Os registros dos cartorios são esclarecedores. Milhões se casam, milhões nascem e milhões devem morrer todos os anos. Isso os que são registrados, é claro. Um milhão casa, tres milhões nascem e um milhão morre. Diminuindo os nascimentos teremos a estabilidade da população e o seu consequente envelhecimento. O envelhecimento é fruto das melhores condições de vida da população: melhor alimentação, melhor assistencia medica, melhor saneamento basico, mais exercicio, melhores condições bucais, melhor escolaridade. Ou seja, as condições adversas estão sendo eliminadas para muitas pessoas. A medicina evoluiu muito, doenças infecciosas que matavam a maioria das pessoas foram em grande parte controladas. Restaram as degenerativas. São grandes numeros: milhões de atendimentos no SUS. Milhões de consumidores avidos por comprar, comprar e comprar . . .
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Nascem 2,9 milhões de crianças no Brasil por ano
Engraçado como as mães pensam que só elas tem filho ! Li que mais de 97% dessas crianças nascem em hospitais. Interessante pensar nessas crianças. Quantas serão pobres ? Sabemos que 85% irão estudar em escolas publicas. A maioria será da classe "trabalhadora". Poucos chegarão ao nivel superior e menos ainda a Universidade Publica, e, dentro da universidade publica poucos atenderão os cursos de elite. Sabemos que elas verão televisão, irão usar telefone celular e farão sexo. Quantas serão bonitas ? Ricas ? Inteligentes ? As diversas idades todas viverão (se não morrerem antes). Então temos condições democraticas e condições aristocraticas. E assim continuará com os carros que elas irão comprar, com os médicos que irão consultar e aonde elas irão morar e quanto dinheiro irão ganhar. Com as relações sociais que irão construir e com a profissão que irão exercer. Os bem nascidos e os desprovidos pela sorte. Todos brasileirinhos . . .
Um milhão de casamentos por ano no Brasil !!!
E qual será a "qualidade" desses casamentos ? Será que todos são "por amor" ? Com pessoas maduras e preparadas ? Duvido. Acho que a maioria é do "senhor conveniente" com a senhora "ali na esquina" mesmo. Devemos sempre duvidar da qualidade dos "grandes numeros". O Gikovate diz que se você quer pilotar um teco-teco na vida, com certeza poderá viver sem se casar. Agora, se você quer pilotar um boing, então é bom ter um co-piloto, ou seja, uma companheira (o). Faz sentido. Somente a sinergia de uma boa associação pode levar um indivíduo mais longe. E o que faz um casal ficar junto ? Projetos em comum, como por exemplo um projeto reprodutivo, patrimonial, etc. Sim, um casal pode desejar ter filhos, para reproduzir suas ideias na educação deles e para ter netos, por exemplo. Pode tambem querer adquirir bens que não conseguiriam sozinhos, como casa de praia, casa no exterior, carros de luxo, barcos, aviões e tudo mais que o dinheiro pode comprar. Podem tambem querer alguem para trocar ideias, para conversar na velhice, alguem para ser amigo, com algo a mais, tal como uma vida sexual satisfatoria.
Trinta milhões para 6 mil casamentos por ano !
Esses são os dados do Par Perfeito, o maior site de relacionamentos do Brasil. Tal informação mereceria uma análise sociologica. O que fizeram os 6.000 casais que encontraram seu par ? Qual o perfil deles ? Que tese poderia ser desenvolvida com os dados que estão nos servidores do Par Perfeito ! Quando eu fiz uso do site achei um padrão para o meu caso. Será que ele pode ser generalizado ? Eu acho que sim mas isso é apenas uma hipótese. De qualquer maneira, imagino que o pequeno numero seja em função do alto nivel exigência das pessoas que estão no site. Também deve ser muito grande o numero de pessoas que não se conhece e que não sabe usar o site de forma ativa. Ficam lá cadastrados esperando ver o que aparece, principalmente as mulheres. E essas mesmas mulheres, mesmo quando recebem propostas, tendem a serem as mais exigentes, além de terem as vezes medo. Pela minha experiência, foi preciso contatar centenas de pessoas, para encontrar a pessoa ideal. Acho que justamente para pessoas como eu a internet é util. Para o "senhor conveniente" e a senhora "ali na esquina" nada disso é necessário . . .
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Os maiores supermercados estão em apenas 188 municipios
Quem vive na maior cidade do país como eu pode muitas vezes perder a noção de como é no interior do Brasil. Hoje a noticia acima mostra o "todo": o Brasil tem mais de 5.560 municipios e somente 188 tem algum supermercado dos lideres, Pão de Açucar e Carrefour. Isso significa que muitas cidades tem pequenos supermercados, que compram produtos locais e que certamente não tem a variedade de produtos que encontramos em um hipermercado aqui em São Paulo (30.000 produtos diferentes). Interessante analisar o varejo: ele tem capilaridade porque todos compram alguma coisa de vez em quando. A industria já analisei aqui será sempre concentrada, onde existem os "clusters", pela propria natureza do negocio. Os serviços estão espalhados mas os especializados tambem estão concentrados nas grandes capitais. E isso acontece na maioria dos paises do mundo por uma unica questão: custo. Para inverter a logica do capitalismo somente uma intervenção do estado: criar cidades onde não existia nada, como Brasilia, por exemplo. No caso dos serviços podemos citar os bancos, os foruns, os medicos, dentistas, advogados e hospitais. No caso do comercio os shoppings centers. E não podemos esquecer dos engenheiros, que estão em geral nas industrias, mas tambem podem estar em alguma construtora de menor porte.
Você não pode ganhar como Portugal e gastar como a Alemanha
É isso ai ! O que vale para países vale tambem para as pessoas. O dinheiro não perdoa ninguem. Você não pode ganhar como um office boy e gastar como o presidente da empresa, senão você quebra. O que pode ocorrer é você ter ganho como presidente durante um tempo e ter acumulado muito dinheiro. Nesse caso, na hipotese de você se tornar um office boy, você poderá gastar durante um tempo, como um supervisor. Em finanças tudo é muito simples e pode ser observado na vida das familias. Vale a lei de Hermes Trimegisto: aquilo que está em cima é como aquilo que está em baixo.
terça-feira, 28 de junho de 2011
Existem empregos em que ser feia é vantagem para as mulheres
Essa é boa ! Existem empregos onde ser feia é uma vantagem ! São empregos em que não existe contato com o publico e onde a beleza de uma mulher pode distrair os companheiros de trabalho e talvez até provocar acidentes. Já para cargos como secretaria e recepcionista a beleza pode ser fundamental. Ainda me lembro de um vez em que minha namorada tinha de escolher entre duas opções de empregada domestica: uma negra e uma branca. Ela foi aconselhada a escolher a pretinha . . . por que ? Talvez por acharem que a negra deveria ser mais pobre e mais necessitada, portanto faria menos exigências e reclamaria menos. Lembro tambem do banco onde trabalhei: na contabilidade não tinha mulher muito bonita não . . . era uma função interna, que não tinha contato com o publico. Lembro tambem das minhas pesquisas no Par Perfeito. E me lembro de uma advogada adversa que ganhava atenções especiais dos juízes. E a piada sobre as médicas ? Aquela que Deus pergunta a cada menina antes de nascer: o que você prefere: ser bonita ou ser médica ? O interessante foi que a pesquisa detectou que engenheiras mecanicas feias levavam vantagem. E eu tenho dois amigos formados em engenharia mecanica . . . vou perguntar a eles !!!
Medicos, advogados e dentistas em geral são malvados. Engenheiros raramente.
Infelizmente bons profissionais são poucos aqui no Brasil. E os bons profissionais se aproveitam disso e em geral cobram "os olhos da cara" quando são procurados. É a velha lei da oferta e da procura. Só que no caso de médicos, advogados e dentistas o "cliente" está fragilizado e em geral tem uma relação de confiança com seu "fornecedor". Esses profissionais lidam com coisas valiosas, como a vida e o dinheiro das pessoas. E são procurados muitas vezes em situações agravadas por negligência dos seus clientes. No fundo eles ganham com o sofrimento humano. E as pessoas quando estão sofrendo em geral não costumam pensar muito no dinheiro que estão pagando: querem se livrar logo dos seus tormentos. É por isso que medicos, advogados e dentistas podem ser malvados, esfolando seus pacientes. Com isso eles ficam ricos, da mesma forma que comerciantes inescrupolosos. Com relação a produtos em geral podemos sempre nos defender com a subtituição, que a concorrência nos proporciona. Já com esses profissionais liberais a natureza da relação é diferente. É muito mais dificil substitui-los, pois o custo disso pode ser muito caro. Já engenheiros em geral "são do bem". A função de engenheiro pressupõe a verdade. Sua responsabilidade é muito grande e é técnica, quase impessoal. Engenheiros estão ligados a produção de riquezas, aos momentos de jubilo, de desenvolvimento. O engenheiro ganha dinheiro com o progresso das pessoas e não com suas perdas, como no caso dos médicos, advogados e dentistas. As soluções achadas pelos engenheiros faz a humanidade evoluir. Médicos se beneficiam muito das descobertas dos engenheiros. Dentistas tambem. Até mesmo advogados podem se beneficiar pelo uso de tecnologias de comunicação e computadores. Tendo em vista essas tendências, podemos dizer que encontrar medico, advogado ou dentista bonzinho será praticamente impossível enquanto encontrar engenheiros bonzinhos continuará relativamente fácil . . .
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Egoistinha, egoista e egoistão
Eles são maioria e querem dominar o mundo ! Estão por toda parte, em todas as familias, em todas as empresas ! Estão no governo e em todas as instituições ! Você encontrará um deles todo dia ! E se não for esperto poderá cometer o erro de casar com um !!! O que você poderá evitar é ter amigos assim, pois amigos você escolhe. E só. Você estará condenado a encontrá-los e terá de lidar com eles. A solução ? Relações comerciais com eles apenas. Isso eles entendem e aceitam bem. Ou seja, para os amigos tudo e para os outros A LEI ! No limite o egoistão é um psicopata. A diferença entre um egoista comum e o psicopata é que o psicopata não sente culpa nem tem medo. Conheci vários psicopatas e ainda hoje tenho um pequeno contato com um deles. Não por escolha propria mas por "tabela". Assim vamos levando a vida, nos relacionando com cuidado e sabedoria . . .
Aplicando diretamente na bolsa de valores
Lendo comentário de um "especialista" em finanças hoje no jornal sobre pessoas que aplicam diretamente na bolsa, deparei-me com o comentário de que os "normais" não deveriam aplicar diretamente na bolsa e sim deveriam procurar um fundo de ações, administrado por um gestor competente . . .pois é ! Muitos realmente não tem competência para fazer, provavelmente a maioria das pessoas. Por outro lado, quase ninguem tem dinheiro para aplicar aqui no Brasil ou então a pessoa tem muito dinheiro, e, nesse caso, contrata private banking. Nós estamos no caso intermediario: temos algum mas não somos private. E tambem temos capacidade financeira para aplicar diretamente. Eu finalmente descobri porque ainda não entrei na bolsa: medo do estresse. Descobri que o estresse surge quando estamos em situação de perigo. E aplicar na bolsa é uma situação de perigo ! O estresse MATA e afeta todo o organismo, podendo levar no limite a demência ! Portanto estou fazendo uma escolha entre ser mais pobre mas mais saudável e quem sabe viver um pouco mais, com qualidade de vida . . .
Que nota você dá ?
Olhando as decisões que as pessoas tomam, podemos avaliar o que passa na cabeça delas. Olhando essas decisões, podemos avaliar o preparo delas e a sua capacidade de aprender e reagir a situações novas e inesperadas. Podemos avaliar a sua maturidade, o seu desenvolvimento, o seu grau de civilidade, a sua inteligência e o seu carater. Vale o mesmo para as empresas, para os governos e para as sociedades. Na verdade vale para tudo: material, emocional e espiritual. Podemos dar uma nota para uma religião, para uma empresa, para um profissional, para uma pessoa. Podemos dar uma nota para um carro, para uma casa, para um relacionamento. Podemos fazer ranking de tudo e de todos e sob todos os aspectos. E para tudo tem a hora da verdade . . .
Voto de pareto, receitas e gradualismo
A grande maioria das empresas tem sua receita composta por clientes que apresentam uma distribuição de "voto de pareto", ou seja, poucos clientes representam porção significativa da receita. Assim esses poucos clientes são tratados com privilégios. Esses clientes não se tornam os principais do dia para a noite. Em geral vão crescendo aos poucos, enquanto outros vão caindo. De novo, a melhora no ranking, assim como a decadência, em geral é gradativa. Mesmo para as empresas, valores elevados não são absorvidos de imediato. Até nas seguradoras existe o resseguro. O unico meio de alguma empresa pagar um grande valor é em geral por meio judicial. E o meio judicial pode muitas vezes quebrar uma empresa. Valores elevados variam conforme a empresa ou a pessoa: o que é elevado para uns não é para outros. Quando desenvolvem um novo fornecedor as coisas em geral tambem são progressivas. Fazem-se testes e pedidos são colocados de forma gradativa. Quando alguem vai fazer exercicios fisicos vigorosos é necessario fazer tambem aquecimento. E ninguem fica em boa forma fisica do dia para a noite. Em geral ninguem enlouquece de repente. E o carro tambem não sofre uma pane sem avisar. Existem os indícios . . . E temos aqueles que marcaram época: fornecedores, empresas, clientes, chefes, governantes, carros, politicos, que "tiveram sua época" . . .
O estresse pode te levar a demência
Poi s é ! Aposto que na Bahia não tem demente por conta de estresse alto ! A verdade é que o estresse é gerado quando a pessoa sente que está em perigo. São as ameaças que te levam a ficar estressado. E quais são as ameaças mais comuns ? Depende da época, depende da pessoa, depende do pais em que ela mora, depende da familia dela. E qual o sintoma caracteristico do estresse ? A ansiedade. Lembro-me de como fui estressado a vida inteira. Sempre com problemas, principalmente porque eu queria melhorar, ser bem sucedido, realizado, distinto e autentico. Nunca me sujeitei a mediucridade geral aqui do Brasil e isso te coloca em perigo constante porque você é diferente e muitas vezes melhor que os outros. E os outros percebendo isso não se furtam a te atacar e isso gera estresse. Profissões estressantes tendem a serem eliminadas, porque os profissionais ficam doentes com frequencia. Quando a profissão é estressante a tendência é que o profissional produza pouco e com isso os custos aumentam. Toda a engenharia de segurança do trabalho existe em função disso, só que ela se volta para as atividades que são paupaveis. O estresse psicologico é bem mais dificil de ser medido e por isso bem mais dificil de ser controlado e administrado.
Velocidade
A velocidade faz com que o motorista tenha de ser bom, com bons reflexos e as vezes com presença de espirito. Como bons motoristas e boas estradas não são tão comuns aqui no Brasil, o que o governo faz é reduzir a velocidade. E faz isso tanto nas estradas quanto das avenidas aqui de São Paulo. Com isso, a graça de se ter uma carro possante e veloz fica prejudicada, pois caso você queira aproveitar os cavalos do motor estará sujeito a ser multado, ter a carteira apreendida. Mais uma vez é a vitoria da mediucridade da maioria . . .
Nem otimista nem pessimista
Segundo o Gikovate tanto o pessimista quanto o otimista estão errados. Devemos ser levemente otimistas na opinião dele. Essa opinião tem sentido, uma vez que a natureza dificilmente dá saltos, mudando gradativamente em geral. É claro que existem erupções vulcânicas de vez em quando mas são eventos raros. O mesmo acontece com a educação ou com a evolução no emprego de muitas pessoas. Exceções são as carreiras artisticas, onde desconhecidos muitas vezes são levados ao estrelato e a fama. De novo eles são exceções e não podemos fazer das exceções a regra. Existem exceções tambem na carreira politica, onde pessoas que nunca ocuparam um cargo executivo foram eleitas para a presidência. Percebe-se que as exceções acontecem em áreas onde não existe muita lógica ou razão mas onde a emoção impera. Então temos que a lógica é devagar e lenta e a explosão emocional é avassaladora e revolucionária. Compras a vista de valores elevados seriam a emoção e pagamentos de prestações a perder de vista a lógica . . . continuando nesse raciocínio: a paixão seria a exceção a lógica e o "senhor conveniente e a senhorita ali na esquina" a regra geral . . .
Os burros e as drogas
Outro dia li sobre quem são a maioria dos usuarios de drogas. Um especialista dizia que esses losers são jovens que viviam no tédio, que não tinham nada para fazer de melhor na vida, além de se drogarem. Não precisa ser muito inteligente para perceber que esses drogados nunca foram bons alunos. Ou seja, não se adaptaram a escola. E por tabela tambem não encontraram lugar no mundo do emprego. Por serem marginais da sociedade escolheram o caminho das drogas, muito provavelmente conscientes do que estavam fazendo. Fiquei surpreso. Pensei que a maioria que buscava as drogas era composta de pessoas que tentavam fugir de alguma dor muito intensa, de forma que a procura por um estado de torpor ou alteração dos sentidos lhe trouxesse alivio. Agora sei que aqueles que buscam drogas em geral estão mal intencionados, como os executivos que usavam cocaina para serem mais produtivos no trabalho e vencerem a competição com seus pares. Ou então os maconheiros recreativos, que não chegavam a se viciar.
Sem possibilidade de escolher
A maior parte das decisões não são escolhas. São imposições. É assim com as compras a prazo: a pessoa simplesmente não tem dinheiro para comprar a vista e não quer esperar, privando-se do bem em questão. Vale o mesmo para emprego, casamento, escola dos filhos, viagens. Sempre me lembro do verbo em inglês: I can't afford it ! , em tradução livre: eu não posso me dar ao luxo disso . . .
domingo, 26 de junho de 2011
Grandes erros cobram altos pedágios
Grandes erros cobram altos pedágios. Errar na profissão. Errar no casamento. Errar em escolher fumar. Você irá pagar muito caro por esses erros. Muitos anos e muito dinheiro será perdido. Sua saúde poderá ser gravemente comprometida. Ou seja, o mal poderá vingar na sua vida. Você viverá o inferno e o sofrimento por suas decisões erradas . . . e o que que leva a errar ? A falta de experiência dirão alguns. Eu digo que é a falta de orientação, de "guidance" como dizem os americanos. Sim, porque aqui no Brasil se escolhe a profissão muito cedo, principalmente entre a classe média. Para o casamento dar orientações francas e corajosas é para muito poucos. Mostrar as possibilidades, expor os pontos fracos, falar com sinceridade é para poucos. A maioria tira o corpo fora, se faz de joão sem braço. É muito mais conveniente e menos perigoso. Com certeza existem muito mais covardes no mundo que corajosos . . .
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Como ficar rico desonestamente
O jeito mais fácil de ficar rico desonestamente é ser o presidente ou o tesoureiro de uma grande empresa, caso seja um banco então, é lucro na certa. Em todas as áreas temos potenciais desonestidades. Uma empresa comercial/industrial tem três grandes áreas: industrial, comercial e financeira. Na area industrial temos compras como potencial problema. Tambem em caso de expansão, temos projetos, que podem nunca render o que se previa. Na área comercial temos a politica de descontos e a concorrência desleal. E na área financeira temos a politica de crédito e a tesouraria. Imagine uma empresa muito rica, com muito dinheiro aplicado. Em geral essas empresas não existem, porque lucros tem de ser distribuidos. No caso de aplicações um tesoureiro pode ganhar muito dinheiro manipulando taxas de administração ou taxas de juros. É um jeito sutil e praticamente imperceptivel a quem não conhece o processo amiúde. Finanças é sempre sutil. Industrial é sempre mão na massa, muitas vezes tem um carater brutal. E comercial é a arte do "me engana que eu gosto", já que a área mais sensivel é conseguir vender o que está acumulado no estoque. Tem uma carater portanto de explorar as necessidades mas tambem as fragilidades humanas. Caso lembremos das profissões associadas aos elementos, teríamos: terra=operario=industrial. agua=comerciante=comercial.ar=intelectual=finanças. Em empresas, portanto, não existe ordinariamente o "fogo", porque o fogo é o soldado, aquele que pode morrer a qualquer momento. O fogo nas empresas está naquele que transita por todas as demais funções, aquele que ousa mudar e influir no establisment, que gosta de um desafio e arrisca o pescoço. São os empreendedores, os inovadores. Podemos perceber que eles sempre serão exceções . . .
Fundo de Previdência Privado Fechado
Outro dia vi o site da PREVIKODAK. Lá descobri que a empresa não tem fins lucrativos, conta com profissionais honestos e competentes, portanto confiáveis e que coloca o dinheiro nas mãos dos melhores administradores. Um exemplo de como ser a favor dos empregados e contra os "tubarões" do mercado financeiro. Uma espécie de "Hobin Hood": tirando dinheiro dos ricos banqueiros e tranferindo para os pobres assalariados. Totalmente diferente da previdência aberta, onde os bancos comem todo o rendimento. Pena que eu não peguei os bons tempos e nem consegui fazer parte dessa empreitada . . .
quarta-feira, 22 de junho de 2011
A arte de ficar bem sozinho ou em sociedade
As pessoas melhores adaptadas são as que saem bem socialmente e tambem sozinhas. Ou seja, não sentem ansiedade nem quando tem de participar de um grupo ou quando tem de ficar sozinhas. Serão essas pessoas a maioria ? Com o advento das muitas facilidades modernas ficar sozinho tornou-se mais palatável. Hoje quem tem gosto intelectual pode desfrutar do acesso a praticamente todo e qualquer assunto. Podemos estar proximos de namorados e familiares que estão a centenas de quilometros de distancia. O celular permite a comunicação a qualquer momento com qualquer pessoa. Todas essas modernidades ajudam as pessoas a ficarem sozinhas e o numero delas está aumentando gradativamente.
A dor
Podemos sofrer de dores fisicas mas tambem de dores psiquicas. Pagar impostos aqui no Brasil, por exemplo, nos causa dor psiquica, pois sabemos que grande parte desse dinheiro será desviada pelos corruptos. O mesmo vale para a dor da paixão não correspondida ou pelo fracasso em uma competição qualquer, desde o vestibular, passando pelos esportes e pelas promoções no serviço. As dores fisicas são as mais obvias e por isso as pessoas as reconhecem mais. Imagine a dor de escolher a profissão errada ou de dedicar-se a pessoa errada. A dor de ser traído, roubado, passado para trás. A dor de envelhecer sozinho e abandonado, largado as traças. A dor de enfrentar uma doença grave sozinho. A dor de tirar uma nota baixa e ser humiilhado por quem é bom aluno. Até por uma questão de instinto de sobrevivência sempre procuraremos fugir da dor e muitos não hesitarão em trapacear para conseguir isso . . .
Relacionamentos sociais e sucesso financeiro
Está provado: ser bem relacionado pode valer muito mais que ser estudado. Pelo menos na baixa renda. Nas camadas da classe média, principalmente entre prestadores de serviço e comerciantes, essa premissa tambem é verdadeira. E ser bem relacionado socialmente é "dizer meias verdades, sempre a meia luz". Ou seja, agradar seus clientes, envolvê-los pelo lado emocional. Todos nós gostamos de quem concorda conosco. Ninguem gosta de quem "fala as verdades". Esse é o principio psicanalistico que diz que procuramos o prazer e fugimos da dor. Portanto ir contra ele não te fará popular nem um sucesso com seus clientes. Onde existe competição sempre existe a dor para muitas pessoas, os perdedores. Por isso ambientes competitivos são nocivos a amizade. E a competição existe onde existe concorrência, portanto na iniciativa privada. Grandes eruditos em geral não serão populares. Intelectual aqui no Brasil é considerado apenas professor universitario. Auditores estão particularmente do lado da dor, pois eles apontam erros e erros são cobrados dos empregados, que muitas vezes somente obedeceram ordens. O mesmo vale para juizes. O juiz somente faz o que a lei manda mas na cabeça do infeliz condenado fica a imagem da sua pessoa como seu algoz.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Os velhos não se importam
Uma das caracteristicas da velhice de muitos é a perda gradativa da capacidde mental, tambem chamada de demência senil. Por isso talvez os velhos não se importem com quase nada. Não tem interesse em aprender e nem em ensinar. Ficam cheios de manias. Repetem frases a exastão e reafirmam suas ideias mesmo que elas não correspondam mais aos fatos. Percebendo sua fragilidade muitos são espoliados de seus bens por parentes proximos e deixados a esperar a morte em asilos e casas de saude. O que serve de consolo é que se estiverem dementes não sentirão tanto o que estão lhes fazendo porque não terão consciência. Velhos dificilmente aprendem algo novo. Ao contrario, desaprendem o que sabiam fazer bem feito. Muitos se tornam dependentes no final da vida. Poucos tem a acrescenar algo. Quantos deixarão uma história ? Uma contribuição verdadeiramente importante para a humanidade ? Esses poucos aparecerão no jornal no dia de sua morte. Mesmo esses serão esquecidos. Todos passarão. Os problemas, as epocas, as dificuldades: ficarão no máximo gravadas no acervo dos jornais e nos livros de história. E quem se interessará por pesquisá-los ou relembrá-los ? Como diz o Ricardo: tudo vira lenda. Até mesmo o que não aconteceu . . .
Vai chegar o dia de entrar na bolsa
Tudo indica que um dia terei de entrar na bolsa de valores. Esse dia chegará quando a renda fixa aqui no Brasil pagar um premio pequeno na forma de juros. Quando será esse dia ? Espero que seja daqui a alguns anos, porque negociar ações na bolsa é uma atitude de relativo risco e que dá trabalho e estresse. Comprar ações é acreditar no futuro das empresas e por tabela na economia nacional. Observei um comparativo sobre um fundo de ações bem administrado e a renda fixa, fundamentada em titulos do governo. A rentabilidade das ações foi o dobro da renda fixa em 10 anos. O Mario especialista em finanças fala que as ações renderão 8% ao ano acima da inflação nos próximos 30 anos, enquanto a renda fixa ficará em 3% ao ano acima da inflação. Trinta anos ! Isso que é longo prazo !!! Caso eu viva até lá terei 77 anos !
Invisibilidade Social
Pesquisa feita por um psicologo social da USP mostrou que as pessoas são julgadas e consideradas basicamente pelo profissão que exercem. Essa cegueira é fruto da ideia de que a pessoa somente conhece aquilo que ela faz. Nega qualquer possibilidade de obter-se conhecimento e informações relevantes através dos meios de comunicação ou de amigos, por exemplo. É portanto fundamentada na TOTAL tapadice da maioria das pessoas. A razão ? É a voz da maioria. Aqui no Brasil a maioria não sabe ler, não tem conhecimento de como as instituições funcionam, não leem jornais, muito menos livros. Consciência, então, é algo muito raro. E as perpectivas futuras não são positivas, haja vista a educação que estamos dando aos nossos filhos. Cada vez mais nossa sobrevivência está ameaçada, pelo menos aqui na cidade de São Paulo, que é uma das maiores do mundo . . .
Houve uma época
Houve uma época em que as coisas eram mais simples. Em termos de engenharia e fabricação bastava produzir. Tudo o que era produzido era vendido. Nessa época os engenheiros eram importantes, porque eles eram os "reis" das fábricas, aqueles que "produziam". Com o aumento da complexidade e dos concorrentes, não basta mais produzir. É necessário produzir aquilo que pode ser vendido, pelo preço que o mercado impõe. Os monopolios ou oligopolios com a globalização foram sendo atacados, a medida que o conhecimento foi se disseminando. E com isso muitas outras profissões foram sendo agregadas e ganharam importância: Marketing, Juridico, Recursos Humanos, Distribuição, Comércio Exterior. O mercado mudou muito e continua mudando. O que não mudaram foram as necessidades básicas humanas. Muitas "necessidades" são criadas pela propaganda. Houve uma época em que podiamos confiar mais nas pessoas e quando os seres humanos eram mais fraternos e menos egoistas . . .
Aposentadoria e previdência privada
Fiquei 9 anos doente e como essa doença afetava o raciocínio fiquei a mercê dos outros. E os outros falharam no que poderiam fazer. A desculpa é sempre a mesma: nunca aconteceu antes e nós não sabiamos o que fazer. Pois é . . . engenheiros são treinados para enfrentar situações "que nunca ocorreram antes". Faz parte do curso de engenharia da Politécnica por exemplo. Assim sendo, engenheiros estão muito melhor preparados para enfrentar desafios (pelo menos na sua especialidade). Olhando para trás e conhecendo os meandros do INSS, do acordo sindical e do estatuto da previdência privada da qual eu fazia parte, percebo que o desfecho do meu caso poderia ser muito mais favorável a minha pessoa, caso eu tivesse alguém preparado do meu lado. Infelizmente isso não aconteceu. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Quando você está cercado de egoistas incompetentes, a sua chance de acabar no fundo do poço é muito maior.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Arte e Dinheiro
Como sabemos, viver de arte é complicado, uma vez que até Van Gogh morreu na miséria, sem nunca ter vendido um quadro. Assim, exceptuando as artes populares, onde muitos compram os produtos culturais que o artista produz, temos que os mecenas serão sempre os muito ricos ou o governo. Campbell nos diz que podemos identificar o poder dominante pela maior/mais alta edificação existente. Assim já tivemos o predominio dos palacios e da igreja. Hoje temos as grandes corporações como dominantes. Algumas delas tem fundações e essas fundações as vezes tem coleções de arte. Antes os empresários formavam museus com recursos proprios. Muitas vezes fazem doações para o poder publico, que se encarrega de eternizar o legado do artista. Alguns são colecionadores de arte que compartilham com o publico seus tesouros. Outros são os herdeiros que doam a casa e o acervo do artista para formar o "museu". Aqui no Brasil temos até obras de arte que pertenceram a um banqueiro que faliu fraudulentamente e que provavelmente se tornarão um museu. Assim é a arte: quando popular e aliada ao consumo de massa pode fazer do artista um milionario famoso. Quando não é popular somente sobrevive com a ajuda do estado ou de algum mecenas . . .
A familiaridade com finanças e investimentos
O que observamos na pratica é que a educação formal no Brasil não proporciona nenhuma disciplica que ensine nossas crianças sobre o dinheiro , como ganhá-lo e mantê-lo ao longo das décadas. Talvez essa prática exista porque poucos brasileiros conseguirão juntar dinheiro durante sua vida, pelo menos o suficiente para poderem exercer alguma decisão sobre a sua aplicação e investimento. Dentre as profissões, temos que administradores, advogados, economistas e engenheiros estão entre os que mais terão condições de gerir fundos. Os demais profissionais podem até ganhar muito dinheiro mas certamente não serão os melhores gestores dessas fortunas. E como dinheiro é um assunto "tabu" aqui no Brasil, não será raro que esses profissionais não confiem em alguém competente e que percam parte sua poupança por incompetência. A vida seria simples se tudo se resumisse em ser um profissional competente na sua área de formação, ganhando muito dinheiro e sendo feliz para sempre. Poucos podem prescindir do conhecimento das variações economicas e demais armadilhas que ecxistem no caminho.
Só 2% vivem de arte
Somente 2% dos empregos com carteira assinada estão ligados a setores artisticos na cidade de São Paulo. Devemos frisar que é na cidade de São Paulo, porque em outras cidades com certeza o percentual é 0%. Eu já sabia disso por ter lido uma reportagem do Flavio Gikovate de 1978. Ele dizia que os empregos mais desejados, aqueles em que as pessoas poderiam espressar sua criatividade, eram 2%. O que significava que a maioria teria de se contentar em sobreviver e não em ser criativo. Ou seja, trabalhar no que tivesse demanda e no que fizesse bem. Todo artista sonha com a fama. Somos bombardeados com quilotons de informação diariamente, sem contar a informação acumulada que tambem está disponivel. Quem não sonhou em ser um Beatle ou a Madonna ? Fama, sucesso, dinheiro, reconhecimento, poder. As atividades artisticas são "ensinadas" na Escola de Comunicação e Artes e na Faculdade de Arquitetura, no ambito da Universidade de São Paulo. Viver de arte é para poucos. Apreciá-la pode ser para todos !
sábado, 18 de junho de 2011
O caminho fácil das drogas
Em todas as epocas da humanidade sempre existiram drogas para amenizar a as vezes triste existência humana. As drogas permitem um entorpecimento, uma alteração do estado de consciência, uma fuga. Temos no entanto uma divisão: drogas lícitas ou ilicitas. As drogas lícitas são as legalmente aceitas, entre elas temos a mais comum que é o alcool. As dores da existência humana não podem ser menosprezadas. Traições, decepções, engodos. Dificilmente alguém passará por esta vida sem experimentar o gosto amargo de tais experiências. Todo usuário de drogas pesadas tem uma pulsão auto destrutiva, mesmo suicida. Ele busca alívio para suas dores da alma e nessa busca pode encontrar o fim.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
A dor da paixão não correspondida
Poucas pessoas se apaixonam. E mesmo as que se apaixonam as vezes o fazem uma ou duas vezes na vida. Quem se apaixona mais, o homem ou a mulher ? Boa pergunta. Arrisco dizer que os homens, já que são atraidos pela beleza das mulheres. Hoje em dia já sabe-se que a dor da paixão não correspondida é uma das maiores que a pessoa pode sofrer. Quem nunca sentiu não sabe como é e nunca saberá. Eu conheço essa dor pois já a senti e não a recomendo a ninguém . . .
Ser lider
As lideranças não estão mais nas forças armadas, nem na igreja, nem no governo. Os novos lideres estão nas grandes corporações. O lider mostra o caminho. Ele diz o que fazer e os subordinados refletem sobre o que foi dito pelo lider e reconhecem que ele tem razão e lhes dão credito. A liderança em geral nasce com a pessoa. Ela aparece quando o aluno torna-se representante de classe ou o universitario torna-se capitão do time de futebol. Eu sempre gostei de liderar. E cheguei bem perto disso no emprego. No condominio tambem fui lider por duas vezes. Na familia minha liderança sempre foi desafiada. Primeiro por ser jovem. Depois por estar a frente do meu tempo. Pessoas obtusas não enxergam facilmente a superioridade de alguém próximo. É a famosa frase: santo de casa não faz milagre . . .
Voce pode ser orgulhoso sem ser soberbo
Ouvi o Cortela dizer a frase acima. Você pode ser humilde para ouvir o que o outro tem a dizer. e pode ser orgulhoso do que conquistou. Ser orgulhoso não quer dizer ser soberbo, ou seja, arrogante e pretencioso. Eu sou orgulhoso mas humilde nesse sentido. Normalmente aprendemos apenas o sentido ruim da palavrar orgulho, quando na verdade ele tambem pode ser bom. Tambem vale não confundir humildade com subserviencia.
A pessoa que não tem duvidas
A pessoa que não tem duvidas apenas repete. Nunca inova. Nunca questiona-se e portanto nunca vai saber se é tudo que realmente acha que é. O mundo está cheio de pessoas que não tem duvidas. Essas pessoas em geral observam o que acontece com ela ou com conhecidos e a partir dessa experiência acham que "sabem tudo". Não estudaram. Não leram nenhum livro a respeito e nem conversaram com um especialista.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Ler dá trabalho e não IBOPE
A mais pura verdade. Musica e cinema são artes de consumo de massa: é muito fácil e prático ouvir uma musica. Vale o mesmo para o cinema: é fácil receber a mensagem do filme pois ele é visual e 75% das informações que chegam ao cerebro são visuais. Já com o livro é diferente. Entre os livros os mais vendidos são os de literatura, romances. Servem para distrair, para espairecer. Livros com conteúdo ? Somente aqueles que são obrigatorios pela universidade. As pessoas que leem sobre assuntos "cabeça" são muito poucas, proporcionalmente a população brasileira. A questão é mais visivel nos leitores de jornal: nem jornal o povo lê, quanto mais livros profundos. Apesar disso sempre teremos pessoas publicando livros sobre o avançar do conhecimento e praticamente sobre tudo. Apenas não espere ficar rico escrevendo livros aqui no Brasil . . .
Pobre casa cedo
Será verdade ? Casar não deve ser a palavra correta mas juntar. Pobres não estudam muito, não fazem faculdade. Arrumam o primeiro emprego que conseguirem. Uma vez empregados, porque esperariam para "juntar-se" e ter o primeiro filho, que é em geral o desejo dessa classe C ou D ? Lembro dessa rotina no caso de algumas primas mais pobres. Eles realmente casavam cedo e algumas esperavam para procriar. Existia uma pressão das tias: se ficar velha não casa, lembro de ter ouvido. A verdade é que essas primas ficaram feias rapidamente, provavelmente em função da vida que levaram. Com a melhora da situação financeira da familia das primas não presenciei mais casamentos tão cedo, embora tenha acontecido gravidezes sem casamento mesmo com as filhas das primas . . .
Trafico de drogas é crime
A verdade é que trafico de drogas é crime. No entanto, as familias cometem muitas vezes esse crime, quando empurram filhos que são verdadeiras "drogas" para casamentos vantajosos. Esses casamentos eram mais comuns quando não havia divorcio e a sociedade era menos permissiva a dissolução das familias. Hoje em dia o trafico de drogas continua mas talvez não com tanta facilidade, já que os homens, as principais vitimas, tendo em vista a natureza das mulheres, estão no video game e na pornografia on line. O trafico de drogas tambem ocorria nas empresas, quando maus funcionarios eram transferidos ao inves de serem demitidos. O mesmo vale para indicações furadas de prestadores de serviço.
O marketing do concorrente é melhor
Pelo principio psicanalista do prazer e da dor procuramos o prazer e fugimos da dor. O conhecimento desse principio parece estar por trás de toda inteligencia de marketing. Portanto nada mais anti-marketing do que criticar ou dizer a verdade: essas atitudes farão seu interlocutor sofrer e ele irá te evitar ou até se tornar seu inimigo. Como diz a musica: te direi meias verdades, sempre a meia luz. Os marketeiros procuram tornar a experiencia de comprar o mais prazerosa possivel, ao mesmo tempo que tentam minimizar ao máximo os temores do consumidor, os quais caso tornem-se realidade o farão sofrer. A propaganda e marketing tem milhões para gastar pois o seu custo retorna nas vendas. Já os opositores do marketing barato, aqueles que contam os podres, estão nas associações de defesa do consumidor, no ministério publico e em alguns jornais e revistas sérios. É luta desigual ? As vezes sim. Muitos dos custos de venda de produtos que deixam as pessoas doentes são transferidos para a sociedade, que tem de gastar com doentes do fumo, por exemplo. As empresas precisam muitas vezes sobreviver no curto prazo, por isso não se importam em transgredir leis para obter vantagens imediatas. O mesmo pode acontecer com as pessoas, que preferem o curto prazo ao longo e que depois "sobram" para os parentes cuidar.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
A capacidade de ser egoista para com uns e generoso para com outros
Mais uma explicação do Gikovate: É comum uma pessoa ser egoista para com algumas pessoas, como por exemplo para seus familiares, e ser generosa, para com colegas por exemplo. Nada mais hipocrita, não ? Que ligações neuronais existirão na cabeça de uma pessoa desse tipo ? Que experiências aconteceram na sua infância para determinar esse tipo de temperamento ou caráter ? A verdade é que esse comportamento fica claro nos relacionamentos espontâneos, aqueles que não são obrigatorios, como entre pais e filhos, entre colegas e amigos ou entre parentes. Entre chefe e subordinado ou entre individuo e autoridade não conta, porque aqui existe uma hierarquia e regras pré estabelecidas. Sempre existiram os "meninos dos olhos azuis" como dizem os americanos, que são os protegidos de toda espécie. São aqueles que por algum motivo qualquer recebem os maiores "empurrões" sociais, ou seja, as pessoas com algum poder de ajudá-los são mais generosos para com eles.
Em geral não fazemos o que gostamos mas o que podemos
Na classe trabalhadora não existe muito gosto: os filhos tem de trabalhar e ponto ! Já na classe média existe alguma possibilidade de escolher. Filhos da classe média em geral cursam o terceiro grau. Podem, portanto, em teoria, escolher uma determinada carreira superior. Aqui pode ocorrer um grande erro: escolher o que se gosta ao invés do que podemos fazer. Pois de nada adianta cursar jornalismo, por exemplo, se não se tem algum "padrinho" na área, já que não existem empregos suficientes para os formandos. Da mesma forma, não se deve cursar engenharia, caso não se tenha muita facilidade com matematica, pois as dificuldades no decorrer do curso serão muito grandes. Conheço engenheiros que demoraram alguns anos a mais para se formarem e que acabaram exercendo a função, não sei exatamente em que condições. Mesmo na engenharia existem algumas modalidades que utilizam menos a matematica e nelas um formando mediano poderá tambem ter sucesso. Além disso existem os computadores e muita coisa já está neles, de forma que as "magicas" que aprendemos a fazer na universidade podem não ser tão mais necessarias. Percebe-se que ter um objetivo na vida profissional é muito bom. Entrar no jogo sabendo escolher é mais importante ainda para conseguir a vitoria ! Uma vez assegurada a sobrevivencia podemos deixar o que gostamos ocupar o lugar de "hobby" e assim satisfazer nossas necessidades de prazer e satisfação pessoal.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças
Pois é ! O velho Darwin sabia das coisas. Nossa sociedade é instavel ? Estamos na era da incerteza ? Então o melhor é "adaptar-se" ! Esqueçam tudo o que eu disse, falou o Fernando Henrique Cardoso . . . Nesta frase Darwin com certeza tinha em mente as condições físicas que podem fazer com que um individuo de determinada especie seja mais adaptado a determinada mudança no ambiente, o que lhe dará vantagens competitivas. levando-o a se reproduzir com maior eficiência e eficácia, de forma a sobreviver e a passar seus genes adiante. No mundo dos homens os mais bem adaptados são os que ganham mais dinheiro e esses não são em geral os mais fortes ou os mais inteligentes. São os mais "espertos', que exploram as fraquezas e a ignorância dos seus semelhantes. Os mais adaptados estão em geral do lado do mal, na medida que para que alguns sejam muito ricos, é necessário que muitos sejam muito pobres. Explorar a ingenuidade, a inexperiência. Difundir ideias atraves da midia que lhes são convenientes. Formatar a cabeça das crianças o mais cedo possível, para que o poder do macaco se faça presente. A continuar essa seleção natural, logo somente restarão pessoas do tipo: "O que é que eu vou ganhar com isso ? "
Quem valoriza a educação
Valorizar a educação é uma questão de ideologia e portanto cultural. As "classes trabalhadoras" não estão preocupadas em ter filhos muito educados. Eles querem que seus filhos trabalhem e se sobrar tempo, que estudem. As classes inferiores, no caso D e E, põe seus filhos na escola para que eles comam merenda e aliviem a despesa em casa. A classe média tradicional é que valoriza a educação e em particular a educação de nivel superior. Os muitos ricos sempre frequentaram escolas de elite, mesmo que tenham de estudar um pouco para serem aprovados. Como o "povão" não está muito preocupado com a educação, isso se reflete na política, que investe pouco dinheiro na educação publica. A classe média paga a escola particular, onde estão 15% do total de alunos, e procura permitir que seus filhos estudem na universidade publica. O povão quer ganhar dinheiro mesmo sem ter educação formal de alto nivel. É com essa finalidade que eles pregam a ideologia do trabalho: entrar no mercado de trabalho o quanto antes e aprender fazendo, mudando de função conforme as oportunidades surjam nas empresas. Na verdade eles não tem outra opção: muitos não aprenderam no momento em que era possível e adequado. E depois, devido a necessidade de sobrevivência, aliada ao nosso sistema de emprego e trabalho, passam a lutar com as armas que possuem.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Agregados
Agregados é o nome dado a todas as pessoas que entram nas familias "por tabela". É o caso de cunhados, sogros, tios e tias "por respeito" e assim vai. Os contatos com essas pessoas quando muito vão até o nível "comercial": conversa-se sobre economia, fornecedores, veiculos, etc. Nunca consegui ser amigo de nenhuma dessas "figuras" chamadas de agregados. Muitas vezes não conseguinhos ser amigos nem de nossos irmãos quanto mais de estranhos que entram para a familia. Através desses estranhos a familia pode aumentar e teremos primos e sobrinhos, que serão influenciados pelos genes e pela convivência com esses agregados. Filhos já é um caso a parte, pois os pais não são amigos dos seus filhos muitas vezes. As vezes na familia existe competição e essa competição gera conflitos. E onde existem conflitos não resolvidos não existe amizade. Com os agregados em teoria não existe conflito, logo existiria a possibilidade de uma amizade, que, no entanto, não se verifica na prática.
domingo, 12 de junho de 2011
Classe Social
O conceito de classe social pode ser meramente economico, quando separamos as pessoas por renda ou então, pelo ponto de vista sociologico, quando as separamos pela profissão exercida. É por isso que muitos dizem que a "nova classe média" não é na verdade pertencente a classe média. A classe média seria portanto uma construção sociologica: para ser de classe média seria necessario ter uma ideologia, uma forma de ver o mundo típica. E essa ideologia seria construida no seio das familias tradicionais de classe média, nas escolas particulares frequentadas pelos filhos da classe média e no exercicio de profissões típicas de classe média. A elite seria composta de grandes capitalistas, donos dos meios de produção, verdadeiros magnatas. Eles são os donos de grandes empresas ou fazendas. Os pequenos proprietarios, funcionarios publicos de médio e alto escalão, funcionarios de empresas bem remunerados, formavam a tradicional classe media. Os demais formavam a classe trabalhadora e o "resto" a classe miseravel e indigente.
sábado, 11 de junho de 2011
Professoras, costureiras, secretarias e empregadas
Até a decada de 80 no Brasil essas eram as profissões da maioria das mulheres. Professoras e costureiras existiam em todo Brasil. Empregadas e secretarias existiam somente na casa ou nas empresas dos ricos, pois pagar por uma empregada ou por uma secretaria era para poucos. Já que a perspectiva de conseguir status e dinheiro pelo trabalho era limitada, a outra opção das mulheres era fazer um bom casamento. E aqui temos secretarias que casam com os patrões ou se tornam suas amantes, costureiras e empregadas que em geral casavam com maridos pobres e as professoras, que casavam com profissionais liberais e outros profissionais de camadas médias. Durante decadas as mulheres tentaram obter sucesso em outras profissões de nivel superior e, em parte devido ao ambiente economico hostil, e, em parte devido ao interesse da mulher em continuar obtendo segurança através do casamento, o "sucesso" das mulheres não foi muito significativo. Exemplo disso são as colegas da minha irmã, todas dentistas formadas pela USP, poucas profissionias de sucesso mas quase todas "bem casadas". Outros exemplos foram as mulheres dos meus amigos, todos eles com nivel superior e algum status socio economico: todas com nivel superior, muitas trabalhando em empregos publicos de nivel médio. Hoje em dia, as mulheres jovens podem sonhar mais alto, preparando-se adequadamente e, graças as mudanças e avanço dos tempos, ter acesso a empregos melhores e boas oportunidades.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Todos dançam conforme a musica
Empresas principalmente não lutam contra a maré. Bancos então são os primeiros a detectar mudanças economicas e a tomar providências para "corrigir os rumos". Familias tambem são sensiveis aos "novos ventos". Vemos isso refletido até na Fraternidade. O Declínio do Imperio Americano foi um filme. E o Declínio da Civilização Ocidental ? O Declínio da Moral Cristã ? O declínio da instituição familiar ? Suicidios aumentarão, depressão, ataques de todo tipo. Os seguidores de Satanás estão em alta no mundo, não resta dúvida . . .
Engenheiros vão para o ceu
Será verdade ? Temos visto pessoas desonestas em todas as profissões. Provavelmente existem engenheiros desonestos tambem mas desconfio que sejam minoria. A própria formação e suas exigências faz com que os oportunistas em geral desistam. Depois engenheiros são pessoas racionais, que estudaram "exatas" e que estão acostumados a obterem resultados práticos e a não empurar os problemas com a barriga. Quanto a fatos não há argumentos e os engenheiros tem sempre numeros e formulas a seu lado. Fazer orçamentos é sua especialidade e cumprir prazos tambem. Medir tambem faz parte do mister dos engenheiros e a partir das medidas e controles é que podemos tomar decisões racionais que nos levarão aonde desejamos. É por isso que os engnheiros vão para o céu . . .
quarta-feira, 8 de junho de 2011
O sonho acabou
A frase atribuida a John Lenon (The dream is over) está mais atual do que nunca. Estive a ler frases de John Lenon. Achei-as de uma lucidez incrivel. E pensar que elas são de 30, 40 ou 50 anos atrás ! Parece que John sabia das coisas. Ele nasceu e viveu em paises desenvolvidos. Sofreu na infância. Usou drogas. Foi um dos maiores nomes da musica. Ficou rico. Era polemico e acabou assassinado. All we need is love !
Decepção
É decepcionante ver para onde caminha o mundo, principalmente em termos de relacionamento humano. Todas as explicações estão ai e a lei do menor esforço está vigindo como nunca. Não tente mudar o mundo, ao contrario, estude-o e aproveite seus defeitos e inconsistencias para tirar o máximo de proveito e vantagens. O inferno que você viveu está se tornando a regra: competição, traição, irmão que desconhece irmão. Cada um por si, vivendo sozinho, no seu mundo da fantasia. A fraternidade, o ecumenismo, o ideal cristão . . . tudo isso parece que será substituido pelo conflito, pelo odio, pelo rancor e pela dor. Fico triste de constatar que bons lugares para trabalhar não existem mais, que pessoas boas são cada vez mais raras, que temos de a tudo vigiar e conferir, que os oportunistas estão sempre a espreita, que o amor e amizade estão cada vez mais fora de moda. A familia, que sempre foi a base da sociedade, está falida. O casamento tambem e as relações de trabalho idem. Muitos não tem a figura do pai em casa e isso destroi nosso tecido social. A moral e a etica são para os otários. A lei de Gerson, de levar vantagem em tudo é a regra. Golpes de todo tipo são praticados diariamente. Nunca as misérias humanas me pareceram tão vivas e próximas . . .
terça-feira, 7 de junho de 2011
Pressuposto da democracia: transparência
Ouvi essa frase recentemente. Por ela acho que sou uma pessoa extremamente democratica. Sempre abominei segredinhos de alcova. Como auditor eu tinha acesso a todas as informações da empresa e ficava sabendo quando não havia democracia. Acho que já comentei isso aqui. A falta de transparencia começa nas familia, nas traições, nos desvios de verbas sem conhecimento e aprovação do "socio" e continua por toda sociedade, pelas empresas, pelas instituições e finalmente pelo governo. Será que a democracia verdadeira é possível ou será apenas uma utopia imaginada pela homem ? A democracia é o mal menor. A alternativa é a ditadura, tanto na vida publica quanto na familia. Muitas pessoas não querem a transparencia, porque irão perder dinheiro, status e poder. Dai a mentira: quem mente tem por objetivo obter vantagens ou então se defender. A mentira é inimiga da democracia e da transparencia.
A vulnerabilidade das pessoas boas de coração
Pessoas boas podem muitas vezes serem magoadas por confiarem nas pessoas erradas. Isso pode acontecer com pessoas que amam com o subtipo agape. Por acreditarem no amor Cristão, na beleza dos sentimentos humanos, na reciprocidade e na generosidade, podem ser enganadas por pessoas egoistas e parasitarias. Pessoas "agape" muitas vezes acreditam na evolução dos seres humanos, que as falhas de carater são "pequenos deslizes" e que as pessoas são no fundo boas. Lembro-me de Rosseau que dizia que todas as pessoas nascem boas e a sociedade as corrompe . . . coitado !
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Amor sagrado
Pessoas que amam com o subtipo agape acham que seus relacionamentos são divinos. Levam a serio o nome do osso "sacro" e consideram uma benção divina ter encontrado uma pessoa especial. São pessoas espiritualistas, cada vez mais raras nos dias atuais, onde a materia parece estar vencendo o espirito. Pautam sua atitude pela visão de que somos todos irmãos e que todos merecemos respeito. A visão humanista é cada vez mais dificil de ser mantida, tamanha são as agressões que nossos semelhantes nos impõem no dia a dia . . .
Quem está preocupado com relacionamento amoroso ?
Os homens que nunca foram muito preocupados estão menos ainda. As mulheres estão cada vez mais exigentes e os homens cada vez menos atraentes aos olhos delas. O que deve acontecer ? A extinção da especie humana ? Talvez a redução do numero de casados e de filhos por mulher. Esse fenomeno já aconteceu na Europa. Na maioria das capitais do mundo cerca de 35% das pessoas moram sozinhas. As consequencias serão enormes, no mercado imobiliario, nas escolas, na formação da mão de obra e no futuro do pais. O Brasil está envelhecendo rapidamente, antes de ter ficado rico. Vontando aos relacionamentos, eles terão de ser de melhor qualidade dos que os atuais. A regra será antes só do que mal acompanhado e antes bem acompanhado do que só !
A necessidade de ser pragmatico
O pragmatismo é uma doutrina filosofica que pode ser aplicada a tudo: trabalho, estudo, escola, educação dos filhos, escolha de parceiro amoroso. O pragmatismo não se preocupa muito com as causas e questões adjacentes ao assunto em pauta. Ele fundamenta-se em reproduzir o que "dá certo". Assim sendo, se punir o empregado o faz mais produtivo, o pragmatico não ficará discutindo com o empregado as razões para o seu baixo desempenho. Pragmaticos não são nada idealistas e nem querem mudar o mundo. Ao contrario, eles se adaptam ao mundo e deixam as perguntas para depois. O Colegio onde estudei o segundo grau era pragmatico. As empresas onde trabalhei tambem. Pragmatico quer dizer "prático". Com a internet o pragmatismo cresceu muito e o romantismo decresceu. Para encontrar companhia, os sites de relacionamento permitem fazer uma seleção prévia. Assim pode-se guiar pela razão, aumentando as chances de sucesso. Deve-se tomar cuidado com o pragmatismo em excesso, no entanto, porque sua vida pode ficar muito sem graça e emoção . . .
100% Eros
É duro ser 100% eros e não ser 100% alto e sarado. Aqui temos aquela regra de que semelhante atrai semelhante. Mulheres bonitas querem homens idem. As aparências são tudo, principalmente para as mulheres. Assim espera-se que mulheres bonitas de qualquer classe social consigam melhorar de vida através de seus relacionamentos. Homens que não são 100% eros não ficam refens das mulheres bonitas. Esses podem ser mais pragmaticos, arrumando alguem que seja conveniente. Eros é o tipo de amor que valoriza a pessoa pelo que ela é fisicamente. É uma sensação quente, que pode levar a paixão. Imagino que o padrão possa mudar ao longo do tempo. Como disse Vinicius: As feias que me perdoem mas beleza é fundamental . . . e do lado das mulheres, como disse Jane Austen: Amor é desejável. Dinheiro absolutamente indispensavel.
domingo, 5 de junho de 2011
Ricos e instruidos tem mais chances de prosperar
Pessoas ricas e instruidas tem muito mais chances de prosperar que os outros grupos sociais. Sendo ricas terão tido alimentação adequada, boas condições de moradia, pais menos estressados e que não agredirão seus filhos. Sendo instruidas, saberão dar valor as boas escolas, investindo dinheiro nelas, cuidarão da saude preventivamente e saberão preservar o dinheiro ganho. Em outras palavras: formarão um circulo virtuoso que tenderá a se reproduzir, gerando filhos tambem ricos e instruidos, de forma a perpetuar essas condições. São as pessoas com maiores condições de evitar o diatado brasileiro: pai rico, filho nobre e neto pobre.
Pobres costumam ter mais problemas de todo tipo
Sabemos que a pobreza é um fator de risco para todo tipo de problema. Deste conseguir os nutrientes adequados ao desenvolvimento na infancia, passando pelos conhecimentos da mãe sobre higiene e saude, que podem evitar doenças e infecções por exemplo, passando com condições de saneamento basico e adequação da moradia, tudo conspira contra os pobres. Mais adiante, terão de enfrentar as pessimas condições da escola publica e as mazelas dos postos de saude da periferia. Finalmente terão de procurar empregos mal remunerados para começar a ajudar em casa e então, caso se esforcem muito, inicializarão uma faculdade particular, com recursos do prouni por exemplo. Por todas essas dificuldades é que é muito dificil avançar muito em termos sociais aqui no Brasil. Ninguem sai da Cidade Tiradentes e se forma na Medicina da USP e, se existir essa pessoa, ela somente terá conseguido com o empurrão de alguém melhor colocado socialmente. Assim sendo, ser pobre pode lhe causar maiores problemas de saude, limitar suas opções de casamento e melhora de vida através do trabalho, devido a educação deficiente. Todas as pesquisas mostram isso, inclusive uma feita com os formandos de um colegio do bairro pobre do Capão Redondo: quase todos ficaram por ali mesmo, no bairro pobre de onde eram originarios e ninguém progrediu significativamente na vida.
Quanto menos problemas pessoais melhor para as empresas privadas
Empresas procuram sempre os melhores profissionais e, se puderem escolher, os com menores problemas pessoais. Foi assim quando passei no estagio e me perguntaram sobre a familia. Foi assim tambem quando o Luis Eduardo foi "marcado" por ser divorciado. É assim com mulheres que tem filhos pequenos e não tem suporte familiar. Pessoas que ficaram doentes, então, não tem chance nenhuma, a não ser que concorram em vagas para deficientes. Sobram as empresas publicas, onde se entra por concurso. Nelas a inclusão existe. Empresas privadas tem de concorrer e para concorrer procuram sempre contratar o que melhor puderem pagar. Como o serviço das empresas é em geral simples, pois são pequenas e medias, o nivel de exigencia de seus profissionais tambem não é tão alto. Bons profissionais custam caro e precisam estar motivados para continuar na mesma empresa. Profissionais com nivel superior estão majoritavelmente nas grandes empresas. E as grandes empresas são exceções . . .
Todos preocupados com sua propria saude
Cada vez mais teremos pessoas preocupadas com uma vida saudavel, pelo menos as mais ricas e instruidas. Juntando-se a isso a evitação de problemas de relacionamento teremos cada vez mais pessoas estudando eternamente, mesmo que não utilizem nada disso em suas funções diarias. Espera-se que muitos fiquem sozinhos e os poucos que se aventurem a casar façam casamentos de qualidade, como estou vendo acontecer. Hoje em dia, com a estabilidade dos preços, podemos fazer as contas com calma e tudo pode ser calculado. Ninguém está disposto a perder nada, principalmente as mulheres, sempre tão pragmaticas.
Todos fogem dos problemas
Gato escaldado tem medo de agua fria diz o ditado. A regra de sobrevivencia das pessoas é sempre fugir de problemas. Para fazer isso com eficiencia é preciso primeiro identificar os problemas. Quando somos jovens e não somos covardes, muitas vezes tentamos enfrentar os problemas, ignorando seu potencial e magnitude. Com o tempo nos cansamos (ou ficamos experientes) e então evitamos cair em furadas. Esse tendencia está levando as pessoas a ficarem sozinhas, evitando relacionamentos em geral. Aumenta o numero de cachorros. O numero de filhos diminui e as mulheres os tem cada vez mais velhas. Pessoas se separam e não se casam novamente, passando quando muito, a namorar. Filhos ficam eternamente na casa dos pais. Avos criam os netos. Bisavos levam bisnetos ao medico. Temos uma capacidade reduzida de fugir dos problemas do trabalho mas podemos matar nossos problemas de relacionamento, tornando-nos frios e pragmaticos. Resta saber como nossa saude será afetada, tanto fisica quanto mental. Arrisco a dizer que nada irá acontecer de grave, já que a maioria não sabe mesmo o que é amar de verdade e que ficar sozinho hoje em dia é muito menos estressante que no passado, desde que se tenha dinheiro.
A cidade cercada
São Paulo é uma cidade cercada pela pobreza. As favelas em geral estão em regiões afastadas do centro. E no centro velho da cidade temos os cortiços. A verticalização acontece nos melhores bairros, localizados proximos ao metro, por exemplo. Predios erguidos na periferia, em geral não tem a vantagem de uma casa (ausencia de condominio) nem a dos predios nas regiões centrais (proximidade de tudo). A dificuldade de transporte e locomoção já era problema em 1990, quando fui morar no Jardim Maristela. Passados 21 anos podemos imaginar que a situação só piorou. Bairros perifericos não mudam. O mesmo vale para os predios. Grandes mudanças somente ocorrem em função do metro ou da abertura de grandes avenidas de fundo de vale, com a eliminação das favelas que costumam existir nesses lugares. Morar bem em São Paulo custa caro e faz muito bem para a saude mental.
Imortais
Outro dia pesquisei na internet sobre quem foram (e são) os "imortais" brasileiros. Por imortais são conhecidos os eleitos para a Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A grande maioria deles são de ilustres desconhecidos do grande publico. Publicaram livros que poucas pessoas leram ou já ouviram falar. Excetuando-se os livros que são de leitura obrigatoria na escola (e no vestibular) temos apenas os livros exigidos nos cursos universitarios como "best sellers". Literatura de massas aqui no Brasil é ficção. Muitos romancistas estrangeiros provavelmente vendem mais que os nacionais. Na epoca do meu vestibular não havia lista de leitura obrigatoria e eu tive acesso a obras não tão usuais, como o Vermelho e o Negro e A Cidade e as Serras, por exemplo. Acho que a vaidade máxima de alguém é ser chamado de "imortal". Essa palavra parece fazer a pessoa acreditar que ela nunca será esquecida. Lembra-me aquela frase da biblia: És pó e ao pó voltarás ! Todos os famosos são esquecidos. O máximo que podem esperar é fazer parte do panteão de alguma instituição. Efemerides são periodicamente lembradas, principalmente se forem um feriado e é só . . .
Artistas
Artistas são intermediarios entre o divino e a humanidade. Por isso são sensiveis as emoções humanas. A verdadeira arte é compreendida por poucos, assim como a divindade. A maioria está imersa na materia e não tem condições de se embevecer com as obras de arte. Arquitetura, pintura, literatura, artes plasticas, musica, artes cenicas. Todas espressões culturais de um povo, de uma época, de um momento historico. O espirito da época, como dizem os alemães. Todo artista precisa do seu publico, embora muitos tenham morrido na miseria, como Van Gogh . . .
Amor é desejavel. Dinheiro absolutamente indispensavel.
A frase é de Jane Austen. Verdadeira e aplicavel a maioria das pessoas. Primeiro a sobrevivencia. Uma vez resolvida essa questão, podemos procurar o verdadeiro amor. Amar não combina com aborreciementos relativos a trabalho, nem com pouco dinheiro no bolso. Hoje em dia ainda temos o golpe da barriga e o golpe do bau sendo aplicados por ai. Pessoas idealistas como eu, que sempre acreditaram na comunhão das almas sofrem com seres insensiveis e gananciosos. É mais ou menos como a historia de Emma, da Jane Austen, só que mudado o sexo.
Seu carro deve custar 10% do valor do seu imovel
Interessante essas informações economicas. Assim, pessoas que moram em mansões de varios milhões poderão ter Mercedes Bens e BMWs. Para andar de SLK, ao custo de R$ 200.000,00 você deverá morar um um apartamento de 2 milhões. E seu gasto com o carro deve ser de 10% da sua renda no máximo. Levando em conta que um carro custa 3% do seu valor por mes, a SLK custa R$ 6.000,00 e sua renda tem de ser de R$ 60.000,00 para mantê-la com folga. Duvido que as pessoas que tem uma SLK tenham renda tão alta . . . está claro que estes calculos são bastante conservadores e para classes de renda menores, havendo distorções quando subimos a escala . . .
O filho que não arruma emprego e a filha que não casa
Durante muitos anos essa foi a preocupação dos pais de familia brasileira: emprego para os filhos e casamento para as filhas. Durante as decadas de 80 e 90, perdidas do ponto de vista economico aqui no Brasil, minha geração viveu grandes dificuldades para ser feliz. Salvo alguns privilegiados, comerciantes que se beneficiaram da inflação por exemplo, a maioria sofreu muito. Na decada de 2000 as coisas mudaram, graças a China. A geração de hoje em dia não em ideia de como era a vida e as expectativas na minha época. Por mais que você lhes conte são apenas palavras e não podem ser sentidos na "pele". Hoje nenhum filho fica sem emprego. Pode não querer trabalhar pelo salario que oferecem. E nenhuma filha está preocupada em casar, pelo menos na classe média para cima.
Toda vez que o governo te procurar . . .
Toda vez que o governo te procurar pode sentir um mau presentimento . . . o governo nunca irá te mandar um cartão de felicitações por ter pago seus impostos em dia nos ultimos 10 ou 20 anos. O mais provavel é que a receita federal esteja atrás de você ou seja o aviso de uma multa, ou uma intimação avisando que um imovel seu vai a leilão. Nós temos de ser bons pagadores. Já o governo pode deixar suas dividas apodrecerem nos precatorios. A relação é desigual. O governo cria varas e mais varas para defender os seus interesses. Afinal é ele que tem o "poder". Exigir algo do governo ? Como boas escolas, bons hospitais, bons asilos, bons governantes ? Dificil, hein . . .
Jane Austen
A escritora Jane Austen escreveu alguns dos mais profundos e intensos romances da historia. É dela Pride anda Prejudice e Sense and Sensibility. Estorias de mulheres da aristocracia rural inglesa em busca do amor e da felicidade. Seus romances foram adaptados para o cinema e a televisão com muito sucesso. Ela viveu em uma epoca de transição da aristocracia rural para a revolução industrial, onde não haviam escolas e somente os ricos estudavam com tutores. Seu pai era um reverendo e ela teve um ambiente intelectualmente rico para crescer. Gostei muito das suas historias. Talvez ela seja o "Machado de Assis" da Inglaterra, com seus romances densos e com caracteristicas psicologicas profundas.
São muitas as variaveis
Só quem estudou algebra linear sabe quantificar problemas de muitas variaveis. Conforme já citei outras vezes, a maioria das pessoas simplesmente não conseguem absorver, quanto mais achar soluções, para problemas que dependem de multiplas variaveis. Assim sendo essas pessoas nutrem reverencia e colocam-se em posição de inferioridade perante presidentes, diretores e outros personagens "poderosos". Sabemos que a inteligencia não é distribuida igualmente entre as pessoas do mundo. Não confundir inteligencia com esperteza. Ser esperto é na maioria das vezes não ser etico, é ser oportunista e aproveitar-se se uma situação. É muito comum aqui no Brasil valorizar-se a "esperteza", principalmente devido as nossas desigualdades sociais, onde temos pessoas ficando ricas explorando a ignorancia de pobres e pobres se dando bem enganando os ricos. Nossas novelas não se cansam de mostrar esse enredo . . .
A vida da maioria das pessoas
A vida da maioria das pessoas é dirigida por suas funções biologicas: comer, dormir e quando podem, fazer sexo. Trabalhar é apenas uma necessidade imposta pela necessidade de sobreviver. Cuidar da casa ou dos filhos outra necessidade imposta culturalmente. Ninguem se preocupa muito com o mundo, seus problemas, etc. A maioria não tem grandes ambições e não se comunicam. Perguntam sempre: o que é que eu vou ganhar com isso ? Somente agem corretamente por medo da punição e não por convicção moral. Essa é a vida da maioria das pessoas aqui no Brasil, no estagio de desenvolvimento humano que possuimos (48o melhor lugar do mundo para se viver). O pensamento dominante é: estando bem para mim o resto não importa.
sábado, 4 de junho de 2011
Dar credito
Muitas pessoas duvidam de tudo e de todos. Não acreditam no que você fala, principalmente se o assunto fugir daquilo que a pessoa conhece. Como a maioria das pessoas conhece muito pouco das coisas aqui no Brasil, a comunicação fica prejudicada. Conversar sobre futilidades como fubebol é o máximo que a maioria da população consegue. Assuntos profundos são para poucos. Faltam até mesmo as palavras para muitos expressarem seu pensamento. É sinal que os pensamentos tambem são rudimentares. Uma das consequencias é que muitas vezes pregamos no deserto. Nossa convivencia emocional está restrita ao trabalho, familia, companheira e amigos. No trabalho existe um objetivo comum e uma autoridade, o chefe, que resolve facilmente os conflitos, demitindo os que reclamam. Na familia existia uma hierarquia e ela foi quebrada. Companheira pode tambem ter seus momentos de insatisfação. Somente os amigos são fieis: com eles não existe disputa ou conflito. Entre amigos não existe hierarquia, portanto não existe poder de um sobre o outro. É um tipo de convivência agradável por isso mesmo . . .
Eleição para síndico
O que as pessoas do seu condominio levam em consideração na hora de eleger um síndico ? a maioria estará somente interessada no valor que paga e nas "obras" realizadas. Administração, correição na aprovação das despesas e preparo do postulante ao cargo não interessam. Todos querem "resutados" e pensam que o sindico é empregado do condominio. Esse é o retrato de um condominio e pode ser transposto para o Brasil. Como escrevi antes, o Brasil é um grande condominio . . .
sexta-feira, 3 de junho de 2011
O mito do instinto maternal
Outro dia ouvi um medico dizendo que o instinto maternal não existe. O que existe é a produção de ocitocina algumas horas apos o parto e que faz a mulher aceitar e amamentar o feto. E a depressão pos parto ? E as mães megeras, que nunca deveriam ser mães biologicas porque não querem a função social de mãe ? A verdade é que muitas mulheres não tem vocação nenhuma para cuidar de outro ser humano e que por pressões sociais ou pelo acaso acabavam se tornando mães. Muita hipocrisia. O resultado ? Familias desestruturadas, crianças abandonadas, pedofilia.
Video Games e Pornografia
Nossa juventude masculina está viciada em video games e pornografia. Milhões ficam todo seu tempo livre presos a essas midias. Consequencia ? menos esporte, menos encontros para conversar, menos interação social e muita maior probabilidade de cada um achar que suas ideias são certas e que o ponto de vista dos outros é uma excentricidade. Já escrevi sobre a desintegração da nossa sociedade. Tudo começou com as familias sem pai. O pai é essencial para educar a prole sobre as regras sociais. Devido ao fim dos casamentos as crianças estão crescendo sem pai e as consequencias disso são previsiveis: mais prisões, mais delinquencia e mais problemas para todos.
Só quem sabe onde é Luanda saberá me dar valor
A frase de Gilberto Gil vale por analogia para tudo. Pessoas bitoladas não podem ser impactadas por ideias novas. Vejo muitos jovens idiotizados infelizmente. É assim com a dissiminação de preconceitos e todos os podres da humanidade. Mesmo tendo provas de que suas ideias não correspondem aos fatos eles insistem. Alguns chamam de cegueira. Eu chamo de burrice. Não sabem respeitar a opinião dos outros. As guerras santas são feitas por gente assim. Por isso, a inteligencia de marketing deve sempre ir por onde existem pistas de maior sucesso. Quem le jornal forma um nicho, dependendo do jornal. Os livros que você le denunciam muito do modo que você pensa. Seus amigos denunciam quem é você. Sua mulher idem. Seu carro. Onde você mora. O time para qual você torce. Enfim, suas associações. Lembre-se: sua mente está onde está seu dinheiro. Você está onde está seu coração !
Bens de Consumo
Minha "vocação" para publicidade e propaganda sempre me fez ser simpatico as marcas de produtos de consumo. Na minha época o maior anunciante era a Unilever e eu era fascinado pelas campanhas deles. Produtos de consumo são os que mais fazem propaganda e dizem que a propaganda é a alma do negócio. Hoje em dia carros tambem são considerados consumo. Já foram investimento no passado. Imoveis não são produzidos em serie devido a uma serie de fatores. Assim sendo, carros são o bem durável mais caro que existe e é produzido em série. Será que eu era apenas mais um deslumbrado pela propaganda ? Alguém facilmente convencido por ela ? Na verdade não. Conforme aprendi na pos graduação, existem os "momentos da verdade", que é quando a pessoa verifica se o que foi prometido é verdade ou era apenas um engodo. Momento da verdade é por exemplo o contrato de experiencia do empregado. E tambem o momento em que você usa um produto ou contrata um serviço. Uma forma de garantir momentos da verdade satisfatorios é saber por que as coisas são como são e porque não podem ser diferentes. Com esse conhecimento fica mais fácil fazer previsões . . .
A previsão do futuro
Toda previsão racional do futuro é fundamentada no passado. Assim sendo, toda vez que alguem vai contratar alguem, por exemplo, essa pessoa fundamentará sua decisão no passado do potencial empregado: no que ele fez, nas promoções que conseguiu, nos estudos que completou. Essa é a razão dos jovens terem tanta dificuldade de conseguir seu primeiro emprego: eles não tem historico. Para conseguir um estágio a pessoa será julgada pela faculdade que cursou. Nas empresas todas as previsões são fundamentadas em estatisticas e projeções do passado. A razão é que dificilmente alguma coisa acaba abruptamente. Em geral o crescimento é gradual e a derrocada tambem. Nas relações pessoais a coisa é mais complicada: descartar o primeiro amor pode ser um erro fatal. Decisões de grandes investimentos são precedidas de grandes estudos. Normalmente somente o governo consegue fazer grandes investimentos e quem realiza na pratica são empresas, em geral tambem grandes.
Confiança
Existem pessoas que precisam dos outros mas não são capazes de reconhecer quem é de confiança e quem não é. Essa limitação intelectual pode custar muito dinheiro e sofrimento. Normalmente confiamos na nossa familia. No entanto, devido a fraqueza de carater das pessoas, que sendo egoistas podem se aproveitar da situação e traiçoeiramente se apoderar de dinheiro que não lhes pertence, temos presenciado sócio que processa irmão sócio, filho que processa pai e assim por diante. Estranhos serem de confiança é mais raro mas não impossivel. Principalmente se esse "estranho" for uma amigo de 40 anos. Ele pode ser agraciado com um legado e pode ser nomeado inventariante, na falta de outra pessoa de confiança, por exemplo. Poderia ser tambem nomeado curador. E quem não tem em quem confiar ? Caso seja um indigente social irá terminar seus dias em algum asilo ou morrerá na rua. Caso seja alguem com dinheiro, sempre aparecerá um oportunista, para lhe extrair o dinheiro . . .
quinta-feira, 2 de junho de 2011
A propriedade privada
Tudo começou com a descoberta pela humanidade de onde vinham os bebes. Assim surgiu o conceito de familia e junto com a agricultura, que fixou os homens em um territorio, tornou-se possivel o advento da propriedade privada. A partir desse momento cada familia podia acumular bens e passar esses bens aos seus descendentes. Com a evolução, que a historia nos conta, surgiram as cidades, o dinheiro e os bancos. Os cartorios e os automoveis são mais recentes. Os cartorios aqui no Brasil tem uns 120 anos talvez. Os automoveis chegaram em grande numero nos ultimos 60 anos. Assim, tudo que tem valor pode ser acumulado, servindo para suprir as necessidades nas epocas de vacas magras e ser passado para a proxima geração, em caso de falecimento. A propriedade privada tem uma função social muito importante. Ela permitiu o capitalismo florescer. A outra pilastra do capitalismo é o credito. Os juros são a contra partida do credito. Alugueis são uma especie de juro, uma vez que caso o bem seja vendido e o dinheiro colocado no banco, ele renderá juros. A definição de capital é dinheiro. Capitalista é aquele que vive de juros e alugueis, ou seja, do rendimento do dinheiro.
Barreiras para novos competitores
Os grandes investimentos são em geral grandes barreiras para a entrada de novos competidores nos mercados. Decidir investir muito dinheiro em um empreendimento requer muitos cuidados, uma vez que a economia não é uma ciencia exata. As perguntas que se fazem são : Quem garante e o que eu vou ganhar com isso. Nos ultimos anos os maiores investimentos de que eu tomei conhecimento foram na industria automobilistica. Muitas empresas novas vieram para o Brasil e o numero de modelos e versões disponiveis aumentou muito. Maior concorrencia é igual a mais opções de escolha e em geral melhores produtos para os consumidores. Em outras areas, como no setor bancario, que é altamente lucrativo, tivemos a concentração de fornecedores. Aparentemente é muito complexo para bancos de fora entrar no Brasil: a maioria deles compra algum banco falido nacional ou que esteja a venda. Foi assim com o HSBC, que comprou o falido Bamerindus e foi assim tambem com o Santander, que comprou o Banco do Estado de São Paulo, o BANESPA. Estou comentando o setor automobilistico e o bancario porque acho que são os mais lucrativos atualmente: todas as pessoas que são interessantes para economia tem dinheiro no banco e todas elas compram carros.
Economia não é uma ciência exata . . .
Economia é uma ciencia meio exata meio social. Toda ciencia social não é exata. O mesmo vale para a medicina, que faz parte das ciencias chamadas "duras", ou como se falava no passado, do "cientifico". E porque a economia não é uma ciencia exata ? Porque o homem que é o agente economico não é totalmente racional. O homo economicus é uma idealização. Mesmo assim, com tratamento estatistico e com a ajuda de muitas pesquisas podemos imaginar como administrar a economia. E porque a economia é tão importante ? Porque está ligada a sobrevivência das pessoas e porque define o governo. Quando a renda está crescendo e o emprego tambem, o governante é mantido. E existem muitos homens que sonham com o poder. Dizem que o poder vicia e corrompe. E que nada corrompe mais que o poder absoluto . . .
Se voce não ajudar um filho quem você vai ajudar ?
Interessante a frase acima. Já a ouvi duas vezes. E nas duas vezes fiquei pensando no quanto os pais ajudam seus filhos . . . Pensei no egoismo de muitos pais, que dão aos filhos migalhas do dinheiro que ganham e pensei nos pais que se sacrificam para que seus filhos tenham um vida boa e possam ir muito mais longe do que eles foram. Todo esse raciocinio remete a essência das relações humanas, onde temos egoistas, generosos e justos. Sabemos que a grande maioria é egoista. Como já disse antes, não cruzei com nenhum generoso. No máximo com justos. Eu mesmo me considero justo e um pouco generoso. Sabemos tambem como os egoistas e os generosos se reproduzem: por imitação dos exemplos dos seus pais quando são crianças. São as oportunidades que as crianças tem de manifestarem-se e serem ou não corrigidas que faz as ligações nas sinapses em seu cerebro consolidarem-se. Assim sempre teremos filhos que não merecem o que seus pais lhes fornecem e pais que não merecem os filhos que possuem.
Olhares Vazios
É simplesmente desesperador descobrir que a pessoa com quem estamos falando não consegue entender o que estamos dizendo. Nosso interlucutor não reconhece sua ignorancia, não faz uma pergunta inteligente, não inicia um dialogo inteligente. Ele simplesmente nos fita com com um olhar vazio, de quem não está entendendo nada. É triste descobrir que nossas palavras não servem para esclarecer as pessoas, que existem lacunas que a boa comunicação não consegue preencher.
Assinar:
Postagens (Atom)