Vendas pode ser um departamento passivo, ou seja, atende a quem vem até ele comprar. Vender mesmo é convencer quem não tinha intenção em comprar algo a fazê-lo. Um bom vendedor tem de ter argumentos convincentes, ou seja, tem de ter um bom produto, que possa fazer frente a concorrência, senão ele não irá vender nada. Outra função de vendas é agir ativamente, ou seja, tentar vender (ou empurrar para o mercado) aquilo que estiver "encalhado". A ação ativa de vendas é necessária muitas vezes para manter o nível de vendas mensal. Aqui entram as "promoções". Alguns setores precisam mais dos esforços de vendas que outros, quer ser por barreiras culturais ou outras. Um termômetro são as ligações e malas diretas que eu recebo. Um ex cliente fica registrado para sempre nos cadastros de um fornecedor hoje em dia e custa muito mais barato tentar trazer um ex cliente de volta do que conquistar um novo. Já Marketing seria um nível acima de vendas: o profissional de marketing tem por missão descobrir o que o cliente quer e quanto está disposto a pagar por isso, passando essas informações para o desenvolvimento do produto e depois para a produção. Do marketing vem as tendências e as novidades. A moda por exemplo é o paraíso do marketing, já que a moda precisa ser "renovada" todos os anos. A justificativa para renovar todos os anos são as estações do ano, que obrigam a mudar o visual de todos . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário