segunda-feira, 11 de março de 2013

Faltam bons contadores e administradores

Contador aqui no Brasil na maioria das vezes apenas contabiliza as contas referentes aos empresários e as exigências tributárias, que são os impostos. Ou seja, fazem apenas o que são obrigados por lei. O potencial da contabilidade, em particular da contabilidade gerencial é desprezado pela maioria. Grandes empresas tem departamentos de contabilidade próprios e robustos e que controlam praticamente tudo. São essas grandes empresas que podem ter um departamento de auditoria interna. O Brasil tem ridículas 454 empresas com ações em bolsa e essas empresas precisam ser auditadas, no caso por auditores externos. Esse é o grande mercado dos auditores, por que é criado por lei. Aqui no Brasil aquilo que não é exigido por lei em geral é ignorado, mesmo que seja importante. Os negócios aqui no Brasil são precariamente administrados através do fluxo de caixa que é representado pelo extrato bancário. Administradores de verdade precisam de informação referente a medição de tudo que tem valor financeiro e essa informação vem de uma contabilidade bem estruturada. A exceção são os bancos, onde a contabilidade é vital. Este é um resumo do estado da arte dessas profissões aqui no Brasil . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

A matéria diz que temos bons engenheiros e bens médicos. Eu acrescentaria bons dentistas. Já advogados tenho minhas dúvidas. Minha experiência de vida mostra isso.

Van der Camps disse...

Advogados famosos e influentes tem força aqui no Brasil. Não é apenas uma questão de competência. É uma questão de valorizar não o que a pessoa diz mas quem diz.