovate afirma que a maioria dos homens mais velhos que estão disponíveis devem ter grandes defeitos. Tantos defeitos que suas ex-mulheres tomaram a iniciativa de acabar com o relacionamento. Segundo ele, quando a mulher não presta, os homens arrumam outra ainda enquanto estão casados e depois se separam, não permanecendo portanto disponíveis no mercado matrimonial. Conheço o meu caso e de dois amigos próximos. Em um dos casos o amigo foi pego de surpresa pela decisão da mulher. Nos outros dois casos houve a falência da relação, sem terceiros envolvidos. Acho a posição defendida pelo Gikovate como aquela que ainda está impressa no inconsciente coletivo das pessoas, que pensam nos casais tradicionais de outrora, onde sexo, amor e casamento eram um pacote só. Na geração dos meus tios isso talvez ainda fosse verdade mas estamos falando de velhos de mais de 70 anos. O prórpio Gikovate diz que uma geração hoje em dia poderia ser medida pelo lapso de tempo de 10 anos. Assim sendo, para chegar até os homens de 50 anos teríamos duas gerações. Mudanças sociais são muito mais lentas do que os aquarianos gostariam que fossem. Velhos padrões e crenças são passados e repassados na cabeças das crianças todos os dias. A manifestação plena do mapa natal astral pode ser eclipsada facilmente por distorções de todo tipo, bem como de repressões. Cada geração tem a sua média e os seus vanguardistas. Cada caso é um caso.
sábado, 20 de abril de 2013
São os velhos e as crianças que mais faltam a consultas médicas na rede pública
Resultado lógico: quem pode mais chora menos. Crianças e velhos estão na mão de pais e filhos. No caso dos velhos pode ser que até netos sejam os responsáveis. Muito mais raramente teremos algum sobrinho ou sobrinha dando atenção a um velho. As vezes um irmão pode fazer esse papel. Aqui me lembrei do "velho centauro": o orgulhoso sagitariano que rodou o mundo e nunca fez algum laço emocional forte e duradouro, termina seus dias sozinho, largado as traças, relembrando seu passado de aventuras e viagens . . .
sexta-feira, 19 de abril de 2013
A minha escolha profissional segundo meu mapa astral
Minha escolha profissional não foi comum. Segui um caminho tortuoso, que passou pelo planeta Urano, pelo signo de Virgem e Touro e pelo planeta Júpiter. Na escola o sol em escorpião na casa 3 resultou em um ótimo aluno, que superou aparentemente com muito esforço sua quadratura entre mercúrio e saturno. Digo aparentemente porque para exercer uma profissão com sucesso é necessário não apenas passar na escola mas também ser bom e gostar do que se faz, para poder superar os concorrentes. A escolha de engenharia foi consequência de uma decisão anterior na qual em não tinha consciência plena e na qual fui induzido a erro. Uma vez na engenharia, um certo Urano na casa 1 bem como um certo Marte em Virgem, também na casa 1, me levaram a escolher engenharia eletrônica de telecomunicações, de uma forma não ideal, pois eu não sabia exatamente o que eu estava fazendo. Na verdade estava tentando contornar uma situação, sempre achando que depois melhorava. Já na hora de escolher o estágio, que poderia dar origem ao futuro emprego, busquei empresas grandes, como indicava meu Júpiter na casa X em Touro. Aqui, novo impasse: aprovado em duas grandes empresas, uma multinacional americana e um grande banco brasileiro, a decisão foi tomada novamente pelo revolucionário e anarquista Urano: vamos para a multinacional americana. O que teria acontecido se eu tivesse ido para o Banco ? Teria feito alguma revolução por lá ? Bancos são as organizações mais conservadoras que existem. Tem de aparentar solidez. Acho que são a expressão de Capricórnio na face da terra: sisudez, seriedade, confiabilidade. Todos os bancos tem os mesmos produtos e o que vendem é segurança. Eles queriam engenheiros e todos que procuraram e passaram no teste eram de produção, menos eu. É claro que eu tinha de ser original e ser diferente dos outros. Dentro da multinacional americana novas pelejas: revolta dos inferiores provoca uma transferência. Nessa transferência valeu novamente a formação: área de informática. Nessa área, novamente, brigas e disputas, até a transferência para auditoria. Na auditoria todo o potencial da casa 1 pode se manifestar, porque auditoria é análise meticulosa e um departamento de briga (Marte na casa 1). Mesmo sendo um bom auditor, essa função desperta a antipatia dos outros, em particular quando a empresa está indo para o buraco. Nova peleja, agora para ser promovido em meio a contenções de custo. Enquanto isso sempre aprendendo, refletindo e imitando o que os outros faziam, bem como pela experiência. Finalmente, mais uma peleja, agora com um lixo humano que foi colocado como chefe. Finda essa etapa, mudamos de empresa, agora por mérito próprio e enfrentando novamente preconceitos de todo tipo. Salvo pelo conhecimento da língua inglesa. O conhecimento de uma língua estrangeira está relacionado a sagitário e a casa 9. No meu mapa, apenas a Lua está em sagitário, mesmo assim na casa 5. Esse aspecto talvez tenha a ver com alguma habilidade conseguida em vidas passadas por conta da cauda do dragão em sagitário. Pois bem, continuando minha carreira de auditor em empresa multinacional, agora no banco da maior empresa da sua época, tudo parecia estar caminhando para o final feliz quando forças ocultas e carma me derrubaram e me levaram para uma grave doença, provavelmente patrocinada por Netuno em conjunção com o Sol em escorpião. Como essa grave doença não estava marcada por algum planeta na casa 12 ela não foi definitiva mais foi longa e desesperadora em muitos momentos. Nunca mais recuperei minha vida profissional, que foi um sucesso enquanto durou, original, ascendente e de muita luta. Eu não tinha o perfil de empregado, que em geral é do pau mandado até se tornar chefe. Hoje nada mais me atrai no campo profissional, porque faço o que gosto, como escrever este blog. Minha Roda da Fortuna diz que minha felicidade está em ser diferente e do meu modo, não seguir o que os outros dizem. É exatamente isso que tenho feito e tenho me sentido muito feliz.
O gestor, o técnico e o visionário
Essas são as três figuras envolvidas com empreendedorismo. O visionário é aquele que enxerga longe e que vai na cola de algo novo e revolucionário. Eu diria que é função do lado aquariano de alguém. Vi pelo menos em duas ocasiões onde "visionários" tiveram sucesso: quando a industria automobilística foi implantada no Brasil: surgiram oportunidades para empreendedores que abriram concessionárias, com a finalidade de distribuir a produção da auto industria e quando vieram para o Brasil as empresas de telefonia celular. O carro já havia sido inventado mas não era popular no Brasil por dificuldades de preço, acesso, infra-estrutura, etc. O telefone celular é algo aquariano de forma pura. O técnico se baseia na detenção do conhecimento: eu sei fazer melhor do que meus concorrentes. Essa e a vantagem do técnico. Ele sabe executar com maestria algum mister. Enquanto o visionário aproveitar uma oportunidade que em geral ele não criou, o técnico explora as deficiências do mercado e dos seus concorrentes. Finalmente temos o gestor. O gestor pode não saber nada do produto ou do serviço técnico que a empresa produz e pode também não ser um oportunista. Sua função é basicamente controlar tudo e todos, garantindo a operação do negócio e sua adequação as exigências legais, societárias, etc. É ele que garante a continuidade do negócio e sua administração. Vejo que enquanto o visionário é um aquariano, o técnico pode ser qualquer signo, pois todos tem profissões análogas, o gestor é tipicamente um capricorniano com ajudantes virginianos. Escorpião também podem estar entre eles, em determinados negócios. Esse é o universo do empreendedorismo, que, aparentemente é algo de leão ou áries mas que pode ter outros atores.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
O Brasileiro tipico confia em se encostar no governo ou na familia
É tradição no Brasil as pessoas não planejarem sua vida financeira. Abstrações não é o forte dos brasileiros, muito menos projetar o futuro. Talvez isso aconteça como uma forma de se defender: já que sou um incompetente e não consigo fazer nada direito menos (Nós somos inúteis - disco do Ultraje a Rigor) pelo menos eu confio na aposentadoria do governo, nem que seja um salário mínimo e na ajuda da minha família, já que tive filhos contando com essa hipótese. Assim são a média dos brasileiros. Pensar como os americanos ? Fazer um pés de meia ? Pensar no futuro antes de escolher uma profissão ? O Brasil não seria o país das vocações perdidas se isso fosse realidade. Na hora de casar a maioria das mulheres pensa muito bem no dinheiro que conseguirá do seu futuro marido. Alguns mais espertos estão planejando o futuro e provavelmente terão uma vida mais longa, já que terão mais recursos para mantê-la. Temos exemplos na família de tios e tias que se encostaram de certa forma na família e no governo. Como tinham muitos filhos, é de se esperar que alguns tenham mais sucesso que outros. Como caixão não tem gaveta, bens acabam sendo partilhados e podem significar uma vida melhor para os herdeiros que tiverem sabedoria para administrar o dinheiro. Ter sua casa e seu dinheiro é uma condição de soberania, ou como diz a lenda, uma condição para deixar a lua materna e assumir o sol paterno, esotericamente..
Individuação
O conceito de individuação foi criado pelo psicólogo Carl Gustav Jung e é um dos conceitos centrais da sua psicologia analítica.
A individuação, conforme descrita por Jung, é um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência. Através desse processo, o indivíduo identifica-se menos com as condutas e valores encorajados pelo meio no qual se encontra e mais com as orientações emanadas do Si-mesmo, a totalidade (entenda-se totalidade como o conjunto das instâncias psíquicas sugeridas por Carl Jung, tais como persona, sombra, self, etc.) de sua personalidade individual. Jung entende que o atingimento da consciência dessa totalidade é a meta de desenvolvimento da psique, e que eventuais resistências em permitir o desenrolar natural do processo de individuação é uma das causas do sofrimento e da doença psíquica, uma vez que o inconsciente tenta compensar a unilateralidade do indivíduo através do princípio da enantiodromia.
Jung ressaltou que o processo de individuação não entra em conflito com a norma coletiva do meio no qual o indivíduo se encontra, uma vez que esse processo, no seu entendimento, tem como condição para ocorrer que o ser humano tenha conseguido adaptar-se e inserir-se com sucesso dentro de seu ambiente, tornando-se um membro ativo de sua comunidade. O psicólogo suíço afirmou que poucos indivíduos alcançavam a meta da individuação de forma mais ampla.
Um dos passos necessários para a individuação seria a assimilação das quatro funções (sensação, pensamento, intuição e sentimento), conceitos definidos por Jung em sua teoria dos tipos psicológicos. Em seus estudos sobre a alquimia, Jung identificou a meta da individuação como sendo equivalente à "Opus Magna", ou "Grande Obra" dos alquimistas. A individuação também pode ser compreendida em termos globais como o processo que cria o mundo e o leva a seu destino (Rocha Filho, 2007), não sendo, por isso, uma exclusividade humana. A individuação, neste contexto, se identifica com o mecanismo de auto-realização, ou primeiro-motor do universo.
Enantiodromia
Enantiodromia (do grego ἐνάντιος, enantios, oposto + δρόμος, dromos, pista de corrida) é um termo criado pelo filósofo Heráclito para o conceito de que uma grande força em uma direção gera uma força no sentido oposto. Foi reformulado pelo psicanalista Carl Jung para ser aplicado ao inconscientequando em conflito com os desejos da mente consciente. [2] Platão, também defende o mesmo princípio em sua obra Phaedo ao escrever que: "Tudo surge desse modo, opostos criando opostos".[3]
[editar]Conceito original
Heráclito exemplifica com um arco e flecha, em que ao puxar a corda do arco em uma direção lançamos a flecha na direção oposta e com um objeto que quanto mais forte é atirado para cima, mais forte é o impacto que causa ao retornar. Assim, o retorno do oposto da força seria uma lei natural do mundo.[4]
[editar]Conceito Jungiano
Um exemplo de enantiodromia é a identificação os gêneros como feminino e masculino. Só se pode se entender o conceito de feminilidade caso consiga identificar o masculino como seu oposto. Dessa forma, segundo Jung, conforme um indivíduo se identifica conscientemente como extremamente masculino, um conceito de extremamente feminina se forma em seu inconsciente em oposição ao seu eu masculino. Outro exemplo seria o conflito entre um eu consciente extremamente bondoso e um eu inconsciente extremamente maligno. Segundo Jung o conflito entre forças inconscientes oposta ao desejo consciente resulta em neuroses agudas.[5]
- Exemplos
Outros opostos relacionados na psicologia de Jung são[5]:
- Anima/Animus;
- Ego/Sombra;
- Eros/Tânato;
- Extroversão/Introversão;
- Instinto/Arquétipo;
- Amor/Desejo pelo poder,
- Matéria/Psique;
- Sociedade/Personalidade;
- Espírito/Alma;
- Progressividade inconsciente/Regressividade consciente.
Carl Jung usou casos de reviravoltas na vida de pessoas famosas da história ocidental como exemplo de enantiodromia: São Paulo, inicialmente um perseguidor de cristãos, teve um surto e tornou-se um dos porta-vozes mais importantes para a nova religião; Friedrich Nietzsche, que inicialmente amava a música de Wagner, passou a odiar sua música; e Swedenborg, que era um estudioso erudito e se tornou um vidente e religioso. [5]
Para Jung: "A única pessoa que escapa da lei implacável de enantiodromia é o homem que sabe separar-se do inconsciente, não reprimindo-o, pois assim ele simplesmente o ataca por trás, mas colocando-se claramente diante dele como aquilo que ele é não."[5].
A astrologia como mandala
Meus estudos estão sendo aprofundados. A astrologia é uma mandala. Poucos são merecedores de estudá-la e menos ainda são hábeis o suficiente para interpretá-la. Muitos estudam mas poucos tem o dom e a capacidade. Eu penso sempre um Jung e no processo de individuação. Cada um tem seu mapa que é único. Cada um terá a sua história de vida, suas dificuldades a vencer, seus demônios a enfrentar. O objetivo de cada encarnação é único e as leis são a da evolução, reencarnação e carma. Não regredimos. Podemos juntar mais ou menos carma e podemos evoluir menos ou mais. Em cada vida escolhemos um tema principal e vários coadjuvantes. Os personagens, o país, a família: tudo é minuciosamente negociado e escolhido previamente. Podemos usar magia branca ou negra, podemos ter mais ou menos carma, sofrer mais ou menos. Podemos escolher viver um "refresco" ou então um "pesadelo". Gosto das casas e dos signos, dos planetas e dos aspectos. E estou com Jung: se mais 10 anos de vida eu tiver, quero dedicá-los a estudar a astrologia !!!
O desvio da proposta original e a busca da felicidade
Em mais uma análise de mapa astral de pessoa próxima, Esse mapa era muito bom, com vários aspectos positivos. Mulher bonita e sensual, teve a possibilidade de escolher seu parceiro. Um relacionamento conflitoso que durou 7 anos a fez desacreditar da busca do pote de ouro no fim do arco iris. Nesse momento passou a considerar o oposto do que sua roda da fortuna indicava. Aqui fiz uma analogia com o "lado negro da força", que tanto nos foi contado pelo filme Guerra nas Estrelas. Essa analogia consiste no seguinte: quando a nossa felicidade não consegue ser atingida por algum problema situacional é comum a pessoa agir sob a égide do signo oposto, com o de pior esse signo tem. É assim quando você quer comandar (leão) e não consegue e então diz ao grupo: façam então o que vocês quiserem (reação de áquario, que é impessoal). Ou então touro: vou construir minha vida passo a passo, em busca da felicidade terrena. Não conseguindo a pessoa parte para o lado maléfico de escorpião: vou destruir tudo e a todos. E assim poderíamos ilustrar essas díades: Vou ser eu mesmo e fazer valer a minha vontade ou então vou deixar que o outro faça a vontade dele (e vou ficar esperando para ver se funciona e tem resultado melhor, estando a postos para criticar). Vou aprender sobre tudo e sobre todos que me são próximos ou então vou ficar no campo da filosofia e das hipóteses bonitas mas teóricas. Vou ter uma família, ser caseiro e doméstico/amoroso ou então vou ser publico e mandão e autoritário. Vou ser um ser rotineiro regrado e ordeiro ou então vou ser um perdido, envolvido com escapismo e drogas de todo tipo, fugindo da realidade. Perceba que as díades realmente existem e elas podem ser melhor observadas no estudo dos nódulos lunares e também no estudo da roda da fortuna. Existe uma expressão mundana que ouvi uma vez que resume bem esta faceta. Chama-se "ligar o foda-se". É o momento em que a pessoa deixa de ser racional e ponderada e passa a agir destrutivamente. Foi muito bom aprender mais esta lição.
Um potencial oculto
Fiz a análise de mais um mapa de pessoa próxima. Ao contrário de uma vida solar, com família, trabalho, filhos, cachorro e papagaio, encontrei um mapa avesso a tudo isso: muito concentrado em escorpião e sagitário em casas sociais. Certas pessoas realmente vem ao mundo com objetivos bem diferentes da média das pessoas comuns. Uma pessoa complicada, que viverá ao sabor de forças mais fortes que ela, que provavelmente será solitária, com tendências ao ocultismo. Um verdadeiro mapa de bruxa. É engraçado porque somente através dos outros é que evoluímos: é dos encontros e desencontros que aprendemos. Todo aquele que fica isolado com seus pensamentos e crenças em geral torna-se um místico desconectado da realidade. Para mim é fácil dizer essas palavras porque aprender é tudo o que fiz nesta vida, o tempo inteiro. Realmente existem pessoas de todo tipo neste mundo.
Um Leonino bem sucedido
Fiz a retificação do horário de nascimento de uma grande amigo. Leonino, possui um mapa poderoso, com ascendente em sagitário e bons aspectos. Como já tem 50 anos, ficou fácil ver se as propostas do mapa se realização e em que extensão e a comprovação foi inequívoca: ele é mais um do que Jung chamou de realização do self. Fiquei feliz em ver que ele conseguiu e está conseguindo. Parabéns !!!
domingo, 14 de abril de 2013
Signos Masculinos e Femininos (positivos e negativos)
Nos meus estudos da astrologia nesta nova fase, descobri entre outras coisas que quem tem Netuno na casa 3 gosta de estudar astrologia e ciências ocultas. Não sei porque eu tenho essa situação. Voltando a análise dos signos positivos e negativos temos a analogia do carro: o motorista é o signo solar e sua proposta e o carro que ele tem é seu signo ascendente. Várias combinações são possíveis: um objetivo singelo (sol em um signo mais leve, fixo ou mutável) e um carrão: ascendente em signos positivos e poderosos. Nesse caso podemos esperar uma grande realização dos objetivos solares. O oposto mostra um provável fracasso: grandes objetivos solares e um carrinho. As outras situações são grandes exigências e poderosos ascendentes (uma condição possível mas que exige esforço) e poucas exigências e um ascendente fraco (situação de ser um loser mas feliz).
sábado, 13 de abril de 2013
Signos Fixos
Notei que meus amigos são em geral de signos fixos como o meu. Faz sentido. Signos cardeais podem ser insuportáveis por serem egoístas nos seus objetivos: colocam em primeiro lugar seus interesses. Signos mutáveis estão muito preocupados mudando de interesses e amizades, não se dedicando a manutenção de uma amizade duradoura e frutífera. Assim sobram os signos fixos, que são constantes. O fixo da terra que é touro, o mais fixo de todos. O fixo do fogo: leão, que é a emanação do calor reconfortante. O fixo da água: escorpião, constante em seus afetos e desafetos e o mais enigmático de todos os fixos: o fixo do ar, aquário. Tenho amigos de décadas de todos esses signos fixos. Gosto de relações duradouras. Os signos mutáveis me parecem ser mais oportunistas, mudando conforme o vento sopra. Os signos cardeais me chateiam pela sua falta de assunto, já que costumam ser monotemáticos e voltados apenas para os seus interesses. Gosto de relações de longo prazo inclusive com fornecedores em geral.
Autoridade, reputação e liderança
Esses são os três senhores do poder. A autoridade é um poder temporal: podem passar os seculos e ela não passará. É um poder fundamentado no passado, em Saturno e no signo de capricórnio. Sofre do problema do anacronismo. Tudo que é revolucionário será rejeitado e punido, já que não é entendido. É o superego e no caso do poder judiciário é o superego de uma sociedade. Muita autoridade é dada somente e apenas pelo passar do tempo: Fulano é o mais velho, portanto ele viveu mais e é o mais adequado para assumir a direção. É tão forte que existe a promoção por antiguidade. A reputação tem a ver com a fama na minha opinião. Aqui temos aquele que venceu batalhas idas e provou seu valor através do mérito. Temos o mito do herói que vira lenda. Provavelmente temos marte como figura principal. A reputação de uma pessoa, suas glórias passadas, a autorizam socialmente a ser respeitado,porque se acredita que quem fez um dia poderá fazer sempre. Segundo o livro de filosofia do direito a reputação está relacionado a "o que". Como exemplo poderíamos imaginar uma Universidade como a USP: ela tem a reputação de ser a melhor Universidade do Brasil. Podemos ver que aqui temos o resultado como indicador de reputação daí ter a ver com a fama. Já a liderança tem a ver com a imitação: o líder inspira outros sujeitos a serem como ele. Provavelmente cativa pelo exemplo. Temos pouquíssimos líderes aqui no Brasil. Mesmo a reputação não é muito difundida. Sobra a autoridade, já que o tempo passa para todos, competentes e incompetentes e é inexorável. Ter uma reputação significa que você é bom no que você faz e melhor do que os outros. Ser líder significa apenas que em determinado momento o inconsciente coletivo te escolheu para aquele papel.
Marte em Virgem na casa 1
Marte em virgem na casa 1 vai te dar um poder de analise agressivo. Com o sol em escorpião vai te dar um poder de destruir ao conhecer os podres dos seus colegas de outros signos, desvendando segredos que eles gostariam de manter ocultos. Esse agressividade vale também para descobrir os podres de instituições e empresas em geral. É preciso muito cuidado com esse marte porque você pode ser facilmente incluído nos crimes contra a honra, já que incomodará muitas pessoas. Marte é onde existe energia e ação. Sem marte não existe vida, tudo fica na mesmice e pasmaceira. A energia de marte precisa ser canalizada de forma produtiva. Um problema que acontece com este marte é que antigamente não se podia falar que se era preso, torturado e morte. Hoje em dia você pode falar quase tudo que quiser e nada acontece. Dirigir-se as pessoas e falar a verdade com franqueza pode te fazer um injuriador, já que você pode ofender a honra subjetiva do sujeito. Jornais na democracia tem o poder de informar mas não o poder de mudar a realidade. Podemos observar claramente isso com relação as pessoas que são eleitas aqui no Brasil.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Previsões
Teoricamente os eventos seguem uma distribuição normal. Sendo assim, é "normal" esperar um comportamento médio de tudo e de todos. Comportamentos excepcionais necessitam de explicação. Descobri essa verdade cedo, por ser auditor. É assim que podemos esperar uma pequena mobilidade social ao longo de décadas em cada família. É assim que podemos esperar uma felicidade média baixa nos casais que se formam aqui no Brasil. É assim que podemos esperar filhos medianamente inteligentes, mesmo porque cada um deles tem um objetivo nessa vida, que pode ser visto pelo seu mapa astral. É assim também que a maioria será medianamente feliz. Para estar na ponta da Gaussiana é necessário ser diferente, em geral muito mais inteligente que a média e mesmo assim são possíveis revezes, já que sendo muito inteligente você atrai muitas inimizades oriundas da inveja. Até em finanças fazem-se três previsões: otimista, realista e pessimista. Assim também deveria ser com as expectativas que temos a respeito da nossa vida pessoal, dos nossos relacionamentos e dos nosso negócios e profissão.
terça-feira, 9 de abril de 2013
Vênus na casa 2 em libra
O homem que tem Vênus na casa 2 em Libra poderá gastar dinheiro com um carro bonito. Homens com esse posicionamento podem gostar de gastar com carros, celulares, etc. Tem facilidade para avaliar a beleza e o valor das coisas. Fui justamente salvo por essa caracteristica. Por gostar muito disso, ser minha área de natural interesse, pude sair de uma depressão profunda que durou 9 anos. Vênus é aquilo que você gosta. Quem sabe um dia não compro a minha BMW, mesmo que usada . . .
Onde se tem Saturno no mapa
Onde se tem Saturno no Mapa as dificuldades são tantas que a pessoa que lutar contra elas se tornará um especialista no assunto. Trata-se do aprendizado pela experiência, isto é. pela dor, que tanto as pessoas que são masoquistas gostam por aqui. O aprendizado pela imitação acredito estar em gêmeos e o aprendizado pela reflexão em sagitário. O mais fácil é pelo irrequieto gêmeos e o mais nobre por sagitário, regido pelo nobre Júpiter.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Empreendedor
Empreendedor no Brasil é em geral um micro empresário individual. Como empreendedor, esse indivíduo não sabe nada ou sabe muito pouco sobre finanças. Em geral tem uma visão romântica do negócio, acredita que ficará rico em pouco tempo e com pouco trabalho. Não conhece as exigências legais e confia em "contadores" e em outros "especialistas" como vendedores de franquias. Com um perfil desses não é de se admirar que a maioria dos empresários vai a falência rapidamente. O ambiente é hostil para a maior parte das empresas aqui no Brasil. O empresário de sucesso precisa ser uma espécie de mágico, com habilidades contábeis, econômicas, advocatícias e até de engenharia, quando não em medicina do trabalho. Esse empresário está sempre de olho no custo, porque é um tomador de preços e não um fazedor de preços. Alguns poucos empreendedores conseguirão uma conjuntura favorável ao ser trabalho e as suas habilidades. É só olhar o jeitão da coisa para imaginar quem irá ter sucesso. Em geral são necessários o ineditismo e a ousadia para aproveitar oportunidades. Quem começa com recursos próprios leva vantagem. Quem tiver bons sócios e boas parcerias também. É necessário ter alguma vantagem competitiva porque os outros tem.
domingo, 7 de abril de 2013
O nicho dos profissionais de nível superior
Profissionais de nível superior trabalham para o governo, para grandes empresas privadas ou são empresários ou profissionais liberais. O perfil do empregado típico é ser um pau mandado do patrão, não ter abertura nenhuma e nem autonomia. O empregado típico deve ser obediente e não questionador. Deve trabalhar duro e não ter grandes ideias. As grandes ideias estão reservadas para o "empreendedor", que não pode ser ofuscado pelo seu reles empregado. É ridículo mas é essa a realidade aqui no Brasil. A escala de dominação é essa e é assim que se ganha dinheiro por aqui. Existem os aventureiros de todo tipo, os consultores, que são os professores, que assumem a posição de resolverem o que o "empreendedor" não conseguiu resolver. Quem for realmente inteligente vai trabalhar para o governo aqui no Brasil. Vai ser "autoridade" e não "pau mandado". Caso tenha vocação para ser independente vai ser profissional liberal. As últimas opções são a de trabalhar em uma grande empresa privada ou então ser empreendedor. Trabalhar em uma pequena ou média industria é para os perdedores, a ralé dos profissionais.
A contabilidade e o controle
Na prática somente grandes empresas são obrigadas a ter um departamento de contabilidade e controlar realmente todos os aspectos do seu negócio. O que acontece é que todas as demais empresas usam contadores terceirizados, que nada mais são que preenchedores de guias de recolhimento de impostos. Até mesmo para fazer um balancete de um simples condomínio esses contadores terceirizados podem ter dificuldades. Contadores, administradores e economistas tem portanto chance de serem contratados apenas pelas grandes empresas e mesmo assim, somente contadores tem lugar reservado por terem de assinar um balanço, no caso das empresas de capital aberto. Aliais, a existência de terceiros acionistas, obriga a empresa de capital aberto a ter seu balanço auditado pelos auditores externos. Perceba como se trata de um mercado restrito aqui no Brasil. Controlar e administrar o dinheiro dos outros é para poucos. Grandes empresas de capital fechado também tem de fazer balancetes e balanços, para seus acionistas e para o governo, já que tem de pagar impostos de todo tipo.
O mercado externo
O carro e a casa são as variáveis do mercado interno. Para o mercado externo vale a exploração de commodities, com grandes empresas no agronegócio e na exploração mineral. São as maiores exportadoras do Brasil. A participação de manufaturados decresce e a de insumos básicos aumenta. Carros e casas são bens duráveis, com valor de revenda e que geram muitas receitas. São bens utilizados pelas pessoas para sua felicidade e desfrute. Mostre-me a casa onde você mora e o carro que você tem, bem como o quanto deles é realmente seu, que eu direi qual a sua renda e o seu nível econômico-social.
A compra de um automóvel
Existe farta informação sobre os automóveis. Trata-se de um mercado de milhões de unidades vendidas anualmente com grande representatividade no PIB. O automóvel, junto com a casa, estão entre os bens mais desejados e mais caros que um pessoa normal pode almejar possuir aqui no Brasil. E exatamente por isso que são setores altamente regulamentados e controlados por poderes de todo tipo. Mudanças nesses mercados afetam a praticamente todas as pessoas com algum poder econômico aqui no Brasil. Justamente por serem bens caros é que são em geral financiados e aqui temos o terceiro player: os bancos. Essa é na minha opinião a mais forte aliança capitalista (vista pelo lado do consumidor): construtoras + montadoras + bancos. A outra aliança é feita pelas grandes estatais e não é exatamente capitalista. Estamos falando da Sabesp, Petrobras, Eletrobras, etc. Aqui temos o monopólio estatal, servindo a milhões de clientes também, mas sem a competição que é a base do mercado citado anteriormente.
A construção de um imóvel
A construção de um imóvel é algo altamente regulamentado pelo poder público, pela inteligência, pela indústria, pelo direito, por tudo e por todos. Um imóvel tem pelo menos 300 itens para serem escolhidos. Quem escolhe ? O pedreiro, o engenheiro, o arquiteto, o dono ou a mulher do dono. Esta não é uma empreitada trivial e pode ter como envolvidos até os bombeiros. Talvez por isso e por demandar muito esforço e capacidade e que a maioria prefere comprar um apartamento de 50 m2 financiado em 30 anos pela Caixa Economica.
O Brasil não é uma republica, nem democracia, nem federação, nem um estado laico.
Palavras do Romano. Concordo em gênero, número e grau.
Ética X Moral
A diferença entre ética e moral é simples: ética é o comportamento coletivo de um povo e moral é o comportamento individual. Observe que você pode ter uma moral elevada mas pode ser prejudicado pela falta de ética de um povo. Isso porque outros não terão moral e levarão vantagem sobre você. Quando acontece o contrário, uma sociedade é extremamente ética e o indivíduo imoral, esse individuo será punido de alguma forma e poderá ser neutralizado. É o caso dos Estados Unidos. O caso oposto é o Brasil. Essa visão reforma a minha impressão de que nasci no país errado . . .
Os cinco demônios da agressão e os quatro anjos
São eles o predador (violência com vistas a atingir um fim), dominância (desejo de obter prestigio), vingança (propensão a reparar injustiças), sadismo (o mal pelo mal) e a ideologia (criar a sociedade perfeita ou concretizar os desejos de Deus). Os anjos são a empatia, autocontrole, senso moral e razão.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
A relação de poder nas relações amorosas
A relação amorosa quase sempre envolve um jogo de poder. Ora domina um, ora domina outro.
Já disse uma vez Carl Gustav Jung: Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.
Não entro mais nesse joguinho de poder. Mulheres adoram mandar e tentam fazer isso de todos os modos possíveis. Elas sabem tudo e tem as melhores ideias. Por que essa sede de poder é tão grande ? Por que os desejos são tão intensos ? Desejo de possuir, de ser notado, de mandar. Todos originados de egos inflados. E da vaidade que parece não ter limites.
Houve uma época em que as áreas de atuação dos poderes era clara e as regras eram impostas pela sociedade. Homens e mulheres não faziam o que queriam mas o que a sociedade lhes impunha.
Não quero dominar ninguém. Sou adepto da liberdade e de que as pessoas façam concessões por vontade própria e não por imposições externas. Sou contra a opressão, qualquer que ela seja. Abomino "autoridades" que tem sede de serem obedecidas apenas pela posição que ocupam e não pela razão ou pela moral.
Cada um que use sua inteligência e procure um parceiro que lhe satisfaça, conforme a sua sofisticação e grau evolutivo. Cada casamento é estabelecido em determinada faixa de frequência e vibração. Alguns estão no nível da sobrevivência. Outros já ultrapassaram esse nível inferior e estão no nível da colaboração recíproca e outros ainda estão no nível mais elevado, o do amor.
Já disse uma vez Carl Gustav Jung: Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.
Não entro mais nesse joguinho de poder. Mulheres adoram mandar e tentam fazer isso de todos os modos possíveis. Elas sabem tudo e tem as melhores ideias. Por que essa sede de poder é tão grande ? Por que os desejos são tão intensos ? Desejo de possuir, de ser notado, de mandar. Todos originados de egos inflados. E da vaidade que parece não ter limites.
Houve uma época em que as áreas de atuação dos poderes era clara e as regras eram impostas pela sociedade. Homens e mulheres não faziam o que queriam mas o que a sociedade lhes impunha.
Não quero dominar ninguém. Sou adepto da liberdade e de que as pessoas façam concessões por vontade própria e não por imposições externas. Sou contra a opressão, qualquer que ela seja. Abomino "autoridades" que tem sede de serem obedecidas apenas pela posição que ocupam e não pela razão ou pela moral.
Cada um que use sua inteligência e procure um parceiro que lhe satisfaça, conforme a sua sofisticação e grau evolutivo. Cada casamento é estabelecido em determinada faixa de frequência e vibração. Alguns estão no nível da sobrevivência. Outros já ultrapassaram esse nível inferior e estão no nível da colaboração recíproca e outros ainda estão no nível mais elevado, o do amor.
Eu aprendo !!!
A Cabeça do Dragão mostra o seu caminho da salvação. Quem tem a Cabeça do Dragão em Gêmeos tem como objetivo o "eu aprendo". Para aprender é preciso ser auto-didata e ter iniciativa ou então contar com um tutor ou guru, que tudo sabe. Existe uma miríade de assuntos e a pessoa com grande abertura saberá explorá-lo e utilizá-los no momento oportuno. Gêmeos é regido por mercúrio e está relacionado a inteligência. Inteligência desenvolvida é o fator mais importante para sucesso na vida.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
O mercado de trabalho
Existem aqueles que precisam trabalhar, aqueles que não precisam e aqueles que não conseguem. A regra é a de as pessoas trabalharem para sobreviverem. Isso acontece porque a maioria das pessoas é egoísta e não quer ficar sustentando ou doando recursos para os outros. Para ser um gênio incompreendido ou um artista ainda não reconhecido é preciso um mecenas, alguém que permita a sua sobrevivência. Outra característica de não se obter reconhecimento social através do trabalho e de sua remuneração é quase sempre a impossibilidade de constituir família, pelo menos para os homens. Agora podemos imaginar dois tipos radicais de mapas astrais: um deles você é o agente, pois a maioria dos seus planetas estão nas casas de número 1 a 6: o seu destino está em suas mãos e cabe a você construí-lo com esforço e dedicação. Outra possibilidade é o contrário: a maior parte dos planetas localizados nas casas de número 7 a 12. Nesse caso você está na mão do destino e sua sorte já foi traçada antes de você nascer, restando pouco a fazer. Observe que os dois modos realmente existem e ambos podem ser explicados: uma mulher linda, abençoada pela natureza, poderá ter de se esforçar muito menos para conseguir poder e dinheiro, através do casamento, por exemplo. O problema da sobrevivência estará resolvido assim como o da procriação para tal criatura. Um homem pouco inteligente terá problemas para sobreviver e mais ainda para encontrar uma mulher que queira dividir sua miséria e ainda condenar seus filhos a uma vida de privações. Mesmo pessoas com fortes temas astrais podem ter muito sucesso em uma área e fracassos em outra. É muito difícil vencer em todos os aspectos relevantes da existência humana.
Assinar:
Postagens (Atom)