Toda concessão de crédito é feita em cima de papeis. Principalmente quando concedida a pessoas físicas, seja na compra de um carro ou de um imóvel. Toda concessão de crédito de maior valor em geral tem alguma garantia real e é essa garantia que faz o negócio ser viável, mesmo quando alguns fraudam o sistema. No caso dos carros as vezes é impossível recuperar a garantia, já que carros podem ser passados adiante ou sumirem por ai. Nos casos dos imóveis, um dia o bem voltará para o banco. Quando for um apartamento provavelmente estará em bom estado, já que o condomínio garante a manutenção básica do imóvel. Um empregado mal comunado com o patrão pode conseguir um demonstrativo de pagamento falso e com ele obter um crédito imobiliário. Eu me lembro de um analista de crédito que olhava quanto tempo o candidato tinha no emprego como principal referência para conceder crédito. Conheço um caso muito estranho onde um sujeito conseguiu financiar um imóvel incompatível com sua renda e que provavelmente foi fruto de uma fraude. Igual a ele com certeza existem muitos casos pelo Brasil a fora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Imagine o cenário: o dono da construtora estava com dificuldade de vender um apartamento. Ele pega um empregado da empresa e arruma um demonstrativo falso para seu empregado laranja. O banco concede o financiamento ao laranja e libera o dinheiro para o dono da construtora. Este paga o que deve ao banco pelo empréstimo feito para construir o apartamento e fica com o lucro. Grande golpe !!!
Na sequencia o empregado laranja fica inadimplente e mora no imóvel por longos anos até que o banco consiga retomar a sua garantia.
Postar um comentário