quinta-feira, 16 de junho de 2011

O marketing do concorrente é melhor

Pelo principio psicanalista do prazer e da dor procuramos o prazer e fugimos da dor. O conhecimento desse principio parece estar por trás de toda inteligencia de marketing. Portanto nada mais anti-marketing do que criticar ou dizer a verdade: essas atitudes farão seu interlocutor sofrer e ele irá te evitar ou até se tornar seu inimigo. Como diz a musica: te direi meias verdades, sempre a meia luz. Os marketeiros procuram tornar a experiencia de comprar o mais prazerosa possivel, ao mesmo tempo que tentam minimizar ao máximo os temores do consumidor, os quais caso tornem-se realidade o farão sofrer. A propaganda e marketing tem milhões para gastar pois o seu custo retorna nas vendas. Já os opositores do marketing barato, aqueles que contam os podres, estão nas associações de defesa do consumidor, no ministério publico e em alguns jornais e revistas sérios. É luta desigual ? As vezes sim. Muitos dos custos de venda de produtos que deixam as pessoas doentes são transferidos para a sociedade, que tem de gastar com doentes do fumo, por exemplo. As empresas precisam muitas vezes sobreviver no curto prazo, por isso não se importam em transgredir leis para obter vantagens imediatas. O mesmo pode acontecer com as pessoas, que preferem o curto prazo ao longo e que depois "sobram" para os parentes cuidar.

Nenhum comentário: