Trabalhei no Departamento de Informática de uma grande empresa, provavelmente a mais avançada em sua época, em 1987. O que se chamava "informática" virou "tecnologia da informação". Passados 25 anos muita coisa mudou nessa área mas o mainframe sobreviveu. E com o mainframe existiam algumas subdivisões onde eram alocados determinados empregados, a grande maioria muito bem remunerada. A maioria das empresas são constituídas de departamentos que se parecem mais com feudos. A área de informática na qual trabalhei tinha quatro subdivisões: analistas de sistemas, suporte técnico, teleprocessamento e produção. Os analistas eram muitos, divididos entre São Paulo e São José dos Campos. O suporte técnico ficava em São Paulo, junto ao grande computador central. O teleprocessamento era sediado em São Paulo mas tinha um empregado em SJC. E a produção era centralizada em SP. Enquanto os analistas, o teleprocessamento e a produção prestavam serviços para os demais departamentos da empresa, o suporte técnico prestava serviços para o próprio departamento de informática. Essa é uma das características de todo processo complexo e que está comprometido com qualidade: é a metalinguagem das coisas. Na Justiça temos a Justiça da Justiça que é a corregedoria. A corregedoria é quem exerce essa função em qualquer organização. O suporte técnico era tão importante, sob vários aspectos, que tinha um gerente e apenas 4 empregados. A Auditoria era igual: 4 empregados e um Gerente. O investimento em departamentos tão pequenos mostra a importância estratégica deles . . .
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2 comentários:
Outros departamentos poderoso eram o de Propaganda, o de Relações Públicas , que era chamado de Relações Governamentais. Eles tinham em comum ser departamentos chamados de Staff: trabalhavam para a empresa como um todo e não apenas para uma diretoria. A importância de um departamento era medida pelo orçamento que aquele departamento tinha a sua disposição ou pelas consequência, que poderiam ser medidas em dinheiro, da sua atuação.
Somente grandes empresas, conscientes de todas implicações que existem e que podem influenciar seu desempenho, podem ter departamentos assim constituídos. Percebe-se a preocupação com o longo prazo e a perpetuação dos negócios em uma empresa assim. Em uma pequena ou média empresa o que se faz é "dar um jeitinho" quando crises aparecem.
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