terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Elite

Elite é o que de melhor uma nação ou povo produziu. Pode ser uma elite economica, intelectual, esportiva, artistica. A universidade é tradicionalmente o lugar da elite intelectual de um pais. Aqui no Brasil era para poucos e seu acesso sempre foi regulado pelo vestibular. Ser universitário era um titulo de destaque. A elite economica muitas vezes foi conseguida por meios escusos ou oportunistas. A elite esportiva resume-se quase sempre ao futebol, já que os demais esportes não são valorizados igualmente. A elite artistica pode ser musical, teatral, cinematografica ou televisiva. Lembra-me os cursos da Escola de Comunicações e Artes. Artes tem a ver com ser famoso e a fama é conseguida de forma diferente para cada povo. Por exemplo, no Brasil temos o Carnaval e com ele muitos artistas que não existem em outros países. No esporte tambem temos estrelas. Intelectuais e cientistas são em maior numero, mas, proporcionalmente a população, ainda são poucos. Em termos de elite economica ai sim temos muitos milionarios: são os donos do Brasil. Grandes empresários, fazendeiros, médicos, dentistas e advogados. Aqui vale o que disse Caetano Veloso: da grana que constroi e destroi coisas belas . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

O Brasil foi um dos países com maior mobilidade social do mundo no século 20. Existem pessoas muito mas muito ricas aqui, com uma desigualdade muito maior que na maioria dos países civilizados.

Van der Camps disse...

O que de melhor a família produziu. O que de melhor uma empresa produziu. O que de melhor um artista produziu. O melhor médico de sua geração . . .