sábado, 15 de janeiro de 2011

Regressão a média

Um conceito interessante que conheci lendo o livro "Psicologia Comportamental" foi o de regressão a média. Ele quer dizer que não importa o quê: existe uma tendência de após melhoras (ou pioras) as coisas voltem a "média". Ou seja: tudo que for muito diferente do esperado será coercitivamente levado a ajustar-se a média. Como sabemos que estar na média é ser mediucre, então podemos perceber a dificuldade de progredir rapidamente por exemplo. Parece-me que o que está por trás dessa "lógica" é que os demais (competidores) não ficam parados assistindo alguém lhes "passar a perna". Outra hipótese é que tudo que é sofisticado é em geral complicado. E tudo que é complicado é mais dificil de ser entendido e portanto de ser adotado. Acho até que existem raízes na cultura (dificil de mudar) e na índole das pessoas (talvez impresso no DNA ?). O que é possível então é entrar na média de grupos específicos (tribos ?). Semelhante atrai semelhante, já dizia Hermes Trimegisto. Outra razão é que a média contempla muitos indivíduos e seus desejos e necessidades geram massa crítica suficiente para criar um mercado consumidor. Caso você queira algo diferente terá de gastar muito mais ou perder muito mais tempo. É por isso que as empresas de manufatura (em particular as de automoveis) não gastam rios de dinheiro para seram perfeitas. Elas dão garantia de seus produtos e controlam o que e quanto gastam com a garantia, de modo a fazer o feed back para as compras, por exemplo. É por isso que tambem é tão dificil aumentar o nível da população em geral. Tudo segue uma logica e um avançar muito gradativo e lento. Aqueles que forem exceção vão pagar o preço, pode ter certeza !

Nenhum comentário: