sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Advogados, dentistas, médicos, engenheiros, etc

Hoje em dia temos cada vez mais profissionais de nível superior. Todas as profissões de nível superior tiveram um aumento significativo de abertura de escolas. A consequência é que o nível dos formandos caiu muito, de forma que nem 50% dos que se forma estão aptos a exercer a profissão. Advogados são muitos. Médicos generalistas também. Dentistas nós somos os líderes mundiais. Engenheiros não temos muitos, por dificuldades históricas e deficiências no ensino da matemática, física e química. Engenheiros também não trabalham diretamente com o público, de forma que a pressão sobre eles pela sociedade é menor, embora em termos legais seja muito rígida, com o agravante de que se trata de uma profissão técnica, onde todas as variáveis são em teoria previsíveis, passíveis de serem medidas e aferidas e portanto passíveis de serem levadas em juízo. O que existe hoje em dia é o destaque que alguns desses profissionais irão conseguir entre os seus pares e não como antigamente, quando bastaria ser "formado" para ter sucesso. Para o jovem a responsabilidade aumenta muito, pois a perda de tempo na profissão errada está mais cara do que nunca. Como muitos dos formados são incompetentes muitos serão processados na justiça comum e também serão alvo de processos administrativos em seus órgãos de classe. Essa é a realidade. Os outros profissionais, que não são tão demandados pela sociedade, tentarão obter um emprego público ou então poderão dedicar-se ao comércio, empreendendo. Também sempre terão a opção de dedicar-se ao magistério. Vivemos um momento em que bons empregos e grandes oportunidades estão cada vez mais difíceis. Para as mulheres existe sempre a opção de um bom casamento. Para os homens a luta para ganhar dinheiro é cada vez mais acirrada. A prova disso são o grande número de filhos homens que assumem os negócios dos pais ou suas carteiras de clientes. Isso é possível porque hoje os filhos são poucos, em geral um ou dois. Assim sendo é sempre possível casar bem as filhas e dar emprego para o filho, resolvendo o problema. Para quem é filho único a herança pode bastar para viver. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

As profissões de nível superior do título são aquelas que mais são demandadas pela sociedade e portanto são as que tem mais vagas abertas.

Van der Camps disse...

Engenheiro profissional liberal pode ser engenheiro de segurança do trabalho: pode ter alguns clientes empresários, em particular os da indústria.

Van der Camps disse...

Observe que essas profissões exigem que o aluno estude 5 anos no mínimo, em alguns casos de forma integral. Tanto esforço e depois não ter emprego e ganhar pouco ? O pessoal defende as profissões dizendo que ganha-se pouco no início mas depois compensa . . .