segunda-feira, 4 de julho de 2016

Na Compra o comportamento é o Jacaré na Venda o Oportunista

Esse é o brasileiro típico tanto na compra quanto na venda. Na compra esse animal procura desvalorizar ao máximo o produto ou serviço que está sendo vendido. O animal procura viver sempre com o mínimo gasto de energia, poupando-se ao máximo. Somente toma alguma ação quando o mercado vira e as pessoas tem de vender seus ativos por valores mínimos. Nesse momento o Jacaré se vale dele ter dinheiro em caixa, coisa que poucos tem. Já na hora da venda temos o Oportunista. Ele vê a demanda aumentar e logo joga o preço 30 ou 40% acima do que realmente vale seu produto ou serviço. Vale-se da mesma condição do Jacaré: não precisa vender e gosta de especular. Por isso aumenta sua expectativa de ganhos. Ambos são seres execráveis mas muito comuns aqui no Brasil. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Ou seja, são seres desprezíveis e nojentos. Eu me recuso a fazer negócio com esse tipo de gente. Por isso planejo o que vou fazer com antecedência e procuro as grandes marcas e as grandes cidades. Por isso também nunca comprei um imóvel na planta por exemplo. Como diz o Mauro: todo preço tem um histórico e ele vai sempre convergir para esse histórico. Ciclicamente existirão variações, em geral senoidais. E aqui no Brasil ninguém é afeito a grandes mudanças ou grandes variações econômicas e financeiras.

Van der Camps disse...

Era assim com os Hotéis quando a pessoa estava viajando e não tinha reserva. É assim também com quem precisa de serviços emergenciais quaisquer. Nas emergência somente um amigo de verdade não será oportunista. Por isso no Brasil mais do que nunca é preciso ter um plano B e até o esboço de um Plano C, para tudo, desde finanças, passando por saúde e por relacionamentos.